Phoenix


Recommended Posts

Eu de medidas não percebo nada, mas o hardscape está espetacular como é habitual nos teus aquários.

Desejo-te a melhor sorte com o aquário.

Cumprimentos,

Rodrigo Guimarães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 472
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Os parametros estão porreiros. Alias nem te preocupes muito com isso nos proximos tempos. È desnecessario. O KH tambem não está mau. 7 é um valor já jeitoso! Se quiseres aumentar um bocadinho mete bicarbonato de sodio á venda em qualquer supermercado. Vai baixar é o calcio, que está um bocadinho elevado. Deve ter sido do sal da elos!

 

Quanto ao layout so opino daqui a uns meses :medieval_mace:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Rodrigo, obrigado.

 

Hugo, à partida sim, tenho. Pelo menos vejo os filamentos que estão agarrados à rocha nessa zona a serem varridos pela circulação.

É certo que é uma circulação fraca mas acontece. Também ainda só tenho uma Tunze instalada e estou a operá-la a 12V ( ainda não liguei o Multicontrolador). Este fim-de-semana já trato dessa parte e dou mais ênfase à circulação por entre a rocha, sem me varrer a areia. Aparece aí no fim-de-semana, se tiveres tempo, para veres a coisa " in loco" e beber umas loiras ( quer dizer, está tudo muito modesto e simples mas pronto). :microwave:

 

Luis, já instalei o Osmolator da Tunze e devo começar a injectar Kalk através do reactor, na próxima semana. Penso que isso vai manter os parâmetros mais ou menos estáveis e elevar-me um pouco o kH ( sim, o Ca deve baixar um bocado mas não deve ser crítico). Faço-te o mesmo convite que fiz ao Hugo. Se a malta quiser aparecer, estão à vontade. :eusathink:

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André.

 

Ficou muito porreiro o Aqua. Tá com um aspecto limpo ( por enquanto...... :P ).

 

Em relação há quantidade de rocha, acho eu tb não é preciso muito, aliás como pudeste ver no meu aqua, tenho também "pouca rocha".

 

Não sou apologista de MUITA rocha, pois começa a haver zonas paradas entre elas, e isso em nada nos é vantajoso, por isso prefiro ter pouca, mas toda ela bem oxigenada.

 

Agora isso quer é corais ;)

 

 

Abraço.

 

 

 

P.s - Quando for o dia para as :puppydogeyes::puppydogeyes: , conta comigo......

Editado por joao_judicibus

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

João, exacto. Rocha q.b. mas bem oxigenada.

Em relação aos corais, daqui por 1 mês e meio falamos...

Nessa altura, já conto trazer uns coraizinhos com mais cor portanto, força nisso. :smilecolros:

 

P.s - Quando for o dia para as surprisedcheers , conta comigo......

 

Epá, é só combinares com o Hugo e dizerem: " André, vamos aí hoje!" Não preciso de mais nada.

 

Deixo uma foto do escritório e daquilo que me rodeia. Escusado será dizer que só olho para o portátil. :computer003:

 

Picture110.jpg

 

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Todo o Aquario ficou muito agradável de se ver, espero que mudes de ideias quanto a nao quereres ver o aquário atulhado de corais :mrgreen: mas acredito que assim vai ficar simples e muito bonito e agradável!

 

Não resististe a meter uma sardinha a nadar já eheeh não deve ser problema!

 

Mais fotos sff :medieval_mace:

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sardinhas não digo mas douradas, na grelha... #food

 

Boas,

 

Todo o Aquario ficou muito agradável de se ver, espero que mudes de ideias quanto a nao quereres ver o aquário atulhado de corais :P mas acredito que assim vai ficar simples e muito bonito e agradável!

 

É complicado explicar o que pretendo a longo prazo. Se tivesse de descrever o que quero seria com três palavras ( pegando nalgumas tuas): aberto, simples e estéticamente agradável.

 

Não resististe a meter uma sardinha a nadar já eheeh não deve ser problema!

 

Só uma? :unsure:

 

Mostra mais quere-mos ver mais que isso

 

Mais fotos sff :D

 

" Ask and thou shall receive", é o meu lema.

 

Picture169.jpg

 

Picture187.jpg

 

Picture170.jpg

 

 

Fui à Naturline no fim-de-semana e, após muita ponderação, achei que o aquário suportaria e precisaria de mais carga orgânica. Obrigado à malta da Naturline pela bela qualidade dos peixes e, acima de tudo, pelo tempo sempre bem passado.

Este é um peixe que planeei ter desde o início e, depois de algum tempo a olhar para eles, vendo-os tão activos, com um tamanho aceitável e bem saudáveis, decidi trazê-los.

No aquário, continuam vivaços, a comer muito bem ( apetite voraz para um peixe tão pequeno), exploram o aquário à vontade e dão um vistão quando se deslocam em cardume ( que é 99% das vezes). Há hora da deita, agrupam-se todos e enfiam-se para dentro da ilha maior, ficando imperceptíveis na rocha ( fotos há hora da deita, em cima).

Não podia estar mais contente com os meus primeiros peixes de água salgada.

 

Em relação a parâmetros da água, testados antes de introduzir os peixes, mantém-se tudo igual à excepção dos Nitratos que tinham baixado para 5 mg/L. Achei que estavam bons para receber os peixes, tendo vindo estes dar continuação ao ciclo. O reactor de Kalk também já está ligado e as luzes mantenho apenas duas ligadas ( uma de 14K e outra de 10K), durante 4 horas. As lâmpadas definitivas vêm em Janeiro e vou experimentar as da Korallen-Zucht.

 

A combinação, de frente para trás:

 

- Coral Light New Generation 14K

- Coral Light 10K

- Coral Light New Generation 14K

- Fiji Purple

- Coral Light 10K

- Coral Light New Generation 14K

 

Será nessa altura que começo a introduzir corais, caindo assim por terra a ideia que tinha inicialmente: corais antes de peixes.

Shame on me! ;)

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem tinha programado um cardumezito desses chromis :shock: Aliás, no meu aquário que está em inicio só vou mesmo querer peixes muito activos...

 

Lampadas actinicas nao vai levar André? Se soubesse antes, tinha feito encomenda das lampadas em conjunto contigo...

 

Força nisso!

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Baos André,

 

tenho andado afastado daqui devido a trabalho mas numa das minhas passagens de raspão vi que já tinhas introduzido peixinhos e não resisti a comentar :medieval_mace:

 

À tua semelhança os meus primeiros peixes (peixes, não habitantes) também foram Chromis e tive uma sorte mista, explicando: Os dois primeiros adquiri na Naturline no dia 1 de Dezembro (os unicos 2 que por lá existiam) e no dia 6 fui lá buscar mais 6. Os dois primeiros ainda por aqui andam na companhia de outros dois que entretanto adquiri na ReefNatura (ex-Biotopo Azul). Em relação aos 6 morreram no espaço de 5 dias todos com os mesmos sintomas. Depois actualizo o meu topico com a informação mas apenas para realçar que entretanto troquei emails com o Pedro da Naturline que mencionou terem detectado o mesmo problema lá no aquário de chromis deles e que me vão restituir novos chromis numa atitude que considero de extrema seriedade e enalteço como uma bela forma de estar neste hobby.

 

Acho que formam uma bela imagem em cardume seja contra um fundo negro seja contra um fundo mais colorido composto de corais, têm um azul esverdeado lindissimo, acho qeu foi uma bela escolha! Os meus jogam-se a tudo, flocos, artemia, ovas de lagosta, torradas, lasanha, etc :wub:

 

 

PS - Esqueci-me de dizer que concordo plenamente com a adição de peixes nestes estágios iniciais de montagem de um aquário desde que feita com conta, peso e medida tal como fizeste. Manter um aquário com água esterilizada durante 2-3 meses faz tanto pela colonização de bacterias como mandar gasolina para dentro de água!

 

Abraço.

 

Rui Feliciano

Editado por Rui Feliciano
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Veríssimo, Actínicas puras, em princípio, não vou colocar. As lâmpadas de 14K já dão um azul muito agradável e promovem, q.b., a fluorescência dos corais. Se, com esta combinação, o efeito ficar demasiado branco, talvez considere o uso de uma actínica pura. Se ficar demasiado rosa/branco por causa da Fiji Purple e das de 10K, troco-a por outra 14K. Tenho lido muito bem acerca destas lâmpadas e por isso vou experimentar numa de curiosidade. A ideia é começar pelas mais caras e ir passando para as mais baratas ( ATI) para, no final, ter uma opinião formada com base na experiência e não nos relatos cibernéticos. Só vou encomendar em Janeiro por isso ainda estás a tempo...

 

Luis, eu até compreendo e concordo com o que dizes, se estivermos a falar de grupos com poucos indivíduos ( 5/6 ou menos). O facto de se ter um grupo com mais de 10 indivíduos ( digo 10 porque tenho 11) já me parece promover a interacção em grupo e é isso que observo no aquário. Por isso, acho a tua afirmação demasiado generalista e incompleta. Eu diria antes:

 

- não formam verdadeiramente um cardume, muitas vezes andam sozinhos se mantidos em grupos com poucos indivíduos.

 

Ou:

 

- formam um verdadeiro cardume, andando raramente sozinhos ou independentes se mantidos em grupos com 10 ou mais indivíduos.

 

Em relação à agressividade, concordo pois é também o que tenho lido ( não fossem eles da família dos Donzelas). Por já saber de antemão que assim é é que, mais uma vez, optei por um número considerável, de modo a que a agressividade seja distribuída por mais indivíduos. É o que acontece nos Donzelas, embora nesses já não ponha a mão no fogo e, experimentando, só com algo assim:

 

damsels5xg3.jpg

 

damsels2500rx7.jpg

 

( Aquário de Invincible - 300G +/- 1135L)

 

Ainda assim, é algo que também tenciono comprovar por experiência própria. Até que ponto há agressividade de causar stress permanente que resulta na morte do peixe, num grupo mais ou menos considerável, como este. Só para ter a certeza, talvez coloque mais 4, no futuro, para ficar com um número " redondo". :medieval_mace:

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom mas, ainda em relação ao cardume e para não ficarmos apenas pelo empírico, deixo uma sequência em formato panorâmico:

 

Picture229.jpg

 

Picture230.jpg

 

Picture231.jpg

 

Picture232.jpg

 

Picture233.jpg

 

Picture234.jpg

 

Não sei o que chamas a isto mas eu chamo-lhe um cardume. É assim desde que os tenho, havendo as tais explorações esporádicas individuais por breves segundos, voltando rapidamente ao formato de " cardume".

 

Boas Rui.

Lamento ouvir essa peripécia dos Chromis e realmente estranhei, enquanto estava na loja, haver um Chromis sozinho na bateria de baixo, quando os meus estavam numa de cima ( também pode não ter nada a ver). Espero que estes se aguentem e que não tenham apanhado nada, uma vez que o sistema de baterias está interligado. Até agora, parecem-me todos bem e tenho-os observado atentamente, quer na alimentação, quer na interacção de grupo. É aguardar para ver... :baned: De qualquer maneira, é como tu dizes: se os peixes saem da loja com problemas, são sérios o suficiente para compensar o cliente. Só tenho pena é dos animais... Como customo dizer: " peixe sofre!".

 

É verdade sim Sr! Embora peixes banais nos aquários de recife, são lindíssimos em termos de cor e comportamento e acho que em grupo considerável, são uma excelente adição ao aquário. Lasanha ainda não experimentei mas pizza Marco Bellini a 1.90€ do Jumbo chamam-lhe um figo.

 

 

PS - Esqueci-me de dizer que concordo plenamente com a adição de peixes nestes estágios iniciais de montagem de um aquário desde que feita com conta, peso e medida tal como fizeste. Manter um aquário com água esterilizada durante 2-3 meses faz tanto pela colonização de bacterias como mandar gasolina para dentro de água!

 

Mai nada!

 

Depois actualizo o meu topico com a informação...

 

Tic, Tac, Tic, Tac... biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':sunbathing:' />

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, pronto, a dimensão do aquario tambem ajuda eles andarem em cardume. No meu perdem-se nyah

 

Penso que nos cromis a agressividade é sempre contra o mais fragil do grupo, não havendo propriamente distribuição da violencia. O normal é irem "desaparecendo" 1 a 1 ate que sobra um nucleo duro que se aguenta mais tempo. Mas claro, podes ter sorte de ter uns mais pacificos. Os meus ficaram longos meses com 14 individuos. Agora tenho 4 acho!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bonito aquário o teu André!

Assim como tu também penso montar um reefezito, mas ainda não é para já, por enquanto estou só a sorver.

Devo dizer que estava à espera de outro tipo de montagem tua, e que inicialmente nas primeiras fotos nem gostei muito, mas com estas últimas fotos acho que está fenomenal.

Que corais pensas por? Já agora, se te servir de inspiração, pede na Naturline para veres o aquário do catálogo da ELOS, isto se ainda não o tiveres, acho o aquário que lá está bestial.

 

Abraço

Luís Guerreiro

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, pronto, a dimensão do aquario tambem ajuda eles andarem em cardume. No meu perdem-se nyah

 

Penso que nos cromis a agressividade é sempre contra o mais fragil do grupo, não havendo propriamente distribuição da violencia. O normal é irem "desaparecendo" 1 a 1 ate que sobra um nucleo duro que se aguenta mais tempo. Mas claro, podes ter sorte de ter uns mais pacificos. Os meus ficaram longos meses com 14 individuos. Agora tenho 4 acho!

 

 

Brincalhão! Numa banheira dessas, querias o quê?! :bath:

 

Pois, também vi essa informação: o + pequeno/+ fraco é o que leva sempre porrada até ficar de lado.

Espero que o núcleo duro se aguente bastante tempo. Sempre que necessário, reforçarei o cardume com mais adições ( tou a ver que não vou ganhar para os Chromis).

 

Luis, obrigado.

Espero ver também o teu projecto em breve. Sorve, inspira, sorve, expira, dá uma inspiração e uma expiração bem forte e só depois desembolsa... Ao fim de 1 ano, dói menos. :wink: Vais manter o plantado?

 

Em relação ao layout, eu tentei fazer meio aquário com o hardscape, como faço normalmente nos plantados. O complemento são os peixes e corais. Para já, também acho que os peixes vieram dar o acréscimo esperado mas ainda há muito trabalho pela frente. Estou a pensar em mais uma espécie de cardume, peixes mais pequenos, bonitos, inclusivé desovando e nascendo as respectivas larvas em aquário... Não são muito comuns mas são lindíssimos e vale a pena esperar por eles. No que diz respeito a corais, a ilha principal vai ser colonizada apenas com SPS. A ilha pequena estou a pensar colonizar com LPS, apesar de ainda estar bastante indeciso quanto às espécies a colocar. Nos SPS é fácil, uma vez que gosto de muita coisa. Já nos LPS, os meus gostos ficam um pouco limitados mas, assim de repente, posso dizer que estou cada vez mais fã de Acanthastrea spp. A escolha de corais tem de ser bem pensada para o layout em questão. Até lá vou vendo, pesquisando e adicionando à lista dos já escolhidos.

 

Já agora, se te servir de inspiração, pede na Naturline para veres o aquário do catálogo da ELOS, isto se ainda não o tiveres, acho o aquário que lá está bestial.

 

Referes-te a este aquário? biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' />

 

Picture269.jpg

 

Serve sem dúvida de inspiração. Pouco corais mas colónias grandes, bem maturadas e, claro, o uso da Purist Line que é onde se vai buscar as cores. É isto que pretendo a longo prazo.Só peca por ser um layout tão fechado, embora algo me diz que o layout não é tão " atafulhado", tendo levado um resize e sido " colado" naquele aquário, para fins ilustrativos. Ainda assim, é sem dúvida um regalo para os olhos.

 

Tenho aqui umas fotos de corais que vieram na rocha e que são para sair.

Alguns já sei o nome, outros nem por isso.

Se me ajudarem na identificação dos ditos e me derem dicas da melhor maneira de os remover, agradecia.

 

A- Zoanthus

Picture256.jpg

 

B- Este não sei o que é mas é mesmo feiinho.

Picture253.jpg

 

Mais outro do mesmo, noutra rocha.

Picture259.jpg

 

C- Este o LR conhece bem. Xénias

Picture261.jpg

 

D- Este parece-se com GSP mas sei que não é. Os pólipos são um pé que termina num centro oval branco e desse centro partem pequenos tentáculos, uns 6/7 tentáculos.

Picture266.jpg

 

Alguma ideia?

 

 

Abraço,

André

Editado por André Silvestre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugo,

 

Obrigado pela identificação.

Sim, todos eles são pequenos.

O C é parecido com um cogumelo, mole. Tem um pé grosso, branco e depois manda aquele chapéu " marron".

 

De qualquer maneira, já removi o C, D e E com uma pinça pequena.

Todos eles saíram praticamente inteiros, à excepção das Xénias que se desmancharam um pouco.

Acabei por remover a base completamente.

A injecção de kalk nos outros dois é o próximo passo.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva André.

 

Parabéns por este projecto.

Aquário bem estruturado que reflecte a tua dedicação e a tua infindável procura

pelo conhecimento. Gostei muito.

Já vi que a calha ramirezi continua a bombar. Bonita.

 

abraço,

Rui Alves

Lifeguard save me from life.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva André.

 

Parabéns por este projecto.

Aquário bem estruturado que reflecte a tua dedicação e a tua infindável procura

pelo conhecimento. Gostei muito.

Já vi que a calha ramirezi continua a bombar. Bonita.

 

abraço,

Rui Alves

 

Vou comentar um pouco, sim eu vim dos plantados, mas nunca foi muito dos tipo nature, mas do tipo dutch (faz parte dos meus gostos), com carradas de plantas e estas a fazerem o landscape, com apenas e só as plantas a fazer de aquascaping...

 

nota-se que o teu aquário André, está espectacular, muito bem pensado, e apelativo, acho que deverias preservar algum desses traços com corais mais pequenos, que não quebrassem esse layout. tipo zoanthus e afins...

 

Com as plantas é fácil de trabalhar mete-se umas ali e se fica mal metemos no outro lado, com os corais, temos um layout que cresce, com corais alguns a crescer até 3 metros na natureza, e pior rigidos, não ficam com aquela estrutura sempre vertical ...flutuante, pior ainda. E se andas a mexer neles eles morrem...portanto não podes inventar muito...

 

Agora tudo depende dos corais que metes. sinceramente não se consegue perceber a estrutura da rocha por detrás da foto Elos, apenas uma geral...eu não vejo sequer a rocha...diria que é um dutch aquarium ao estilo marinho, embora exista espaço abertos...

 

eu para preservar essa estrutura que tu tens tentaria usar corais mais rarefeitos... podes fazer algo de diferente, um estilo próprio do que se costuma fazer na aquariofilia marinha e de recife, costumam ser pedra e pedras e corais e corais...

:)

podes fazer muito melhor, e acho que estás no bom caminho, com o teu estilo dos plantados...

 

No meu estilo talvez dutch... os pormenores são minha opinião, pouco relevantes, não quero como tu apontastes que o pormenor seja a rocha (tal copmo acontecia na tentativa de recriar o estilo dutch nos meus plantados) , mas os corais, óbviamente que o meu ainda está muito crú... daí a tua opinião da rocha bruta, que até tens razão....mas é apenas uma situação temporária.

Se visses os meus aquários sem plantas seria areia e areia com um declivezito...pobres...e sem nada ...agora as plantas faziam o tal contraste e pormenor...

 

Tive um acontecimento interessante coloquei Green star numa rocha, e esta ficou encrustrada com este coral, tive de partir a pedra porque não conseguia tirar todo o tecido da mesma, só para teres uma ideia das dificuldades que vais enfrentar, eles têm vontade própria e vai ser dificil domar alguns destes... Não será desistir, mas por vezes tens de te preocupar menos com o landscape e deixar estes seguirem o caminho que eles querem...

:scarerun:

senão entras em frustração...

 

Acho que a nivel de circulação está muito bem, terás no centro no interior do monte mais alto alguma menor circulação de água, eu tentei criar no meio das rochas, por entre estas...tipo Ocean vents, a água a entrar para dentro da estrutura e a fluir dentro da rocha e acho que consegui, mas lá está tu não precisas disse sendo um aquário ligeiramente mais pequeno e com menos pedra.

 

 

Menos pedra, por vezes e é a minha opinião é melhor, não porque a pedra é má para filtrar o aquário, mas porque esta óbivamente quebra a circulação da água, e não existindo circulação temos zonas anaerobicas e portanto...pouca filtração...

Resumindo e concluindo está excelente, agora é encher isso de corais...

:arrow:

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa... parabens...

 

Já encheste o aquário...

 

E está lindo.

 

Que inveja...

 

Qualquer dia... qualquer dia... vendo os Discus e entro nesse mundo.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Rui, obrigado.

Já estava na altura de entrar nesta área que tem vindo a desenvolver ainda mais o meu interesse e paixão pelos aquários. É sempre bom experimentarmos vertentes novas no hobbie, para não estagnarmos.

Em relação à calha, sim, infelizmente ainda bomba, devo dizer. Antes de iniciar o projecto, tentei vendê-la para ter algo mais a meu gosto neste aquário, estética e funcionalmente falando. Tal não aconteceu porque as pessoas querem as coisas dadas ( e ela está longe de ter sido dada, como sabes) e portanto tive de lhe fazer uns upgrades. Mas, falarei um pouco mais sobre este assunto quando receber as novas lâmpadas...

 

Vitor, obrigado.

Concordo contigo. A selecção de corais terá de ser cuidadosa, uma vez que não são plantas e andar constantemente a mexer no aquário para os mudar de posição é contra-indicado. Irei evitar os corais moles por serem altamente invasivos. No início, pensei em apostar neles, nomeadamente Zoanthus que são dos poucos corais moles que gosto mas, o facto de serem corais que tendem a expandir o seu crescimento por toda a rocha onde se situam e pelas rochas vizinhas, aliado ao facto de não termos grande acesso aos Zoanthus que mais gosto ( azuis, cor de laranja e verdes, vermelhos, etc), fez-me desistir da ideia. Assim, pretendo ter um aquário maioritariamente de SPS estratégicamente colocados e talvez um ou outro LPS ( Acantasthrea spp. está na lista). Fazer algo com os corais que não comprometa demasiado o layout e conserve o visual limpo e aberto a longo prazo. A foto do Aquário ELOS foi apenas um exemplo que foi sugerido pelo Luis. Como dizes, é um aquário demasiado cheio onde nem se vê a rocha, apenas corais. A inspiração a que me refiro são sobretudo as cores e as colónias grandes de cada espécie. Conjugar isto com o facto de querer manter o aquário definido maioritariamente pelo hardscape é o principal objectivo. Vamos ver...

 

Basílio, obrigado.

Pode ser que a próxima vez que cá venhas o aquário esteja um pouco mais avançado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuando...

 

Enquanto estou à espera das lâmpadas, têm havido algumas modificações no aquário no que toca ao desenvolvimento das algas. Desde a 2ª semana de montagem que tenho mantido duas lâmpadas ligadas durante 4h diárias ( uma de 10K e outra de 14K) e, como tal, as algas apareceram. Comecei com algas verdes em algumas rochas. Em duas semanas, essas algas estagnaram o crescimento e acabaram por morrer. Passados alguns dias, apareceram pequenas manchas castanhas. Primeiro em algumas pedras de rocha morta, depois na rocha viva e por fim passaram para a areia. Sempre em pequenas manchas circulares. Estas ainda hoje se mantêm. Há uma semana atrás, começou finalmente a aparecer um pouco de alga coralina, embora ainda muito tímida ( possivelmente por ter apenas 4h de luz diárias e por as lâmpadas que tenho usado até agora terem mais de 1 ano e meio). Ainda assim, já começa a aparecer.

 

No que toca às algas castanhas, tudo indica que são Diatomáceas. São muito paracidas com as Diatomáceas de água doce e diferenciam-se das Cianobactérias por formarem colónias muito pequenas, em manchas arredondadas e esporádicas, de um castanho muito claro, sem fazerem manto ou terem um aspecto gelatinoso. Andei a pesquisar um pouco sobre este tipo de algas e as causas que encontrei do seu aparecimento foram estas:

 

a) a sua proliferação deve-se à presença de silicatos, uma vez que necessitam destes para construir o seu esqueleto

b) são algas normais em aquários recentes, devido ao facto do ciclo não estar ainda completo mas em andamento

c) podem dever-se também à presença de Fosfatos e Nitratos

d) falta ou pouca circulação nas zonas afectadas

e) escumação deficiente

 

Comparando estas causas com a informação do meu aquário, concluo isto:

 

a) não descarto esta hipótese uma vez que não tenho teste de silicatos e a minha osmose não tem um quarto estágio com resinas para remover os silicatos; no entanto e sabendo de outras causas mais prováveis, por enquanto, esta hipótese fica em stand-by

b) esta hipótese é uma das que faz mais sentido uma vez que o aquário fez agora, dia 1 de Janeiro, 1 mês que está montado. É, portanto, uma montagem muito recente e é possível que a colónia de bactérias não tenha ainda estabilizado, ainda para mais com a introdução dos peixes

c) esta hipótese também é consistente com o estado do aquário. Recentemente, testei o NO3 e o PO4, estando o primeiro entre os 5 e os 10mg/L e o segundo entre os 0.05 e os 0.25 mg/L. Mais uma vez, parece-me fazer sentido tendo em conta a introdução dos peixes.

d) esta hipótese também não descarto por inteiro, uma vez que as zonas da areia afectadas têm, de facto, pouca circulação; o mesmo não se pode dizer da rocha afectada que leva directamente com o fluxo das Tunze.

e) Esta hipótese, enquanto tenho pouca carga orgânica, descarto, já que o escumador tem estado a escumar bem, tendo em conta a Fauna que tenho no aquário e a comida que lhes dou. Em 6 dias, encho o copo do escumador ( Deltec mce600).

Fotos das ditas:

 

Picture284.jpg

 

Picture289.jpg

 

Picture280.jpg

 

 

O desenvolvimento das algas tem sido lento e não está, por enquanto, a afectar a estética do aquário. Como estou confiante que se trata de uma alga passageira, causada pelos pontos acima referidos, não estou preocupado com o seu aparecimento. Ainda assim, gostaria de saber a vossa opinião em relação a isto, se o que apontei está correcto ou não e se poderei começar a pensar em colocar uma equipa de limpeza, como invertebrados. Se sim, quais?

 

De realçar também que ainda não fiz nenhuma troca de água, pelo que, se calhar, já começava a pensar nisso... Provavelmente será feita quando as lâmpadas chegarem, uma vez que será nessa altura que irei começar a introduzir corais, altura essa em que o ciclo estará também mais desenvolvido.

 

 

Abraço e Bom Ano,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.