Phoenix


Recommended Posts

O plantado já o desmontei para dar lugar a outra coisa mais... salgada.

No fim, é a ordem natural das coisas.

 

ena pá estava a espera de ouvir tudo menos isso , mas afinal é como dizes , " é a ordem natural das coisas " e como quem sabe nunca esquece

mais tempo menos tempo o bichinho adormecido acaba por vir ao de cima ;)

 

continuaçao de um bom trabalho.

 

abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 472
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Desde então que tenho usado o Balling Light. Neste momento estou a adicionar Cloreto de Cálcio-dihidratado, Cloreto de Magnésio-hexahidratado, Sulfato de Magnésio-heptahidratado e Bicarbonato de Sódio

Isto parece me ser muito interessante, ha algum texto para se perceber melhor este metodo do balling ligth? Como usar, que que faz cada um, quantidades, benefiçios, problemas, etc etc etc...

E ja agora saber a diferença do Ligt po normal caso haja.

 

;)

Fotos do oceanario:Fotos oceanario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Paulo, obrigado.

Não conhecia o teu aquário. Cliquei na tua assinatura e fui ter ao tópico.

Gostei do que vi. Acho que fizeste um bom trabalho com o hardscape. Nem parece um aquário tão pequeno. Bom trabalho.

 

António, obrigado.

Mesmo com o escumador, tenho continuado com o mesmo regime de alimentação ( à base de algas e granulados/flocos, sempre em quantidades rapidamente ingeridas pelos peixes), embora acredite que já possa abusar mais um pouco, tal como dizes.

Para já, apenas aumentei a alimentação dos corais com Zooplankton para 2x por semana.

 

De facto, o ATB small é uma pequena bomba de escumação.

É um pouco puxado em termos de preço por causa da bomba que o alimenta mas, sinceramente, acho que é dinheiro muito bem gasto. Como já o viste ao vivo, sabes do que falo. :sign_welcome:

 

A tua dúvida é a mesma que a minha em relação ao caudalímetro. Por exemplo, em fotos e videos de outros escumadores iguais ao meu, tenho visto que os caudalímetros usados acusam, normalmente, entre 650L/h e 700L/h na PSK. No entanto, nesta última bomba que estou a testar ( New Jet) e que é suposta substituir a PSK, o caudalímetro, com a saída da água toda aberta ( nível de água mais baixo dentro do escumador, logo, menos resistência à entrada de ar) debita entre 500L/h e 600L/h. Isto fica um pouco aquém daquilo que é aconselhado para este escumador. No entanto, a escumação continua a ser muito boa. Segunda feira volto a trocar para a PSK e faço os mesmo testes, agora que o escumador já está mais elevado, de modo a tentar verificar se o caudal de ar é igualmente inferior ao que se pretende.

 

Também há a hipótese da performance das bombas estar relacionada com a voltagem usada na sua alimentação, já que tenho constatado estes valores elevados apenas em escumadores americanos ou então do facto deste caudalímetro ser demasiado largo na câmara de ar. Os caudalímetros que tenho visto, parecem ter a câmara mais estreita, criando mais resistência ao ar.

André

 

só agora vi aqui a tua mensagem, já respondi no reef central, as bombas nos eua são mais potentes, não sei see está relacionado com os hz...talvez...se calhar nem é tanto pelos volts...não faço simplesmente ideia...

 

mas se for pelos hz a diferença é insignificante, cá usa-se os 55 hz corrente alterna 220v e lá salvo erro é 60 hz...110. parece...

650 l/h parece mesmo assim pouco...uma psk com mesh faz contaram-me para cima de 900 l/H, se faz realmente não sei...

no entanto muito ar pode não ser positivo, talvez tenhas um melhor rácio ar/água

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá António,

 

Também já respondi no RC.

Pode ser da diferença de potências, pode ser do caudalímetro...

O facto é que troquei a pinwheel pequena que vinha com a PSK pela pinwheel grande que vinha com a New Jet e os resultados são muito diferentes.

Quanto a mim, o escumador encontra-se definitivamente no seu melhor e já respeita o equilíbrio ar/água que lhe é definido.

 

Pinwheel grande, sem mesh:

 

ATBcomPSKePinwheelgrande.jpg

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acredito que com o pinwheel grande a bomba puxe mais água, que por sua vez puxa mais ar.

Num escumador sempre disse que o importante é a bomba, mas mais importante ainda é o rotor, por isso podemos fazer de um escumador médio, um bom escumador.

André....tenho que te pedir esse caudalímetro, ou então diz onde se arranja isso, não deve ser caro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah...falta aqui uma coisa! André, lembras-te quando aí fui tirar umas fotos? Pois....já faz umas duas semanas, mas hoje lá reparei que tinha as fotos tratadas e prontas para colocar aqui, mas ficaram esquecidas!

Aqui estão elas:

 

IMG_5652.jpg

IMG_5654.jpg

IMG_5656.jpg

IMG_5660.jpg

IMG_5663.jpg

IMG_5664.jpg

IMG_5666.jpg

IMG_5669.jpg

IMG_5672.jpg

IMG_5673.jpg

IMG_5678.jpg

IMG_5692.jpg

IMG_5694.jpg

IMG_5695.jpg

IMG_5697.jpg

IMG_5702.jpg

IMG_5703.jpg

IMG_5705.jpg

IMG_5708.jpg

IMG_5710.jpg

IMG_5712.jpg

IMG_5716.jpg

IMG_5719.jpg

IMG_5722.jpg

IMG_5727.jpg

IMG_5729.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

ora coloquem lá o link para o topico no reefcentral sff.

 

Pedro, vê aqui.

 

Pedro, em relação às fotos: " Porreiro pá, porreiro".

Ficaram fixolas, obrigado.

 

Acredito que com o pinwheel grande a bomba puxe mais água, que por sua vez puxa mais ar.

Num escumador sempre disse que o importante é a bomba, mas mais importante ainda é o rotor, por isso podemos fazer de um escumador médio, um bom escumador.

André....tenho que te pedir esse caudalímetro, ou então diz onde se arranja isso, não deve ser caro.

 

Em relação à afirmação, não concordo.

É um facto que a bomba é muito importante mas está longe de poder ser considerado um componente independente ao qual se atribui a qualidade de um escumador. Podes tomar o ATB e outros escumadores cónicos como exemplo o Vertex da Royal Exclusiv ou o K-2 da Warner Marine. O formato cónico ( totalmente cónico) não foi desenvolvido apenas para ser agradável à vista ou para poupar espaço na Sump. O formato cónico em conjunto com os componentes interiores ( bubble plate, câmara de reacção) diminui bastante a resistência e turbulência dentro do corpo do escumador, permitindo uma melhor fluidez do ar misturado com a água à medida que sobem pelo escumador e isso reflecte-se numa coluna de espuma mais compacta, com microbolhas mais coesas e mais estáveis que, consoante o nível da água dentro do escumador, dão lugar a uma espuma mais fina e cremosa a entrar no copo. É por isso que estes escumadores têm o rendimento que têm com bombas de potência reduzida. Porque há um equilíbrio entre escumador/bomba em que o primeiro optimiza a bomba que nele é usada, uma vez que não há grandes perdas de performance das bombas no que toca à injecção de ar/água dentro do escumador e o segundo porque, através de um rácio equilibrado entre ar/água, consegue tirar o máximo partido do formato cónico sem comprometer o processamento da água do sistema. Se eu quisesse colocar uma Air Star 1500 que é a bomba do modelo acima ( 4000L/h água, 1500L/h ar), o escumador simplesmente não aguentava porque era demasiada água/ar para um corpo tão pequeno, acabando por fazer overflow pelo copo. Concluindo, acho que um escumador é muito mais que o corpo ou a bomba por si só. É um equilíbrio que envolve as duas partes e dentro de cada uma, há modificações que podem ser feitas de modo a optimizar a performance do escumador como um todo. :(

 

João, hei-te tirar. Está agendada para a próxima actualização.

 

José, os Zoanthus vermelhos de centro azul vieram da Naturline.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei que existem muitos outros factores importantes, mas repara que existem muitos outros escumadores que não tem a forma cónica e que trabalham bem, que é o caso dos Deltec. O que faz com que ele trabalhe bem? A bomba. Hoje em dia já se começa a pensar também noutras coisas, ainda bem, mas acho que 50% do escumador está na bomba e o restante em vários factores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu sei que existem muitos outros factores importantes, mas repara que existem muitos outros escumadores que não tem a forma cónica e que trabalham bem, que é o caso dos Deltec.

 

Sim, sem dúvida. A ideia que tentei transmitir nunca passou por insinuar que tudo o que não é cónico é mau ou não trabalha bem. Nada disso. A minha opinião é que o corpo do escumador e seus constituintes internos já começam a ser olhados como algo que pode ser modificado e melhorado de forma a optimizar a eficiência do produto, substituindo outros com formato mais convencional, cortando-se assim na potência/quantidade das bombas que os alimentam ( já que estas também têm sofrido modificações no sentido de se diminuirem os consumos com aumento da performance) de modo a se obter, pelo menos, o mesmo resultado final, senão melhor - maior capacidade e melhor qualidade na escumação, baixos consumos, silêncio, fiabilidade do material, etc. Nos tempos que correm, acho que não se pode atribuir mais peso a um ou a outro. Têm ambos um peso muito equilibrado face ao produto final. Mas claro, é apenas a minha opinião. :coffee:

 

Deixo mais umas fotos:

 

Picture351.jpg

 

Picture352.jpg

 

Picture353.jpg

 

Picture357.jpg

 

Picture358.jpg

 

Picture359.jpg

 

Picture360.jpg

 

Picture362.jpg

 

Picture361.jpg

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tá cada vez melhor.

 

Estás a ficar com uma colecção de corais de fazer inveja..... mesmo ! :mrgreen: :mrgreen:

 

Daqui a uns mesitos quando tiver terminado a fase de introdução de corais, e começares a ter aí umas colónias grandes, vai ficar um SHOW. Espero ansiosamente esse tempo. eheheh

 

Quando começas com a Purist Line ? Neste momento o que estás a introduzir com o Balling ? Somente cálcio, Magnésio, KH, ou adicionas igualmente os Trace, amino-acidos, etc ?

 

Abraço

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto, não me posso queixar. :character0050:

A última aquisição está um pouco pálida mas tem potencial. Espero que ganhe mais alguma cor cá em casa.

 

Em relação à Purist Line, vou começar para a semana, dia 1 de Junho. É quando o aquário faz 6 meses.

Os corais, no geral estão com bom aspecto ( à excepção das sensíveis milleporas que ainda apresentam retracção de pólipos), crescimentos q.b. e os parâmetros essenciais estão estáveis e em bons níveis.

O escumador já está a trabalhar em pleno e vai ser crucial para a eficiência do sistema.

 

Estou a fazer apenas o Balling Light com adição de Ca, Mg e HCO3.

 

Para além de induzir um SPN ( Sistema Pobre Nutrientes), irei compensar a alimentação e correcto desenvolvimento dos corais com carbohidratos complexos, aminoácidos e elementos traço. Tudo isto ao ritmo do sistema e com base na observação dos corais. Tenciono também prolongar, para já, o período entre TPAs para 15 dias ao invés do que faço actualmente ( semanais).

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, sem dúvida. A ideia que tentei transmitir nunca passou por insinuar que tudo o que não é cónico é mau ou não trabalha bem. Nada disso. A minha opinião é que o corpo do escumador e seus constituintes internos já começam a ser olhados como algo que pode ser modificado e melhorado de forma a optimizar a eficiência do produto, substituindo outros com formato mais convencional, cortando-se assim na potência/quantidade das bombas que os alimentam ( já que estas também têm sofrido modificações no sentido de se diminuirem os consumos com aumento da performance) de modo a se obter, pelo menos, o mesmo resultado final, senão melhor - maior capacidade e melhor qualidade na escumação, baixos consumos, silêncio, fiabilidade do material, etc. Nos tempos que correm, acho que não se pode atribuir mais peso a um ou a outro. Têm ambos um peso muito equilibrado face ao produto final. Mas claro, é apenas a minha opinião. biggrin

Abraço,

André

 

Olá :character0050:

 

Questão interessante, esta.

 

Como em qualquer componente desenvolvido, o escumador apenas acompanha a evoolução normal! COnstruiu-se um "corpo" e meteu-se uma bomba, e funcionou... Depois Experimentou-se aumentar e diminuir a coisa toda... Obviamente quando chegámos ao nível de Bubble Mater e Bubble King, teve-se que, na minha opinião, partir para o económico (W) e brutalmente eficiente (formato do copo/material utilizado).

 

Na minha opinião o escumador, nos tempos que correm, tende a evoluir par aum sistema de máximo aproveitamento a níveis de design, que diminuam o atrito das bolhas a subir o escumador e arranjar métodos de formar o máximo de bolhas possíveis (do tamanho correcto...) mantendo consumos baixos! Porque "Bichos" grandes e com não-sei-quantas bombas que gastam balúrdios já estão e foram inventados, afora é tempo de se virarem para a eficiência!

 

Bom, continuando, os corais estão com bom aspecto, espero que daqui a uns 6 meses note-se bons crescimentos e cores, André :)

 

Um abraço

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje em dia, no que toca a escumadores, pouco mais há a fazer com as bombas, pelo menos por enquanto. Melhoraram-nas, colocaram a gastar pouco e estagnou. Agora o que se vai apostando é mesmo na "aerodinâmica" dos corpos, de forma a tirar mais proveito, podendo ser utilizadas bombas mais económicas em consumos aliados às alterações do corpo, sem dúvida que isso começa a ser assim. Um dia mais tarde, voltamos a alterar as bombas com tecnologias novas e daqui a uns anos, não fazemos TPAs. :flick_tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Fernando, exactamente!

Só não referi directamente o factor económico ( €) mas penso que está implícito quando me refiro à redução do número de bombas e gastos de energia, já para não falar no custo de fabrico do próprio corpo ( os cónicos, sendo peças únicas de acrílico soldado, são mais baratos de fabricar).

 

João, tinhas pedido umas fotos já com a Pinwheel grande em funcionamento e a espuma que fabrica.

Aqui vai em escumação intermédia:

 

ATBcomPSKePinwheelgrande1.jpg

 

ATBcomPSKePinwheelgrande2.jpg

 

Uma diagonal ao final da tarde:

 

Picture363.jpg

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André, ou tens esse Aqua todo cheio de MER***, ou é mesmo impressionante a espuma que ele faz, pois nem o meu consigo afinar para produzir esse tipo de escumação.

 

Tá Excelente.

 

 

Abraço

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André, ou tens esse Aqua todo cheio de MER***, ou é mesmo impressionante a espuma que ele faz, pois nem o meu consigo afinar para produzir esse tipo de escumação.

 

Tá Excelente.

 

 

Abraço

 

 

é dos produtos manhosos que ele mete na agua!!!

 

isso já não tem espaço para muito mais coisas....

 

como está a milepora verde?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é dos produtos manhosos que ele mete na agua!!!

 

isso já não tem espaço para muito mais coisas....

 

como está a milepora verde?

 

ele carega com nitaros e fosfatos para tirar fotos ao escumador :thumbup3:;) ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

João, as fotos correspondem a 1 semana de escumação. Sinceramente, não acho que seja algo por aí além e posso dizer que ele já escumou muito mais que isto. Noto que ultimamente, o escumador só trabalha mais quando alimento os peixes e só nesta semana é que comecei a alimentar os peixes todos os dias, às vezes 3 vezes por dia. Quando há para tirar, ele tira. Quando não há, ele anda ali a engonhar até haver. No teu escumador, experimenta baixar ainda mais o nível da água. A tua bomba faz praticamente o dobro do ar que esta faz e mesmo com um corpo mais largo, acho que a saída da água tem de estar praticamente toda aberta. Repara na posição dos pinos na primeira foto que coloquei... Depois é a tal coisa; tens muita peixarada mas também és muito controlado quando alimentas e os corais já têm tamanho para absorver alguma coisa significativa por isso, pergunto: até que ponto tens assim tanta coisa para tirar que o escumador já não tirou nos primeiros tempos?!? ;)

 

Luis, a millepora verde já começa com STN novamente. Basicamente, as três milleporas que vieram de ti estão todas estagnadas no crescimento e com os pólipos retraídos. Mudaram completamente a coloração para algo mais claro e a millepora salmão até parecia que estava no bom caminho, com pólipos bem extendidos e com crescimentos. De um momento para o outro, retraíram. Foi desde que vi o STN da verde que comecei a alimentar mais, principalmente com zooplankton. O mais curioso é que são apenas os corais que vieram do teu aquário. Tenho cá outra millepora verde com pontas rosas, de cultura marinha e está lindíssima, tal como outras Acroporas dessa proveniência ( e normalmente estes corais até são mais propensos a perdas de tecido do que corais de cativeiro). A salmão e roxa, apesar da retracção de polipos, mantêm-se com o tecido saudável o que já não é mau. É ter alguma paciência para ver se voltam a arrebitar.

 

A que produtos manhosos te referes? E são manhosos porquê? biggrin

 

lol Pedro, está boa essa.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

O aquário fez esta semana 6 mesitos e já iniciei o método Purist para controle e redução dos nutrientes.

Apesar de ainda ser muito cedo, houve ligeiras alterações no sistema que tenciono desenvolver a longo prazo.

Para registo, tirei fotos dos corais antes de iniciar o método que serão comparadas quando os resultados forem significativos.

 

Para já, seguem mais umas fotos dos peixotos e algumas mais abrangentes.

 

IMG_8982.jpg

 

IMG_8968.jpg

 

IMG_8951.jpg

 

IMG_8922.jpg

 

IMG_8898.jpg

 

IMG_8942.jpg

 

IMG_8943.jpg

 

IMG_8995.jpg

 

 

Abraço,

André

Editado por André Silvestre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.