lago de kois


Recommended Posts

Olá

 

Há um ano construí dois lagos interligados com filtragem em comum com cerca de 30.000 litros para as minhas carpas.

 

 

Setup:

 

LAGO1

 

Comprimento:8 metros

 

Largura:3 metros

 

Profundidade:

Parte baixa:60 cm

Parte média:120cm

Parte funda:150 cm

 

Litragem:por volta de 20.000 litros

 

LAGO 2

 

Comprimento:7 metros

 

Largura:2,5 metros

 

Profundidade:

Parte baixa:60 cm

Parte média:80cm

Parte funda:100 cm

 

Litragem:por volta de 10.000 litros

 

 

Impermeabilização:1camada de lona(0,5mm) com uma camada de tecido geotextil por baixo para evitar qie alguma raiz ou pedra fure o lago

 

Filtragem:SERA PROFESSIONAL 12000

 

 

Flora:

- NENUFARES

 

dsc00192xg3.jpg

 

 

Fauna:

Carpas koi japonesas

 

(no lago mais pequeno estão as koi que comprei o ano passado e no maior estão as que comprei no inicio deste ano.)

 

 

aqui vão algumas imagens:

 

 

Primeiro os lagos...

 

dsc00381gx4.jpg

 

dsc00378br1.jpg

 

dsc00383tv1.jpg

 

dsc00389lh0.jpg

 

dsc00386md7.jpg

 

dsc00374dc5.jpg

 

dsc00376um2.jpg

 

 

Agora algumas das koi k comprei o ano passado...

 

dsc00032nc0.jpg

 

Kohaku 40 cm

 

 

dsc00040nv6.jpg

 

Hikarimono 35cm

 

dsc00047zs0.jpg

 

 

Utsurimono 35cm

 

.... etc....

 

dsc00053wg0.jpg

 

dsc00063lm9.jpg

 

dsc00064ps2.jpg

 

dsc00072ak5.jpg

 

dsc00077mk2.jpg

 

dsc00080xj3.jpg

 

dsc00089lq4.jpg

 

 

.... e as koi de 20 cm compradas em fevereiro deste ano:

 

dsc00091en1.jpg

 

dsc00095bv5.jpg

 

dsc00098gn2.jpg

 

espero k gostem..

 

cump.

Editado por mario*martins
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 69
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

pelo que da para ver dame a sensação de teres um bom lago com uns bons peixes.... e com uma excelente envolvencia... mas ve se consegues resolver o problema das imagens para podermos avaliar melhor....

 

PS: a agua parece um pouco verde... mas podera ser das imagens ou entao insuficiencia de filtragem....

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Tens aí umas koi á maneira!

 

Porque não pões mais plantas no lago?

 

Uns jacintos, salvineas ou (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] como flutuantes e umas valienérias e elodeas(submersas)?

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim a agua está um bastante verde .

 

Embora as koi se estejam a dar bem com a água nestas condições(inlusive já fizeram várias desovas) optei por instalar um filtro com sistema de lampadas ultra violetas mas apesar de ter melhorado, penso k não tem potência suficiente .

 

Vou esperar até á proxima primavera para acrescentar mais uma lampada UV para ver se resolvo a situação.

 

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim a agua está um bastante verde .

 

Embora as koi se estejam a dar bem com a água nestas condições(inlusive já fizeram várias desovas) optei por instalar um filtro com sistema de lampadas ultra violetas mas apesar de ter melhorado, penso k não tem potência suficiente .

 

Vou esperar até á proxima primavera para acrescentar mais uma lampada UV para ver se resolvo a situação.

 

 

Cump.

 

... em relação ás algas , fico sempre na duvida se ao tentar elimina-las não estarei a prejudicar o crescimento das koi, no inicio da primavera cheguei a fazer uma pequena "experiência" com duas desovas, colocando uma delas num pequeno lago com cerca de 200l com mais exposição solar onde tinha muita concentração de algas, e a outra desova coloqueia noutro lago com as mesmas dimenções mas sem apanhar sol e onde a água estava cristalina... e agora ao comparar os tamanho vejo que as que estão no lago "verde" têm entre 2 e 4cm enquanto as do lago cristalino têm menos de 1 cm..

 

lago "verde":

 

dsc00393jn1.jpg

 

dsc00397rn9.jpg

 

 

lago com água cristalina:

 

dsc00392hq6.jpg

 

 

se calhar vou tentar controlar as algas dentro de um limite minimo para poder usufruir da belesa das koi em vez de ter a agua não totalmente cristalina...

 

obrgd

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrgd José, mas a verdade é que com o crescimento das kois mais velhas e com as que me nasceram este ano, os lagos que tenho já se estão a tornar pequenos.

 

já ando a pensar em construir um novo lago para ter espaço para as kois juvenis poderem crescer á vontade bang

 

felizmente espaço não me falta...

 

se o projecto se comcretizar dentro em breve coloco fotos da contrução...

 

cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Força nisso porque se tem espaço é aproveitar.

E que melhor maneira para aproveitar um espaço de que com água e peixes??

Boa sorte com essas carpas tão bonitas.

David Lucas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

ola. Ta muito bem. tao gortdinhas ke nem patos:P , tao bem alimentadas. gostava de ver a actualidade do lago. tira uma foto do lagos todos juntos para que se perceba bem a dimenção da coisa.

 

daqui a ums tempos espero tambem ter algumas carpas ja grandinhas no meu lago ke acabei de construir.

e tens algumas carpas que valem algum € por serem tipo A.

 

onde compras as kois?

cumps

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola. Ta muito bem. tao gortdinhas ke nem patos:P , tao bem alimentadas. gostava de ver a actualidade do lago. tira uma foto do lagos todos juntos para que se perceba bem a dimenção da coisa.

 

daqui a ums tempos espero tambem ter algumas carpas ja grandinhas no meu lago ke acabei de construir.

e tens algumas carpas que valem algum € por serem tipo A.

 

onde compras as kois?

cumps

 

era isso que eu ia dizer...

 

nao sou GRANDE entendido em peixes no geral mas sou um grande fa de cultura japonesa e conheço alguns tipos de kois...

 

tens ai pelo menos 3 ou 4 que parecem tipo A... muito bonitas mesmo!!!!

 

onde compras e geralmente qual o valor?

 

ps - os lagos sao muito bonitos

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

daqui a ums tempos espero tambem ter algumas carpas ja grandinhas no meu lago ke acabei de construir.

e tens algumas carpas que valem algum € por serem tipo A.

 

Toda esta questão de as koi serem tipo A ou B, é na realidade sofrivel, pois depende do criterio com que cada um (ou loja), escolhe e vende as suas carpas. Na realidade, kois tipo A vendidas em Portugal por 8 Euros = 10 cm, não se aproxima sequer de Kois "tipo A", vendidas no Japão ou Inglaterra,.....basicamente por ca vende-se aquilo que os outros não querem.

 

O que não quer dizer que não haja boas carpas a chegar ao mercado português, até porque uma carpa pode evoluir muito, desde os seus 5 cm até ao seu tamanho adulto, e boas surpresas podem acontecer.

 

Por exemplo na primeira foto, o que há partida é classificado como uma Kohaku, é na realidade uma Doitsu Kohaku, pelo padrão de escamas grandes que apresenta e não uniformes, se para um criador Japonês este tipo de variedade, é um tipo A?????? ........na maioria das vezes, Não!!!!!

Depois há todo o tipo de defeitos que uma carpa pode apresentar e que baixa a qualidade/valor da variedade. Mais uma vez escolho a mesma carpa para dar um exemplo; a existência de uma escama preta nesta variedade, é considerada um defeito, pois so deveria ter branco+vermelho. Este defeito transforma-a na realidade numa Sanke, embora tambem de fraca qualidade pois não tem preto suficiente.

 

Mario, não quero de todo que fiques melindrado com a minha observação, espero so com isto alertar algums users que se querem alguma qualidade, têm de perceber um pouco mais daquilo que estão a comprar, para não serem embarretados com uma carpa do "tipo A", e que na realidade, já é tipo Z :)

Já agora o que é o tipo "A" ?????? Para mim continua a soar-me a ...." vendo carpas carpas mais baratas, e tenho outras mais caras" ;) Excelente estrategia de marketing que esta empresa arranjou, não haja duvida!!!!!!!

 

Mas há por aí uma Showa, que me parece ter futuro........ para alem de outras ja adultas que so se vêm a nadar no lago

 

 

Mario!!! ... os meus parabens pelos magnificos lagos que construís-te .....e pelas magnificas carpas que possuis, quer valham ou não alguns Euros, continuam a ser exemplares lindissimos ;)

 

cumps,

 

Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito bem dito por que parece saber o que diz. eu interesei-me ha pouco tempo pelas kois. desde que to a faser o lago maior basicamente, mas tambem penso que isso do tipo A é muita parra e pouca uva. pois os € todos que valem so se vem na mao dos outros , quando somos nos a vender nao da nada.

 

eu so me interesso mais pelos tipo A porque acho um espetaculo uma showa adulta com o tipo de cores caracteristicas e poucas mais variedades de tipo A me disem algo em comparacao as de tipo B.

 

uma koi adulta e sempre magnifica independente do tipo A ou B...

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

obrigado pelos comentários.

 

Algumas das carpas que comprei o ano passado não as comprei por serem tipo A ou B, apenas cheguei a uma loja no shopping de Viana do Castelo e vi algumas koi cujas cores me agradaram e comprei de alguns tamanhos (entre aproximadamente 10 e 25 euros).

 

Concordo com a opinião do Rcorreia quando diz que para Portugal só vem o que os outros não querem, pois já visitei lojas de animais na Alemanha e vi kois com excelente qualidade, mas por outro lado, se tivesse-mos carpas em Portugal daquela qualidade ao preço que estavam a pedir por elas (entre 150 a 3600euros) duvido que alguém as comprasse.

 

Peço desculpa pelo 2ª video que ao que parece não dá para visualizar.

Aqui vai novamente.

 

http://img190.imageshack.us/i/10001o.mp4/

 

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e agora ao comparar os tamanho vejo que as que estão no lago "verde" têm entre 2 e 4cm enquanto as do lago cristalino têm menos de 1 cm..

 

Na realidade, é preferivel teres a água mais rica em nutrientes (água verde), do que uma água cristalina, para fazeres crescer os alevins. A agua verde é mais rica em micro organismos que conjuntamente com a alimentação que davas, as fez crescer mais

 

....basicamente o que aconteceu, foi: comeram em maior quantidade e qualidade, do que os alevins que estavam em agua cristalina

 

 

Concordo com a opinião do Rcorreia quando diz que para Portugal só vem o que os outros não querem, pois já visitei lojas de animais na Alemanha e vi kois com excelente qualidade, mas por outro lado, se tivesse-mos carpas em Portugal daquela qualidade ao preço que estavam a pedir por elas (entre 150 a 3600euros) duvido que alguém as comprasse.

 

....sim, a realidade la fora , é bem diferente....... mas o que não nos impede de tentar-mos obter melhores peixes.

 

 

 

 

cumps,

 

Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...

Olá o teu lago é muito bonito e está bem enquadrado.

 

Os esturjões têm de comer comida especifica ou o que damos aos outros tambem serve?

 

è que eu já vi em varios fornecedores comida especifica para eles.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo comentário.

 

Os Esturjões têm que comer um granulado específico com alto teor de proteína e gordura, e que não flutue.

A maior dificuldade está em fazer chegar a comida ao fundo do lago sem que as Koi's a devorem.

 

cumps

Editado por Hugo R. Silva
Retirar quote desnecessário. Utilizem o botão "ADIC. RESPOSTA" e não o botão "RESPONDER". Ass. HRS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então ajuda-me e perceber mais sobre Esturjões.

 

Como é que se comportam no lago?

Qual o seu tamanho normal?

è possivel reprodurem em lagos?

 

 

Em relação á comida, agora percebi porque é que existe expecifica. As minhas carpas primeiro comem a comida de superficie e só depois é que "limpam" o fundo.

 

O teu filtro para um lago de 30.000 litros é um presurizado para 12.000 litros? Ou entendi mal?

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais