Como "colar" plantas a troncos?


Fosfol

Recommended Posts

Boas ppl,

 

eu não sei s este tópico já foi colocado no forum...se foi podiam indicar-mo ou então tirem-m esta dúvida: gostava de "colar" anubias ou fetos de javas em troncos...q fio devo utilizar? O fio d nylon pode cortar as raizes da planta,não é? Acham q s pode utilizar linha de costura ou então tb se pode utilizar bocado d arame (ou esta última hipótese já é imaginação,lol).

 

Digam qql coisa :?:

Abraços...

Abraço,

Carlos Mourão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu uso elásticos, mas linha de coser também serve.

 

o ponto importante é que o material que uses se desintegre e que não faça mal ao biótipo que criaste.

 

básicamente, qualquer coisa que faça com que a raiz da planta fique bem perto do tronco/rocha serve.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado ppl :?: . Lembrei-m agora assim de repente, nas pedras tb s pode "colar" plantas?

 

Já agora dbcm, usas q tipo d elástico,lol, o vulgar elástico?

 

Abraços e obrigado mais uma vez

Abraço,

Carlos Mourão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há vários tipos de linha para fazer o ponto cruz e vários tipos de água (mais ácida, mais alcalina).

 

pode ser alguma coisas destas que disse.

 

experimenta com um elástico ou com outro tipo de linha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sugiro linha de pesca, não é tóxico como os elásticos, passa totalmente despercebido e não se degrada facilmente. :?: Creio que em qualquer hipermercado deve encontrar.

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Eu recomendo antes a linha de coser. As raizes das plantas não demoram uma vida toda a agarrarem-se. Com a linha de pesca aquilo demora uma internidade a degradar-se. Enquanto que com a linha de coser, normalmente demora umas semanas a degradar-se e quando isto acontece já está a planta agarrada ao tronco/pedra....

 

Abraços

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A solução mais simples é sem duvida fio de algodao...normalmente de costura. Para começar será sem duvida o melhor já que se desintegra, é flexivel e portanto nao introduz cortes nas plantas nem é muito dificil de quebrar pelos peixes que possam ficar entalados.

Para casos em que o fio de algodão nao está a durar o suficiente, pode-se usar o fio de pesca que mais tarde se terá de cortar. Atenção que se deve colocar o fio à volta do tronco tentanto deixar o minimo de espaços por onde o peixa possa tentar passar para evitar peixes presos e provavelmente mortos ou gravemente feridos.

 

No caso de musgo de java ou riccia, para prender em superficies grandes e planas uma solução é usar redes plásticas presas por fio de nylon ao tronco/rocha. As plantas ao crescerem cobrem a rede plástica.

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.

 

Eu tenho fetos de java presos a pedras e troncos e usei fio de pesca (nylon). Quando vejo que as raizes ja estao presos ao tronco ou a pedra corto o fio e retiro o fio do aquario.

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha experiência é mesmo com linha de costura.

Tenho feto de java e musgo presos a um tronco e foi assim que eles se fixaram, a linha apodreceu e desapareceu.

 

Fiquem bem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tbm usei fio de algodao. e depois das plantas ja terem grudados nos troncos a linha se desintregou e sumiu.

 

 

quer bater um papo sobre aquario ? msn faf0_@hotmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas ppl...como tava interessado em prender umas anubias nana e coffefolia a um tronco decidi pesquisar e encontrei este tópico por isso espero que não se importe fosfol por usar o seu tópico...

Pronto...resumindo eu já tava com ideias de usar linha de costura negra pois já tinha usado noutras experiencias e reparei que se "dilui", leia-se camufla-se, bem com o resto do tronco...mas o que eu tou curioso é como é que as raizes das anubias se conseguem fixar aos troncos? é do genero das trepadeiras? e mais uma coisa como é que vocês procedem posteriormente à fertilização? por pastilhas ou ferti liquido?

 

Um abraço a todos

 

PS: toda e qq info que acharem relevante façam o favor de dizer...aprender...pois... :idea:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!!

Eu tenho usado fio de pesca que retiro quando as plantas estão seguras.

Tento é não usar um fio demasiado fino para não cortas as raizes e porque é mais facil de o retirar.

Tento deixar sempre (tal como o Just_me referiu) o minimo espaço entre o tronco ou pedra para evitar que os peixes fiquem presos.

 

O facto de as linhas de costura se desintegrarem na água deixa-me meio desconfiado em as usar... não será faz mal as linhas se desintegrarem no aquário?

 

Eu acho que as anubias se agarram aos troncos e rochas tal como as trepadeiras fazem, estas aproveitam todas as pequeninas irregularidades e buraquinhos pra se agarrarrem, por vezes com raizes tão pequenas que mas se veêm.

 

Hugo Coelho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A linha é de algodão tingida... vai-se desintegrando lentamente e tem uma massa ridiculamente pequena...penso que nao faz mal nenhum aos peixes. Para alem disso tenho usado sem notar qualquer problema nos peixes...

Se estiver em troncos ou pedras a anubia retira os nutrientes da coluna, por isso em caso de deficiencias fertilização liquida

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 12 anos depois...
On 24/07/2004 at 19:49, Visitante disse:

há vários tipos de linha para fazer o ponto cruz e vários tipos de água (mais ácida, mais alcalina).

 

pode ser alguma coisas destas que disse.

 

experimenta com um elástico ou com outro tipo de linha.

linha de pesca 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu costumo utilizar cola própria para aquário. Podes colar mesmo já depois de montado, sem ter de retirar troncos nem pedras. Caso estejas a fazer uma montagem de novo será mesmo necessário molhar todo o material para que a cola funcione. A seco pura e simplesmente não cola. Posso dizer que comprei no início do ano e já gastei um tubo. Colei mais de 200 pés de anubias, bucephalandras, fetos, musgo entre outras plantas. No início desperdicei um pouco mas com a prática percebes como utilizar mais correctamente.

Posso dizer que demorei cerca de 5 minutos a colar mais de 20 pés de anubia num tronco, na última montagem que fiz. A única questão é ver-se a cola, mas desaparece com o tempo. O tempo suficiente para que as plantas agarrem bem.

Para mim é 5 estrelas. Consegues colar mesmo onde queres e rapidamente. Aconselho vivamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais