Phoenix


Recommended Posts

André,

 

Falando sobre a tua escolha de iluminação... no aquário que eu estou a planear em fazer (com dimensões algo identicas ao teu) tem sido sem qualquer sombra de duvidas o topico que mais dores de cabeça me tem causado e se bem que ainda devo de ter mais umas 2-3 semanas para decidir, o que é facto é que já passaram 3 semanas desde que comecei a ler algumas coisas sobre o assunto e ainda não tomei qualquer decisão!

 

Tu tens o exemplo do aquário do teu irmão que está integralmente feito com T5 e tenho a certeza que já deves de ter visto outros com HQIs. Eu ainda não vi nem uma coisa nem outra ao vivo (tirando o que há na Naturline e Aquaplante). O que é facto é que quem usa HQIs jura por elas e o mesmo se passa com as T5!

A crítica que mais vejo associada à utilização de T5s é o facto de ser uma iluminação estática, morta...gasta-se tanto dinheiro no que está dentro do aquário e depois faz-se uma iluminação que em nada beneficia o conteúdo.

A crítica que mais vejo associada às HQI é o seu alto consumo e dispêndio de calor, ou seja, a iluminação dinâmica e viva paga-se tendo um calorífico em casa ligado todo o ano com o dispêndio energético que isso acarreta (que, diga-se, é uma coisa que me preocupa pois em nome de preservarmos um pouco do oceano em casa sustentamos pessoas a milhares de Kms daqui para que destruam por completo os habitats naturais dos animais para o comércio e depois ainda gastamos rios de dinheiro em iluminação e desperdiçamos centenas de litros de água potável todos os meses para a osmose...custo alto tem a "preservação"...).

 

Em resumo: Porque não vais usar HQIs? (visto que pelo que vejo a maioria dos aquários os usa sendo que a excepção é a utilização exclusiva de T5s). É uma opção meramente financeira (e em caso positivo gostava que indicasses quais os calculos que fizeste) ou de cariz técnico?

 

Gostava de saber a tua opinião pois concerteza deves ter feito pesquisa entre esses dois tipos de iluminação e podes ter argumentos que me ajudem a decidir.

 

Abraços,

 

Rui Feliciano

 

PS - Já agora, suponho que vás usar reflectores individuais, quais são e onde os compraste?

Editado por Kualla
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 472
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá!

 

é o que dá não poder montar o aquario...metem-se a mexer no sketchup...

 

Ahahaha, realmente! Nos primeiros 2/3 dias depois de instalar o programa o pensamento foi: " não percebo nada disto, estou aqui há horas e nem um paralelepípedo sei fazer"; 1 semana depois foi " bem, o aquário e o móvel já estão feitos e não me parecem nada maus"; 10 dias depois, ainda sem nada para fazer, pensei: " seria engraçado fazer um esboço do escritório para ver o efeito do plantado e do reef, lado a lado". :P

 

A coluna terá uma tampa de acrílico com um furo para o ar, impedindo assim que os peixes saltem lá para dentro, já para não falar que gosto mais de a ver tapada.

 

Em resumo: Porque não vais usar HQIs? (visto que pelo que vejo a maioria dos aquários os usa sendo que a excepção é a utilização exclusiva de T5s). É uma opção meramente financeira (e em caso positivo gostava que indicasses quais os calculos que fizeste) ou de cariz técnico?

 

Gostava de saber a tua opinião pois concerteza deves ter feito pesquisa entre esses dois tipos de iluminação e podes ter argumentos que me ajudem a decidir.

 

Rui, realmente, a única vantagem que vejo nas HQIs é o efeito que o foco de luz provoca ao penetrar na água, criando aquele efeito de sombras e sobreexposição, transmitindo o movimento da água que se projecta no fundo, na rocha, nos corais, etc. É um efeito muito natural, sem dúvida, algo que as T5 não conseguem dar. Quanto a mim, é o único preço a pagar por ter uma iluminação exclusivamente composta por T5s.

 

Em 2007, cheguei a equacionar a hipótese de colocar uma calha HQI, complementada com T5 actínicas. Já tinha uma calha com 4 x T5 que quis vender na altura mas como ninguém se mostrou interessado, fui pesquisar aquários com iluminação composta exclusivamente por T5s. Aquilo que descobri agradou-me bastante! As T5 têm uma potência bastante considerável, conseguem transmitir essa potência ao longo de todo o tubo, iluminando mais uniformemente o aquário, são mais finas, acabando por se poder colocar quantos tubos tiver a largura do aquário ( também há quem disponha as lâmpadas de modo a que as extremidades fiquem apontadas para os vidros posterior e frontal, de modo a colocar o máximo de lâmpadas no aquário, ao longo do seu comprimento), consegues jogar com os vários espectros a teu gosto e tirares cores impressionantes dos corais ( obviamente, as cores não dependem apenas da iluminação mas esta ajuda bastante a realçar). Depois, há o problema da temperatura, no Verão. Com T5s, conseguem-se temperaturas um pouco mais baixas do que com HQI, tornando-se mais fácil estabilizar a temperatura num valor aceitável para os corais. É um facto que as T5, por normalmente se colocar várias lâmpadas a ocupar a largura do aquário ( normalmente a ideia é, quanto mais, melhor), vão aumentar a área de superfície da água susceptível de ser aquecida mas a ideia que tenho é que se conseguem valores de calor menores do que com o equivalente de luz em HQI + actínicas, permitindo haver um melhor controle nas oscilações de temperatura. Normalmente, subir um pouco a calha e colocar algumas ventoínhas a circular ar entre as lâmpadas e a superfície da água é o suficiente para manter a temperatura estabilizada. A desvantagem que vejo nas T5 é o facto de ter de mudar de lâmpadas de 6 em 6 meses mas, " não há bela sem senão". Se formos a comparar com as HQI, estas também têm que se mudar ao fim de 1 ano e o seu preço, normalmente, ronda os 50-60€/ unidade. Fazendo as contas, é praticamente ela por ela, ficando as T5 um pouco mais caras ( também depende do caso). ;)

 

Todos estes factores que enumerei foram preponderantes na escolha da iluminação. Juntei todos, fiz uma avaliação de cada um, quer para as T5, quer para as HQI e comparei resultados. Confesso que nem fiz contas de qual iria ser a despesa de cada um em termos de electricidade, até porque acho que não seria nada por aí além ( óbvio que se optasse por HQI, colocaria balastros electrónicos, de modo a fazer um comparativo equilibrado). Agora, esta foi a minha escolha. Não digo que seja a melhor escolha, digo apenas que é a que eu prefiro. Há aquários lindíssimos, quer com HQI + T5, quer apenas com T5. É uma questão de estudares bem o que pretendes, reavaliando os prós e contras.

 

Em relação aos reflectores, sim, são individuais. São da marca Reflekta e têm forma oval, razoavelmente largos. Ainda não os experimentei mas parecem-me ser de excelente qualidade. Podes comprá-los na Aquaristic.net

 

 

Abraço,

André

Editado por André Silvestre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

 

 

Assim farei. Quero primeiro ter a estructura e aquário no sítio para me virar para a Sump e canalizações.

 

Meus amigos, recebi boas notícias de que a estructura já está a ser feita. Se tudo correr bem, até à outra semana está concluída. O aquário também não deve tardar. Sei que os vidros estão encomendados à vidraceira. Como são vidros um pouco mais específicos e em espessuras elevadas, tem sido demorado haver disponibilidade... Vou continuar com a paciência de Santo que tenho tido até agora mas, tudo tem os seus limites. Conto que até ao fim do mês já tenha tudo cá em casa. Vamos ver... omg

 

 

 

Carlos, a coluna não fica ao meio. O seu posicionamento foi pensado exactamente para se integrar no layout. Para ser mais exacto, está colocada no futuro ponto focal do layout. Deixo uma foto que penso ilustrar melhor aquilo que pretendo.

 

VistaExterior8.jpg

 

 

Abraço,

André

 

 

 

Se vires no meu anterior set up, a minha coluna seca ficava na mesma posição onde vais colocar a tua. Sempre que resolvia alterar o layout tinha que cobrir a coluna que estava quase a meio e limitando muito a disposição do layout. No meu novo sistema a primeira coisa que alterei foi a posição do overflow, uma em cada canto, fiquei logo com o vidro de fundo totalmente livre sem limitações para criar o meu layout.

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André,

 

Muito obrigado pela extensa resposta sobre as tuas considerações em relação à iluminação!

 

Pelo que tenho visto por esses foruns fora, a migração HQI->T5 existe e é bastante pronunciada e o motivo geralmente enunciado é sempre o mesmo: Custo da electricidade! Curiosamente não me recordo de ter lido o efeito oposto, alguém que tenha experimentado T5 e que tenha migrado para HQI, embora, estou certo, também deve haver.

Teoricamente, colocarmos 400W de HQIs ou 400W de T5s deveria significar o mesmo no final do mês. O que tenho lido no entanto é que hoje em dia a velha máxima de 1 Watt por litro de água está mais que ultrapassada e o novo valor de referência é o PAR e aí, as T5 quando acopladas a um belo reflector (nos US fala-se muito nos Tek que, segundo eles, promovem aumentos de PAR de mais de 200% em alguns casos) conseguem ter melhor rendimento do que as HQI visto estas concentrarem imenso o seu PAR numa área reduzida ao passo de que nas T5 este é distribuído de forma homogénea pelo comprimento da lâmpada.

Assumindo que o teu irmão também usa reflectores individuais de qualidade no setup dele, tens observado isso? Necessitas de menos watts por litro de água usando T5 em conjunto com bons reflectores do que um aquário equivalente usando apenas HQI?

 

 

Abraços,

 

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixa so discordar do facto que a temperatura ser maior por teres HQI. As lampadas t5 emitem tanto calor que as hqi, so que mais distribuida. De resto as t5 obrigam a ter as lampadas o mais proximo possivel da agua o que não ajuda no arrefecimento.

 

Quanto a mim não gosto do efeito das t5, demasiado artificial. Continuo a preferir a mistura hqi/t5.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

( Testamento On, sorry Hugo)

 

Carlos, obrigado pelo teu feedback. Já vi o tópico do teu sistema antigo e saltam-me duas coisas à vista ( espero não te importares que mande o meu bitaite); a primeira é que não me parece que tenhas conseguido encontrar uma harmonia no layout, daí a necessidade de andar a mexer no mesmo, com a preocupação e limitação da coluna. A coluna seca naquela posição obriga, inevitavelmente, a um layout específico de modo a incorporar com sucesso a coluna e disfarçá-la o melhor possível. A segunda é que a coluna não se encontra exactamente na mesma medida que a minha, em proporção com o tamanho do aquário, claro. Olhando para o teu antigo aquário, vê-se que a discrepância entre o lado esquerdo e o direito é muito grande e isso, parecendo que não, dificulta-te mais o arranjo das pedras e o modo como disfarças a coluna sem dar demasiado peso naquela zona. Assim, viste-te " obrigado" a compensar a área mais aberta ( lado esquerdo).

 

Na primeira montagem, dá-me impressão que quiseste fazer um layout de forma convexa com uma concavidade central, quando na realidade a posição da coluna beneficiava mais um layout triangular, com mais alguma rocha a complementar o grande espaço que tens no lado esquerdo ( talvez uma pequena ilha ou algo assim). Já na segunda e actual montagem, optaste pelo mesmo tipo de layout que, na minha opinião, adequa-se muito mais ao actual posicionamento das tuas colunas. Conseguiste achar um equilíbrio no layout porque o modo como construíste o aquário assim o permite.

 

No meu caso, pretendo um layout mais leve em rocha e bem definido, com uma ilha principal e uma ou mais ilhas secundárias, com espaço aberto nas laterais e na zona frontal ( até porque a iluminação assim o obriga; a calha, em termos de luz útil, tem apenas 85cm e o aquário é de 1m), com várias baías e enseadas a surgirem do hardscape principal. A posição da coluna permite-me fazer isso, sem que esta fique demasiado visível, porque consigo incorporar a coluna na rocha. Claro que, depois de concluído o layout, haverá sempre alguma parte da coluna visível, mas estamos a falar de pouco mais de 10cm entre o ponto mais alto da rocha e a superfície da água, espaço esse que será posteriormente preenchido pelo crescimento dos corais. A escolha dos corais, a meu ver, é igualmente importante para o aquário ficar como pretendo, devendo escolher corais que me realcem o ponto focal em cor e forma, corais com crescimento mais horizontal e compacto do que corais com crescimento mais vertical e disperso.

 

Claro que, no fim deste testamento todo, isto são apenas algumas anotações de alguém que nunca teve um aquário de água salgada e que se baseou na experiência que tem com os layouts de plantados e com a observação de aquários de água salgada ( tipo de rocha, disposição da rocha, corais, crescimento dos corais, etc). Espero conseguir aplica tudo isso na prática, neste caso em particular.

 

Assumindo que o teu irmão também usa reflectores individuais de qualidade no setup dele, tens observado isso? Necessitas de menos watts por litro de água usando T5 em conjunto com bons reflectores do que um aquário equivalente usando apenas HQI?

 

Rui, isso é uma pergunta difícil a qual a minha limitada experiência no assunto não permite responder, uma vez que não tenho bases para comparar ( concerteza que malta aqui com mais experiência te poderá responder a isso). Pegando no exemplo que tenho oportunidade de seguir de perto, o meu irmão sempre teve T5, nunca usou HQI, num aquário maioritariamente populado por SPS. Podes ver o link e fotos dos corais, aqui. O aquário tem 200*50*60 ( Comp*Larg*Alt) e a iluminação era constituída por duas calhas de 6 x 39W cada, com reflectores individuais, uma iluminando a metade esquerda e a outra a metade direita do aquário. Os SPS tinham um crescimento razoável e cores porreiras, apesar do espectro ser meio amarelado, devida à predominância da temperatura de cor rondar os 10000K. É com base nestas cores e nestes crescimentos que, inicialmente, não irei seguir a regra de 1W/L e colocarei apenas 6 x 39W a incidir sobre os corais ( vendo bem as coisas, até tenho menos 10cm de coluna de água, algo que abona a meu favor). Se vir que é insuficiente, então faço um upgrade para 8 x 39W, ficando então com 1W/L.

 

Deixa so discordar do facto que a temperatura ser maior por teres HQI. As lampadas t5 emitem tanto calor que as hqi, so que mais distribuida. De resto as t5 obrigam a ter as lampadas o mais proximo possivel da agua o que não ajuda no arrefecimento.

 

Luis, concordo plenamente e já o referi no testamento anterior.

 

Testamento Off!

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem de propósito... :D

 

Andava aqui a ver umas fotos do aquário do meu irmão e dei com estas, no início da montagem.

A HQI estava inicialmente no Nano de 120L, tendo sido temporariamente colocada no 600L quando se passou a rocha com os corais de um para outro, antes da iluminação definitiva ( T5).

 

Foto das duas calhas T5 ( DIY)

T5.jpg

 

Comparativo entre calha 6 x 39W T5 e foco HQI 150W

T5VsHQI.jpg

 

Aquário já com as duas calhas T5 ( 12 x 39W)

calhasT5.jpg

 

 

Será que isto responde mais ou menos às tuas perguntas, Rui? ;)

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Santa paciência para tamanha dedicação (e investimento)!!

 

Mas como dessa água já bebeste, quem corre por gosto não cansa... bowdown

 

Da-lhe aí que vai ficar bonito como sempre.

 

Abraço,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André,

 

de novo muito obrigado pela explicação do teu raciocínio e sobretudo pelas fotografias, aquela foto com a HQI e T5 lado a lado é bastante exemplificativa!

 

Neste momento encontro-me inclinado para utilização exlusiva de T5s usando os reflectores que mencionaste sendo que a duvida passa a residir na utilização de balastros convencionais electrónicos ou os que permitem fazer overdrive às lampadas (icecap se bem que o preço..upa!) bem como se vou usar lampadas de 39W ou de 54W (o meu aquario tem 120cm de frente).

 

De novo, muito obrigado!

 

Abraços,

 

Rui Feliciano

Editado por Kualla
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Andre,

 

Os bitaites são para serem dados, então quando são costrutivas melhor ainda, o objectivo do forum é mesmo esse. O primeiro sistema sofreu alterações de layout no inicio enquanto não havia habitantes, e é nessa fase que aconcelho a qualquer alterar enquanto possivel, entretanto com a entrada de peixes e corais tive que me limitar a ultima disposição que já viste.

No meu primeiro aquário varias coisas correram mal, desde a posição da coluna seca, tamanhos de rochas que mandei vir, retorno da sump entre outras. Quando resolvi desmontar tudo, e acredita que não é facil desmontar um sistema de 650Lts, tive de levar tudo para a Sohal .....bem nem quero pensar. Mas a verdade é que hoje olhando para tras digo que valeu a pena. Tambem sou franco, uma partes deste novo layout que não gosto mas dado ao tipo de rochas que tinha acabou por ficar como esta, mas talvezainda de um jeito.

Espero que corra tudo as mil maravilhas, e se precisares podes contar com a minha ajuda no que for preciso.

 

abraço

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Mas como dessa água já bebeste, quem corre por gosto não cansa... :laugh:

 

David, com isto disseste tudo. Vamos lá a ver como é que as coisas desenvolvem. Felizmente que tenho tido bastante ajuda da malta mais batida nisto e isso dá-me confiança no desenvolvimento do projecto. A malta das " Quartas" não perdoa!

 

Rui, confesso que não estou muito informado sobre os balastros icecap. Sei que são muito usados nos States e que tiram mais rendimento das lâmpadas mas, sinceramente, acho que não compensa o preço. Com uma iluminação de T5s composta por balastros electrónicos de qualidade ficas mais que bem servido. Sugiro três marcas: Osram, Philips e Vossloh-Schwabe ( eu uso estes últimos). Para o teu aquário, sem qualquer dúvida, lâmpadas de 54W. Acho que com 6 x 54W já fazes a festa mas se colocares 8 x 54W, dá-te, obviamente, mais segurança. O teu aquário tem a mesma altura que o meu e com lâmpadas de 54W, os corais têm ainda mais luz disponível mas também acho que a maneira como pretendes dispor a rocha tem alguma relevância... De qualquer maneira, se puderes colocar à partida 8 x 54W, sugiro que o faças. Eu próprio o faria também se fizesse uma iluminação de raíz mas como já tenho a calha preparada para 6 lâmpadas e ficar com 8 obriga a algum trabalho de bricolage, quero esperar primeiro para ver o desenvolvimento dos corais e, se necessário, proceder então ao upgrade da calha.

 

Carlos, completamente de acordo contigo. Espero fazer um layout definitivo quando colocar a rocha dentro do aquário. Não quero andar a mexer no layout depois de ter água lá dentro e muito menos quando tiver corais. É por isso que irei fazer o layout com calma, tomar o tempo que for preciso, aplicar o mesmo rigor e técnica que uso nos plantados. Acho que só assim é que as coisas saem bem à primeira e a nosso gosto. A ideia é ter muita rocha à disposição quando chegar a altura do hardscape, principalmente rocha viva ( rocha morta, uso os reefplates que já cá tenho e 2 ou 3 bocados de rocha maiores a fazer de " base"). Vai ser um desafio engraçado, pois parece-me que trabalhar um hardscape de reef é mais complexo do que trabalhar um hardscape num plantado, principalmente pelo volume e forma das rochas. Obrigado pela tua disponibilidade e boa sorte com a tua nova montagem.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não tenho muita coisa para dizer mas ja agora tambem mando o meu bitaite no que toca ao pouco que ja sei omg

 

Eu próprio o faria também se fizesse uma iluminação de raíz mas como já tenho a calha preparada para 6 lâmpadas e ficar com 8 obriga a algum trabalho de bricolage, quero esperar primeiro para ver o desenvolvimento dos corais e, se necessário, proceder então ao upgrade da calha.

Visto que agora tens tempo, e o aquario ainda nem está montado, eu acrescentava ja mais essas duas lampadas que falas, ou agora ou durante o ciclo...

 

Vai ser um desafio engraçado, pois parece-me que trabalhar um hardscape de reef é mais complexo do que trabalhar um hardscape num plantado, principalmente pelo volume e forma das rochas. Obrigado pela tua disponibilidade e boa sorte com a tua nova montagem.

Mas muitoooooo mais complexo..... pelo menos eu acho, e apenas montei um layout em 80cm por 40 lolol fartei-me de dar voltas a rocha,ja nao conseguia ver rocha na frente! E ainda ha o aspecto de quanto mais rocha tiveres disponivel mais indeciso ficas...

 

Força, quero ver esse grande projecto em pé :D

 

Um abraço

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá,

 

Veríssimo, em relação à calha, vou mesmo aguardar pelo desenvolvimento dos corais. A ideia para este aquário não é ter crescimentos exagerados ao ponto de ter de andar a mudar os corais ao fim de 1 ano e meio ou a pensar num aquário maior. Claro que quero que os corais se desenvolvam bem e se isso acontecer a um ritmo normal, tanto melhor. Quero sobretudo manter o aquário durante muito tempo, com boas cores por parte dos corais duros sem que estes se apoderem demasiado do aquário ( pelo menos para já e quando digo para já é nos próximos dois anos). ;) Além disso, adicionar mais duas lâmpadas tem a desvantagem de a calha me ocupar toda a largura do aquário, trazendo-me incómodo na manutenção do aquário. Por isso, a hipótese de colocar mais duas lâmpadas será apenas ditada pelo bem-estar dos corais e, para isso, nada melhor que experimentar com o que já tenho.

 

Tão? ;)

 

Tão, hoje foram só boas novas! Recebi a confirmação que a estrutura chega Quinta-feira cá a casa e que posso ir buscar o aquário Sexta-feira, bem como mais umas coisinhas boas! ;) :D :mrgreen:

 

Para quem está farto de Sketchup, durante o fim-de-semana ( senão for antes) já posto umas fotinhas!

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Além disso, adicionar mais duas lâmpadas tem a desvantagem de a calha me ocupar toda a largura do aquário, trazendo-me incómodo na manutenção do aquário.

Ganhaaste!!! 8)

 

Vá venham la essas fotos então!

 

boa sorte

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Afinal a espera acabou por compensar. Quero agradecer à Vidromoldura, em particular, ao amigo Rui Melo pelo excelente aquário que me fez. Ficou tal e qual como eu queria e com uns acabamentos de topo. Para quem tem acompanhado o trabalho do Rui há já 4 anos, posso dizer que a sua destreza está cada vez melhor. É difícil encontrar algo a apontar, senão mesmo impossível na maneira como os faz. Meu amigo, mais uma vez muito obrigado e boa sorte para o teu futuro projecto. Um muito obrigado também ao Hugo C.C. e João Judicibus pelas excelentes dicas que me têm dado. É sempre um prazer falar e aprender com quem percebe do hobbie.

 

Picture047.jpg

 

Picture052.jpg

 

Picture058copy.jpg

 

 

As fotos, para já, tiveram que ser com flash mas quando tiver o aquário em cima da estrutura já com a iluminação montada, volto a tirar umas quantas ao aquário para terem melhor percepção dos acabamentos. Estive ontem a colar os suportes para o pente mas este será, posteriormente, colado também com silicone, assim que acertar o nível da água do aquário a meu gosto. O facto de ter os suportes permitem-me baixar ou levantar o pente até acertar com aquilo. Depois disso, é trabalhar os " dentes" para passar os tubos do retorno e fechar a coluna. Hoje estive a dar o tratamento ao tampo de madeira para ver se coloco o aquário em cima da estrutura, amanhã ou Segunda-feira. Entretanto, é o caos neste escritório...

 

Luis, servem? (vou-te mandar MP acerca daquilo que te pedi :wink: )

 

 

Abraço,

André

Editado por André Silvestre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André,

 

Até que enfim mais umas fotos! Isso está mesmo quase a ficar molhado :)

 

Entretanto hoje enchi o meu mas, como ainda não tenho a sump, o nivel de água ficou um pouco abaixo da coluna seca. Amanhã vou fazer os pentes em acrílico e gostava que desenvolvesses isso dos suportes para o pente que te permite regular a altura dos mesmos. É possivel tirares uma foto?

Para além de te permitir colocar mais água no aquário isso tem qualquer outro efeito? É que o nivel da água eu já sei qual o que quero mas gostava de saber se isso tem qualquer outro efeito secundário a nivel da sump/retorno.

 

Abraço,

 

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui,

 

COnfesso que não estou com grande pressa para encher o aquário com água. Primeiro ainda quero forrar a estrutura, tratar das tubagens, fazer as ligações eléctricas, etc. Lá para o Verão de 2009 talvez comece a meter água ( literalmente)... omg

 

O único efeito que poderia ter a mais seria a sua remoção sempre que fosse necessário fazer a limpeza dos dentes. Dependendo de como faça a colagem do pente, isso poderá vir a ser a outra vantagem dos suportes. No entanto, a principal particularidade dos suportes é mesmo permitir o acerto exacto do nível da água quando encher o aquário e ligar as bombas. Eu também sei qual é o nível da água que quero mas como é muito perto do bordo do vidro, o facto de possuir os suportes permite-me conseguir isso com maior exactidão, sem colagens/descolagens desnecessárias se não conseguir o efeito pretendido à primeira.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

omg Estou a ficar impaciente.. E como com os salgados nao "pode" ou nao deve haver pressas eu fico impaciente por ti tambem omg

 

Grande abraço

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Hoje lá consegui montar os suportes da calha quando cheguei a casa e montei a mesma, só para ver como ficava. Ainda tenho que lhe colocar as lâmpadas por isso, entretanto, as fotos têm de continuar a ser com flash. Amanhã devo começar a providenciar a forragem da estrutura. Devagar devagarinho, isto vai...

 

Picture005.jpg

 

Picture006.jpg

 

Picture014.jpg

 

Picture017.jpg

 

Picture018.jpg

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

meus parabens esta tudo a ficar 5***** nao deixes de por mais fotos

e nos vamos nos falando

novidades para breve

um abraço

Editado por Jorge Goncalves
Retirar quote desnecessário. JG

ruimelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está me a parecer tudo bem. Só o pequeno reparo de poderes esconder os dois cabos atrás do aquário (com o fundo preto nem se notam).

 

Como serão os reflectores para as lâmpadas t5 laterais ?

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André,

 

Hummm.... parece que vou ter de arranjar um tempinho para dar um salto a Cascais nos próximos dias! :D

 

Verão??? :shock: Olha que nessa altura já eu quero ter o meu e preciso ver o teu montado para me guiar e inspirar, por isso, despacha-te! Eu sei que gostas de fazer as coisas com muita calma e paciência, a saborear os pequenos avanços, mas não abuses!!! :mad:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.