Phoenix


Recommended Posts

  • Replies 472
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Bom dia André,

O meu aquario nasceu exactamente no mesmo dia que o teu, fazendo assim hoje 1 mês e 5 dias... e tenho levado procedimentos um bocado diferentes dos teus. Vou tentar enumeralos;

 

1º desde a primeira semana que tenho equipa de limpeza no aquario, hermitas da costa, 2x patas azuis, 2x camarões seticaudatas, 1x debelius, e N camaroes transparentes da nossa costa.(alguns foram morrendo)

 

2º tive sempre luz no aquario mas apenas 1 actinica ligada 3h durante hora de almoço e 3h durante hora de jantar

 

3º desde a segunda semana que faço tpas de pelo menos 15% tendo ontem feito uma de 20% (sempre achei importante)

 

4º por acção precipitada minha na terceira semana introduzi um Synchiropus ocellatus mas nunca o alimentei! ainda vive e não está magro ;)

 

5º com 1 mês de vida, o aquario de quanrentena onde tinha os meus outros peixes teve o colapso e sobreviveu-me apenas o Zebrasoma flavescense o Ctenochaetus strigosus e tive de os transferir urgentemente para o aquario principal sob pena de os perder.

 

6º o meu escumador nunca encheu o copo de espuma, escuma um pouco mais nos doi primeiros dias depois da tpa e leva o resto da semana a trabalhar mas sem escumar quase nada.

 

Com 1 mês de vida chegaram as lampadas e comecei a usar toda a iluminação 10h totais ao dia, com ATI's e osram.

 

Apenas te falo nestes procedimentos pois temos aquario muito semelhante com excepção da sump, pois só aqora tive disponibilidade e vou adicionar embora muito pequena. No aquario principal temos a mesma litragem, com mesma iluminação, tu tens melhor circulação etc. etc.

 

Resumindo, só agora me estão a aparecer algumas colonias de algas castanhas, mais nas partes de rocha que eu parti(ficaram brancas nesses pontos) e areão um pouco mais castanho, de resto, nao tenho algas mais nenhumas e ja vejo muita/alguma coralina!

 

Visto termos setups parecidos gostava que fossemos apresentando os nossos procedimentos e diferenças para ambos termos aquarios saudaveis e tentarmos aprender um com o outro.

 

Embora eu tenha feito um layout com mais rocha e ainda vou adicionar mais, tenho a mesma ideia que tu, evitar ao maximo pragas de corais que se alastram em todas as rochas a sua volta.

 

Ja escrevi demais, desculpa lá!

 

Continua o bom trabalho e como sempre vai mostrando a evolução!

Abraço

Editado por Verissimo

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Hugo, mais curto que isso é impossível mas é mesmo esta confirmação que queria saber. Obrigado. :medieval_mace:

 

Veríssimo, a equipa de limpeza que tens não me parece ser a mais adequada para este tipo de algas. Atenção a isso, caso contrário os bichos podem morrer à fome a não ser, claro, que os alimentes. Estive a pesquisar mais um pouco e um dos melhores animais para as algas castanhas ( Diatomáceas) são os Turbos. O problema é que, sendo uma alga que tem como causa o facto do ciclo ainda não estar suficientemente amadurecido e que desapare quando este está completo, os caracóis acabam por ficar sem comida ( a não ser que apareçam outras algas) e acabam por morrer. Depois da confirmação do Hugo, fiquei ainda mais tranquilo pois, à semelhança das Diatomáceas de água doce, o seu desaparecimento é tão repentino quanto o seu aparecimento. São capazes de ser as algas mais fáceis de se lidar sem intervenção nossa quando a causa do seu aparecimento é desta natureza. Por isso, irei manter a rotina que tenho para este aquário: apenas alimentar o " rebanho azul". Irei evitar fazer trocas de água e introduzir mais vivos. O primeiro porque fazer TPAs nesta altura iria apenas agravar a situação, prolongando o tempo de ciclagem e o segundo porque iria sobrecarregar ainda mais a colónia de bactérias estando, mais uma vez, a aumentar o tempo de ciclagem. Não sei se era este o bom senso a que o Hugo se referia mas penso que é o melhor que posso fazer neste momento. O resto é com o tempo. :medieval_mace:

 

Será engraçado comparar os resultados de ambos os aquários no que toca ao desenvolvimento das algas e do ciclo, embora haja muitos parâmetros que estão desencontrados:

 

  • a litragem do meu aquário é de 300L brutos ( 100*60*50) ao contrário do teu que tem 200L brutos ( 100*40*50)

  • a iluminação do meu que tem apenas ( e vai ter durante mais algum tempo) 2 x 39W por 4h diárias, ao contrário da tua que é constituída por 6 x 39W por 10h diárias

  • talvez maior carga orgânica no teu aquário do que no meu pelo tipo e quantidade de vivos

  • ausência de TPAs no meu Vs realização de TPAs no teu

  • quantidade de rocha; maior no teu do que no meu

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será engraçado comparar os resultados de ambos os aquários no que toca ao desenvolvimento das algas e do ciclo, embora haja muitos parâmetros que estão desencontrados

Por isso eu dizia que era engraçado comparar-mos os resultados, por estarmos a seguir metodos diferentes, apenas tinha metido na cabeça que as medidas do teu aquario eram outras, devo ter confundido!! (o que deita por terra toda a minha ideia) biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Oe hermitas nao os coloquei no aquario com finalidade de eliminar estas algas mas sim comerem toda a porcaria que a rocha trazia agarrada quando veio da loja, e eles até se teem safado.

 

Quanto as tpas, a tua teoria tem até muita logica, talvez até experimente atrazar um pouco as minhas tpas ou reduzir o volume para tentar perceber se haverá resultados.

 

Continua com o bom trabalho!

Cumps

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

podem juntar mais o meu aquário para efeitos de comparação pois a data de montagem é quase identica (16 de Novembro) e com pouco mais de 300 litros reais.

 

André,

 

Essas algas ainda não tive mas já tive outras e neste momento a minha dor de cabeça são as cianobactérias que me arruinam uma das coisas que eu mais gosto, o meu areão branquinho :eusathink:

 

Tenho feito TPAs à razão de uma cada 9-10 dias sensivelmente com perto de 15% e neste momento para tentar erradicar as ciano vou alterar uma série de procedimentos entre os quais duplicar a frequencia das TPAs (em conjunto com diminuir drasticamente a comida que estava a dar aos peixes que vim a verificar ser em demasia bem como descongelar previamente a comida congelada e deitar fora aquela aguadilha)

 

Em termos de iluminação acendi as luzes com duas semanas de montagem com 4 horas diárias (recordo que era um projector de halogéneo de 500W) e aumentei para 6 horas diárias ao fim de 4 semanas, valor que mantive até há 2 dias atrás.

Quanto a algas, filamentosas felizmente não tive qualquer visita delas até agora. Tive sim uma pelicula castanha que me começou a cobrir as rochas que não tinham coralina (toda a rocha viva que usei era viva no entanto uma parte tinha coralina mas outra não) e que erradiquei completamente fazendo um "apagão" de 3 dias após o qual, as algas que não tinham simplesmente desaparecido ficaram de tal modo enfraquecidas que se soltaram com a maior das facilidades com a sucção na altura de uma TPA.

Após o desaparecimento dessas algas castanhas começaram a aparecer umas verdes, igualmente não filamentosas e, ao contrário ads castanhas que se soltavam com o esfregar de uma escova de dentes, por exemplo, estas estão muito bem agarradas mas estão muito longe de cobrirem a rocha. Estas alags vão desaparecendo aos poucos sem intervenção da minha parte e por baixo começa a aparecer coralina.

 

Este ciclo (algas castanhas -> algas verdes -> coralina) começou a manifestar-se a partir do momento em que tive iluminação. Como já mencionei, filamentosas é coisa que por aqui ainda não apareceu. Com 4 e 5 semanas introduzi um hepatus e um zebrassoma pelo que não sei até que ponto eles tiveram qualquer influencia nesse facto pois andam constantemente a bicar na rocha apesar de eu não ver lá nada para eles comerem!

 

Abraços,

 

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André. :flick_tongue:

 

 

"Long time no see".

 

Pelo que vejo estás no bom caminho. Essas algas, parecem-me algas ditas normais de ciclo que rapidamente irão desaparecer , quer pelo processo normal de ciclo, quer por mais umas TPA's ou aquando a entrada da equipa de limpeza, peixes alguivoros, etc.

 

A escolha das lâmpadas está bem pensada, no entanto, tiraria por completo a hipótese das 10.000k.

 

Temos que combinar um cafézito. Vai dando noticias.

 

Abraço.

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Rui, não sei se fui eu que percebi mal ou se foste tu mas eu não tenho algas filamentosas e também ainda não as tive. :puppydogeyes:

O que tive foram algas verdes em formato de mancha nalgumas pedras que desapareceram rapidamente.

O que tenho desde então são algas castanhas, Diatomáceas. Se o normal ou ideal é passar pelas castanhas, depois verdes e por fim, desaparecerem todas e surgir a alga coralina, então posso concluir que a introdução dos peixes destabilizou essa sequência, atrasando o ciclo. Por isso, a ideia agora é esperar que as coisas estabilizem sem qualquer introdução de vivos ou realização de TPAs. Vamos ver... Cianobactérias foi algo que ainda não experienciei mas isso já me parece fugir à parte " normal" do ciclo. As medidas que pretendes implementar parecem-me bem. A comida congelada suja muita e é algo que tenho evitado dar aos meus. Dou apenas granulado e flocos e é tudo comido porque fica tudo à superfície. Quando tiver o aquário mais estabilizado e um regime de TPAs implementado, iniciarei então a comida congelada esporádicamente para oferecer um pouco mais de diversidade aos peixes. Ainda em relação às medidas que tencionas implementar, acho que ainda faltam aí duas que me parecem igualmente importantes: investir numa osmose e repor a água evaporada com esta ao invés de usares água da torneira; TPAs com sal sintético.Tendo em conta o que se sabe sobre a instabilidade da água da torneira e o que pode vir na água do mar, eu não arriscava.

 

Grande João, é verdade. A malta anda desencontrada. Realmente foi pena não ter ido para a almoçarada convosco mas temos de combinar novamente, para outro dia. Aparece no cafézinho se tiveres tempo e vontade. :bs_quesexclaim:

Em relação às lâmpadas de 10K, confesso que também não estou totalmente convencido.

Uma vez que pretendo colocar 8 lâmpadas ( as lâmpadas já estão encomendadas e quando chegarem, faço o upgrade à calha), a ideia foi variar um pouco o espectro de modo a obter um tom leve azulado com um pouco de rosa para realçar os corais vermelhos. Pensei que substituindo as de 10K por 14K, o aquário ficasse demasiado azul e então optei por mandar vir apenas duas para conseguir, de alguma forma, equilibrar o espectro.

 

A combinação permanente é esta ( de frente para trás):

 

- KZ New Generation 14K

- KZ Coralight 10K

- KZ New Generation 14K

- Giesemann POWERCHROME actinic plus

- KZ Fiji Purple

- KZ New Generation 14K

- KZ Coralight 10K

- KZ New Generation 14K

 

 

Espero conseguir o efeito desejado com esta combinação de lâmpadas. A disposição das mesmas já está de acordo com a coloração e com os locais escolhidos para os corais. Agora é esperar que elas cheguem. Até lá, o aquário matura mais um pouco e ganha mais castanho, sem pressas.

 

E, por falar em castanhos, deixo mais um registo do estado actual do aquário:

 

Picture002.jpg

 

Picture004.jpg

 

Picture008.jpg

 

Picture013.jpg

 

Na primeira rocha onde apareceram, dia 4 de Janeiro:

Picture284.jpg

 

Foto tirada ontem, dia 12 de Janeiro:

Picture011.jpg

 

As diferenças são subtis mas parece-me que se nota uma ligeira regressão na primeira rocha onde apareceu. Vou continuar a fazer o que fiz até agora ( nada), com muita paciência. Entretanto, tive de colocar mais um termostato, mesmo dentro do aquário porque o frio que se tem sentido fazer à noite tem oscilado bastante a temperatura do aquário. De dia mantinha-se nos 25.5ºC, com algum custo, e à noite descia para os 23ºC. Agora, com 3 termostatos ( um de 150W no aquário, um de 150W e outro de 200W no SUMP), a temperatura é estável dia e noite, mantendo-se nos 26.5ºC. 500W para aquecer um aquário de 300L é obra mas, por outro lado, também não há grande iluminação, por isso...

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André

 

Continuo a ver que em relação as TP'as elas só terão inicio após o ciclo estar completo. Quanto ás temperaturas, fiquei um pouco surpreendido por teres 500W no teu Aqua pois eu no meu apenas tenho 400W e como sabes são quase 800ltos com a Sump.

 

Bem sei que tenho a calha tb a ajudar mas acredita que não pensei ser necessario tantos W.

 

Está de facto a ficar muito bem o teu aqua e de facto já so aparecem 10 Cromis na foto:)))

 

Abraço e estou á espera de novas colocações.

 

PCautela.

382_344.png

 

Abraço,

 

PCautela

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André

 

Continuo a ver que em relação as TP'as elas só terão inicio após o ciclo estar completo. Quanto ás temperaturas, fiquei um pouco surpreendido por teres 500W no teu Aqua pois eu no meu apenas tenho 400W e como sabes são quase 800ltos com a Sump.

 

Bem sei que tenho a calha tb a ajudar mas acredita que não pensei ser necessario tantos W.

 

Está de facto a ficar muito bem o teu aqua e de facto já so aparecem 10 Cromis na foto:)))

 

Abraço e estou á espera de novas colocações.

 

PCautela.

Desculpa mas já viste as ultimas fotos do meu aqua?

382_344.png

 

Abraço,

 

PCautela

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

Sempre decidiste fazer a adição de mais duas lampadas! :puppydogeyes: aposto que já tens ideia formada sobre os corais a colocar!!

 

Com as lampadas de 10000k mais as de 140000k, não ficará assim muito branco o aquário?

Eu por acaso deixava de parte as de 10000k para colocar mais duas actinicas ou uma actinica e outra de 14000k.

Eu estou a usar 3 actininas e 3 "brancas" ATI aquablue spezial, sempre pensei que fosse darum ar mais azulado ao aquario mas mesmo assim não ficou tão azul como eu queria!

 

Em relação as algas, esperar é mesmo o melhor que tens a fazer (penso eu)

 

Continuação do bom trabalho!

Abraço,

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

O castanho que está a surgir no areão, tem quantos dias?

 

Em relação ao que sugeres, água sintética quero MESMO não usar, vamos a ver se não sou forçado a mudar de ideias.

Quanto à osmose, é mais facil eu adoptar a tua sugestão. Neste momento estou a usar água engarrafada. Se após a erradicação das cianobactérias verificar que voltando a usar água da torneira elas voltam a aparecer aí sim, terei de dar o braço a torcer e usar osmose mas, por principio, não quero investir em determinados equipamentos/metodologias sem primeiro notar clara necessidade dos mesmos.

 

Abraço,

 

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Paulo, acredita que a iluminação faz muita diferença no aquecimento da água, ainda para mais no teu caso que são duas HQIs de 250W cada.

A razão de necessitar de 500W para me aquecer o aquário deve-se simplesmente ao facto de manter a janela aberta 24h/dia por causa da humidade. Com o frio que tem feito, outra coisa não seria de esperar relativamente à temperatura do aquário. É o preço a pagar para não ter água a escorrer pelas paredes. ;)

 

Veríssimo, é verdade, optei por colocar mais duas lâmpadas de modo a obter um espectro mais completo. Os corais já estão igualmente escolhidos, sim, embora haja sempre um ou outro que vai aparecendo na loja sem estar à espera e...

Em relação às lâmpadas, muito branco duvido. São apenas duas de 10K rodeadas por 14K. Muito branco seria ter apenas duas de 14K e o resto 10K. Quero ficar com um leve tom de azul. No fundo, no que toca a lâmpadas, penso que vai de lâmpada para lâmpada e, principalmente, do gosto de cada um. Há quem goste de ver os aquários brancos, há quem goste de os ver com algum azul, há quem os goste de ver bem azuis, roxos ou mesmo cor-de-rosa. Para mim, tudo o que seja extremos não me interessa. :)

 

Rui, as algas na areia apareceram por volta do dia 2 de Janeiro. Nas pedras, apareceram a seguir ao Natal.

As das pedras parecem já estar a regredir e a bom ritmo, diga-se. Dentro de dias, volto a actualizar com fotos para se fazer de novo a comparação.

Em relação às sugestões que te deixei, concordo contigo. Acho que deves ser tu a tirar conclusões próprias sobre o que se passa no teu aquário, através da experimentação. Só assim é que ganhas " calo" no que toca a resolver problemas que estão presentes e outros que possam surgir no futuro ( esperemos que não, obviamente). ;)

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Mais algumas novidades.

 

Picture005-1.jpg

 

Picture009.jpg

 

Obrigado Sylo e João. :puppydogeyes:

 

Diversifiquei mais um pouco a alimentação com o ELOS SV.1 e, por conseguinte, reduzi as doses.

Os peixes adoram e segundo as instrucções, é um granulado bastante completo, quer em proteína animal como proteína vegetal, vitaminas e estimulante do sistema imunitário.

 

Picture014-1.jpg

 

Saco em vácuo

Picture015.jpg

 

Neste momento, parece que o aquário está com condições para.... xénias!

Voltaram a aparecer na ilha do lado esquerdo, o que quer dizer que vou ter de ser mais duro na sua remoção, na próxima vez que meter as mãos dentro de água. Deve ser do tipo " quanto mais me bates, mais eu gosto de ti".

 

Picture017-1.jpg

 

Entretanto, já tenho a confirmação que as lâmpadas chegam Segunda-feira, pelo que durante as próximas duas semanas devo proceder à modificação da calha. A iluminação definitiva deve coincidir com os 2 meses de montagem e espero que, até lá, as algas castanhas acabem por desaparecer. Vamos lá ver se depois naão aparecem outras mas, cada coisa a seu tempo. É também nessa altura que devo fazer a primeira TPA, de modo a estabilizar o melhor possível os parâmetros para a entrada dos corais. Devagar, a coisa vai.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso vai lançado :roll: !!

 

Cheira-me que alguem andou de rede pelo Cabo Raso á procura de gambas!

Qualquer dia tenho de ver isso ao vivo André.

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso vai lançado :Fade-color !!

Cheira-me que alguem andou de rede pelo Cabo Raso á procura de gambas!

Qualquer dia tenho de ver isso ao vivo André.

 

Vai vai, está em auto-manutenção desde que o enchi com água.

É só alimentar o rebanho azul.

 

Ehehe, na verdade, foi apanhado com um copo de plástico a 100 metros de casa, num aquário da nossa costa.

Junto vieram Nessários.

Quando quiseres aparecer, já sabes mas, para já, digo-te que não tem grande interesse.

É calhau, areia, peixes azuis esverdeados e castanho q.b. :whocares:

 

Não conheço essa especie de sulawesi ;)

 

Quanto as xenias de facto existe peritos nesse tipo de coral :eusathink: mas eu sei que não gostas se der para tirar a rocha raspa isso com um esfergão

 

Não é Sulawesi, é Sylowesi. :confused4:

Pois, estou a ver que tenho mesmo de tirar a pedra e tratar dela cá fora.

Eu preciso é de um perito para me dizer como as remover de vez, não um perito para me dizer como as fazer crescer ainda mais... :roflroll2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz uma dose bem concentrada de kalk (mas bem mesmo); desliga as bombas de circulaçao do aquario,aguarda 1 minuto para que deixe de haver corrente mesmo, aplica a "pasta" generosamente em cima dessas "orquideas" com uma seringa ou uma pipeta (tambem nao precisa de escorrer pelas rochas, o suficiente para as cobrires todas)

Espera alguns minutos, para que o "arranjo floral" fique bem queimado, depois novamente com a pipeta ou seringa retira o maximo da mistura de kalk que conseguires das pedras, se te escapar um bocado nao te preocupes, desde que nao seja muito não há problema, só depois voltas a ligar a circulação.

 

 

PS. Enquanto fazes todo o procedimento é obrigatorio fazeres um registo fotográfico e colocá-lo aqui no tópico, caso contrário, o kalk nao vai surtir qualquer efeito nas xénias ;):tongue:

Editado por andrecardoso

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

obrigado pelas dicas em relação às Xénias.

André, a descrição está porreira mas ainda não apliquei essa medida.

O Hugo já me tinha dito que, se o escumador estivesse a funcionar a 100%, as Xénias acabavam por mirrar, apenas abrindo quando o escumador estivesse a precisar de ser limpo de novo, o que faz todo o sentido. Tem tudo a ver com a carga orgânica... Então, tenho deixado andar para ver se isso acontece no aquário e a verdade é que, de facto, acontece. Desde que não deixe encher o copo do escumador, as Xénias passam os dias completamente mirradas, praticamente enfiadas na rocha. É bom olhar para a rocha e não ver aquilo à mostra.

 

Onde está a Xénia?

Picture064.jpg

 

Entretanto, ontem foi dia de escavacar e reconstruir um reef com 2 anos e, como não podia deixar de ser, lá trouxe uns cotos de SPS para ver como se safam no meu aquário, apesar de ainda não ter a iluminação definitiva. Em relação ao tal reef, a malta partiu aquilo tudo ( bem, a malta ponto e vírgula; há sempre aqueles que vêm apenas pelos petiscos, outros pelos frags e outros ainda apenas para ver TV, comer os petiscos e ficar com uns frags)!!! :transport027:

Em relação ao aquário, aquilo mais parecia uma pedreira em que não faltaram gruas, escavadoras e camiões para transportar os bens ( leia-se, sacos). Mas, o Constructor, mais tarde, vai concerteza pronunciar-se sobre a obra.

 

Acropora sp. com pólipos verdes

Picture044.jpg

 

Picture071-1.jpg

 

Picture123.jpg

 

Montipora capricornis roxa, Montipora capricornis vermelha, Acropora millepora salmão

Picture096.jpg

 

Os frags estão colados a pequenos pedaços de rocha morta e não estão no local definitivo. Estou apenas a testar como se vão dar com as condições presentes. Se se derem bem, tiro-os das pedras e colo-os nos locais definitivos.

 

Em relação às Diatomáceas, já começam a desaparecer na rocha, embora na areia ainda estejam muito disseminadas.

Mais algum tempo e paciência e a coisa vai lá.

A coralina está em força.

Fotoperíodo foi aumentado para 6h diárias com 4 x 39W.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis, neste momento tenho algo para onde olhar que é muito mais importante do que o aquário, e não pode ser feito parvo. ;)

Quanto aos crescimentos, nem é tanto o que eu procuro mas antes as cores por isso, vamos lá ver se isto não fica mas é marron...

Obrigado pelos cotos!

 

André, como ontem introduzi os frags, hoje resolvi fazer os testes.

Comparando com quando montei o aquário, os resultados são:

 

Dia 4-12-2008

 

pH = 8.1

kH = 7

 

NO3 = 10 mg/L

PO4 = 0.01 mg/L ( mínimo do teste)

 

Ca = 450 mg/L

Mg = 1600 mg/L

 

 

26-01-2009

 

pH = 8.5

kH = 10

 

NO3 = entre 5 e 10 mg/L ( fica algures entre as duas cores mas mais perto dos 5 mg/L)

PO4 = 0.01 mg/L ( mínimo do teste)

 

Ca = 475 mg/L

Mg = 1400 mg/L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.