Phoenix


Recommended Posts

Boas,

 

Luis, também me parecem porreiros, embora ache o kH um pouco alto para os SPS.

 

De vivos, vai haver uma nova introdução esta semana...

 

Em relação aos cotos, reparei que das 6 de Acropora sp. que colei na rocha morta, pelo menos 2 estão a perder tecido de baixo para cima. Algo me diz que lá para Sexta-feira, estão ambos brancos. Ainda assim, tenho esperança que os dois maiores não tenham o mesmo problema e os consiga manter em fase de teste. Reparei também que as pontas estavam a ficar pálidas e no caso das milleporas, uma das pontas chegou a ter recessão. Associei ao facto de estarem muito perto da calha sem terem sido " aclimatizadas" aos poucos. Já os desci um pouco e vou acompanhar para o caso de ser necessário colocá-los mais baixos.

 

Agora, não sei se os sinais que descrevi têm também a ver com o facto de os cotos serem as pontas podadas dos corais que estavam afectados com a perda de tecido ou se realmente têm a ver com o kH alto. Pelo que tenho lido dos efeitos de kHs altos, estas consequências são mais comuns nestas condições. :D

 

Alguma ideia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 472
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

ou se realmente têm a ver com o kH alto. Pelo que tenho lido dos efeitos de kHs altos, estas consequências são mais comuns nestas condições. :D

 

Alguma ideia?

 

A longo prazo não de imediato.

 

Se as duas pequenas não aguentarem e normal o tamanho não ajuda.

 

Que vai entrar esta semana?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o Hugo. Deverá ser uma problema de adaptação e de tamanho. Não te esqueças que os corais tiveram umas horas nas caixas, com a temperatura mais baixa e foram para um aquario completamente diferente do meu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ok, obrigado a ambos pelo esclarecimento.

Num dos dois cotos mais pequenos, a perda de tecido parece ter abrandado.

Nos cotos grandes, até agora, não vejo perda de tecido.

Este fim-de-semana vão haver algumas novidades e na altura tiro umas fotos do aquário e dos frags.

 

Hugo, hoje já entrou outro coral, um LPS ( já andava de olho nele há algum tempo) e, em princípio amanhã, conto ir buscar uma Salaria à ReefQuest ( a tal). ;)

 

 

Abraço,

André

Editado por André Silvestre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Mais umas actualizações.

 

A salaria ainda não foi hoje que a trouxe mas já vi o peixe e está brutal!

Talvez nos próximos dias se propicie o uso da rede...

 

No entanto e como já tinha dito, houve outra aquisição. Seguem umas fotos do coral que já andava a mirar há algum tempo na Naturline: Acanthastrea lordhowensis

Picture042.jpg

 

Picture043.jpg

 

Picture045.jpg

 

Picture047-1.jpg

 

Picture049.jpg

 

Ontem foi de vez! Trouxe-o e estou muito contente com a primeira grande aquisição. De futuro, quero ver se aumento a colecção destes corais magníficos. Em termos de LPS, será praticamente isto.

 

Continuando e como já tinha dito, mudei os frags de sítio de modo a apanharem menos intensidade luminosa. A perda de tecido, por agora, parece ter abrandado. O coto da frente foi o mais afectado, seguido do que está ao lado. Os que estão lá atras na mesma pedra, parecem não ter sofrido grande coisa e há um que veio com várias pontas de crescimento, o qual tenho esperança que se adapte bem às novas condições ( 3ª foto, o mais focado).

 

Picture057.jpg

 

Picture058.jpg

 

Picture060.jpg

 

Milleporas a ficar marrons

Picture091.jpg

 

E para terminar, hoje presenciei uma novidade ( pelo menos para mim).

Os Chromis parecem gostar de se mandar aos pólipos dos novos frags!

Ao princípio pensei que estivesse a ver mal mas depois, enquanto tirava fotos aos corais, lá andava um a bicar nos frags. Tentei tirar umas fotos mas o melhor que consegui foi uma aproximação do peixe aos corais, apesar de na última foto ter captado o gajo mesmo a seguir à bicada.

 

Primeiro aproximou-se do frag maior e ficou a olhar.

Picture079.jpg

 

Depois, nadou mais um pouco e foi inspeccionar os lá de trás.

Picture081.jpg

 

Aqui, olhou e mandou uma trinca num dos pólipos. Entretanto, foi-se embora, eu baixei a máquina e lá foi ele outra vez mandar mais umas trincas. :angelic008:

Picture082-1.jpg

 

Para terminar, fica a geral.

Finalmente decidi-me a remover os restantes corais indesejáveis, tais como o actinodisco, palythoas e Xénias. Primeiro com o x-acto, pela raíz até virem bocados de rocha atrás e para assegurar que estava tudo limpo, cartuchada de kalk super-concentrada em cima. Aproveitei e dei mais uns toques no hardscape. A coralina está em alta.

 

Picture090.jpg

 

Picture099.jpg

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André,

 

Esse coral é de facto lindissimo! (ainda lá ficou mais algum igual? :roflroll2:

 

Deixas os peixes à mingua e depois têm de andar a bicar os corais :sorry:

 

Isso está com optimas cores e com as diatomáceas perfeitamente controladas pelo que é possivel observar!

 

Abraço,

 

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está de facto com muito bom aspecto!

Estou a ver que realmente, mais umas semanitas, compensa ir aí fazer uma visita/inspeção.

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Rui, infelizmente não ficou lá mais nenhum mas descansa que, quando for altura da " poda", eu lembro-me de ti.

Em relação aos peixes, ando a alimentar as sardinhas 2-3 vezes ao dia, todos os dias e não sou sovina na quantidade. Estão bem gordos e mesmo assim fazem-se de esfomeados. Não percebo... As Diatomáceas devem ir completamente à vida brevemente. No Domingo faço a primeira TPA.

 

Luis, eu acho que as pontas de rocha são importantes para a harmonia do layout. O mesmo rigor que tive no meu, tentei ter no teu ( ou é para fazer como deve ser ou então não vale a pena).

Para quando umas fotos da banheira? A água já deve estar cristalina...

 

André, de facto, mais umas semanitas e o aquário fica mais composto em termos de corais.

 

 

Aproveito para informar que hoje meti na cabeça que iria fazer o upgrade à calha e assim foi! Foi a tarde toda de volta dela, a desmontá-la, a colocar os reflectores individuais para as 6 lâmpadas internas e a fazer as respectivas ligações dos balastros, colocar as novas lâmpadas, etc. As lâmpadas novas também já tinham chegado e portanto aproveitei a disponibilidade e a vontade. Acabei agora o serviço e devo dizer que estou muito contente com o resultado, apesar da dor de costas. As lâmpadas são brutais em termos de espectro! É exactamente aquilo que procurava em termos de cor. Vamos ver como é em crescimentos...

 

A ver se esta semana entram mais uns coraizinhos para tirar mais umas fotos com a nova iluminação. :animal_fish:

 

Upgrade de 6 x 39W para 8 x 39W - Parte I

 

Lâmpadas: quatro KZ New Generation 14K; duas KZ Coral Light 10K; uma KZ Fiji Purple; uma Giesemann Actinic Plus ( uma 14K chegou partida mas entretanto já me enviaram outra para substituir; deve chegar Segunda ou Terça-feira)

 

Picture033-1.jpg

 

Picture034.jpg

 

Picture035.jpg

 

Picture036.jpg

 

 

A calha era um DIY de 4 x 39W que tinha num plantado. Entretanto, no conseguindo vender pelo preço que pedia na altura, acabei por ficar com ela e fazer-lhe um upgrade para 6 x 39W. Mesmo assim e depois de de muito pensar, acabei por chegar à conclusão que com 8 lâmpadas conseguiria um espectro mais completo, bem como valores PAR mais elevados. Além disso, seria uma boa oportunidade para lhe colocar reflectores decentes. Aqui está ela no formato 6 x 39W

 

Picture041.jpg

 

Desmontagem: remoção dos reflectores antigos e das barras transversais, nova configuração dos casquilhos para cada balastro ligar as lâmpadas a partir das extremidades da calha.

 

Picture046.jpg

 

Montagem dos reflectores individuais, seis ao todo e colocação de novos casquilhos + balastro electrónico Vossloh-Schwabe; O facto de aumentar o número de lâmpadas apenas no interior da calha serve o propósito de concentrar mais intensidade luminosa e conseguir valores PAR mais elevados na zona que realmente interessa iluminar: a rocha onde serão colocados os corais. A calha fica assim com 8 x 39W em apenas 42cm de largura, deixando ainda bastante espaço entre o vidro da frente e a calha e o vidro de trás e a calha, para se ter movimentos livres quando se quiser mexer dentro do aquário ( o aquário tem 60cm de largura).

 

Picture050.jpg

 

 

To be continued...

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André.

 

Cada vez melhor o Aqua.

 

Quando comecei a ler este ultimo post, fiquei curioso em ver as lâmpadas ligadas, mas chegando ao fim.... deixas-te o pessoal com "água na boca" para ver isso bem iluminado.

 

Espero que fique há altura das expectativas, tanto as tuas como as minhas.

 

Esse LPS já o tinha visto lá na Naturline e estava com muito bom aspecto. Fizeste uma boa escolha. Agora se queres que isso cresça, mais rapidamente, é alimentares o bicho.

 

Acho que alimentas demasiado os peixes, na minha opinião. Os meus comem 1 x ao dia, e 1 dia por semana "passam fome", e dedicam-se a comer o que o aquário lhes dá, mas se mm assim com tanto alimento elas estão a bicar nos corais, nunca pares....... cá para mim são parentes próximas de Borboletas..... :shocked028:

 

Abraço

Editado por joao_judicibus

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Upgrade de 6 x 39W para 8 x 39W - Parte II

 

João, não acabei o resto porque entretanto fiquei sem bateria na máquina e já não deu para tirar as fotos da calha acesa.

Ontem, ao fim do dia, ia tirar umas fotos mas apercebi-me que a configuração das lâmpadas estava mal. Resolvi tirar a calha e fazer a respectiva mudança de modo a que as lâmpadas batessem todas certas com aquilo que tinha projectado. Erro!!!!

 

Estava muito bem a dar uns toques na fiarada, já com a calha no chão quando coloco o joelho em cima de uma KZ 14K e tau! Lâmpada partida ao meio! Fiquei f******* ( perdoem-me o francês mas é mesmo assim)! Larguei aquilo no meio do chão e fui desanuviar a tola, tal era a frustração. Quando voltei, mais calmo e tal, comecei a tentar tirar algo de positivo do desastre. Olhei para o que tinha de lâmpadas e experimentei várias novas configurações, tendo chegado a uma que me pareceu bastante agradável.

 

A configuração é, de frente para trás:

 

- KZ 14K

- 22K Giesemann ( por enquanto, ATI Blue Plus)

- 10K KZ

- 22K Giesemann

- KZ Fiji Purle

- 10K KZ

- 22K Giesemann ( por enquanto, ATI Blue Plus)

- KZ 14K

 

Liguei a calha e o resultado foi este:

 

Picture048.jpg

 

Azuis e Fiji Purple

Picture052-1.jpg

 

Azuis e 14K

Picture053.jpg

 

O teste no aquário com todas ligadas:

Picture075.jpg

 

Picture040.jpg

 

Azuis e Fiji Purple

Picture106.jpg

 

 

Há males que vêm para bem e, realmente, devo dizer que gosto mais desta configuração. Escusava era de ter mandado uma lâmpada para o galheiro mas pronto... Quero ver se para a semana, faço uma nova encomenda de lâmpadas, aproveitando que preciso de mais algumas coisas e mando vir as duas Giesemann + para substituir as ATIs ( estas já têm mais de 14 meses). Ontem fui também ajudar o meu irmão com o novo aquário e trouxe alguns corais para despachar. Daí o aspecto cheio do meu mas claro, é provisório.

 

Em relação aos peixes, sinceramente, não sei se são todos os Chromis ou se é apenas um ou outro. Sei que, ainda hoje, voltei a ver um a dar umas bicadas nas Acroporas. Curiosamente, são sempre nas mesmas. Por falar em borboletas, ontem vi dois C. auriga à volta de 5-6cm que estavam lindíssimos e nem por isso caros. Mirei-os durante muito tempo a pensar se os havia de trazer ou não... Prevaleceu a calma e o bom senso e vim de mãos a abanar para casa. Ainda não foi desta mas há-de ser, no futuro... :eusathink:

 

Abraço

Editado por André Silvestre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Grande azar a cena da lampada!... Paciencia...

 

Está muito agradável o aquario mesmo com esses corais provisórios, Agora pareceu-me (pelas fotos) que afinal ficas-te com uma configuração de luz um pouco azul não achas? Ou será das fotos?!

 

Gostei muito, continua!!

 

Cumps

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André,

 

Pois é...este hobby é propício a, no minimo, pequenos azares de vez em quando. De qualquer dos modos já ultrapassaste mais uma barreira, a da iluminação.

 

Quando vi as fotos do aquário cheio de corais fiquei surpreendido porque do que li não eram o tipo de corais que te estava a imaginar colocar aí dentro mas depois continuei a leitura e veio a justificação :animal_fish:

 

Gosto bastante do tipo de iluminação que consegues com todas as lampadas acesas, muito parecido com as hqis de 14K ou seja, um leve tom azulado mas não muito carregado que, penso, muito beneficiar a sensação de ambiente marinho.

 

Tens aí uma foto geral sem chromis, estavam escondidos por detrás das rochas?

 

E, por falar em chromis, tiveste apenas uma baixa ou esse numero já sofreu alterações?

 

Abraço,

 

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Veríssimo, sim, o tom do aquário com todas as lâmpadas ligadas é de um tom azul claro, muito agradável ( à minha vista, claro) que deve rondar os 14K ( a ideia foi sempre essa). Se parece mais azul deve-se ao facto de ter tirado a foto com subexposição, de modo a obter uma foto nítida de todo o aquário.

 

Rui, de facto, mais uma que já foi. A próxima é a cobertura da estrutura...

Exacto, tom azul não muito carregado. O suficiente para dar um ambiente natural e promover as cores dos corais e peixes.

Sim, na primeira foto os Chromis estavam escondidos na rocha. De vez em quando lá se assustam e escondem-se, embora tenha notado que com o aumento do fotoperíodo e com mais luz, ficam menos assustadiços... Deve ser por me verem melhor e me toparem os movimentos. Tive duas baixas desde que os tenho. O primeiro foi logo na primeira semana a seguir a introduzi-los no aquário e o segundo foi há pouco tempo por ter levado porrada dos outros. Numa noite encontrei-o muito estático à superfície, longe dos outros, com cores de stress e no dia seguinte fui dar com ele morto na areia. Até ontem contei os restantes nove. Hoje já não sei porque nem sequer apanhei as luzes do aquário acesas quando cheguei a casa... Isto com Chromis é uma incógnita.

 

Hoje entraram mais uns vivos e brevemente começarei a dosear as soluções minerais para os corais, individualmente e de uma forma automatizada, bem como iniciar a Purist Line da Elos. Já há condições para isso... ;)

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Henrique, obrigado.

É verdade, temos de combinar na próxima vez que for aí acima para uma bela cavaqueira e ver o teu novo aquário.

Agora que o interesse tem vindo a aumentar, a conversa será ainda mais agradável do que da última vez. ;)

 

Deixo umas fotos recentes das novas aquisições, bem como dos residentes mais antigos.

 

Picture095.jpg

 

Picture180.jpg

 

Picture146.jpg

 

Picture124.jpg

 

O A. tennenti nos primeiros dias mandava-me comer as algas, mandando-se avidamente ao granulado mas hoje, finalmente, bicou forte e feio na pinça. Agora, falta-lhe arranjar um estação de limpeza constituída por L. amboinensis para ver se fica limpinho. É que, aparentemente, não tem grande coisa ( tem um ponto ou outro que só hoje, ao tirar fotos é que reparei, no lado direito, no abdómen; pode-se ver na foto já em cima) mas de vez em quando lá se põe a roçar na areia, ficando muito escuro, como se algo o irritasse. E, de facto, a zona que ele tenta coçar coincide com a zona onde estão aqueles pontos... De resto, está a comer muito bem e espero que com a introdução dos camarões, o peixe se sinta mais aliviado quando lá for fazer a limpeza. Apesar de não estar magro, parece-me que carece de mais alguma massa corporal. Ver se trato disso no futuro...

 

Picture067.jpg

 

Picture235.jpg

 

Em termos de corais, trouxe também uma falsa Montipora " Superman" e aquilo que me parece ser uma Acropora humilis ou uma Acropora gemifera azul. Se alguém me souber esclarecer esta dúvida, agradeço. A Montipora já a removi da base e colei num pequeno plate, de modo a que quando começar a crescer e cobrir a pedra, fique em form de prato. A Acropora, ainda não sei bem onde a colocar porque estou à espera de mais corais para começar pelo que já tinha planeado. :alberteinstein:

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André.

 

O A.Tennenti está com bom aspecto, não te preocupes com o roçar logo se irá resolver.

 

Em relação aos corais.:

 

- A Acropora ainda é cedo para dizer com 100% de certeza ( quando for maior ), mas a julgar no imediato, aposto numa Acropora humilis.

 

- A Montipora, tem cuidado onde a colas, pois dá ideia de ser incrustante, e caso seja rapidamente cobrirá essa lage. A minha ainda está na base para ver o comportamento dela antes de a colar definitivamente.

 

 

Abraço

 

João

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem...deixa cá fazer uma visita a este tópico...e a muitos outros. O tempo é pouco e o cansaço vence à vontade!

 

O upgrade à iluminação deve ser visível, o que é muito bom!

Essa Acanthastrea lordhowensis....andei a namora-la algumas semanas e agora...está aí! biggrin

Menos mal...está em casa de um amigo! ;) Mais lá para a frente vem cá parar uma também! bowdown

 

A ver se um dia destes vou aí ver isso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

João, espero que tenhas razão. O facto de ele se roçar já lhe deixou umas pequenas marcas no lado direito e custa-me ver o bicho a ficar assim quando lhe dá a " comichão". Esta semana vou mesmo tentar arranjar dois Lysmatas para ver se poem o peixe mais à vontade. Hoje, inclusivé, assisti várias vezes à tentativa de induzir os Chromis a limparem-lhe aquela zona, substituíndo um dimidiatus. Total submissão mesmo em frente aos Chromis e levantar estático da barbatana lateral direita. Continua a comer com vontade e pega em qualquer comida ( granulado, flocos, algas). Vamos ver... :D

 

Em relação aos corais, nomeadamente a Acropora, depois de investigar mis um pouco, já tenho mais dúvidas senão se trata de outra espécie diferente das que enunciamos mas também não vale a pena especular muito mais. É esperar para ver como se desenvolve e a forma com que os ramos/pólipos ficam. A Montipora é, de facto, incrustante. Já por isso mesmo é que a colei num pequeno plate, para quando se começar a desenvolver, cubra a pedra e dê um aspecto de prato. O plate é amovível, o que facilita qualquer mudança que queira fazer.

 

Pedro, tu andaste a namorá-la umas semanas e eu andei a namorá-la desde que chegou ( esteve na loja cerca de dois meses).

 

Menos mal...está em casa de um amigo!Mais lá para a frente vem cá parar uma também!

 

Amigo? Quem? Onde? Como? Quando? Porquê?

Quem és tu? :coffee:

 

A ver se um dia destes vou aí ver isso!

 

As portas estão abertas.

 

Mais uma da Acan. com a nova iluminação:

 

Picture062.jpg

 

E mais qualquer coisa:

 

Picture125.jpg

 

Picture107.jpg

 

Picture069.jpg

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André,

 

Lindas fotos, como sempre!

 

Com o numero de fregueses que começas a ter para a Acanthastrea é melhor começares a distribuir senhas! :coffee:

 

Em relação aos Lysmatas, no meu caso o amboinensis é uma verdadeira estação de serviço especialmente para o Zebrassoma. Não tem vergonha nenhuma, assim que coloco as mãos no aquário salta imediatamente para cima delas e é muitissimo mais interactivo do que o debelius que passa o tempo todo escondido no buraco dele sem se deixar ver inclusive de noite.

 

Abraço,

 

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho acompanhado este projecto, e simplesmente adoro o layout. As lampadas que escolheste dão um espectro muito agradável ao aqua. A ver se consegues manter o fundo preto, porque as vezes a coralina começa a espalhar-se e lá vem o trabalho de se raspar os vidros.

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Rui e Ricardo, obrigado. :puppydogeyes:

 

Rui, não há problema. Chega para todos porque a colónia está grande, estando já a precisar de mais rocha adjacente para se continuar a desenvolver. Mais uma ou duas semanas e frago-a. Obrigado pelo teu relato sobre o amboniensis. Ainda não os arranjei mas não passa desta semana. Os debelius são lindíssimos mas parece que há um consenso de que são muito tímidos. De qualquer maneira, será igualmente uma espécie a adquirir no futuro.

 

Ricardo, já limpei o vidro de trás duas vezes. O " segredo" é não deixar a coralina chegar ao estado duro em que só se remove com lâmina. Com o íman, consigo limpar o vidro facilmente. A diferença entre um vidro limpo e minimamente sujo de coralina é enorme! Agora, o que será naqueles aquários em que não se vê o fundo há meses, com coralina em camada e de diferentes cores... Pode dar um pouco de trabalho mas, se for feito regularmente sem deixar chegar ao tal estado de camadas, acaba por compensar. Há muito mais contraste entre a rocha/corais/areia e consegue-se manter a sensação de profundidade. Mas, também há quem goste de manter os vidros com coralina e isso agora vai de cada um. Pessoalmente, coralina só na rocha.

 

Deixo mais umas fotos das novas entradas:

 

Picture151.jpg

 

Picture236.jpg

 

Picture170-1.jpg

 

Só com as azuis ligadas:

Picture238.jpg

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito Bonitos esses novos corais.

 

Sim, no meu último salgado era o que eu fazia, limpava regularmente o vidro de trás para não dar hipotese de alojamento da coralina. Pessoalmente também gosto mais do fundo limpo e preto, dá um contraste maior favorecendo a visualização do layout.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, muito porreiro!

 

Vê-se que está tudo feito com calma... :character0050:

 

 

VÊ se metes umas fotos gerais , de como está o aqua agora!

 

Abrs

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.