Iluminação para 2 aquários


Recommended Posts

Boas.

 

Preciso de ajuda. Tenho dois aquários, ambos plantados com plantas várias (infelizmente ainda não consegui dedicar-me ao nome das plantas mas sei que tenho valisnérias, anúbias, umas que parecem hortelã mas que a parte de baixo é avermelhada entre outras).

Ambos os aquários têm substrato, tendo sido montados este Verão (portanto, ainda não há falta de nutrientes). No entanto, penso que a iluminação é parca. Uma vez que os aquários são em segunda mão e mantém a iluminação que traziam, peço aconselhamento pois penso ter de alterar a mesma uma vez que as plantas estão a morrer de forma parva.

 

Aquário de 200l (60x120x40cm*):

Aquário com gouramis, ancisturs, labeos, escalares, botias...

1 lâmpada branca

(Danaos

40 Watts 42 Inches)

1 lâmpada azul

(Marine-Glo

42"/104.70cm 40W)

 

Aquário de 120l (35x100x30cm*):

Aquário comunitário com corys, neons, colisas e bettas (sem problemas com os bettas)

1 lâmpada

(Tyburski

Euro-Loght

GMBH

Lt 30W / 010 daylight)

 

*altura x cumprimento x largura

 

Uma coisa que se verifica é que no aquário de 200l uns nenúfares que lá tenho multiplicam-se a bom ritmo enquanto que no de 120l os poucos nenúfares que lá coloquei ficam todos queimados, não havendo qualquer multiplicação.

 

Pretendia manter o set-up como está: 1 lâmpada no de 120l e 2 lâmpadas (1 azul e 1 branca ou de outra cor) no de 200l. No entanto, não consigo encontrar nas lojas perto de mim nada superior a 40W. Vou ter de encomendar amanhã. Mas antes de encomendar gostaria da vossa opinião para saber o q mandar vir ao certo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Preciso de ajuda. Tenho dois aquários, ambos plantados com plantas várias (infelizmente ainda não consegui dedicar-me ao nome das plantas mas sei que tenho valisnérias, anúbias, umas que parecem hortelã mas que a parte de baixo é avermelhada entre outras).

Ambos os aquários têm substrato, tendo sido montados este Verão (portanto, ainda não há falta de nutrientes). No entanto, penso que a iluminação é parca. Uma vez que os aquários são em segunda mão e mantém a iluminação que traziam, peço aconselhamento pois penso ter de alterar a mesma uma vez que as plantas estão a morrer de forma parva.

 

Aquário de 200l (60x120x40cm*):

Aquário com gouramis, ancisturs, labeos, escalares, botias...

1 lâmpada branca

(Danaos

40 Watts 42 Inches)

1 lâmpada azul

(Marine-Glo

42"/104.70cm 40W)

 

Aquário de 120l (35x100x30cm*):

Aquário comunitário com corys, neons, colisas e bettas (sem problemas com os bettas)

1 lâmpada

(Tyburski

Euro-Loght

GMBH

Lt 30W / 010 daylight)

 

*altura x cumprimento x largura

 

Uma coisa que se verifica é que no aquário de 200l uns nenúfares que lá tenho multiplicam-se a bom ritmo enquanto que no de 120l os poucos nenúfares que lá coloquei ficam todos queimados, não havendo qualquer multiplicação.

 

Pretendia manter o set-up como está: 1 lâmpada no de 120l e 2 lâmpadas (1 azul e 1 branca ou de outra cor) no de 200l. No entanto, não consigo encontrar nas lojas perto de mim nada superior a 40W. Vou ter de encomendar amanhã. Mas antes de encomendar gostaria da vossa opinião para saber o q mandar vir ao certo.

 

Boas

 

Desculpa dizer assim mas podes mandar vir amanha ou por que nao ja...... julgo que nao tens nocao do que estas a dizer em relacao a lampadas e muito menos a electricidade.

 

Cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sérgio,

 

Caso não tenhas reparado, estou a pedir aconselhamento. Se percebesse, já tinha feito a coisa de forma correcta logo de inicio.

Assim como assim, a tua resposta em nada me ajuda. Não dizes o que está mal, não me elucidas e não apresentas sugestões. Se as lâmpadas que estão forem suficientes então terei de partir para outras soluções. No entanto, devido ao meu parco conhecimento em relação a esta matéria, peço ajuda a quem percebe mais do que eu.

 

Solicito respostas coerentes e que efectivamente me ajudem a resolver este problema porque se há coisa de que não gosto é de ver as minhas plantas a morrerem e ter noção de que neste momento os nutrientes estão dentro dos parâmetros correctos.

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquário de 200l (60x120x40cm*):

Aquário com gouramis, ancisturs, labeos, escalares, botias...

1 lâmpada branca

(Danaos

40 Watts 42 Inches)

1 lâmpada azul

(Marine-Glo

42"/104.70cm 40W)

Ola quanto a mim parece-me pouca iluminaçao, deverias pelo menos ter 3 lampadas.

Eu comprava 1 lampada grolux e uma Aquastar 10000k.

Essa marine glo e para corais.

Ola quanto a mim parece-me pouca iluminaçao, deverias pelo menos ter 3 lampadas.

Eu comprava 1 lampada grolux e uma Aquastar 10000k.

Essa marine glo e para corais.

 

Aquário de 120l (35x100x30cm*):

Aquário comunitário com corys, neons, colisas e bettas (sem problemas com os bettas)

1 lâmpada

(Tyburski

Euro-Loght

GMBH

Lt 30W / 010 daylight)

 

*altura x cumprimento x largura

 

Uma coisa que se verifica é que no aquário de 200l uns nenúfares que lá tenho multiplicam-se a bom ritmo enquanto que no de 120l os poucos nenúfares que lá coloquei ficam todos queimados, não havendo qualquer multiplicação.

 

Pretendia manter o set-up como está: 1 lâmpada no de 120l e 2 lâmpadas (1 azul e 1 branca ou de outra cor) no de 200l. No entanto, não consigo encontrar nas lojas perto de mim nada superior a 40W. Vou ter de encomendar amanhã. Mas antes de encomendar gostaria da vossa opinião para saber o q mandar vir ao certo.

 

O aquario de 100 x 30 x 35 leva brutos 100lt, uteis por volta dos 80lt e tambem acho que devias aumentar a iluminaçao para 60w.

Editado por apocalypse
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola quanto a mim parece-me pouca iluminaçao, deverias pelo menos ter 3 lampadas.

Eu comprava 1 lampada grolux e uma Aquastar 10000k.

Essa marine glo e para corais.

 

 

 

O aquario de 100 x 30 x 35 leva brutos 100lt, uteis por volta dos 80lt e tambem acho que devias aumentar a iluminaçao para 60w.

 

 

Boas.

Obrigado pela resposta.

 

Não tenho conseguido encontrar nada acima de 40w, daí ter de encomendar. Daqui a pouco vou à loja e mando vir uma de 60w, que deve chegar 2ª ou 3ª. Achas que deve ser branca obrigatoriamente ou poderá ser colorida (azul/rosa)?

Este de 100l tem um pouco mais de 80l. Anda, de facto, próximo dos 100l porque está bem cheio e tem um tronco, plantas e cascas de coco. O volume retirado ao aquário é relativamente baixo.

 

Quanto ao aquário maior (que tb n chega aos 200l, anda mais pelos 180/190l reais) só tem casquilho para 2 lâmpadas. Para colocar 3 lâmpadas teria de alterar toda a cobertura (é um MP Aquarien, caso a marca ajude).

Não sabia que a Marine-Glo era para corais... Boa! Por acaso é uma lâmpada fenomenal porque dá-me umas tonalidades muito vivas aos escalares e aos gourami pérola...

Tendo em conta o facto de apenas poder colocar 2 lâmpadas, a sugestão mantém-se? 1 grolux e 1 Aquastar 10000k? Já agora, por pura curiosidade, qual é a diferença entre os k e os watts? k de kelvins? ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sérgio,

 

Caso não tenhas reparado, estou a pedir aconselhamento. Se percebesse, já tinha feito a coisa de forma correcta logo de inicio.

Assim como assim, a tua resposta em nada me ajuda. Não dizes o que está mal, não me elucidas e não apresentas sugestões. Se as lâmpadas que estão forem suficientes então terei de partir para outras soluções. No entanto, devido ao meu parco conhecimento em relação a esta matéria, peço ajuda a quem percebe mais do que eu.

 

Solicito respostas coerentes e que efectivamente me ajudem a resolver este problema porque se há coisa de que não gosto é de ver as minhas plantas a morrerem e ter noção de que neste momento os nutrientes estão dentro dos parâmetros correctos.

Obrigado.

 

Eu até ajudava, mas estive a ver o teu post umas 5x e ainda estou para perceber a tua dúvida.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo...

 

Creio que o problema do autor do tópico está (acho eu) suficientemente descrito.

Em resumo: As plantas estão a morrer e ele pensa que é da iluminação.

 

Até pode ser da iluminação, mas em adição, tb pode ser falta de CO2 ou de algum/alguns nutriente(s).

 

Darkrequiem ...

Em termos de iluminação, por aquilo que tenho lido, acho que o recomendado é 1W por litro.

Calculas a capacidade dos aquários assim: C x L x A (todas as medidas em cm) e no fim divides por 1000 e tens a capacidade em Litros.

Não sei que tipo de calhas de iluminação tens em cada um deles, mas pelo menos numa delas parece que não dá para pôr mais lâmpadas.

A ser assim, terás que pôr lâmpadas de maior potência, ou pôr uma 2ª calha.

Nota que a escolha das cores das lâmpadas, depende essencialmente das plantas que tens ou vais querer ter.

Alguns peixes como por exemplo discus não gostam de muita luz. Se colocares muita potência os gajos vão sofrer a menos que arranjes uma zona de sombra onde

eles fiquem mais confortáveis, que é o que se faz normalmente em plantados ...

Uma coisa essencial (entre outras!) em aquários plantados, é a injecção de CO2. Tens ? De que tipo ?

Podes fazer post dos últimos testes que fizeste à agua dos aquários ? O que é que mediste e que valores registaste ?

 

Abraço,

Editado por popxunga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Obrigado pela resposta.

 

Não tenho conseguido encontrar nada acima de 40w, daí ter de encomendar. Daqui a pouco vou à loja e mando vir uma de 60w, que deve chegar 2ª ou 3ª. Achas que deve ser branca obrigatoriamente ou poderá ser colorida (azul/rosa)?

Este de 100l tem um pouco mais de 80l. Anda, de facto, próximo dos 100l porque está bem cheio e tem um tronco, plantas e cascas de coco. O volume retirado ao aquário é relativamente baixo.

 

Quanto ao aquário maior (que tb n chega aos 200l, anda mais pelos 180/190l reais) só tem casquilho para 2 lâmpadas. Para colocar 3 lâmpadas teria de alterar toda a cobertura (é um MP Aquarien, caso a marca ajude).

Não sabia que a Marine-Glo era para corais... Boa! Por acaso é uma lâmpada fenomenal porque dá-me umas tonalidades muito vivas aos escalares e aos gourami pérola...

Tendo em conta o facto de apenas poder colocar 2 lâmpadas, a sugestão mantém-se? 1 grolux e 1 Aquastar 10000k? Já agora, por pura curiosidade, qual é a diferença entre os k e os watts? k de kelvins? biggrin

 

Podes fazer uma calha DIY

com lampadas economicas

nao gostas????

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Desculpa o meu primeiro post (da forma como escreveste ...para quem nao percebe fizeste demasiadas afirmacoes e decisoes...)

 

Se ja tens uma calha podes alterala para 2x36W PLL 4200K e 6500K e tens luz (talvez demais) suficiente praticamente para qualquer planta (se tiveres CO2)

 

 

Cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.