Scalares em aqua de 60 litros...dá ou não?


Recommended Posts

Ola

Tenho um aqua de 60 x 30 x 35 com 2 corys, 3 platys e 1 pleucostomu.... axam k la posso meter dois scalares? Ou o aquario será muito pekeno? Sei k ficariam melhor num aqua maior... mas este dá ou não?

 

 

Dois juvenis.

 

Qual e a altura? Parece um pouco curto na dimensao vertical (30 ou 35?). 35 seria bem melhor.

 

Tb se os Corys sao Paleatus eles nao vao gostar mto da temp de 25,5 - 26 graus minima para os escalares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Escalares é na boa num de 60, é na boa!!! O pleco é k não :)!!!

 

Os Altun já não é possível porque ficam demasiado "altos".

 

O macho tem tendência a comer os ovos, mas as fêmeas ficam muito agressivas nessa altura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Escalares é na boa num de 60, é na boa!!! O pleco é k não :P!!!

 

Os Altun já não é possível porque ficam demasiado "altos".

 

O macho tem tendência a comer os ovos, mas as fêmeas ficam muito agressivas nessa altura.

 

Os que eu vi eram "Escalares selvagens", tive a investigar e acho que são chamados altuns...

 

Mas eram dos mais bonitos que já vi, com umas barbatanas e umas listas espectaculares :)

 

Então nao dá para ter? ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ya, foi aqui nas caldas que vi, dido's farm...

 

Eram mesmo muito fixes... Eu gostava de ter os maiorzinhos, mas os mais pequenos já eram bem fixes!!

 

sim foi na dido's farm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Os Pterophyllum Altum não são escalares selvagens, são outra espécie de peixes, são assim chamados porque não são muito vulgares de se verem nas pequenas lojas da especialidade!!! E devido à sua altura de cerca de 35 cm e o seu temperamento mais agressivo em aquários, fazer-se a comparação aos vulgos escalares em ambiente selvagem!!! O maior exemplar desta espécie capturado media mais de 50 cm de altura!!!

 

São peixes territoriais como os escalares mas devido ao seu tamanho, obrigatoriamente controlam um território maior, tornando-se agressivos para quem o invade e mesmo mortais para pequenos habitantes. São peixe lindíssimos devido as suas faixas negras verticais muito acentuadas com umas brancas entre as mesmas.

 

Tens aqui um site que talvez te agrade.

 

http://www.peixesornamentais.info/index.ph...4&Itemid=41

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De mais a mais, pelo que li 2 escalares juntos pode não dar muito resultado devido à territorialidade dos peixes. Acaba por haver um que se torna dominante, infernizando a vida ao outro.

Com 3 isso torna-se mais dificil de acontecer, sendo que o dominante acaba por ter q se ver com 2 que se juntam. LOL!

 

Não sei ao certo se esta informação está correcta (li em vários sites sobre aquariofilia) mas prefiro ter sempre mais de 2 no meu aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Se temos um animal com 30 cm e um aquário com isso ou pouco mais de altura, é impossível termos este peixe dentro do aquário, nem o volume todo do aquário dá 1/4 da área territorial deste animal. O que é q acontecia, ainda se tornava mais agressivo.

 

DarkRequiem a minha experiência diz-me que essa teoria, não passa um bocado disso mesmo, uma teoria!!!

 

Temos que ter vários aspectos em consideração. Se for um aquário pequeno o peixe torna-se muito mais agressivo porque o volume de água do tanque pode ser o espaço territorial a que o peixe estaria habituado a dominar no estado selvagem. Como existem outros sempre no seu território o peixe investe para mostrar que ali quem manda é ele.

Se forem 2 machos com condições físicas semelhantes vão ambos tentar dominar o cardume, principalmente se houver fêmeas, é muito natural veres crescer um macho dominante num cardume e há medida k outros indevidos atingem um certo porte físico invistam contra esse mesmo macho dominante, na tentativa de passarem eles a dominar o cardume. O que poderá acontecer quando o macho já for velho.

Podes ter situações limite em que machos com um certo porte físico invistam até a morte de indevidos jovens!

Também depende muito do temperamento dos peixes em questão!!!

Escalares já tive 1 macho e 1 fêmea num aquário de 50 cm durante anos e é do melhor, reproduzem-se, não fazem mal aos outros peixes, excepto peixes "estúpidos". Metes 1 macho lá dentro, é "porrada" certa!!!

 

Uma das técnicas k utilizo para limitar um pouco as territorialidades dos animais, é colocar primeiro os menus agressivos, de maneira a marcarem um pouco o espaço, e por fim os mais agressivos que vão impor o seu espaço, mas não de uma forma tão "violenta", a não ser que o animal tenha um temperamento muito agressivo.

Tenho actualmente um exemplo de oscares k se dão lindamente com todos os outros peixes, alias são mais agressivos os escalares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.