CORTAR VIDRO


Recommended Posts

Boas, não é uma questão que vou colocar mas sim uma dica. Eu tentei cortar vidro com 8mm para o aqua novo que estou a fazer e... parti 3 vidro, felizmente consegui arranjar cerca de18, à borlix. Então fui a uma empresa especializada e quando vi o homem a cortar o vidro tão fácilmente até fiquei parvo! A única diferença é que eu não punha uma pincelada de petróleo antes de fazer a marcação do corte com o diamante, cortou como manteiga. Espero que seja útil a alguem. Bons aquas.

Editado por alcaide

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

ai está uma coisa que gostava de saber fazer ...já tentei e não consigo atinar com o corte!

Quando vejo na vidraria parece mesmo fácil ,depois quanto vou para cortar ...nada :-D

 

Ajuda é bem vinda ::D:

 

Cpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso ainda hoje estive a falar de cortar vidros.

Tenho cá em casa uma quantidade estúpida de vidros provenientes de várias obras que se foram fazendo e chegou a altura de lhes dar saída fazendo uns aquários pequenos para locais distintos e tal.

 

Ora bem, em conversa com quem sabe mais que eu e que até tem discutido isso com alguns vidraceiros; hoje em dia dá-se primazia a uma ferramenta de corte de vidro por acção de um rolo do que à tradicional ponta de diamante.

http://www.billco-mfg.com/images/product/e...%20Pic_Edit.jpg

Glassnijder.jpg

 

Quanto ao Petróleo, só conheço esse processo para cortar vidro de Para-Brisas e é apenas para queimar a película de plástico que separada as duas lâminas que compõem o Vidro.

Da ultima vez que fui cortar vidro para um aquário, fizeram-no em seco e parecia manteiga mas o vidro tinha apenas 5mm de espessura.

 

Já agora, para os que pretendem fazer cortes caseiros, aconselho a comprar uma lixa azul (mais resistente que a normal castanha); no meu caso comprei um disco para rebarbadeira, para lixar e remover pontas aguçadas das arestas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pmfsv

 

Alguns vidraceiros utilizam uma ferramenta que tem no cabo um vazio onde colocam o petróleo para facilitar o corte do vidro. Parece que cortam o vidro a seco mas o petróleo sai pelo orifício sem darmos por isso.

 

A seco é muito difícil fazer cortes correctos.

Cumprimentos

Martins de Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os instrumentos para cortar são melhores os de ponta circular do que os de diamante.

A única diferença no trabalho entre o que eu tentei fazer e o que o vidreiro fe foi mesmo só o petróleo, em vidros mais finos consegui cortar sem problemas mas no de 8mm, népia, penso que faz toda a diferença colocar o petróleo ou não, claro que a prática também ajuda.

A rebarbadora não é muito rotativa para fazer isso? Não há perigo de partir o vidro? À mão não dá? Cumprimentos aquas

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá alcaide

 

Tentar cortar o vidro com rebarbadora vai dar asneira pela certa!!

O que pmfsv quis dizer foi que utilizou apenas o disco de lixa utilizado na rebarbadora para desbastar, manualmente e não com a rebarbadora, as arestasvivas e os cantos aguçados do vidro.

Cumprimentos

Martins de Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, como vidraceiro de profissão acho que posso dar uma ajudinha..;o)

Como é vidro de 8mm convem passar com um pincel em petróleo daquele arrosado, e passar com ele na zona onde vai ser feito o corte...

Depois colocar uma régua\esquadro, e cortar com o diamante, na minha opinião usar os do chinês em vidro de 8mm pode dar asneira pois em vez de cortar tá a riscar...e depois não abre o corte!

Depois do corte efectuado coloca se a régua ou mesmo a ponta do diamante por baixo do corte e abra se o corte!

 

Tenham cuidado a fazer isto...sempre com umas luvecas!!!!!

E rebarbadora tá completamente fora de questão!

 

Cumps

Bruno

Editado por BRUNO_123

Cumps Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno

 

aproveito já agora para perguntar qual o diamante melhor para cortar vidro ,isto porque tenho um comprado no aki parecido com o que esta na imagem e aquilo não corta :D ainda por cima tenho que lhe dar um desconto porque não vai cortar no locar onde quero....ajuda ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, os melhores diamantes para cortar vidro são os "toyo" são japoneses e bem caros, porém duram uma vida quando bem tratados claro, são tipo uma caneta com um deposito interno onde leva o petróleo, e quando carregamos para fazer o corte sai o petroleo para suavisar o corte!;o)

Cumps

Bruno

Cumps Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que eu estava a perguntar era em relação ao desbastar das arestas pois sei que ao cortar não pode ser com arebarbadora.

Em relação aos melhos cortadores, comprei um numa loja de ferragens, custou 14€ mas funciona na perfeição.

 

my.php?image=cortadorcv11ve3.jpg

 

Não sei porque a imagem não aparece mas fica aqui o link http://img504.imageshack.us/my.php?image=cortadorcv11ve3.jpg

Editado por alcaide

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno

 

aproveito já agora para perguntar qual o diamante melhor para cortar vidro ,isto porque tenho um comprado no aki parecido com o que esta na imagem e aquilo não corta :) ainda por cima tenho que lhe dar um desconto porque não vai cortar no locar onde quero....ajuda :P

 

 

boas Zé, se um dia destes me vieres buscar para ver a tua peixarada, explico-te pessoalmente como corto os meus vidros, nao tem nada que saber, talvez nao estas a bater no sitio certo para que o vidro ceda depois do corte feito

 

para o corte utilizo um cortador igual ao da imagem acima que comprei por 3,15€ no mestre maco e que dá para escolher desde vidro de 2mm ate vidro de 7mm

 

para arestar e acertar o vidro, uso pedra de afiar facas e agua, simples e eficaz

 

ja uso esta tecnica há uns tempos e ja montei e dividi varios aquarios com este processo

Editado por Carlos Couceiro

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim fazeres uma aresta roçada só para não cortar dá com a rebarbadora dependendo do disco claro..;o) e sim a rebarbadora desde que tenha um deposito com agua para arrefecer o corte da para abrir uns rasgos mas para fazer um corte isso não..!

Um diamante de 14€ ja desenrrasca, quando falei num "toyo" é algo mais profissional mas que dura e dura e dura...;o)

Cumps

Bruno

Cumps Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok....Ok....apenas disse que não é aconselhavel cortar vidro com uma rebarbadora! e sim se for um "toyo" é um bom diamante..;o) Pelo menos corta em vez de riscar como os do chinês!

Cumps Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Ora viva,

 

Este tópico vem em boa hora, pois acabei de adquirir uns vidros de 8mm para fazer um aquário, e não sei como cortá-los. Estão então a mencionar que basta uma dessas canetas de corte e um pouco de petróleo? Tem que ser mesmo petróleo, ou pode ser também por exemplo, óleo, ou algo do género?

 

Uma outra questão, e para aproveitar que também pode servir para outra pessoa: quanto a limar as arestas, é com aquelas pedras de afiar as facas? Mas isso dá para fazer bem assim? O_O

 

Cumprimentos,

Ruben Mendonça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.