Reprodução de Tetras Cardinais ...


Recommended Posts

Já há uns bons meses que não vinha aqui ao fórum, por falta de disponibilidade, por isso ainda me estou a pôr a par das novidades ;)

 

Pois é pessoal, como o nome do tópico revela, consegui reproduzir esta bela espécie de caracídeos, creio que por sorte, mas o que interessa é que ao contrário do que se diz é possível fazer isto.

Tenho um aquário com 1.20 m de comprimento onde tenho um cardume de 15 cardinais há mais ou menos dois anos (estão mesmo grandes :D ) juntamente com outros peixes (escalares, ramirezis, tetras nariz-de-bêbado etc) e nessa altura transferi uma boa porção de musgo de Java deste aquário para outro que tenho com cerca de 60 cm de comprimento, que na altura da troca não tinha absolutamente nenhuma flora.

Passado um tempo e já com um cardume de tanichtys albonubes e apenas com a mesma porção de musgo de java (nesta altura com o triplo do tamanho) qual não é o eu espanto quando encontro 4 alevins muito peqeninos, ainda com o saco vitelino e completamente transparentes, na altura estranhei mas atribuí-os aos tanichtys! Não os mudei para uma maternidade, porque na altura tavam as duas ocupadas e simplesmente deixei-os andarem pelo meio do musgo. Alimentei-os com infusórios e passado um tempo começaram a ganhar cor (mas só tinha apenas 1 que sobreviveu :) ) Foi nesta altura que cheguei à conclusão que não eram de tanichtys, mas sim só podiam ser de cardinais ou de néons porque a linha azul metalizada já era perceptível.

Passadas umas semanas fiquei completamente convencido que se tratava de um alevim de cardinal, pois a zona vermelha da barriga estendia-se desde a cauda até ao lado oposto, o da zona bucal.

Assim, a única explicação reside no facto de os cardinais do aquário maior terem posto ovos no musgo e eu não me apercebi e retirei-o e mudei-o para o outro aquário e talvez com a diferença de características da água, não sei, os ovos eclodiram!

 

Agora tenho um cardinal ainda muito pequeno, mas já com as colorações dos adultos no meio dum cardume de tanichtys. Vou deixá-lo crescer mais um bocado e depois passá-lo para o aquário maior, ainda não posso pois os meus Escalares são enormes e eram capazes de o comer, prefiro não arriscar.

 

Abraços

 

P.S - peço desculpa pelo testamento :-D e depois vou ver se posto as fotos que tenho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...
  • 1 ano depois...

boas

 

preciso de ver fotos desse suposto cardinal para acreditar.

99% de certeza k nao é cardinal,mas mete lá fotos para ver se engulo estas palavras:D

 

cumprimentos

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais