Phoenix


Recommended Posts

Olá,

 

É verdade, tens frags ja com alguma dimenção e muito bonitos e parecem tambem em muito boa saúde, a velocidade que metes os frags ainda vais é cair na tentação de aumentar o layout para caberem mais dois ou três #food isso é que era eheh

 

Força, ficamos a espera das fotos gerais do aquario!

 

Cumps, :character0050:

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 472
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Obrigado. :P

 

Filipe, tenho ido com alguma calma, embora esta semana me tenha dado um " frenesim coralino" para começar a colonizar a rocha. Hoje devem entrar mais dois frags e depois, fico uns tempos em " stand by" para rever qual a nova fornada de corais a colocar. Não podem ser muitos porque a ideia não é encher a rocha de corais. Tenho que olhar para os que já tenho, ver o espaço que deixo para estes crescerem e depois, ver os que consigo arranjar dos que entretanto escolhi.

 

Eu podia tirar uma foto geral mas esta não iria mostrar a disposição definitiva dos corais porque os frags entraram recentemente, ainda lhes estou a fazer a aclimatização à luz e por isso a sua colocação na rocha é, para já, provisória. Tive inclusivé que baixar um pouco a Hystrix que começou a perder um pouco de tecido mas que parece ter parado. Esta será colocada no topo da rocha, na zona do ponto focal.

 

Os corais estão porreiros, apesar da Hystrix ter vindo com alguma perda de tecido ( eu insisti para que viesse) mas que será para recuperar a médio prazo. As peças de facto são um pouco grandes para aquilo que tencionava de início mas não me queixo. Estão, no geral, muito bonitas.

 

Veríssimo, aumentar o layout? Nem pensar nisso! Gosto dele como está. Apenas removi o maior plate que tinha porque cheguei à conclusão que não estava ali a fazer nada. Agora, se tiver de mexer nalguma coisa serão nos corais. Como já disse, não quero encher o aquário de corais e por isso a sua introdução tem de ser selectiva e tendo em conta o espaço para se desenvolverem.

 

 

Vão surgir novidades a nível de equipamento; adquiri o kit da Aquatronica com as bombas doseadoras para iniciar o Método de Balling e espero ter algum tempo para o montar no fim-de-semana. O reactor de kalk será desactivado e, em princípios de Abril, devo começar o Zeovit da Elos. Nessa altura, a maior parte dos corais e peixes ( não vou colocar muitos mais; apenas um cardume de Apogon leptacanthus e uma salaria) já entrou e o aquário deve estar mais estabilizado ( também com mais carga orgânica) e por isso, a altura para iniciar a Purist Line é a ideal. A coisa está planeada, vamos ver como corre...

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Seguem mais umas fotos dos novos corais: Acropora millepora verde, Acropora millepora roxa com pontas azuis e Montipora australiensis.

Um muito obrigado aos amigos João Judicibus e Luis Rodrigues pelas belas peças que me arranjaram.

Os corais estão lindíssimos e vieram dar ainda mais cor e contraste ao aquário.

 

A ilha das milleporas está praticamente completa, faltando apenas a millepora salmão...

As que estão já se encontram coladas no local definitivo.

 

 

Picture003-1.jpg

 

Picture051-1.jpg

 

Picture006-1.jpg

 

 

Aos poucos e com a ajuda dos amigos, a coisa vai...

 

 

Abraço,

André

Editado por André Silvestre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Esses corais estão impecáveis. :cry4:

Gostava de conseguir tirar fotos assim ao meu aqua mas também aquelas algas não ajudam.

Tenho uma nikon d70 com a lente original. Que material utilizas para fotografar?

Já agora hás-de colocar umas fotos do sistema da Aquatronica. Tenho utilizado o método de Balling e estou para comprar uma coisa dessas.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns a voce Andre pela perseverança, pela determinação e paciencia. Gostei mesmo de ver o fruto do seu trabalho uma resposta magnífica para nos alegrar-mos ao assistir-mos. Sou um provável candidato à aquisição/montagem de um aquário marinho, e estou aqui a ver seu exemplo, uma maravilha. Parabéns!

Boas,Esses corais estão impecáveis. ;) Gostava de conseguir tirar fotos assim ao meu aqua mas também aquelas algas não ajudam.Tenho uma nikon d70 com a lente original. Que material utilizas para fotografar?Já agora hás-de colocar umas fotos do sistema da Aquatronica. Tenho utilizado o método de Balling e estou para comprar uma coisa dessas. Abraço

ATIRA-SE PEDRAS NA ÁRVORE QUE DÁ BONS FRUTOS!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Hugo, obrigado.

 

Tenho uma nikon d70 com a lente original. Que material utilizas para fotografar?

Já agora hás-de colocar umas fotos do sistema da Aquatronica. Tenho utilizado o método de Balling e estou para comprar uma coisa dessas.

 

Para fotografar uso uma Canon 400D com lente original também: 18-55mm. Para tirar macros uso a mesma coisa mais um anel de 12mm.

Aqui vai uma foto do material principal do Aquatronica:

 

Picture068.jpg

 

Na foto está:

 

- estação de 3 bombas doseadoras

- computador Aquatronica

- régua para ligações das fichas

- sensor de nível

- sonda de pH

 

Era para ter montado o sistema este fim-de-semana mas não o cheguei a fazer porque tive de fazer umas modificações em termos de organização de fios, fichas e tomadas. Quero ver se durante a semana dou um avanço a isto para finalmente montar o sistema.

 

enpassant, obrigado. :thumbup3:

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me canso de vir visitar este tópico. A tua dedicação é espantosa. Continua que vais bem. E não te esqueças de fotos sempre que haja desenvolvimentos.

 

Abraço

Luís Guerreiro

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis, obrigado.

Há algumas novidades a nível de Fauna.

 

A semana passada fui à Naturline e trouxe de lá mais duas peças com muito potencial.

Espero que, com o tempo, fiquem ainda mais bonitos.

 

Acropora creme de pólipos verdes e pontas roxas

Picture241.jpg

 

Picture246.jpg

 

Acropora azul de pólipos castanhos com anél verde nas pontas

Picture242.jpg

 

Picture243.jpg

 

Vinham as duas com bónus. A azul vinha com 2 caranguejos e a creme com 1. Tirei um da azul e o outro da creme porque eram nocivos para os corais. Deixei o terceiro, uma vez que se trata de um caranguejo comensal.

 

Um dos sacaninhas a mandar-se aos pólipos

Picture245.jpg

 

Trouxe também da ReefQuest um Blenny muito bonito e fora do comum que veio dar mais cor à peixarada.

 

Benny the Blenny

Picture072.jpg

 

Picture104.jpg

 

 

De novidades, por agora, é tudo.

 

 

Abraço,

André

Editado por André Silvestre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André,

 

 

Também te calhou um desses "ricos" presentes nas acroporas, hein? O meu ainda ficou uns 10 dias a fazer estragos pois desconhecia que fosse nocivo, ainda fez uns estragos mas nada que comprometa a saúde futura dos corais, espero.

 

As acroporas são bonitas e esse blenny então é lindissimo! Qual é comportamento típico desses bicharocos? Têm algum instinto de terraplanagem? (movimentação de substracto)

 

Abraço,

 

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos,parabens pelo aquario André ,irá ser concerteza um aquario de referencia , o bom gosto dos plantados passou para os salgados.

Queria -te perguntar de que material é feito o suporte do aquario e se não for indescrição , quanto te custou.Sera que aquelas calhas de aluminio do suporte da iluminação tambem servem para fazer um movel de suporte para um aquario de agua salgada?

Boa sorte para ti e para o teu(s) aquario/s) que eu daqui a uns tempos tambem espero entrar para o mundo dos salgados mas tambem quero fazer as coisas com calma .A preça é inimiga da perfeição.

Fiquem bem :shocked028:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Rui, é verdade. Para os corais virem com estes caranguejos, eu penso que só podem ser corais de cultura marinha ou selvagens. Alguns são realmente inofensivos ou mesmo benéficos. Outros, como foi o caso do da foto, já puxam o terrorista. Um verdadeiro pitbull das Acroporas.

 

Em relação ao Blenny, nada a apontar a não ser que é muito bonito e tem um comportamento muito interessante de observar. Não faz qualquer tipo de mexidelas na areia, preferindo explorar mais a rocha. Tomou a ilha da esquerda como seu território e alimenta-se das microalgas que ali crescem. Quando é para comer, vai coralina e tudo. Por enquanto não toca na comida seca mas presumo que seja uma questão de tempo.

 

Deixo mais umas:

 

Picture094.jpg

 

Picture119.jpg

 

Luis, a estrutura do aquário é feita de ferro com tratamento anti-ferrugem e pintada a branco. Ficou-me à volta de 100€. Sim, os perfis de alumínio usados como suportes da calha servem igualmente de estrutura para um aquário. É só comprar o tipo de perfil que se quer, cortar à medida e montar em casa com os respectivos acessórios. É fácil, leve, não precisa de tratamento contra a corrosão e, sendo algo que se pode fazer por módulos, permite aumentar ou reduzir conforme o gosto.

 

Boa sorte para ti e para o teu(s) aquario/s) que eu daqui a uns tempos tambem espero entrar para o mundo dos salgados mas tambem quero fazer as coisas com calma .A preça é inimiga da perfeição.

Fiquem bem

 

Obrigado e sim, é um facto. Se as coisas forem feitas com calma, o gosto é outro e a probabilidade das coisas correrem mal é bem menor. :D

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva André,

 

Parabéns.... o layout está muito suave, simples e leve. Estou a gostar de ler o teu tópico, tudo muito bem planeado, acredito que venha a ser um aquário de sucesso.

Eu pessoalmente optava por mais alguma rocha, e acredito que o vais fazer a longo prazo, vais sentir essa necessidade quando os corais começarem a crescer, ou quando não tiveres mais espaço e queres acrescentar mais um coral raro. Falo por mim!!

Os cromis viridis são engraçados, mas quando são pequenos, com o crescimento eles vão ficando uns mais fortes do que outros e depois é como diz o Luis, quando deres por ela só tens 3 ou 4. Já tive Cromis no aquário como toda a gente, mas optei por tira-los fora, não só porque de 12 só sobraram 4 mas também porque estavam enormes, feios e agrassivos com outros companheiros de aquário, posso dizer que o cromis era quase do tamanho de alguns cirurgiões.

Já tens ai uns corais muito bonitos como a Acanthastrea lordhowensis, esta brutal.

 

 

abraço

Carlos

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André S ,

 

Tenho umas dúvidas, onde comprastes o aparelho da Aquatronica?

 

Com esse aparelho vais fazer o método de balling?

 

 

Se sim, como o vais fazer etc..

 

 

OBrg abrs

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Carlos, obrigado. Eu sei que pode parecer estranho mas tenho a certeza absoluta que não irei adicionar mais rocha ao aquário, caso contrário, tirar-me-ia um dos grandes prazeres quando olho para o aquário. É possível que chegue a altura em que o aquário não possa levar mais corais e surja a oportunidade de adquirir " aquele" coral. Quando essa altura chegar, sai um para entrar outro. Em relação aos Chromis, tenho efectivamente que dar o braço a torcer, concordando na íntegra com o que tu e o Luis dizem. Em 3 meses, de 11 fiquei apenas com 4 e começo a ver outro mais escondido, pelo que brevemente devo ficar apenas com 3. Estou muito desiludido com eles e não tenciono introduzir mais. Gosto do peixe mas o seu comportamento a médio ( neste caso, foi curto) prazo é razão suficiente para não apostar mais neles. A Acanthastrea continua com as cores características e já se vêm vários pólipos novos. Não foi um coral barato mas valeu bem a pena o investimento.

 

Hugo, obrigado. A foto geral virá brevemente.

 

Filipe, comprei o sistema da Aquatronica na Naturline. É com o módulo de bombas dosimétricas controlado pelo CPU que tenciono fazer o Método de Balling, sim. Há alguma informação espalhada pela Net mas, basicamente, é um método que proporciona a introdução dos elementos mais importantes para o metabolismo dos corais, substituindo o reactor de cálcio. Para mim, dois grandes pontos a favor deste método em relação ao reactor de cálcio são os parâmetros mais estáveis ( quando se encontra a dosagem certa) e a redução na aquisição de equipamento para fornecer Ca, Mg e HCO3- como macroelementos. Com a aquisição de mais um ou dois módulos, pode-se fornecer outros elementos ( traço). Em vez de fazer as soluções a meu gosto, para já, vou começar com a Prima Line da Elos em que as soluções já estão feitas, com concentrações fixas. A partir daí, é tentativa e erro, juntamente com testes diários nos primeiros tempos de forma a encontrar os consumos de cada elemento que estou a introduzir, dando essa informação ao controlador de modo a precisar exactamente aquilo que tenho de adicionar diáriamente. As trocas de água semanais são importantes para haver um balanço iónico entre os elementos, evitando acumulação de iões cloreto e sódio que ao se combinarem formam sal, tendo como consequência o aumento da salinidade. Grosso modo, este é o princípio do Método de Balling. Já instalei o sistema da Aquatronica e amanhã instalo as bombas. Devo começar ainda esta semana.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André,

 

Ainda não estou no "mundo" dos salgados e tão brevemente não irei estar, mas é impossivel deixar de vir comentar o teu aquário. É espectacular a forma como tens tudo tão organizado dentro do aquário. Estás de parabéns pela montagem! Apesar de não entender patavina disto e do que envolver um aquário salgado, acredito que o aquário ainda vai crescer muito. Estás a gostar?

 

Os meus parabéns! e quero novidades :flick_tongue:

 

Cumps,

Tiago Santos

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Tiago, obrigado. Apesar da organização e do cuidado que tenho tentado ter, não deixei de ter alguns contratempos... Ainda assim e respondendo à tua questão, sim, estou a gostar bastante. É diferente em muitos aspectos, comparando com plantados e, para quem já fez um pouco destes últimos, durante 4 anos, é uma grande novidade. É preciso é ir com calma e não se ser demasiado compulsivo na introdução dos vivos ou nas alterações que se querem fazer. A instabilidade em água salgada dá muito menos margem de manobra do que em água doce.

 

Helder, obrigado. O aquário terá na sua maioria duros, sim, embora não seja de descartar a introdução de alguns moles para fazer pequenos apontamentos na rocha, como Zoanthus sp.

Em relação aos produtos, podes ser um pouco mais exacto, no sentido de indicares a que produtos te referes?

 

Deixo as fotos da área da Sump, antes e depois de instalar o sistema da Aquatronica/arrumar a fiarada toda. Ainda faltam alguns pormenores mas como está é praticamente como vai ficar.

 

Antes

Picture247.jpg

 

Depois

Picture253-1.jpg

 

 

Abraço,

André

Editado por André Silvestre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou com uma curiosidade André, sei que é complicado fazer estas contas, mas sabes estimar aproximadamente o consumo total desse aquario, diga-mos, por hora? Do genero X Kw/hora.

Ambos sabemos que o consumo de um aquario salgado é muito, mas muito superior a um plantado e foi uma situação que notei ao montar o meu reef, principalmente com a instalação do meu novo sistema de iluminação e estava com essa curiosidade em relação ao teu reef.

Abraço!

Editado por andrecardoso

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas que bem, tudo muito arrumadinho! :P Vais deixar as tomadas eléctricas fora ou estás à espera de forrar o móvel para depois fixar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André, é uma questão de saberes o preço do Kw e fazeres algumas contas. Poso-te dizer que as contas do Luis estão muito perto daquilo que gasto só com este aquário. Deve ser algo entre 20€ e 25€/mês. Não te posso precisar porque nestes últimos meses a conta da electricidade tem sido inflacionada pelo uso de desumidificadores, o que desiquilíbrou bastante as contas. Possivelmente no fim do mês já te posso adiantar um valor mais preciso. Tens é que me lembrar.

 

Jorge, estás distraído. Já está tudo fixado. Olha bem para a última foto...

 

Entraram mais dois corais para aumentar a colecção de LPS: Acanthastrea echinata e outra Acanthastrea lordhowensis, apesar desta última ter apenas três pólipos pequenos e ser difícil de fotografar. Quando crescer mais um pouco, tiro umas fotos.

 

Acanthastrea echinata ( 14K, 22K e Fiji Purple ligadas)

Picture212.jpg

 

Picture215.jpg

 

Picture230-1.jpg

 

E uns Zoanthus sp. para fazer alguns apontamentos na rocha:

 

( 22K e Fiji Purple ligadas)

Picture191.jpg

 

( 14K, 22K e Fiji Purple ligadas)

Picture258.jpg

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certo, fico entao a aguardar a factura no final do mês! ;)

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André,

 

Mais um coral lindissimo para a colecção!!! Já está a precisar de uma visita minha... :thumbup3: (no Sábado, vou buscar o meu aquário à Vidromoldura, talvez passe por aí...).

 

Jorge, estás distraído. Já está tudo fixado. Olha bem para a última foto...

Por ter olhado para a foto é que vi que a a calha eléctrica e os controladores estavam fora... a dúvida era se de forma definitiva ou provisória. :eusathink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.