(FICHA) Barbo Puntius Titteya


tiago rocha

Recommended Posts

Barbo Puntius Titteya

 

Nome popular: Barbo Cereja

Nome científico: (Puntius titteya)

Família: Ciprinídeos

Origem: Ásia (Siri Lanka)

Tamanho: 4 a 6cm

Ph: 6.5 a 7.0

Temperatura: 25 a 27ºC

Aquário mínimo: 50L

Alimentação: Onívoros: Basicamente comem de tudo alimentos vivos flocos.

Reprodução: Ovíparo

Compatiblidade: Trata-se de um peixe pacifico desde que seja colocado num aqua com varios esconderijos e com outros membros da mesma especie.

 

O barbo Titteya tem um forma semelhante á do barbo Oligolepis embora seja um pouco mais alongado. As escamas encontram-se bem defenidas, as duas filas centrais apresentam manchas escuras que formam um linha entre o focinho e a barbatana caudal. Sobe determinados angulos de incidência da luz pode-se ver um brilho irridescente azulado na aprte superior do corpo. Esre peixe possui um par de barbichos no maxilar superior. O macho é encarnado e a sua cor adquire mais intencidade na epoca de reprodução. As femeas apresentam cores mais palidas e menos intensas. A conhecimento da reproduçao do mesmo em cativeiro nomeadamente por membros do forum.

A reprodução em cativeiro pode ser alcançada sem muitos problema, para isso separe um macho que estiver bastante agitado e com a coloração bastante intensa e uma fêmea "roliça", coloque-os num aquário de aproximadamente 20 ou 30 litros com a água do aquário original e plantas de tufo, caso não possua plantas, faça algo parecido com lã, a temperatura deverá estar em torno de 27ºC. Alimente-os com alimentos vivos durante essa fase. A fêmea deverá expelir em torno de 200 ovos entre a vegetação e logo depois o macho os fertilizarão, após isso é recomendável retirar os pais do aquário para que não comam os ovos. A eclosão ocorre em até 36 horas, e após o terceiro dia, quando os filhotes tiverem consumido o saco vitelino, a alimentação deverá consistir em infusórios, micro-vermes, náuplios de artêmia e ração para filhotes de ovíparos, até que consigam se alimentar de flocos como os pais.

 

 

Seguem-se as fotos:

 

macho:

aqua_neu_425ae_09.jpg

 

femea

cherry2.jpg

 

Experiencia pessoal:Trata-se d eum peixes para um aqua comunitario, no meu caso tiveve bastante sucesso no realce das cores com uma alimentaçao a base de alimento vivo em jovens. Um peixe muito ativo e atractivo que se relaciona bem com os seus companheiros de aquario. Os machos normalmente picam-se um pouco principalmente na presença de uma femea.

Editado por tiago rocha

encontrociclideos-com-v3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tiago!

 

Muito útil a tua ficha, mas fora de contexto, pois como indicas e bem, os p. titteya são ciprinídeos e não caracídeos... pede que te mudem isto.

 

Abraço

JM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e acrescenta que sao um pouco agressivos... pelo menos com red cherries... matam nos mesmo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e acrescenta que sao um pouco agressivos... pelo menos com red cherries... matam nos mesmo

no meu aquario tinha junto com redcherrys e crystal red e nunca me apercebi de tal coisa..a ponto de matar? nao sei...a boca deles é bastante pequena....

 

mas tambem tou a falar da minha experiencia...nunca constatei tal coisa...mas se dizes

 

 

um abraço

 

Tiago Rocha

encontrociclideos-com-v3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

verdade! eu tambem nunca pensei... tive os durante cerca de 5 meses com reds. De vez em quando vi a os comer um red cherry mas pensei que tivesse morria por qualquer razao, ate porque os reds quando "voavam" perto deles, eles nao ligavam.

 

Ate que depois de uns 3 red cherries mortos, vi os barbos cereja mesmo a atacar os red cherries. O ataque foi exactamente como as piranhas. Um atacou, e em seguida atacaram todos, o red cherry nem teve possibilidade de saltar como costumam fazer.

 

No dia seguinte tirei os do aquario.

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre que algum peixe o camarão mais débil.. podem haver ataques.

 

É uma expriência com outros peixes.. nunca tive os Punitus.

Cumprimentos,

Rodrigo Guimarães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais