AVISO!!!!NÃO SE ESQUEÇAM DOS FILTROS E DA SUA MANUTENÇÃO


Recommended Posts

Bem , ca vai a história de hoje a tarde. Entro em casa, depois duma vinda da Univ em Setubal, onde estavam 40 graus a sombra! Olho para o meu aquário, para ver se está tudo bem com os meninos, e reparo que um dos filtros não está com caudal nenhum, muito estranho, começo logo pensar ( o filtro berrou, vem-me logo a cabeça a ideia - vou ja ligar para quem mo vendeu!! ), mas não, deixa ca investigar, desligo o filtro, volto ligar, e na mesma, caudal minimo, mandava menos que uma torneira no minimo dos minimos. Desligo, tiro as torneiras, abro o filtro, e o meu espanto, tava todo sujo. E espanto porque, o filtro tinha sido montado a uma semana (Filtro Hydor Prime 30). Bom, de seguida limpo o fitlro e tal, meto-a a funcionar.....et voilá, temos um bom caudal, mta corrente, tudo cool. Depois comecei pensar, bem se este com uma semana tava sujo, imagino o outro (Azoo CF-1200) que já anda para uma limpeza a um tempo e que também tem um caudal muito baixo(pensava eu que era normal naquele filtro)....bem quando tiro as torneiras levo o filtro para a banheira e abro o filtro....vocês não têm noção da quantidade de xxxxx que aquilo tinha....a esponja tava preta, não era castanha nem verde, era preta mesmo, e a lã vidro na mesma....a água do caixote tava castanha escura, como é possivel, tinha um filtro a sujar a agua e o outro coitado a limpar a bosta que o outro deitava, e o mais surpreendente, eu tinha a agua limpida no aquario, nunca podia notar que ela andava sair suja de um dos filtros....

 

Isto tudo para que :

a Malta vai adiando as limpezas ao filtro, ou porque dá muito trabalho tar a tirar os tubos da agua(IN/OUT), ou porque não é um bom dia para andar em limpezas, ou para afzer xavascal (sim porque eu inundo sempre os tacos do quarto :S ).

No meu caso, sinceramente, já nem me lembro a ultima vez que o limpei, uma pessoa fica sempre com a ideia que foi a pouco tempo, mas nem da conta do tempo a passar...

Como fiz a mudança do aquario, e foi mais de 60% de agua nova...não convinha andar em limpezas com o filtro, pois com o aqua anterior so tinha mesmo um filtro. Fui adiando adiando e hoje foi o k foi.

 

ALem de ser muito mau para os peixes, so eles sabem quando levavam com os ""bafos"" dakele filtro todo porco em cima, é muito, mas muito desagradavel, para nos, so o cheiro que aquilo manda, ai JASUS, não se metam nisso. A casa tá com as janelas todas abertas para arejar, e mesmo assim, inda se sente o cheiro na casa banho.

 

Quando o limparem, limpem mesmo tudo, não se limitem a dar uma lavadela nas esponjas e ja ta, siga la pa dentro de novo...eu fui ver os encaixes, onde a agua circula de dentro do filtro para as mangueiras, comecei lavar e tal, e um tava entupido q estranho..comecei bater com akilo no xao, sai de la uma bola de nhanha verde nojenta, q só visto!! Não admira que aquilo não tivesse um caudal mais agressivo!

Não se esquecam do rotor, que está na cabeça do motor, aquela pecinha normalmente branca q anda a volta, tipo hélice, essa nhanha verde entranha-se ai e diminui a velocidade da ""helice"".

 

Mais importante que tudo, todas as lavangens, so com água do aquario, e nas cerâmicas, para quem as usar, não se mexem...

 

Com estas lavagens completas dos dois filtros, fikei quase com agua do akua a meio, ficou um pouco mais que meio, agora vai ter q se andar enxer aos poucos, para nao ser prejudicial aos peixes.

 

Espero que este tópico sirva para alguns, afinal não ando aqui escrever ""PO BONECO!!!"" heheh

 

cheers

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva :?

 

Só uma achega:

 

Quando limparem os filtros não se esqueçam de limpar também as respectivas mangueiras, pois elas também se sujam... e bastante :wink:

 

Já encontrei mangueiras, que mesmo depois de limpar os filtros o caudal pouco se alterava, pois algumas delas estavam estranguladas com a tal nhanha e apenas passava cerca de 20% da água que deveria passar :)

 

Portanto atenção também ás mangueiras :wink:

Um Abraço

 

Jorge Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois esse facto não referi...no meu caso, eu meti mangueiras novas, é que as que estavam no 2º filtro(o mais porco de todos) tinham tanta nhanha que.....é sem comentários hehe

 

:wink:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, podem ser mangueiras normais ou tem k ser mesmo especiais?ha a venda e, qualquer loja de aquariofilia ou so nas BOAS lojas?e de quanto em quantp tempo se devem mudar?

 

Hasta

 

PS-desculpem a minha ignorancia

EX-Naysel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva :wink:

 

Eu só troco as mangueiras quando elas perdem a flexibilidade, e começam a ficar muito rijas, pois aí podem vincar e estrangular a água.

 

As mangueiras que uso, tanto são das verdes que se compram nas lojas de aquáriofilia, como das transparentes que se vendem em qualquer drogaria, estas só têm o inconveniente de durar menos tempo e a sujidade se notar mais cedo, mas também são mais baratas :wink:

Um Abraço

 

Jorge Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as que vinham no filtro eram verdes, as novas que meti são transparentes, comprei-as no AKI. As brancas realmente nota-se mais quando começam ganhar sujidade, mas como estão atrás do movel, quase não se vêm :wink:

 

:wink:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivam!!!

Zanito escreveu:

"Mais importante que tudo, todas as lavangens, so com água do aquario, e nas cerâmicas, para quem as usar, não se mexem... "

Os filtros e as mangueiras podem ser lavadas com água da torneira...As ceramicas é que devem ser lavadas com água do aquario, Para evitar matar a cultura de bacterias !...

Cump

Anibal Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 12 anos depois...

Carissimo Jorge Costa.

 

Eu tenho um filtro Hydor há cerca de um mes e reparei que esta semana tem estado com caudal baixo. Ontem limpei as esponjas todas e continuou. Depois desencaixei e limpei a parte da ventoinha e inclusivé testei sem o cesto da materia filtrante e não adiantou, o caudal continua na mesma. Já havia reparado que as mangueiras estão sujas mas tenho uma grande dúvida de novato...

 

Como faço para limpar as mangueiras?

 

Muito Obrigado

Igor Santos

 

 

Viva icon_

Só uma achega:

Quando limparem os filtros não se esqueçam de limpar também as respectivas mangueiras, pois elas também se sujam... e bastante :shock:

Já encontrei mangueiras, que mesmo depois de limpar os filtros o caudal pouco se alterava, pois algumas delas estavam estranguladas com a tal nhanha e apenas passava cerca de 20% da água que deveria passar :shock:

Portanto atenção também ás mangueiras :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carissimo Jorge Costa.

 

Eu tenho um filtro Hydor há cerca de um mes e reparei que esta semana tem estado com caudal baixo. Ontem limpei as esponjas todas e continuou. Depois desencaixei e limpei a parte da ventoinha e inclusivé testei sem o cesto da materia filtrante e não adiantou, o caudal continua na mesma. Já havia reparado que as mangueiras estão sujas mas tenho uma grande dúvida de novato...

 

Como faço para limpar as mangueiras?

 

Muito Obrigado

Igor Santos

 

 

 

Para limpar as mangueiras não basta só pô-las debaixo da torneira. Tens de ter uma ferramente essencial: Um escovilhão próprio.

 

Tipo este:

 

11101050_1.jpg

 

Esfregas bem de um lado para o outro e do outro para um lado e vais ver a nhanha que sai.

 

Incrivel, no meu JBL e901 limpo as mangueiras de 15 em 15 mais ou menos e é a principal causa de redução de caudal.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Para limpar as mangueiras não basta só pô-las debaixo da torneira. Tens de ter uma ferramente essencial: Um escovilhão próprio.

 

Tipo este:

 

11101050_1.jpg

 

Esfregas bem de um lado para o outro e do outro para um lado e vais ver a nhanha que sai.

 

Incrivel, no meu JBL e901 limpo as mangueiras de 15 em 15 mais ou menos e é a principal causa de redução de caudal.

 

 

Muitíssimo Obrigado.

 

Tenho de ir comprar uma coisa dessas a ver se resolve o problema do caudal.

 

Cumprimentos

Igor Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Igor está respondido....

Mas devias ganhar um prémio pelo maior desenterranço do Forum, mais de doze anoso é obra!!!!!

Foste buscar um tópico de 2004, não é para qualquer um :naughty: :naughty: :naughty: :naughty:

Não te esqueças de quando perguntares alguma coisa a alguém verificar se a última resposta foi pelo menos está década. ;)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É capaz de ser record de desenterranço sem dúvida biggrin.png' alt=':biggn:'>

Editado por Gonçalo84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais