Phoenix


Recommended Posts

Beleza!

 

Seria possível uma foto com maior resolução para se apreciar alguns pormenores?

À primeira vista talvez esteja na altura de limitar a introdução de novas peças e esperar pelo crescimento das que já lá estão colocadas #cool

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 472
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

 

Ricardo, obrigado. Há algumas arestas a limar ao nível da areia ( como se pode ver na foto) mas estou contente com o desenvolvimento. Devagar, vai indo.

 

Tiago, gosto de alguma coralina nas rochas, nada do exagero que tive no início. Torna o aquário demasiado violeta. Senão aparecer, também não me chateio e não faço por isso. O que importa é o crescimento dos corais e vendo os corais a crescer, a coralina é algo a que se deixa de dar importância.

 

Diogo, fica prometida uma foto de maior resolução na próxima muda de água, daqui por 1 semana +/-. Espero nessa altura ter o aquário um pouco mais a meu gosto. A entrada de peças novas já cessou. É só compor alguns espaços que estão guardados para certos corais que já estão na areia à espera de serem transferidos para o local definitivo. O resto, é continuar a deixar crescer...

 

Aproveito para informar, quem ainda desconhece, que amanhã, Sábado, vai ser iniciada a montagem de um aquário de água salgada para exposição numa nova loja que abriu em Alfragide, propriedade do amigo Luís Rodrigues. É uma loja bastante simpática e que tem tudo para vir a ser uma referência no mercado Nacional. Se tiverem oportunidade, passem por lá e assistam à montagem-convívio de um reef de 720L. Mais informações na área da AQUAHOBBY.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Yauuuu Mestre!!

 

Sempre impecável :dance:

 

Queria-te lançar um desafio: Se tivesses que eleger as tuas 3 peças (válá.... eu percebo que é difícil, podes escolher 5) favoritas, e se não der muito trabalho explicares e falares o porquê dessas tuas preferências (valor sentimental/monetário/beleza/raridade/etc) e mostrar umas fotos (deliciosas como sempre) dessas mesmas peças.

 

Não te quero roubar muito tempo, claro, mas creio que poderás também partilhar connosco aquilo que realmente procuras numa peça.

 

Abraço,

Fernando

 

P.S. Adivinha quem ontem (sexta) recebeu uns parvulus? :P;)

Editado por Fernando Freire

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora é que vai ser engraçado...ele ter de escolher as preferidas! :dance:

 

Epah...eu quero ver se coloco uns A. parvulus no meu aqua, mas sei quem recebeu uns na 5ª. :P André, toca de mostrar isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André,

 

 

Fico contente de ver que o aqua está de novo no bom caminho. Fantástica selecção de vivos, como sempre, aliada ao bom gosto no seu posicionamento no layout.

 

Reparei que te estás a desfazer do aqua mais pequeno que, se não me engano, estaria destinado a quarentenas. Significa que vais abandonar esse procedimento? Ou nem sequer o iniciaste?

 

Abraço,

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Fernando, obrigado. Não sei se consigo acompanhar essa tua dinâmica que, diga-se de passagem, é sempre uma agradável surpresa. As perguntas são difíceis mas vou tentar responder à altura, em vários posts, tendo em conta as fotos. Em relação aos parvulus, parece que adivinhei porque estão neste momento no meu aquário. Foram muito bem recebidos pelo resto do grupo ( já se conheciam). :roflroll2:

 

Pedro, olha-os aí em baixo.

 

Rui, obrigado. É verdade, vou vender o aquário mais pequeno. Serviu muito bem de quarentena enquanto esteve montado para esse fim, principalmente para alimentar à vontade peixes mais tímidos como os Apogons e claro, controlar o aparecimento do Crypto quando transitassem para este aquário por já virem com o sistema imunitário fortalecido e habituados à comida que lhes dou. No entanto, optei por desmantelar o aquário por duas razões: a entrada de peixes também já cessou uma vez que já completei a lista de espécies que tinha em mente para este aquário; e porque explorei duas medidas que têm tido um efeito muito positivo no controle do Crypto ( que desde a remontagem foi sempre a minha maior preocupação). Essas medidas são a instalação de um filtro UV adequado à litragem do aquário e alimentação variada ensopada num produto comercial à base de alho. Os peixes mais recentes foram introduzidos directamente no aquário ( após a aclimatização do costume a pinga-pinga) e nunca manifestaram pontos brancos. Os cirurgiões manifestaram no início, antes de aplicar essas duas medidas e durante algum tempo preocuparam-me porque ficaram carregados. Após aplicar essas medidas, recuperaram rapidamente e hoje estão gordos e completamente limpos. Não tenho dúvida que o Crypto está no aquário mas, com o sistema imunitário dos peixes fortalecido e com as formas natatórias do parasita controlados pela UV, este nunca mais se manifestou. Resta ressalvar que o ambiente no aquário é também muito pacífico, estando os animais em perfeita harmonia uns com os outros, factor igualmente muito importante ( na minha opinião) no controlo do parasita.

 

e7232728.jpg

 

f8972396.jpg

 

64680d72.jpg

 

a2c9d955.jpg

 

Fernando, tentando responder ao teu repto, começo com um coral que adquiri no início da montagem do aquário: uma Acropora valida tricolor.

Dentro das validas, esta é sem dúvida a minha favorita exactamente pelo tipo de coloração que pode apresentar consoante a luz. É um coral que aprecia luz intensa, de preferência mais azulada e que debaixo desta, juntamente com um nível de nutrientes baixo, manifesta uma coloração roxa azulada profunda nas pontas, coloração beje no esqueleto logo abaixo das pontas e pólipos verde fluorescente bastante intenso. Este contraste e exuberância de cor, aliado ao tipo de crescimento característico ( crescimento em prato) fez deste coral a escolha perfeita para o preenchimento da zona mais superior do aquário.

 

O coral quando o comprei, em Fevereiro:

 

7029d3e7.jpg

 

Entretanto, cerca de um mês depois, começou a perder tecido na base e vi-me obrigado a fragá-lo em vários pedaços. Esses pedaços, após serem colados em pequenos fragmentos de rocha morta e dispostos na areia, começaram novamente a recuperar e a crescer. Peguei em todos e colei-os na rocha mais superior do layout, recebendo bastante luz e circulação, não sem antes serem aclimatizados à luz subindo-os de rocha em rocha. Foi um processo que demorou cerca de 3 meses e meio.

 

Hoje, está assim:

 

07cea54b.jpg

 

d073ece8.jpg

 

3fe80462.jpg

 

Pelas razões já atrás ditas e pelo esforço/tempo que envolveu recuperá-la, este é sem dúvida um dos meus corais favoritos.

 

Já só faltam 4, certo? Quando tiver mais tempo e tirar mais algumas fotos, volto a escrever mais qualquer coisa. :)

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Andre,

 

Grande recuperação essa valida, vamos ver como ela vai crescer,da gosto ver coral com essa qualidade.

 

Olha la, que peixes são esse com uma pinta vermelha na cauda??

 

abraço

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apogon parvulus, se não estou em erro, um dos meus peixes preferidos para formar cardume após gorar-se a hipotese chromis. Onde os adquiriste André?

 

Abraço

Rui Feliciano

 

 

Andre,

 

Grande recuperação essa valida, vamos ver como ela vai crescer,da gosto ver coral com essa qualidade.

 

Olha la, que peixes são esse com uma pinta vermelha na cauda??

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bruno, a UV é a V2ecton 300, para 300L de água. Estou alimentá-la com uma Eheim de 800l/h que com as curvas das tubagens deve chegar à unidade com cerca de 500l/h.

O binotatus está a portar-se bem. Tem tendência a ser um pouco brigão mas é só fogo de vista.

 

Boas André, tudo bem?

 

Obrigado pela informação, eu estou a pensar fazer uma derivação da água de retorno, tenho de ver se vai funcionar, pois não queria por mais aparelhos.

 

Agora também tenho um Binotatus. :character0050:

 

Quando passas lá por casa?

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Carlos, são Apogon parvulus.

 

Rui, comprei uns quantos na Aquahobby e outros tantos na Naturline.

 

ingo, provavelmente queres dizer Sistema de Balling. Sim, nunca o deixei de usar.

 

Bruno, a derivação na bomba de retorno talvez resulte mas assim nunca sabes aproximadamente que litragem te passa na UV e isso é importante para a eficácia da mesma, já para não falar no detrimento do processamento da água. O ideal seria arranjares uma bomba independente que alimente a UV dentro da litragem que o fabricante recomenda para a mesma.

 

Mais umas:

 

6b2c9158.jpg

 

46eac272.jpg

 

1bca5a70.jpg

 

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, as tuas fotos são sempre demais! Também quero umas... :doofywave: A foto do Veliferum está um espectáculo!

 

A minha ideia era controlar a quantidade de água que entra no UV com um válvula que iria por a seguir a derivação do retorno.

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bruno, obrigado. As fotos são fruto de tentativa e erro e sinceramente, qualquer pessoa pode tirar fotos agradáveis se se dedicar um pouco aos conceitos da fotografia e conhecer melhor a máquina que tem. Não sei que máquina tens ( obviamente, ajuda ter uma máquina decente) mas se te dedicares um pouco mais à exploração da mesma e perceber como podes tirar o melhor partido dela, acredita que as fotos começam a sair. Em relação à UV, eu percebi e podes tentar essa bordagem mas continuas a comprometer o processamento da água no sistema. Mas não há nada como experimentar. O pior que pode acontecer no que toca à performance da UV é não tirares o máximo partida da mesma porque é tudo um bocado a olho.

 

Como prometido e depois de saírem alguns corais, ficam duas gerais em maior resolução:

 

d1668074.jpg

 

829b5341.jpg

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vidros limpinhos sem coralina, bomba idem. Impecável!

 

Se me permites, já pensaste em deslocar o coral mais em baixo, do lado esquerdo, para uma posição mais favorável em termos de luz - PAR? Até porque no local onde se encontra me parece estar já um pouco desenquadrado com o foco principal da calha. Talvez esse local ficasse melhor destinado a corais moles. Nada que tu não tenhas já pensado, certamente.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André, pois é tudo também depende da máquina, eu não tenho reflex, tenho só uma compacta Canon Powershot SX200 IS.

Hoje estive a brincar mais um pouco com as funções dela, pus umas fotos lá no tópico do meu aqua, passa por lá e dá uma olhadela.

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ricardo, de facto, nos dias de hoje pouco faço no aquário mas a manutenção é algo que não descoro e isso inclui limpeza dos vidros, do equipamento e as trocas de água semanais. Só assim é que consigo desfrutar do aquário e garantir o bom funcionamento do equipamento.

 

Em relação à tua chamada de atenção, agradeço sempre qualquer dica que me possam dar. A que coral te referes exactamente?

 

Bruno, continua a tirar fotos e a acertar a máquina ao teu gosto. Tenta inclusivé tirar em modo manual de modo a conseguires mexer nos settings todos da máquina ( ISO, abertura, velocidade).

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ricardo, de facto, nos dias de hoje pouco faço no aquário mas a manutenção é algo que não descoro e isso inclui limpeza dos vidros, do equipamento e as trocas de água semanais. Só assim é que consigo desfrutar do aquário e garantir o bom funcionamento do equipamento.

 

O teu aquário é o exemplo de um projecto cuidado, a todos os níveis. Acho que daqui para a frente os maiores cuidados que vais ter de lhe dispensar irão para o corte e reposicionamento dos duros, devidos ao crescimento destes e à grande densidade de corais que o maciço central apresenta.

 

Em relação à tua chamada de atenção, agradeço sempre qualquer dica que me possam dar. A que coral te referes exactamente?

 

Eu refiro-me a um coral duro de forma bifurcada e cor laranja avermelhada que se encontra no lado esquerdo quase ao nível do areão.

 

Até podia ser que fosse recém-introduzido no aqua, estando ainda em fase de habituação à luz, mas como não me parece ser esse o caso..

 

Deixo um vídeo de referência, e espero que não te importes pela liberdade que tomei. Logo na parte inicial pode ver-se algumas imagens de um recife bem estruturado, bem maduro, e que talvez possa servir para dar algumas ideias. Mesmo que isso não aconteça, vale a pena pelo deleite da imagem - a qualidade é soberba !

 

Fiji by Canon 7D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo,

 

É isso mesmo.

Reposicionamento duvido porque tive bastante cuidado a colocá-los, o que não quer dizer que não venha a ter problemas de espaço.

Será que dá para fazer umas moitas compactas de Acroporas? :drinking:

Vamos ver como a coisa desenvolve...

 

Ah, já sei qual é.

Estás-te a referir a uma Acropora millepora salmão que tenho numa terminação de rocha. Esse coral, por acaso, foi um dos que foi pensando inicialmente para ali e foi um dos primeiros corais a entrar, ocupando logo aquela zona. A ideia ( e se fores ver ao Google, caso desconheças) é que o coral forme ali um bolbo/prato em direcção à zona posterior esquerda do aquário e me ocupe um pouco do espaço negativo que tenho ali. Já a tentar estimular esse tipo de crescimento é que o colei quase deitado. No início esteve porreiro, começou a incrustar na rocha mas, num espaço de dias, começou a retrair os pólipos e estagnou completamente no crescimento. Teve assim durante 5 meses. Há coisa de 1 mês e pouco, voltou a mandar os pólipos para for e retornou à incrustação, estando agora a base o dobro do que estava, embora crescimento propriamente dito ainda não tenha tido. Isto para dizer que, depois do que passou e de quase o ter perdido, vou dar hipótese ao coral de se estabelecer ali e se isso acontecer, penso que vai ficar porreiro, principalmente porque tem muito espaço para se desenvolver. Em relação à luz, de facto, o coral está praticamente na areia mas felizmente, com esta iluminação, até na areia os frags que tenho feito crescem por isso, nesse ponto, estou descansado.

 

Neste momento está assim:

 

1f864320.jpg

 

Obrigado pelo link, não conhecia. Os corais nas Fiji são, de facto, lindíssimos e é dos poucos sítios em que os corais manifestam as cores que se consegue atingir em aquário.

Aproveitando a partilha de informação sobre o que se passa na Natureza, deixo uma foto das dezenas que tenho aqui numa pasta sobre partes de recife e que, diga-se de passagem, são este tipo de formações rochosas que me dão mais gozo a observar:

 

6619503a.jpg

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia!

 

Boas Ricardo,

Reposicionamento duvido porque tive bastante cuidado a colocá-los, o que não quer dizer que não venha a ter problemas de espaço.

 

O que eu queria dizer era que em algum futuro próximo vais ter de dar ao alicate, o que só é bom sinal. ;) Algumas ramificações terão sempre de ser cortadas, quer devido à escassez tendencialmente crescente de luz com o 'engrossar' dos corais, quer devido à proximidade entre estes. Vamos ver quando começa a guerra química. starwars

 

A este propósito, qual a tua opinião sobre a manutenção de corais moles num sistema fechado, visto que estes, quando em número considerável, segregam substâncias que podem ser inibitórias do crescimento para corais mais sensíveis? Isto dentro da lógica de que, p'elo controle do espaço e sobrevivência, os corais moles segregam substâncias nefastas para outros corais, e cujas concentrações serão maiores em aquário, por razões óbvias.

 

Será que dá para fazer umas moitas compactas de Acroporas? :)

Vamos ver como a coisa desenvolve...

 

Tens o meu voto de confiança. Vai depender da tua 'arte e engenho'. Há aí uma Acropora valida que já está bem lançada.

 

Ah, já sei qual é.

Estás-te a referir a uma Acropora millepora salmão que tenho numa terminação de rocha. Esse coral, por acaso, foi um dos que foi pensando inicialmente para ali e foi um dos primeiros corais a entrar, ocupando logo aquela zona. A ideia ( e se fores ver ao Google, caso desconheças) é que o coral forme ali um bolbo/prato em direcção à zona posterior esquerda do aquário e me ocupe um pouco do espaço negativo que tenho ali. Já a tentar estimular esse tipo de crescimento é que o colei quase deitado. No início esteve porreiro, começou a incrustar na rocha mas, num espaço de dias, começou a retrair os pólipos e estagnou completamente no crescimento. Teve assim durante 5 meses.

 

Cada coral é um coral e cada aqua é um aqua. Pelo aspecto dele, e extensão dos pólipos ng diria que passa mal. No entanto, 5 meses de habituação, vai-não-vai... é preciso paciência de santinho. :drinking:;)

 

 

Aproveitando a partilha de informação sobre o que se passa na Natureza, deixo uma foto das dezenas que tenho aqui numa pasta sobre partes de recife e que, diga-se de passagem, são este tipo de formações rochosas que me dão mais gozo a observar:

 

São formações de uma beleza singular, sem dúvida. Mas aqui os nosso gostos diferem e eu aprecio mais as formações do género de atóis e lagoas: do tipo Grande Barreira de Corais, e Fiji como já viste, pela grande biodiversidade que esse tipo de ecossistema concentra.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande André,

 

Como sempre, imagens de deixar o pessoal banzado :)

 

 

Gosto muito do cardume de parvulus. Dá mesmo aquele efeito de uma massa densa de peixes a nadar á volta do recife. Excelentes aquisições.

 

Das peças novas (corais) nem vou falar, que começo já aqui a ressacar....

 

 

Já vi também que mudaste a vortech de sitio. Estavas com algum problema de circulação ou foi só para aumentar o fluxo directo ás acroporas?

 

 

Continua a postar imagens, que são sempre uma inspiração para o pessoal.

 

 

Abraço

Abraço,

 

Luis Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ricardo, isso é algo curioso e que tenho constatado em aquários bastante maduros com colónias de corais grandes em que o único espaço é o coral crescer para cima de outro coral, chegando as peças a fundir-se. As podas podem ser feitas para minimizar esse crescimento mas segundo os próprios donos dos aquários, já nem isso fazem e os corais continuam a crescer. Tenho visto aquários com essa massa de coral, especialmente aquários italianos e as únicas podas são feitas junto aos vidros para se poder ver o que está dentro do aquário. Vai ser interessante chegar a esse ponto e ver como os corais se comportam. :bs_quesexclaim:

 

Em relação aos corais moles e as substâncias inibitórias de crescimento que estes segregam, já li algo sobre isso mas parece-me que na prática não é bem assim... Aliás, dou muito mais importância à acumulação de fosfato e ao seu poder inibitório na calcificação dos corais duros do que à presença de corais moles juntamente com sps. Isto porque a maioria dos aquários que tenho visto e conheço pessoalmente contêm sempre alguns corais moles juntamente com uma população predominante de sps, aquários esses que também levam com trocas de água regulares de volume considerável, usam carvão activo, têm grande poder de escumação e portanto estes últimos acabam por ter crescimentos normais. Se calhar não estão em quantidade suficiente para haver uma acumulação considerável de substâncias inibitórias de crescimento ou as espécies mantidas não segregam tais substâncias... Sinceramente, não dou grande importância, até porque, no meu caso, a quantidade de corais moles é mínima comparando com os corais duros e, por enquanto, os corais duros mantêm um crescimento que considero aceitável. Ressalvo novamente a manutenção: uso de carvão, forte escumação e TPAs de 10% semanais. Se faz ou não diferença, sinceramente, não tenho bases para comentar muito mais sobre isso.

 

A millepora já passou mal. Agora está novamente com bom aspecto apesar do crescimento propriamente dito manter-se estagnado ( a base continua a aumentar). Uma das coisas que a água salgada me ajudou a ganhar foi realmente muuuuuuuuita paciência. Quando o investimento e o tempo investidos são elevados, a paciência é a única que consegue manter o aquário por mais um dia. :music_singguitar:

 

Luis, calma que isso vai. Também estou curioso para ver a tua nova montagem mas calma que já faltou mais.

Temos de combinar uma nova " loira" cá em casa para apaziguar esses ânimos. :alberteinstein:

 

Apesar da Vortech ficar melhor do outro lado ( estéticamente), funcionalmente é mais eficiente do lado esquerdo por duas razões: manter, como disseste, uma melhor circulação na zona mais fechada do aquário devido à massa de coral e rocha e também proporcionar uma boa circulação da água superficial em direcção à coluna, evitando assim a formação de película, película essa que aparecia quando tinha a bomba do lado direito.

 

Só lps:

 

bb8a676d.jpg

 

61fa05fa.jpg

 

e3f37839.jpg

 

d2d3f079.jpg

 

ff8c4508.jpg

 

460a32a2.jpg

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Tiago, ;) .

 

Bruno, respondo por pontos para ser mais simples:

 

- uso os pós da Timo

- para a solução de Cálcio misturo 160g em 5l de água de osmose; para a solução de Carbonatos misturo 182g em 5l de água de osmose; para a solução de Magnésio misturo 341g em 5l de osmose

- doseio diáriamente 235ml de cada solução

 

Só pólipos:

 

a03e4ff0.jpg

 

83a22198.jpg

 

af1ab31b.jpg

 

35bdb541.jpg

 

503b4604.jpg

 

1eca8627.jpg

 

dea83f46.jpg

 

7ceb1d46.jpg

 

6290e9a3.jpg

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.