Phoenix


Recommended Posts

Olá meus caros!

 

Venho por este meio criar o tópico do meu início no mundo da água salgada. A aquariofilia, para mim, sempre se resumiu a aquários plantados e não foi uma nem duas nem três vezes que amigos me ouviram dizer que nunca iria ter um aquário de água salgada. Já diz o ditado popular: " Nunca digas que desta água não beberei" e assim, depois de muita influência de amigos mas principalmente do meu irmão, acabei mesmo por beber a bela da água, e que salgada que é!

 

Como é um projecto que exige mais estudo na concepção do que um aquário plantado, devo dizer que me tem dado bastante gozo o planeamento deste aquário e muito me tem ajudado para começar a perceber um pouco de como as coisas funcionam deste lado do hobbie. A ajuda do meu irmão neste campo também tem sido muito preciosa, bem como a de alguns amigos que me têm puxado e aliciado para o lado negro. Agradeço portanto, publicamente e sem ordem de preferência ( mas por ordem alfabética), ao Bruno Silvestre, João Branquinho, João Ribeiro, José Perpétua, Luis Rodriques, e ELOS Iberia pela ajuda que me têm dado, pelas dúvidas tiradas, pela partilha de experiência e pelos belos aquários que muito me têm inspirado e alimentado a vontade de montar um aquário de recife. Claro que, outros aquários têm servido de inspiração, bem como os respectivos Senhores dos Aquários, como é o caso dos amigos Pedro Conceição, Just Me, Alexandre Rodrigues, que muito têm dinamizado esta área com as suas fotos e poder de informatizar os iniciantes, como eu. E claro, por fim mas não por último, ao Fórum Aquariofilia.net ( e isto engloba todos os outros de quem me esqueci), pela sua extensa biblioteca, disponível 24h por 24h. :wink:

 

 

Pelo facto de, como já disse, ser um projecto que necessita de um planeamento cuidado e uma vez que o material, como muita gente sabe, é significativamente mais caro, tenho ido com calma, tentando absorver o máximo de informação possível, ao mesmo tempo que vou adquirindo o material. Neste momento, falta-me apenas ( apenas como quem diz: é só o principal) o aquário em si e a estructura de metal que estarão concluídos brevemente. Por isso, lamento não disponibilizar já fotos de algo mais " aliciante ao olho" mas gostaria de começar o tópico, como normalmente faço, tirando dúvidas do material que já tenho, daquilo que pretendo adquirir e fazendo um passo-a-passo de tudo o que a montagem envolve.

 

Setup:

 

Aquário: 100*60*50cm ( Comp*Larg*Alt) - 300L; sem travamento, vidro de 12mm Extra-claro nas laterais e frontal, coluna seca e vidro posterior lacado a preto

Iluminação: calha DIY 6*39W T5 HO ( será à experiência; caso seja necessário, tenciono adicionar mais 2 x 39W)

Circulação: 2 x Tunze Nanostream 6055 controladas por um Multicontrolador ( 2 x 5500L/h)

Rocha Viva: ainda não tenho nem sei a quantidade a colocar; dependerá do layout

Rocha Morta: 6 Kgs de Reefplates

Substracto: Nature´s Ocean Bio-Active Live Aragonite, o equivalente a fazer uma pequena SB

 

Sump: 55*35*40cm ( Comp*Larg*Alt)

Escumador: Deltec MCE600 ( provisório, tenciono fazer um upgrade para um ELOS NS 500, brevemente)

Bomba de retorno: Sicce Multi 2500 ( 2500L/h)

Aquecimento: 250W Jager

Reposição água de osmose através do Osmoregulador da Tunze

Durezas, Ca, Mg e outros: Reactor de Kalk na reposição de água ( provisório, uma vez que pretendo mudar para o Doseador automático Grotech III NG e adicionar os constituintes um a um através dos produtos da ELOS)

 

Depósito de água de osmose + Depósito de água salgada: 35*35*50cm ( Comp*Larg*Alt)

 

IMG_9290.jpg

 

IMG_9297.jpg

 

IMG_9302.jpg

 

IMG_9305.jpg

 

IMG_9310.jpg

 

IMG_9312.jpg

 

IMG_9318.jpg

 

 

A iluminação é, para já, constituída por 4 ATI Blue Special e 2 ATI Blue Plus. A intenção é fazer um aquário maioritariamente de SPS ( 90%), sendo o resto alguns LPS e corais moles. A ideia e experiência que tenho do aquário do meu irmão, era que a iluminação consistia em 2 calhas de 6 x 39W cada para iluminar duas partes do aquário. Os corais tinham um bom crescimento ( nada de exagerado), inclusivé os SPS, por isso, de início, vou igualmente experimentar apenas com 6 lâmpadas. Se realmente for insuficiente, facilmente adiciono mais 2 lâmpadas, ficando com 8 x 39W.

 

O escumador, como podem ver, é usado mas levou uma bomba nova, pelo que está como novo. Acredito que me servirá agora no início mas, quando o aquário estiver mais maduro, tenciono fazer o upgrade para o NS 500, ficando já com um escumador para o futuro.

 

A rocha viva ainda é uma incógnita, uma vez que pretendo definir um hardscape não com muita rocha, apenas o suficiente para fazer um layout a meu gosto. A rocha morta é constituída apenas por alguns reefplates, sendo o resto RV.

 

Como substracto, quero colocar areia, apenas o suficente para trabalhar os desníveis e dar um aspecto mais apelativo ao aquário. Não pretendo que tenha qualquer função na desnitrificação.

 

Em relação ao reactor de Kalk e a sua substituição a longo prazo pelo doseador automático prende-se com o facto de querer evitar a parafernália de " gadgets" que vêem com o reactor de cálcio. Sei que a longo prazo, principalmente num aquário maioritariamente constituído por SPS, os consumos de nutrientes aumentam consideravelmente e o investimento em algo que suprima essa carências é uma necessidade. Para fugir à confusão que normalmente se gera ( já para não falar nos custos elevados de um reactor e restante material) dentro do móvel, optei por algo mais simples, que ocupa pouco espaço e que colmata igualmente as necessidades dos corais.

 

Para além disto, pretendo experimentar a " Purist Line", da ELOS que, grosso modo, é uma técnica similar ao Zeovit, baseada numa filtragem da água através de Zeolites e na adição de 5 integradores ( bactérias e respectivo alimento), bem como alimento para os corais. Sei que há pessoas cépticas quanto ao facto de estes produtos resultarem ou não, benéficos ou nocivos, senão se conseguirá o mesmo resultado sem o seu uso. Obviamente que não posso entrar em discussões neste campo, uma vez que ainda não experimentei os productos mas é algo que tenciono contrariar e desenvolver a longo prazo.

 

 

Para terminar, deixo um esboço de como ficará o aquário depois de montado, com a estructura igualmente forrada a contraplacado marítimo.

 

VistaExterior2.jpg

 

VistaExterior3.jpg

 

 

 

Abraço,

André

Editado por André Silvestre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 472
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas

 

 

Espero tudo o que se pode esperar de alguém tão dedicado como és tu.

Sabendo que isso não é pouco aqui fico à espera.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

sabes que ando ansioso por ver o teu projecto ganhar forma.

 

penso que talvez tenhas pouca circulação e pouca iluminação.

 

sempre vais usar o metodo de bailing então...é uma boa aposta. Quero ver os resultados

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desta é que eu não estava à espera! :(

 

Finalmente vamos ver o salgado do André...coisa nunca antes imaginada!

André, nota-se bastante cuidado na preparação do sistema e um plano bem pensado!

Espero ver isso ao vivo dentro em breve.

 

Não gosto de ver recifes sem HQI....aquele efeito do reflexo da ondulação da água, mas só com T5 consegues muito bem manter tanto SPS, LPS, moles...é só mesmo pela estética.

 

O que posso dizer mais? A circulação também acho ser pouca e pouco mais há a acrescentar, tens tudo já organizado! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente...

 

Depois de tanto tempo com o projecto em mente vejo o andamento dele e vejo que está muito bem pensado como já foi dito, tem todas as condições para ser um novo sucesso nas tuas motagens.

Pode ser que em breve seja novamente eu a voltar ;)

 

Qualquer coisa já sabes, estou sempre disposto a ajudar-te

 

abraços

EX-Naysel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André,

 

Confesso que fiquei ligeiramente desiludido com o tópico, porque a informação e as fotos que colocaste eu já conhecia... pensei que já houvesse mesmo novidades, por exemplo, o aquário propriamente dito. ;) Recordo-me de duas coisas que não falaste/mostraste aqui: o porquê da coluna seca estar naquela posição específica e os esboços que já tens de layout que vais fazer... ;)

 

Excelente pormenorização do projecto! Aliás, vindo de ti nem outra coisa seria de esperar!!! eusa_clap.gif

 

É devido a projectos como este que a minha incursão nesta "zona salgada do hobby" deve acontecer mais cedo do que eu previa... eusa_think.gif

 

Estou certo que vai sair daí um excelente aquário! Vou continuar a acompanhar atentamente este tópico!

Editado por Jorge Goncalves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

babykhan, obrigado. Na realidade, isto ainda é tudo muito fresco e novo para mim. Acho que só vou ter noção e realmente aprofundar melhor o pouco que sei a partir do momento em que " meter a mão na massa" ou seja, encher o aquário e meter o material a funcionar. Até lá, é só teoria.

 

Luis, está quase! Não te quero contradizer porque tens francamente mais experiência do que eu mas não sei se será assim tão pouca circulação, uma vez que o layout será " leve" em rocha. Mas, se realmente for, tenho sempre hipótese de ligar até 8 bombas no controlador. Esperemos é que não seja necessário... :dry:

Lembro-me de ver no Reef Central um comentário que sumarizava muito bem ( e que me faz bastante sentido) qual a circulação ideal para um aquário, sem cair no exagero, e que era qualquer coisa deste género: " Uma boa circulação é aquela que faz mexer todos os pólipos dos corais presentes no aquário". Concordas com isto?

 

Em relação à luz, é a mesma coisa... Caso seja necessário, coloco mais 2 lâmpadas. Não será um método de Balling " puro" uma vez que os productos que irei usar já têm as concentrações fixas mas o princípio é sem dúvida o mesmo. Pelo que tenho pesquisado, também me parece uma boa aposta e, por isso, espero bons resultados. ;)

 

Pedro, obrigado. Disseste tudo! Felizmente, o gosto pelas plantas continua bem vivo por isso estou algures ali no meio. :laugh:

O convite fica já feito, pois claro. A " tropa" sabe onde moro, é questão de se combinar quando isto estiver mais avançado. Também é bom saber que a coisa está encaminhada. A Sump é que ainda tenho de dar uma nova revisão para acertar alguns pormenores no seu interior, tais como as divisões, corta-bolhas na entrada da água, decidir se a fecho ou não para evitar grande humidade dentro do móvel ( o único inconveniente que vejo nisto é o detrimento das trocas gasosas mas não sei até que ponto é prejudicial), etc.

 

Concordo contigo no que toca às HQIs. Quanto a mim, a única vantagem é mesmo o efeito estético do foco de luz a penentrar na coluna de água, que também aprecio muito. De resto, só vejo vantagens em usar T5. ;)

 

 

Tiago, obrigado desde já pela disponibilidade. Qualquer coisa, assim o farei e resta-me apoiar-te no regresso ao salgado ( mais que não seja, moralmente), pois, pelo que vi do teu anterior cubo, acho que vale a pena. ;)

 

 

Jorge, obrigado. É no que dá vires ver as coisas na antestreia. Não há nada de novo, pois claro que não! ;)

Realmente não falei do porquê ter escolhido a coluna seca para aquela posição ( já tinha muito sono em cima) mas prende-se apenas com o facto de querer aproveitar ao máximo o espaço no aquário e também integrar a coluna seca no layout que pretendo construir, ficando, a longo prazo, tapada pela rocha e corais. O esboço não passa disso mesmo. É apenas um desenho feito em papel que representa mais ou menos a forma que quero dar à rocha quando desenvolver o " hardscape". Não é nada definitivo, até porque as ideias estão sempre a mudar e só mesmo quando estiver em frente ao aquário com a rocha na mão é que a imaginação flui. Irei, sim, explorar várias ideias que tenho hoje e que terei até lá para ver como tudo encaixa e se gosto do resultado final. ;)

 

 

André, obrigado. Vamos lá a ver se tem mesmo ( espero que sim). :D

 

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá André!

 

tive o prazer de constatar ao vivo a tua dedicação pela aquariofilia quando fui a tua casa buscar umas podas de plantas há alguns meses atrás. Já nessa altura me falaste nos planos de molhar os pés em água salgada e já aí tinhas umas caixas com algum material para esse efeito. Quando as coisas são feitas com essa calma e estudo só podem dar certo!

 

Neste momento encontro-me tb a estudar o maximo que posso para tentar até ao natal ter um aquario de recife sensivelmente com as dimensões do teu montado cá em casa por isso é com muita atenção que vou seguir o teu topico e tentar "beber" um pouco do teu estudo prévio.

 

Aquando da montagem se necessitares de mãos para ajudar/carregar, é só mandares mp!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André!

 

tive o prazer de constatar ao vivo a tua dedicação pela aquariofilia quando fui a tua casa buscar umas podas de plantas há alguns meses atrás. Já nessa altura me falaste nos planos de molhar os pés em água salgada e já aí tinhas umas caixas com algum material para esse efeito. Quando as coisas são feitas com essa calma e estudo só podem dar certo!

 

Neste momento encontro-me tb a estudar o maximo que posso para tentar até ao natal ter um aquario de recife sensivelmente com as dimensões do teu montado cá em casa por isso é com muita atenção que vou seguir o teu topico e tentar "beber" um pouco do teu estudo prévio.

 

Aquando da montagem se necessitares de mãos para ajudar/carregar, é só mandares mp!

 

Olá Kualla!

 

Realmente o teu nick não me é estranho mas tens que me perdoar por não me lembrar quem és... Pelo menos pelo nick porque se te vir, reconheço concerteza.

 

Em relação ao aquário, vamos lá a ver... Realmente a calma e paciência têm sido muitas ( ando a planear este aquário desde Novembro de 2007) mas até eu tenho um limite. Espero receber boas notícias esta semana sobre a estructura e aquário.

 

Obrigado desde já pela disponibilidade em ajudar mas, em princípio, não terei problemas. Afinal de contas, isto é um nano. :)

 

Boa sorte com a tua montagem também! Qualquer dúvida que tenhas, tentarei ajudar, embora haja por aqui pessoas bem mais qualificadas do que eu para o fazer.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só nos vimos por pouco mais de uma hora, é naturalissimo que já não te recordes :lol:

 

Se/quando te for possivel gostava que colocasses um esboço da sump que vais fazer e que falasses um pouco do porquê de a ires fazer assim. É uma área em que eu ainda tenho imensas duvidas pois é possivel fazer imensa coisa lá (em termos das divisórias) e é dificil encontrar informação sobre isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André,

Fico muito contente e ansioso p saber destas novidades. Já me tinhas falado qd aí estive q estavas a planear um aqua de recife.

Folgo em saber q está em andamento ponderado e de breve concretização.

Vou seguir atentamente este teu projecto e espero q dele ganhe conhecimentos e também a vontade q falta para experimentar um nanoreef.

Boa sorte e Abraço,

Dá noticías de desenvolvimentos,

 

Ricardo Fonseca

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Se/quando te for possivel gostava que colocasses um esboço da sump que vais fazer e que falasses um pouco do porquê de a ires fazer assim.

 

Assim farei. Quero primeiro ter a estructura e aquário no sítio para me virar para a Sump e canalizações.

 

Meus amigos, recebi boas notícias de que a estructura já está a ser feita. Se tudo correr bem, até à outra semana está concluída. O aquário também não deve tardar. Sei que os vidros estão encomendados à vidraceira. Como são vidros um pouco mais específicos e em espessuras elevadas, tem sido demorado haver disponibilidade... Vou continuar com a paciência de Santo que tenho tido até agora mas, tudo tem os seus limites. Conto que até ao fim do mês já tenha tudo cá em casa. Vamos ver... ::D:

 

Parece interessante o projecto, o overflow sempre vai ficar a meio? Pessoalmente não aconcelho, limita muito a disposição do layout.

 

Carlos, a coluna não fica ao meio. O seu posicionamento foi pensado exactamente para se integrar no layout. Para ser mais exacto, está colocada no futuro ponto focal do layout. Deixo uma foto que penso ilustrar melhor aquilo que pretendo.

 

VistaExterior8.jpg

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro, a coluna vai ter 15cm por 11cm.

Terá dois furos: um de esgoto para a Sump e outro a fazer de tubo ladrão + retorno para o aquário; 32mm e 50mm, respectivamente.

 

O tubo da bomba de retorno tem 25mm de diâmetro, ficando o restante para o tubo ladrão.

 

 

Parece-te bem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite André.

 

É um prazer ver mais um salgado a ser montado, onde tudo foi pensado com tempo e não mostras-te ter presa (erro geralmente feito).

 

Quanto há coluna seca não sei se tens espaço na parte de trás do aquario, se tiveres eu fazia de fora ganhas espaço e deixas de ter aquela "coisa" la dentro.

 

Quanto há circulação, sim eu tambem sou da mesma oipinião se todos os polipos forem "varidos" chega

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a gostar do projecto! A ideia do tubo ladrão com retorno...onde foste buscar essa ideia? :cool2: Por estes lados a coisa funciona bem com uma bomba de 2500lt/h, acho que ainda não testei com a bomba de 5800.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Hugo, infelizmente não tenho mais espaço atrás do aquário. Os 60cm de largura ficam mesmo no limite entre a parede e a janela na parede lateral. Seria, sem dúvida, só vantagens fazer os furos no vidro detrás mas infelizmente, não dá. Podes ver o esboço que fiz, em baixo. Em relação à circulação, se confirmas essa " teoria", para mim, é suficiente.

 

Pedro, o meu irmão já me tinha sugerido isso e entretanto vi-a em funcionamento no aquário de 720L do João Ribeiro. O meu retorno também será de 2500L/h ( Sicce 2500). Penso que é suficiente, apesar da bomba provavelmente fazer menos de 2500L/h quando a água tem de subir, sensivelmente, 1.50m mas, para circulação, estão lá as Tunze.

 

Rui, é realmente uma boa opcção quando queremos ter o factor " segurança" sem dispender demasiado espaço.

 

Deixo-vos mais um esboço, de como o escritório ficará quando o aquário estiver montado.

 

Escritrio1.jpg

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é o que dá não poder montar o aquario...metem-se a mexer no sketchup...deixa espaço na coluna para lhe poderes mexer nalgum imprevisto...peixes a saltarem para lá...um tubo que precise de um aperto...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.