Reef 90


andrecardoso

Recommended Posts

Olá a todos; como já tinha informado no tópico do meu outro nano, decidi mudar, ou melhor, transferir o nano de 60 litros para um com 90 litros. Muito do material usado foi feito por mim em casa desde o escumador á própria calha e ao reactor de kalk.

 

Decidi apostar num aquario com um bom comprimento aliado a mais alguma largura (profundidade) do que no aquario anterior.

 

Medidas: 80cm comprimento

35cm de largura

30cm de altura

Capacidade- 84 Litros

Aquecimento- 75 watts

Escumador- Diy de pedra de madeira com reservatorio inferior de 1,5 litros

Reposição automatica com Reactor de Kalk com capacidade de 1 litro (diy)

Circulação- 440l/h + 720l/h + 800 l/h

Iluminação- 4* 20watts T8 actinicas + HQI 13000K 70watts

12kg areia viva ( metade vinha já do aquario anterior já bastante ciclada)

16kg rocha viva

Pc Fan (refrigeração)

 

A lista de corais e peixes virá depois (mas provêm do aquario anterior)

 

Aquario vazio e a calha. Por tras do aquario é possivel ver o reactor de kalk (mto simples mas com um funcionamento excelente até á data)

img5465pq0.jpg

 

A iluminação

img5474iv6.jpg

 

A rocha viva, corais e fauna ainda em preparação para a mudança. Como podem ver o aquario estava meio cheio mas com a água mto turva devido aos sedimentos da areia já ciclada.

img5479rv3.jpg

 

 

Amanha introduzo a RV assim que a poeira assentar.

Até manhã!

Editado por andrecardoso

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 62
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá André!

 

Sempre a evoluir, muito bem!

 

Proavelmente foram das horas e talvez do sono, mas não querias dizer que o aquário tem 80cm de comprimento, 35 de largura e 30 de altura?

 

Outra coisa que me saltou à vista foi o interior da calha... Não achas que, com a evaporação, brevemente esses fios, balastros, casquilhos irão dar problemas? Ou tens algum vidro a separar estes do contacto da água?

 

Ainda na calha, não achas que conseguirias maximizar a luz das T8 com reflectores próprios e independentes para cada lâmpada? Presumo que tenhas forrado o interior da calha com alumínio mas, não me parece que o resultado seja o mesmo... O mesmo digo dos balastros; balastros electrónicos substituíriam a necessidade de colocares arrancadores, já para não falar que tirarias maior partido das lâmpadas, a calha aqueceria menos, menos gastos na electricidade, etc.

 

Obviamente que não digo isto para reduzir o teu trabalho. Não há nada como o prazer de fazermos o nosso próprio equipamento. Só acho que conseguirias tirar muito melhor partido desse trabalho com outro material... :D

 

 

O aquário tem umas medidas porreiras, embora 40 de profundidade por 35 de altura fosse o ideal, mas já percebi que não seriam compatíveis com as medidas do móvel.

 

Em relação ao layout, ainda não sei o que vais fazer mas espero que o descanso seja bom, para amanhã nos brindares com um hardscape daqueles que bem sabes fazer... ;)

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem ver bem o tópico....pois ando ocupado com outras coisas...essa água bastante turva é da areia que era do outro aqua? Parece que sim....essa água deve estar com uns níveis de Amónia e Nitritos bastante altos, sem contar com os nitratos! Mede isso antes de mais nada! É que deves ter acumulado alguns detritos no areão e ao levantares isso....é uma bomba!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André!

 

Sempre a evoluir, muito bem!

 

Proavelmente foram das horas e talvez do sono, mas não querias dizer que o aquário tem 80cm de comprimento, 35 de largura e 30 de altura?

 

Outra coisa que me saltou à vista foi o interior da calha... Não achas que, com a evaporação, brevemente esses fios, balastros, casquilhos irão dar problemas? Ou tens algum vidro a separar estes do contacto da água?

 

Ainda na calha, não achas que conseguirias maximizar a luz das T8 com reflectores próprios e independentes para cada lâmpada? Presumo que tenhas forrado o interior da calha com alumínio mas, não me parece que o resultado seja o mesmo... O mesmo digo dos balastros; balastros electrónicos substituíriam a necessidade de colocares arrancadores, já para não falar que tirarias maior partido das lâmpadas, a calha aqueceria menos, menos gastos na electricidade, etc.

 

Obviamente que não digo isto para reduzir o teu trabalho. Não há nada como o prazer de fazermos o nosso próprio equipamento. Só acho que conseguirias tirar muito melhor partido desse trabalho com outro material... ;)

 

 

O aquário tem umas medidas porreiras, embora 40 de profundidade por 35 de altura fosse o ideal, mas já percebi que não seriam compatíveis com as medidas do móvel.

 

Em relação ao layout, ainda não sei o que vais fazer mas espero que o descanso seja bom, para amanhã nos brindares com um hardscape daqueles que bem sabes fazer... ;)

 

 

Abraço,

André

 

Acho que foi mesmo das horas ;) mas já editei. As ligações foram todas seladas com silicone, só falta mesmo as que ligam aos arrancadores que como estes têm de "girar" para se mudar, ainda nao o fiz. Realmente nao estou muito a par da capacidade de balastros eletrónicos, pelo menos no caso de lampadas T8 com apenas 20 watts; será que irá valer mesmo a pena? Tendo em conta o custo que estes têm. A calha aquece muito pouco mesmo; aquecia mais quando tinha a antiga de aluminio no outro nano, o que aquece mais é mesmo o projector. Quanto aos reflectores vou dar uma espreitadela nos preços, esses eu sei que compensava, pelo menos no aproveitamento da luz, mas verdade seja dita que as lojas da especialidade pedem MUITO mesmo por um simples reflector de metal.

O hardscape talvez só lá para a tarde já que ainda ainda nao está totalmente limpa (água).

Obrigado e espero que continues a acompanhar o "bicho"; e já agora parabens pelo teu salgado tambem!

 

 

Sem ver bem o tópico....pois ando ocupado com outras coisas...essa água bastante turva é da areia que era do outro aqua? Parece que sim....essa água deve estar com uns níveis de Amónia e Nitritos bastante altos, sem contar com os nitratos! Mede isso antes de mais nada! É que deves ter acumulado alguns detritos no areão e ao levantares isso....é uma bomba!

 

Não só da areia do outro aqua (que tentei lavar ao maximo com a água do mesmo, mas tambem os Kg de areia novos trazem sempre muito pó. Estava a pensar quando a poeira assentar, aspirar toda aquela camada suja de pó assente no areão e depois encher com água limpa.

De qualquer maneira vou ter isso em conta. Obrigado

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esvaziei quase o aquario todo na aspiração dos sedimentos e voltei a enche-lo até metade mas com muito cuidado para nao levantar "pó". A amónia nao chegava a 0,5 o que me espantou mas mesmo assim , depois de introduzir a rocha, irei medi-la novamente assim como os fosfatos e nitratos.

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esvaziei quase o aquario todo na aspiração dos sedimentos e voltei a enche-lo até metade mas com muito cuidado para nao levantar "pó". A amónia nao chegava a 0,5 o que me espantou mas mesmo assim , depois de introduzir a rocha, irei medi-la novamente assim como os fosfatos e nitratos.

Acho que fazes bem seres prodente! Depois vai dizendo como está a correr.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André!

 

Realmente nao estou muito a par da capacidade de balastros eletrónicos, pelo menos no caso de lampadas T8 com apenas 20 watts; será que irá valer mesmo a pena? Tendo em conta o custo que estes têm.

 

Eu acho que sim, até porque tens 4 lâmpadas que já é alguma coisa. Além disso, com balastros electrónicos consegues sempre rentabilizar mais a eficiência das lâmpadas. :twisted:

 

Quanto aos reflectores vou dar uma espreitadela nos preços, esses eu sei que compensava, pelo menos no aproveitamento da luz, mas verdade seja dita que as lojas da especialidade pedem MUITO mesmo por um simples reflector de metal.

 

É verdade, por isso é que compro os meus na Aquaristic, da marca Juwel, custando cada um 7€. Para as T5, já uso da Reflekta ( mais caros mas de qualidade superior). Se te interessar mandar vir, manda-me MP. Vou fazer uma encomenda nos próximos dias...

 

 

Obrigado e espero que continues a acompanhar o "bicho"; e já agora parabens pelo teu salgado tambem!

 

Obrigado e claro que continuarei a acompanhar! Acredito que o teu outro tenha sido mais " um piloto de testes" e já ficou porreiro. Este concerteza que ficará ainda melhor!

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos; como já tinha informado no tópico do meu outro nano, decidi mudar, ou melhor, transferir o nano de 60 litros para um com 90 litros. Muito do material usado foi feito por mim em casa desde o escumador á própria calha e ao reactor de kalk.

 

Decidi apostar num aquario com um bom comprimento aliado a mais alguma largura (profundidade) do que no aquario anterior.

 

Medidas: 80cm comprimento

35cm de largura

30cm de altura

Capacidade- 84 Litros

Aquecimento- 75 watts

Escumador- Diy de pedra de madeira com reservatorio inferior de 1,5 litros

Reposição automatica com Reactor de Kalk com capacidade de 1 litro (diy)

Circulação- 440l/h + 720l/h + 800 l/h

Iluminação- 4* 20watts T8 actinicas + HQI 13000K 70watts

12kg areia viva ( metade vinha já do aquario anterior já bastante ciclada)

16kg rocha viva

Pc Fan (refrigeração)

 

A lista de corais e peixes virá depois (mas provêm do aquario anterior)

 

Aquario vazio e a calha. Por tras do aquario é possivel ver o reactor de kalk (mto simples mas com um funcionamento excelente até á data)

img5465pq0.jpg

 

A iluminação

img5474iv6.jpg

 

A rocha viva, corais e fauna ainda em preparação para a mudança. Como podem ver o aquario estava meio cheio mas com a água mto turva devido aos sedimentos da areia já ciclada.

img5479rv3.jpg

 

 

Amanha introduzo a RV assim que a poeira assentar.

Até manhã!

ola boa noite antes de mais os meus parabens pelo trabalho realizado

será que podias colocar fotos ou esplicar como fizeste a Reposição automatica com Reactor de Kalk com capacidade de 1 litro (diy)

muito obrigado continua a mustrar esse exelente trabalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A reposição é feita com um deposito de 10 litros ligado ao reactor de Kalkwasser.

 

Utilizei uma pequena bomba (do estilo powerjet) ligado a um temporizador eletrónico. Programei a bomba para ligar 4 vezes ao dia durante um periodo de 3 minutos. A agua é entao empurrada para o reactor de Kalk (neste caso um pequeno depósito de 1 litro), entra pelo tubo de baixo e sai por uma pequena mangueira no topo do copo sendo guiada até ao aquario e sendo o fluxo controlado por uma válvula de rosca (fazendo assim um "pinga-pinga") No dépósito tenho a mistura de kalk, como a agua que entra no depósito tem pouca pressão a agua que sai na mangueira (colocada no topo) sairá limpida, ainda assim é suficiente para mexer (muito pouco mesmo) o pó de kalkwasser presente no fundo. Como será obvio, no inverno terei de programar a bomba para trabalhar menos vezes (ou menos tempo) por dia já que vai existir menos evaporação, logo será menor a necessidade de repor água no aquario.

Ainda assim parece-me uma excelente solução para pequenos aquarios, o que "poupa" a compra de sistemas de reposiçao (boias de nivel e bombas de reposição) assim como a compra de um reactor de Kalk.

 

 

 

Aproveito para informar que o aquario já foi totalmente enchido assim como a RV já foi colocada (note-se que nao utilizei nenhuma RM neste aquario ;) ) estando apenas uma pequena névoa na agua.

A circulação já está a funcionar assim como o escumador (que ainda nao produziu espuma nenhuma mas espero que esta noite "cuspa" alguma bem castanha) e o sistema de reposição. Falta ligar o termostato.

Corais só um ou outro que estavam colados á RV (actinodiscos), já que os outros so serão colocados amanha depois de fazer os devidos testes á agua. Depois segue-se a fauna (peixes e invertebrados)

 

Ainda só medi a salinidade que se encontra aceitável e a temperatura (26º) tambem já liguei a refrigeração.

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A reposição é feita com um deposito de 10 litros ligado ao reactor de Kalkwasser.

 

Utilizei uma pequena bomba (do estilo powerjet) ligado a um temporizador eletrónico. Programei a bomba para ligar 4 vezes ao dia durante um periodo de 3 minutos. A agua é entao empurrada para o reactor de Kalk (neste caso um pequeno depósito de 1 litro), entra pelo tubo de baixo e sai por uma pequena mangueira no topo do copo sendo guiada até ao aquario e sendo o fluxo controlado por uma válvula de rosca (fazendo assim um "pinga-pinga") No dépósito tenho a mistura de kalk, como a agua que entra no depósito tem pouca pressão a agua que sai na mangueira (colocada no topo) sairá limpida, ainda assim é suficiente para mexer (muito pouco mesmo) o pó de kalkwasser presente no fundo. Como será obvio, no inverno terei de programar a bomba para trabalhar menos vezes (ou menos tempo) por dia já que vai existir menos evaporação, logo será menor a necessidade de repor água no aquario.

Ainda assim parece-me uma excelente solução para pequenos aquarios, o que "poupa" a compra de sistemas de reposiçao (boias de nivel e bombas de reposição) assim como a compra de um reactor de Kalk.

 

 

 

Aproveito para informar que o aquario já foi totalmente enchido assim como a RV já foi colocada (note-se que nao utilizei nenhuma RM neste aquario :drinking: ) estando apenas uma pequena névoa na agua.

A circulação já está a funcionar assim como o escumador (que ainda nao produziu espuma nenhuma mas espero que esta noite "cuspa" alguma bem castanha) e o sistema de reposição. Falta ligar o termostato.

Corais só um ou outro que estavam colados á RV (actinodiscos), já que os outros so serão colocados amanha depois de fazer os devidos testes á agua. Depois segue-se a fauna (peixes e invertebrados)

 

Ainda só medi a salinidade que se encontra aceitável e a temperatura (26º) tambem já liguei a refrigeração.

ola novamente muito obrigado pela esplicação, devias colocar novas fotos para nos podermos ver a continuaçao do teu trabalho

ja agora podias-me dizer se repois a agua evaporada com agua da torneira e se alguma vez tiveste problemas com algas

muito obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola novamente muito obrigado pela esplicação, devias colocar novas fotos para nos podermos ver a continuaçao do teu trabalho

ja agora podias-me dizer se repois a agua evaporada com agua da torneira e se alguma vez tiveste problemas com algas

muito obrigado

 

Como qualquer aquario salgado debati-me com algumas algas. Nomeadamente a Bryopsis (a que me deu mais trabalho a erradicar), alem de cyanos e algumas algas verdes; ultimamente apenas as tipicas algas do vidro que limpava de 3 em 3 dias.

Espero bem que com este tenha menos trabalho :)::D:

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente a fotografia do layout.

Como já tinha referido anteriormente os unicos corais presentes no aquario sao alguns actinodiscus presos ás rochas com que formei o layout. A introdução dos outros está destinada para hoje á tardinha assim como os invertebrados. O peixes em principio lá para a noite quando so estiverem as actinicas ligadas (tentar com que sofram menos com a mudança).

 

Fica aqui a fotografia com apenas as 4x20watts actinicas ligadas.

 

imagemnb5.jpg

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei da utilização de rochas mais pequeninas...dá ideia de serem maiores e o aqua também! Só ficamos com a real percepção do tamanho quando olhamos para o escumador!

Agora é andar para a frente, com calma e ir povoando aos poucos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Na minha opinião umas vallisnérias atrás das pedras para tapar o fundo não ficava mal... :D Agora a sério gostei bastante do layout e espero que corra bem esta "mudança" para os salgados.Agora é escolher uns invertebrados bonitos e eficazes no combate às pragas...Boa sorte com o projecto...

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André!

 

Também gostei muito do layout. Conseguiste transmitir a ilusão de que o aquário é maior e, com um fundo escuro, ainda conseguirás dar maior sensação de profundidade, já para não falar dos fios que ficam imperceptíveis. Nada que já não estivesse à espera... :P

 

Vai actualizando!

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A reposição é feita com um deposito de 10 litros ligado ao reactor de Kalkwasser.

 

Utilizei uma pequena bomba (do estilo powerjet) ligado a um temporizador eletrónico. Programei a bomba para ligar 4 vezes ao dia durante um periodo de 3 minutos. A agua é entao empurrada para o reactor de Kalk (neste caso um pequeno depósito de 1 litro), entra pelo tubo de baixo e sai por uma pequena mangueira no topo do copo sendo guiada até ao aquario e sendo o fluxo controlado por uma válvula de rosca (fazendo assim um "pinga-pinga") No dépósito tenho a mistura de kalk, como a agua que entra no depósito tem pouca pressão a agua que sai na mangueira (colocada no topo) sairá limpida, ainda assim é suficiente para mexer (muito pouco mesmo) o pó de kalkwasser presente no fundo. Como será obvio, no inverno terei de programar a bomba para trabalhar menos vezes (ou menos tempo) por dia já que vai existir menos evaporação, logo será menor a necessidade de repor água no aquario.

Ainda assim parece-me uma excelente solução para pequenos aquarios, o que "poupa" a compra de sistemas de reposiçao (boias de nivel e bombas de reposição) assim como a compra de um reactor de Kalk.

 

 

 

Aproveito para informar que o aquario já foi totalmente enchido assim como a RV já foi colocada (note-se que nao utilizei nenhuma RM neste aquario :lol: ) estando apenas uma pequena névoa na agua.

A circulação já está a funcionar assim como o escumador (que ainda nao produziu espuma nenhuma mas espero que esta noite "cuspa" alguma bem castanha) e o sistema de reposição. Falta ligar o termostato.

Corais só um ou outro que estavam colados á RV (actinodiscos), já que os outros so serão colocados amanha depois de fazer os devidos testes á agua. Depois segue-se a fauna (peixes e invertebrados)

 

Ainda só medi a salinidade que se encontra aceitável e a temperatura (26º) tambem já liguei a refrigeração.

olá andré esspero que esteja tudo do melhor tenho acompanhado com interesse o teu aquario pois tambem vou fazer um pequeno reef

fiquei esclarecido mas queria saber se me podias enviar algumas fotos do diy da reposição de agua e kalk

ficava-te muito grato pois gostava de fazer um igual

obrigado

continuação do bom trabalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá andré esspero que esteja tudo do melhor tenho acompanhado com interesse o teu aquario pois tambem vou fazer um pequeno reef

fiquei esclarecido mas queria saber se me podias enviar algumas fotos do diy da reposição de agua e kalk

ficava-te muito grato pois gostava de fazer um igual

obrigado

continuação do bom trabalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente está arranjado... Agora é deixar crescer e controlar; controlar muito bem. Hoje adicionei algumas acroporas que uma alma caridosa gentilmente me brindou :lol: .

Deparo-me apenas com uma situaçao, contando agora com alguns corais duros (acroporas e duas montiporas) como será com o calcio? Sei que o devo manter entre os 400 e os 450. Penso que num aquario com esta litragem nao faça sentido a aquisição de um reactor de calcio, nao so pelo preço mas tambem pela dificil monotorização do mesmo ainda por mais com tao pouca "litragem". Tenho o reactor de Kalk (Niesen?) a funcionar, será que compensa comprar um aditivo de calcio liquido ? De maneira a ir controlando os niveis de Ca na água ?

 

De resto os parametros estao todos dentro do aceitável, uma Tpa sexta feira para tentar controlar ao máximo. A temperatura encontra-se a 26º, nada de preocupante apesar de poder estar a 25º.

A proxima aquisição será provavelmente um Osmose inversa, já que sempre utilizei agua de reposiçao da rede (sem filtraçao alguma).

Tenho um sun coral em recuperação de tecidos, ele teima em nao deitar os polipos para fora para o poder alimentar, mas tenho-o retirado para um recipiente á parte com movimentaçao de agua e tentando alimentar com plancton. Espero que recupere pois é um coral lindissimo.

 

Aqui ficam as fotografias, pedroosapo, assim que puder tiro tambem uma ao reactor de kalk.

 

Imagem003.jpg

 

Imagem002.jpg

 

Imagem004.jpg

 

Imagem005.jpg

 

Imagem007.jpg

 

Imagem008.jpg

 

Imagem009.jpg

 

Imagem010.jpg

 

Imagem011.jpg

 

Imagem012.jpg

 

Imagem014.jpg

 

Imagem015.jpg

 

Imagem016.jpg

 

Imagem017.jpg

 

Imagem018.jpg

 

Imagem020.jpg

 

Imagem021.jpg

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei muito :huh:

Continua bang

Boa Aquariofilia

Cumps JMG

 

Excelente! Nem é preciso um enorme aquário...está provado!

Estou envergonhado (devo ter perto de 500 litros), tens mais corais que eu... tenho mesmo de comprar mais alguma coisa.

;)

 

gostava era que respondesses aqui a este nosso amigo:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=105594

 

Se seria possivel com menos de 500 euros fazer a festa e bem...Acho que só alguém como tu para lhe responderes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos; Aproveito para informar que arranjei um escumador externo. A bomba faz 1000l/H com sistema de agulhas (com uma especie de mesh). Desejo manter fosfatos e nitratos a zero, aliado as tpas para ter um perfeito crescimento das acroporas e um equilibrio no sistema do aquario .

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

"diario de bordo"..

O escumador encontra-se "perfeitamente" calibrado. Adiçao diaria de calcio e magnesio ( Ca nos 420ppm e Mg pelos 1300ppm aproximadamente). Adicionei um fundo preto. Algumas algas mas aparentemente sobre controlo.

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"diario de bordo"..

O escumador encontra-se "perfeitamente" calibrado. Adiçao diaria de calcio e magnesio ( Ca nos 420ppm e Mg pelos 1300ppm aproximadamente). Adicionei um fundo preto. Algumas algas mas aparentemente sobre controlo.

 

 

O KH como está?

 

não adicionas nada tambem para o KH?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De momento estou sem teste de KH (em principio este fim de semana arranjo um novo). Mas na ultima medição encontrava-se a 9dKH. Estava a pensar fazer um ligeiro aumento para os 11 ou 12. Será que o conseguia com bicarbonato de sodio? Será seguro ? Estava a pensar adicionar meia colher de café e medir os resultados.

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.