Phoenix


Recommended Posts

  • Replies 472
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Eu metia só peixes!!!

 

...e um copinho ou dois de água antes dos peixes ajudava também! :alberteinstein:

 

 

André, xii minino, quando tu falou que ía fazer obra num tava brincandu não.

Gosto bastante do layout assim como já gostava do anterior. Noto que este é mais heterogéneo o que, a meu ver, é uma mais valia.

 

Abraço,

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... estava à espera de alterações de layout, mas nunca pensei que fosses literalmente desmontar o aquário e refazer de raiz. Achaste que assim o poderias fazer melhor ou estavas com algum problema e aproveitaste a remodelação para fazer um reset?

 

Seja como for, gosto bastante do resultado final!!! Nem outra coisa seria de esperar de um mestre do aquascaping. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André,

 

Eu gostei da mudança no layout, o lado direito ficou muito melhor, e ao que parece pelas fotos com mais espaço para corais... Agora, estava a espera que fizesses uma alteração do género, também no lado esquerdo uma vez que o monte é pequeno demais e ali ficarás reduzido a um curto espaço de rocha...

 

Agora é encher de água (que acredito já esteja cheio claro) e voltar a povoar!

 

Abraço e boa continuação!

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O layout ta porreiro mas também pensei que que fosse outra coisa, mais bases para corais, poderá também ser da foto e ter muitas bases...

 

Outra coisa, vais manter a vortech no sitio onde ta?

Não se tornara muito potente quando os corais estiverem grandes no monte do lado direito?

 

yikes

Fotos do oceanario:Fotos oceanario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente colocação das pedras André.

 

Logo de inicio deveria de ter sido este o layout a tapares a coluna seca do aquário, apesar de o anterior tambem estar fenomenal.

Foste obrigado a optar assim derivado á imperfeiçao da tinta ter saido da coluna seca correcto ?.

 

Edit: estava a confundir o layout do teu outro aquario , mas em todo o caso esta nova desposiçao de inertes ficou ainda melhor :wink:

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Eu metia só peixes!!!

 

Deves ser adivinho! :shock4:

Acho que é demasido pequeno para peixes mas vamos lá ver como a coisa corre...

 

...e um copinho ou dois de água antes dos peixes ajudava também! :)

 

:music_singguitar:

Rui, a tua boa disposição vale-me sempre umas boas risadas.

Em relação à mudança, teve de ser. Também me parece ter sido para melhor.

Pelo menos estou mais contente com este layout.

 

Bem... estava à espera de alterações de layout, mas nunca pensei que fosses literalmente desmontar o aquário e refazer de raiz. Achaste que assim o poderias fazer melhor ou estavas com algum problema e aproveitaste a remodelação para fazer um reset?

 

Jorge, tive um problema sim.

Chama-se Cryptocarium irritans.

Passo a explicar: os Chromis cyaneus que introduzi no aquário, directamente da TMC, vinham infectados com o parasita, parasita esse que numa semana me infectou os peixes todos. E quando falo em infecção não é um ponto aqui ou um ponto ali. Estou a falar de peixes minados mesmo. Tive muitas baixas, só tendo conseguido safar os góbios, o Centropyge bispinosus, o Paracheilinus mccoskeri e os Chromis viridis ( peixe de guerra). O resto foi tudo à vida, os quais destaco o meu Acanthurus bariene ( grande desgosto; peixe lindíssimo e não muito comum) e Centropyge loricula. Mesmo depois de remover os corais e começar o tratamento de cobre após a primeira baixa, foi vê-los cair um a um. A decisão foi, após levar os peixes para casa do João, desmontar e vender tudo, ficando apenas com o nano. Felizmente que o João e o Rui me levantaram o astral e demoveram de desistir, relembrando-me o lado bom do hobbie e o companheirismo que se vive no mesmo. Algum tempo depois de re-planeamento do projecto e correcção de pequenos pormenores, lavei e fervi a rocha e areia toda várias vezes para me certificar que ficaria tudo morto e voltei a montar o aquário. Agora estou a avançar aos poucos. O layout foi feito dia 18 de Novembro e só ontem enchi o aquário, desta vez com 220L de água do Cabo Raso e mais 50L com água salinada. Um grande obrigado ao Luís e ao João pelo dia bem passado a apanhar água no Cabo Raso com vagas de 3m a rebentar na costa e vento de abanar carros, com alguma chuva de espuma à mistura. O re-planeamento do projecto inclui forrar o móvel em Janeiro, bem como montar o aquário de quarentena com UV ( já cá tenho). O que me revolta nesta situação toda é que tenho consciência que se paga mais pelos peixes porque supostamente vêm de uma Importadora conceituada, que oferece qualidade nos vivos, que quarentena os peixes e os mantém em hiposalinidade para reduzir a probabilidade dos peixes virem com problemas e no fim é o que se vê, em que o único teste plausível de fazer quando se abre o saco para se tentar comprovar isso é a densidade e.... surpresa: a água está a 1025! Desta vez não arrisco, nem que venham santificados pelo Papa! Em poucas palavras, foi isto que se passou e me levou a fazer um reset. :D

 

Eu gostei da mudança no layout, o lado direito ficou muito melhor, e ao que parece pelas fotos com mais espaço para corais... Agora, estava a espera que fizesses uma alteração do género, também no lado esquerdo uma vez que o monte é pequeno demais e ali ficarás reduzido a um curto espaço de rocha...

 

Veríssimo, fazer dois montes praticamente com as mesmas dimensões em 100cm de comprimento é comprometer o conceito minimalista, a profundidade e o efeito natural que tanto aprecio nos aquários, puxando mais o conceito de muita rocha e paredão que muito se faz. Além disso, há também a componente funcional que se traduz por melhor circulação por toda a rocha e por todo o aquário porque as laterais e o espaço entre os montes são mais abertos, bem como no espaço que os peixes têm para nadarem à vontade. Foi isso que tentei transmitir quando comentei também o teu layout...

 

Anthony, é uma questão de ir experimentando a posição da Vortech com o passar do tempo. Para já, está porreira. ;)

 

Alberto, obrigado.

 

Tiago, sim, em aquários com a coluna nesta posição ou ao meio é obrigatório fazer-se um layout que, de algum modo, incorpore a coluna na rocha para se tirar o maior partido do espaço. Aquários com coluna a um canto ou sem coluna são mais fáceis de trabalhar na altura do layout e não comprometem a estética e funcionalidade do mesmo. ;)

 

Acabado de encher:

 

81a8afec.jpg

 

Algumas horas depois:

 

19707d71.jpg

 

b05269c2.jpg

 

7a3be92b.jpg

 

b32f10e6.jpg

 

 

 

Abraço e Boas Festas! :x-mas:

Editado por André Silvestre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, grande azar andré!

 

gostaria de te fazer uma pergunta, agora em diante vais fazer quarentena aos peixes?

 

 

Abrs

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas amigo espero que desta tenhas sorte (PEIXES CONTAMINADOS DA TMC) eu tambem tive 3 baixas a pala do pouco bom senso da respectiva empresa visto nao terem o cuidado de informar todos os clientes do parasita existente nos seu aquarios

mas problemas a parte que grandas malucos irem a agua com aquele tempo (epa aqui a parte ponham mais tabaco naquilo para nao bater tanto)lol lol lol ;):x-mas::x-mas:

estou a curtir bue o teu layout para quando a peixarada quarentenada?

um abraço e boas festas

Editado por rui melo

ruimelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...A decisão foi, após levar os peixes para casa do João, desmontar e vender tudo, ficando apenas com o nano. Felizmente que o João e o Rui me levantaram o astral e demoveram de desistir, relembrando-me o lado bom do hobbie e o companheirismo que se vive no mesmo.

Olá André,

 

É lamentável aquilo que aconteceu, mas desistir??? Já nos conhecemos à algum tempo e essa sim seria uma grande surpresa. Sempre te vi como uma pessoa que não vai abaixo com as adversidades, por isso, essa ideia só pode ter sido fugaz e de cabeça quente. omg

 

Algum tempo depois de re-planeamento do projecto e correcção de pequenos pormenores, lavei e fervi a rocha e areia toda várias vezes para me certificar que ficaria tudo morto e voltei a montar o aquário.

Ou seja, toda a rocha que usaste está morta. Vais adicionar rocha viva, colocar aditivos ou simplesmente esperar meia dúzia de meses para ciclar o aquário?

 

Um abraço! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Filipe, mais ou menos isso.

Todos os peixes passam primeiro pelo aquário de quarentena e lá ficam, pelo menos, 2 semanas em observação e habituação à alimentação.

Se nesse período de tempo não apresentarem problemas, transitam para o aquário principal.

Se apresentarem sinais de doença ou parasitismo, cumprem um período de quarentena ( mais 4 semanas) com tratamento adequado.

 

Grande Rui, isto agora é com calma.

A aquisição da peixarada vai depender de como evolui o ciclo do aquário.

 

Jorge, o desistir seria mais um acumular de coisas extra-aquariofilia que juntamente com o problema, deram lugar a essa ideia. Felizmente que não passou disso.

Correcto. Toda a rocha e areia é morta. O único elemento vivo é a água. Para promover a recolonização da rocha e areia, estou a usar o mesmo método que usei no nano através da Purist Line. Uso de Zeolites e adição de bactérias nitrificantes/desnitrificantes, bem como adição do respectivo alimento para promoção do desenvolvimento bacteriológico. Colecta de copépodes, pods, esponjas e restante bicharada na Sump do 112L para promover o desenvolvimento da microfauna. A água natural tem um papel fundamental em ambos.

 

ilchas, se o aquário tem 50cm de largura, 6 x 54W T5 chega perfeitamente para qualquer coral.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deves ser adivinho! :)

Acho que é demasido pequeno para peixes mas vamos lá ver como a coisa corre...

 

Ai tantas borboletas que vão aparecer la para os lados de Cascais... Cheira-me que vou ter de me babar para um tal de amarelo de olho azul, levo a faca.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O efeito e posicionamento das rochas está demais, parece como se trata-se de uma peça unica a primeira vista, e isto é que admiro em ti.

 

Boa sorte para esta nova montagem André, foi pena os peixes mas em breve dás-lhe a volta cheers

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

Hugo, só para ti: bigsmile

 

Tiago, obrigado. ;)

O layout deu luta ( quase 1 semana) mas acabou por compensar.

 

Ficam as fotos de alguns vivos que já entraram:

 

cb5ecf96.jpg

 

f7d1ed4f.jpg

 

2ef0f277.jpg

 

1d59b0b3.jpg

 

85624a0f.jpg

 

cd3c715b.jpg

 

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Filipe, mais ou menos isso.

Todos os peixes passam primeiro pelo aquário de quarentena e lá ficam, pelo menos, 2 semanas em observação e habituação à alimentação.

Se nesse período de tempo não apresentarem problemas, transitam para o aquário principal.

Se apresentarem sinais de doença ou parasitismo, cumprem um período de quarentena ( mais 4 semanas) com tratamento adequado.

 

Grande Rui, isto agora é com calma.

A aquisição da peixarada vai depender de como evolui o ciclo do aquário.

 

Jorge, o desistir seria mais um acumular de coisas extra-aquariofilia que juntamente com o problema, deram lugar a essa ideia. Felizmente que não passou disso.

Correcto. Toda a rocha e areia é morta. O único elemento vivo é a água. Para promover a recolonização da rocha e areia, estou a usar o mesmo método que usei no nano através da Purist Line. Uso de Zeolites e adição de bactérias nitrificantes/desnitrificantes, bem como adição do respectivo alimento para promoção do desenvolvimento bacteriológico. Colecta de copépodes, pods, esponjas e restante bicharada na Sump do 112L para promover o desenvolvimento da microfauna.

A água natural tem um papel fundamental em ambos.

 

ilchas, se o aquário tem 50cm de largura, 6 x 54W T5 chega perfeitamente para qualquer coral.

 

 

Abraço,

André

 

 

 

Boas Andre ,queria fazer uma observação ;ao fazeres tpas com agua do mar não te arriscas a introduzir outra vez algum parasita no aquario ,ou este tipo de parasita é exclusivamente dos mares quentes?

Ba sorte neste recomeço ,o layout desta vez está mais bonito que a 1ª vez,agora é só começares a encher com corais .

 

Fica bem :sign_welcome:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

 

Luis, sinceramente não te sei responder a essa pergunta com certeza. Penso que para as vezes que fiz/farei TPA com água do mar, o risco é mínimo. A única vez que o aquário levou com água natural foi quando o enchi de modo a promover a ciclagem do mesmo. Eventualmente levará com outra daqui por algum tempo mas não será algo recorrente.

 

Tiago, tens razão, ainda está muito despido mas a nível de corais já tem alguma coisa. É só deixar crescer. Obrigado pelos votos de aniversário.

 

Deixo então a panorâmica de há dois meses ( quando o enchi) e da actualidade:

 

e23cc8b2.jpg

 

cc0a1f46.jpg

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tiago, obrigado.

 

Alberto, este Género não toca na areia, ao contrário das Valenciennea, Amblygobius, Signigobius, etc.

 

Rui, devagar devagarinho...

 

Ficam mais umas aéreas:

 

f5f26d67.jpg

 

18f40d42.jpg

 

1602595d.jpg

 

03e43c0f.jpg

 

5cf367a2.jpg

 

9fd00027.jpg

 

9e9aea0e.jpg

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Invejo a tua coralina André.. tem um tom violeta muito bonito!

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.