Phoenix


Recommended Posts

Boas,

 

Gostaria de saber se pode contactar-me por PM para que possa tirar algumas dúvidas?

 

Bruno, tenho todo o gosto em te ajudar no que precises mas penso que o melhor seria criares um tópico único onde expusesses todas as tuas dúvidas de modo a que outros tivessem acesso à mesma informação e pudesse ter utilidade para futuros interessados.

 

Luís, devo colocar umas fotos no fim-de-semana, depois da manutenção habitual.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 472
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá,

 

Desde a última actualização e a nível de peixes, entrou um Centropyge loricula, um Centropyge bispinosus e um Ecsenius stigmatura e saiu o Acanthurus tennenti por estar já demasiado grande e territorial para este aquário.

 

A nível de corais, entraram também mais alguns frags para o lugar de outros que perdi por manter o sistema demasiado pobre em nutrientes, entre outros ( quando tiver tempo, desenvolvo um pouco mais sobre isto) e no toca ao hardware, fiz um upgrade à circulação trocando as duas Tunze 6055 por uma Vortech MP40 que comprei na ReefQuest. Não podia estar mais satisfeito com a mudança. A bomba não só é extremamente funcional como bastante " maintenance friendly". Tudo no aquário mexe e a aleatoriedade que a Vortech consegue na criação de correntes faz com que não hajam pontos mortos dentro do aquário. Como senão bastasse, apenas 7cm da bomba é que estão visíveis dentro do aquário e quando chega a altura da limpeza, é só remover a parte interna, meter em vinagre/ácido muriático e está como nova. Na minha opinião, vale cada cêntimo.

 

Picture397.jpg

 

Picture398.jpg

 

Picture399.jpg

 

Picture400.jpg

 

Picture401.jpg

 

Aqui vão então as fotos gerais e mais algumas:

 

Picture413.jpg

 

Picture412.jpg

 

Picture411.jpg

 

Picture416.jpg

 

Picture408.jpg

 

Picture414.jpg

 

Picture407.jpg

 

Picture415.jpg

 

Picture409.jpg

 

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cabecadura Boas André ,antes de mais nada parabens pelo aquario ,quer a nivel de corais quer a nivel de peixes :blush: .

Visto teres maioritariamente sps não achas pouca circulação só com essa bomba de circulação(pelomenos só vi uma)?

a lista de peixes está fechada ou ainda vai entrar mais algum(um mandarim ficava ai a matar :rolleyes: )?

 

Continuação de boa sorte comos aquarios,fica bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Luís, obrigado. Nops, a circulação é perfeita. Apenas uma bomba faz o que duas Nanostream 6055 não faziam: movem muito mais massa de água ao longo de 100cm x 60cm x 50cm e o tipo de circulação que criam é o mais perto possível do natural. Tudo o que é pólipo de coral tem movimento e tanto pode ser um movimento suave como um movimento mais acentuado, com tudo o que está pelo meio. E apenas a 50% de potência. Só vendo mesmo.

 

Os corais podiam estar melhores mas não me posso queixar. A escola tem sido produtiva e lentamente começa a dar os seus frutos. No que diz respeito aos peixes, a lista ainda está aberta. Vão entrar mais três Anthias para fortalecer o grupo que já lá está e ainda estou indeciso se coloque mais oito Chromis ou não... A experiência com estes tem dado azo a mais chatices do que prazer assim que um casal se forma no aquário e começam as posturas. É o terror para os outros peixes. Por outro lado, a combinação entre estes e as Anthias dão uma cor e movimento brutal ao aquário. Ainda não sei o que fazer em relação aos peixes de grupo, apesar de um cardume de Apogons não ser de descartar... Também quero colocar mais um ou dois peixes de pormenor e aí dou-te toda a razão. Um mandarim ficaria muito bem mas não sei se a população de amphipods e afins está à altura para o alimentar. Desde que parei com o fito e zooplankton que o seu aparecimento tem sido mais reservado. A entrada dos anjos também ajudou nesse aspecto. Vamos ver... Obrigado pela sugestão. :o

 

Que se passou ali?

 

É uma janela para a coluna seca.

 

Roberto, obrigado.

Gostei das Tunze até um certo ponto mas para ter uma circulação realmente eficaz a longo prazo, tinha que adicionar pelo menos mais uma 6055 e entre ficar com três bombas sem certeza de que mesmo assim seriam suficientes e ficar apenas com uma com aquilo que já tinha visto pessoalmente da Vortech, não hesitei. Podes ver um review que fiz da bomba para teres uma melhor ideia daquilo que falo: Vortech MP40 - A bomba mãe

 

Deixo mais duas fotos dos dois estarolas, enquanto não vem o terceiro:

 

Picture417.jpg

 

Picture421.jpg

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André,

 

Quando tiveres oportunidade gostava que desenvolvesses o que te aconteceu a alguns corais relacionado com o ambiente pobre em nutrientes visto que é um tema que me interessa e na direcção do qual tenho vindo a conduzir o meu aquário embora de uma forma compassada.

 

Tens aí uns anjos anões muito bonitos e confesso qeu são peixes que adorava ter no meu aquário embora me tenha retraído na sua aquisição devido a alguns relatos menos abonatórios no qeu respeita na sua relação com alguns corais ;)

A compra que fizeste foi um risco calculado ou é um tiro no escuro?

 

Abraço,

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde André

 

No que diz respeito aos peixes, (...) ainda estou indeciso se coloque mais oito Chromis ou não... A experiência com estes tem dado azo a mais chatices do que prazer assim que um casal se forma no aquário e começam as posturas. É o terror para os outros peixes.

 

Deixo-te aqui este link...

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Rui, assim o farei. Como a informação ainda é alguma, tem de ser num daqueles dias com disposição, de preferência de madrugada. :(

 

Em relação aos anjos anões, realmente a sua reputação não abona em nada a seu favor mas nem todos os peixes são iguais e acho que depende muito de nós moldar o comportamento dos peixes e mantê-los longe dos corais. Tenho lido alguma coisa sobre estes mas principalmente tenho-me guiado pelos aquários japoneses onde é raro o aquário que não tenha qualquer espécie de anjo ou, em casos mais raros, borboletas, aquários esses minados de sps com alguns lps à mistura nalguns casos.

 

A filosofia na manutenção destes peixes parece ser sempre a mesma: dar uma alimentação variada e dar várias vezes ao dia de modo a colmatar as necessidades alimentares dos peixes. Um peixe destes bem alimentado tem pouca ou nenhuma necessidade de se mandar aos pólipos dos corais com o objectivo de se alimentar. Não digo que sejam reef-safe pois uma bicada ou outra pode acontecer ocasionalmente mas, no meu caso e na maior parte do tempo, os peixes preferem andar a bicar a rocha e os vidros em busca de micro-algas e micro-vida, deixando praticamente os corais em paz. Nos LPS não tocam mesmo a não ser que os corais estejam stressados, a libertar baba e com perdas/cortes no tecido. Aí, não há hipótese. Chamam-lhes um figo. Fora isso e quanto muito, no caso dos SPS, levam uma pequena bicada que provoca apenas retracção momentânea dos pólipos. Para além da alimentação, convém ter muitos corais à disposição. Se eles quiserem bicar, têm muito prato na ementa. No meu caso o cardápio de corais é fraquinho mas tento alimentá-los bem com variedade e regularidade e, para já, nada de mau a apontar.

 

Esta é a experiência que eu tenho com os meus. Como disse, cada peixe é um indivíduo e indivíduos da mesma espécie podem-se comportar de maneira diferente. O ambiente onde estão inseridos e os hábitos alimentares também têm um grande papel no comportamento dos bichos. No fim, há sempre aqueles que por mais prato principal que comam, continuam sempre a querer sobremesa e nesses casos, ou salta o peixe ou saltam os corais. Vê este tópico que foi também uma grande ajuda na altura de escolher os peixes. Tem info muito útil no sentido de apurar quais os anjos-anões mais susceptíveis a serem quase reef-safe.

 

 

Pedro, obrigado pelo link. Na verdade, já experienciei o cardume de Chromis em primeira mão. Se vires no início do tópico, eram inicialmente 11 peixes e, aos poucos, foram-se chacinando até restarem três. Desses três surgiu um casal que me fazia posturas semanalmente e a agressividade era tal que até os cirurgiões eram corridos. Há coisa de um mês consegui apanhar a fêmea que estava uma bola de golf e levei-a para a Naturline. Ainda hoje quando lá vou consigo distinguir perfeitamente, num cardume de 20 e tal, qual é a fêmea que levei. :snipersmile:

 

Apesar de tudo, em cardume e juntamente com as Anthias são um espectáculo mas não me parece que vá cair no mesmo erro outra vez.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia André

 

Na verdade, já experienciei o cardume de Chromis em primeira mão. Se vires no início do tópico, eram inicialmente 11 peixes e, aos poucos, foram-se chacinando até restarem três.

 

Por isso te passei o link, para teres a certeza de que é uma situação que não acontece apenas a ti... também queria uns peixes para cardume, mas não há meio em definir quais, tendo em conta que é aqua de 200L...

Tive 3 Apogon leptacanthus, mas os sacanas nunca abriram a boca para comer e foram sucumbindo... enfim...

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia André

 

 

 

Por isso te passei o link, para teres a certeza de que é uma situação que não acontece apenas a ti... também queria uns peixes para cardume, mas não há meio em definir quais, tendo em conta que é aqua de 200L...

Tive 3 Apogon leptacanthus, mas os sacanas nunca abriram a boca para comer e foram sucumbindo... enfim...

 

Abraço

Pedro Ferrer

 

 

Pois é amigos ... eu também já tive no meu aqua 5 belos exemplares Apogon leptacanthus e infelismente acabaram por morrer um a um, acho que nunca os vi a comer.

 

gallery_17688_1717_30053.jpg

 

Por aquilo que tenho lido em varios sitios, a melhor hipotese de eles sobreviverem será comprar já com um tamanho "adulto" e que estejam a comer.

 

Nuno

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Pedro e Rogério, obrigado por partilharem a vossa experiência. Antes dos Chromis também andei a mirar os leptachantus durante algum tempo pois são peixes muito bonitos e não muito vistos no aquário. São dos poucos peixes que em aquário fazem um cardume coeso na presença de peixes maiores mas dá-me ideia que tem de ser em número considerável ( 10, talvez mais). Talvez venha daí o problema de recusarem a comida. Em número reduzido devem-se sentir mais tímidos e com dificuldade de se integrarem num novo ambiente que é o aquário. É um peixe que já por si parece ser um bocado reservado.

 

No entanto, quando me referi aos Apogons estava mais a pensar nos A. parvulus. Parecem-me peixes ainda mais propícios a formar um verdadeiro cardume pelo seu tamanho reduzido e comportamento dentro do aquário. São também muito sensíveis. Ainda hoje estive a olhar para um grupo de cinco que estavam na Aquaplante e fiquei com mais vontade ainda de ter um cardume destes peixes. Muito, muito bonitos! O preço é que estragou tudo: 20€ a unidade! Para se ter o prazer de ter um cardume destes peixes no aquário, gastar pelo menos 200€ em peixes que roçam o extra-sensível é um bocado puxado... bang

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Pedro e Rogério, obrigado por partilharem a vossa experiência. Antes dos Chromis também andei a mirar os leptachantus durante algum tempo pois são peixes muito bonitos e não muito vistos no aquário. São dos poucos peixes que em aquário fazem um cardume coeso na presença de peixes maiores mas dá-me ideia que tem de ser em número considerável ( 10, talvez mais). Talvez venha daí o problema de recusarem a comida. Em número reduzido devem-se sentir mais tímidos e com dificuldade de se integrarem num novo ambiente que é o aquário. É um peixe que já por si parece ser um bocado reservado.

 

No entanto, quando me referi aos Apogons estava mais a pensar nos A. parvulus. Parecem-me peixes ainda mais propícios a formar um verdadeiro cardume pelo seu tamanho reduzido e comportamento dentro do aquário. São também muito sensíveis. Ainda hoje estive a olhar para um grupo de cinco que estavam na Aquaplante e fiquei com mais vontade ainda de ter um cardume destes peixes. Muito, muito bonitos! O preço é que estragou tudo: 20€ a unidade! Para se ter o prazer de ter um cardume destes peixes no aquário, gastar pelo menos 200€ em peixes que roçam o extra-sensível é um bocado puxado... bang

 

 

Abraço,

André

 

André todos os relatos que já li sobre esses ( A. parvulus ) a taxa de sucesso em os manter nos nossos aquarios é muito mais baixa do que os Apogons, agora não tenho de cabeça quais os aquarios, mas no ReefCentral existem varios que já tentaram sem sucesso a manutenção dos mesmos, cá em Portugal tens um caso (pelo menos) com sucesso nos Apogon, é o Tiago Garcia.

 

 

Já encontrei um dos que falava é o crazy4acros http://www.reefcentral.com/forums/showthre...p;pagenumber=26 ,ele nesta foto tem os dois (ao centro Apogons e do lado direito parvulus), este aquario é um dos meus preferidos. Actualmente ele ainda tem os Apogons acho que 4 e 1 parvulus.

 

gallery_17688_1717_55921.jpg

 

Nuno

Editado por nuno rogerio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

E umas 'Anthias Carberry' para peixe de cardume?

 

Bom, em contacto com o Gil Miguel, aconselhou-me estes:

 

Chromis cyaneus

Ficha técnica LiveAquaria

Ficha técnica VividAquariums

 

 

Abraço

Pedro Ferrer

Editado por Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André,

 

Uma noite em conversa com o Machado de Sousa calhou em conversa o assunto dos chromis. Como sabes ele tem num dos aquários um pequeno cardume de chromis há já alguns anos.

Ele tem a teoria de que para manter um cardume de chromis com sucesso, o segredo é existir pelo menos um peixe no aquário que os incomode. Ao sentirem-se ameaçados, eles mantêm-se juntos e coesos ao invés de lutar pela hieraquia dentro do cardume.

Nunca cheguei a colocar esta teoria em prática após a primeira experiencia falhada com chromis mas considero a teoria interessante!

 

Abraço,

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Com os 'Chromis Viridis' isso pode acontecer, mas dizem-me que os 'Chromis cyaneus' são pacíficos... não são assassinos como os 'primos'...

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Nuno, conheço perfeitamente ambos os aquários que mencionaste, indo de encontro aquilo que disse atrás. São peixes que para se sentirem bem no aquário precisam de estar em número significativo, caso contrário torna-se difícil mantê-los. Em relação aos A. parvulus, também conheço as experiências de algumas pessos no RC com estes peixes e realmente parece consensual a dificuldade na sua manutenção. Caso decidisse apostar em qualquer num dos casos, iria colocar pelo menos 10 indivíduos e para já tenho outras prioridades no que diz respeito a peixes.

 

Pedro, são ambos peixes bonitos mas essas Anthias já ficam maiores que as squamipinnis e os Chromis, bom, não deixam de ser Chromis. A colocar terá de ser algo diferente daquilo que já tenho/tive. Para o teu aquário, os cyaneus parecem ser uma boa aposta. Talvez o maior problema seja arranjá-los.

 

Rui, a teoria tem lógica. O problema é quando os Chromis ficam quase do tamanho de bolas de golfe. Qual é o peixe que num sistema de 300L lhes consegue dar umas tacadas de maneira a mantê-los na linha? É complicado.

 

Mais umas:

 

Picture426.jpg

 

e8cfb3f6.jpg

 

Picture427.jpg

 

 

 

Abraço,

André

Editado por André Silvestre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ena...este aqua está a ficar cada vez mais vistoso!

 

Que tal está a Wortech? Contente com ela?

Gosto dos teus Centropyges, andam a portar-se bem?

 

 

Viva André,

 

As fotos estão cada vez melhores!!! O Pedro Conceição que se cuide, pois está a ficar para trás em termos de qualidade das fotos... :discuss_gathering:

loooool, ainda bem que existem mais pessoas com boas máquinas para tirar fotos.....é assim que poderemos ver cada vez mais aquários com boas fotos! :music_singguitar:

 

Bom dia André

 

 

 

Por isso te passei o link, para teres a certeza de que é uma situação que não acontece apenas a ti... também queria uns peixes para cardume, mas não há meio em definir quais, tendo em conta que é aqua de 200L...

Tive 3 Apogon leptacanthus, mas os sacanas nunca abriram a boca para comer e foram sucumbindo... enfim...

 

Abraço

Pedro Ferrer

Estranho, a experiência que tenho é que eles aguentam e comem....não haverá uma segunda razão para eles não comerem? Stress provocado por outros peixes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Luis, não te fies nas cores. Isto é só Photoshop. :oops:

Quando estiver um pouco maior digo qualquer coisa.

 

Pedro, digamos que até a Tunze fabricar algo melhor em todos os níveis, a Vortech é... a bomba!

 

Os Centropyges portam-se tão mal ( 5*) que decidi adquirir mais um LPS e aumentar a colecção de Acanthastreas. :slbsmile:

 

Ficam umas fotos:

 

476391c5.jpg

 

3074c0cc.jpg

 

e25d2c71.jpg

 

7afbe439.jpg

 

Quatro já cá cantam! Venha a próxima.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes por favor explicr como fizes-te as ligações entre o aqua e a sump?

 

Estou a pensar fazer um aqua salgado com entr 240 a 300lts e gostei do teu exemplo. Estive a ver as tuas fotos mas não dá para perceber bem essas ligações.

Como vou fazer o movel de raíz posso colocar a coluna seca onde quiser e a sump por baixo, tal como tu fizes-te.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André

 

Como não podia deixar de ser só te dito... ESPECTACULAR!!!!

 

Espero um dia que o meu fique assim como o teu aquário. Realmente fenomenal.

 

Grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André

 

Como não podia deixar de ser só te dito... ESPECTACULAR!!!!

 

Espero um dia que o meu fique assim como o teu aquário. Realmente fenomenal.

 

Grande abraço

Tb eu gostava

 

Mas ele já me bateu.........

382_344.png

 

Abraço,

 

PCautela

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.