PLANTAS PARA PALUDARIOS


Luis Alves

Recommended Posts

oi

 

era porreiro para quem esta a começar neste campo ou quem percebe pouco e tem duvidas, por-mos aqui plantas que pudemos usar em paludarios e tal...

 

tipo por exemplo,

 

- bromelias

 

sei que pudemos usar....

 

tenho a duvida se fetos podemos usar por exemplo ????

 

assim de futuro ficava mais facil para quem começa a escolha das plantas....

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

metam ai os nomes das plantas.....aproveita-se e digam também para terrários.....daqui a uns anitos não me importava de ter 1 biggrin.png' alt=':biggn:'> e gostava de aprender sobre isso, porque é sobre as plantas que mais tanho duvidas, e que tipo de substracto....agradecia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André, as plantas que mencionei em cima são para terrário.

Agora que voltei a ler o 1º post do tópico vi, realmente, que era para paludários. Não interessa, fica já adiantado para os terrários.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso adiantar nomes de plantas que uso ou já usei em terários/paludários com sucesso

 

Bromélias: Guzmania lingulata, Cryptanthus sp., Tillandsia cynaea

Fetos: Helxine soleirolii (não-te-metas-na-minha-vida), Selaginella martensii. Os fetos que crescem em zonas humidas nas paredes ou troncos também devem dar, vou experimentar depois de fazer uma colheita este fim de semana

 

Outras: Ficus pumila, Hedera helix, Cholophytum variegatum, Fittonia verschaffeltii, Chamadorea elegans, Dionaea muscipula

 

Aquáticas: musgos adaptam-se bem à forma terrestre com bons niveis de humidade. Fetos de java e anubias aguentam bem desde que o rizoma esteja mergulhado em água. Em paludários/aqua-terrários com fogger ou sistema de chuva muitas plantas aquáticas de caule podem ser plantadas directamente da loja. Caso contrário pode fazer-se uma adaptação à forma terrestre e posteriormente plantar fora de água.

 

Já experimentei também acorus pusilus e cyperus isocladus plantados semi-aquaticamente mas não tive sucesso

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi

 

ho sr. joao avo es impecavel....

 

um gajo pede tu das logo ha mao cheia :-D

 

era mesmo isso que queria... claro que as respostas anteriores tambem conta nao dresprezo ninguem...

 

joao da uma olhada nestes fetos / samambaias

 

o nome da familia é samambaias e parecem fetos, mas tem uma reproduçao diferentes penso que dai o nome diferente...

 

tava a pensar usar 1 das especies mais comuns de samambaias...

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi

 

ho sr. joao avo es impecavel....

 

um gajo pede tu das logo ha mao cheia :laugh:

 

era mesmo isso que queria... claro que as respostas anteriores tambem conta nao dresprezo ninguem...

 

joao da uma olhada nestes fetos / samambaias

 

o nome da familia é samambaias e parecem fetos, mas tem uma reproduçao diferentes penso que dai o nome diferente...

 

tava a pensar usar 1 das especies mais comuns de samambaias...

 

A palavra samambaia é o mesmo que feto mas em "brasileiro"

acho que te esqueceste de meter o link

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A palavra samambaia é o mesmo que feto mas em "brasileiro"

acho que te esqueceste de meter o link

 

Cumprimentos

 

 

oi

 

boas amigo joao

 

por acaso nao esqueci ::D:

 

eu encontrei uma seri e links mas o que fiz foi ver mais fotos que outra coisa, numa pesquisa que fiz no google...

 

olha agora se me puderes tirar uma duvida....

 

qual a diferença entre:

 

- bromelias

 

- guzmania

 

 

é que tipo ontem fui a um horto para dar uma olhadela nas plantas que irei utilizar.... e vi guzmania, como esta:

 

http://www.southerntropicals.com/galleries...0Carine_jpg.jpg

 

 

e vi outra planta que no google aparece como sendo bromelias:

 

a foto mais parecida que encontrei foi esta:

 

http://www.soleilweb.com.br/newsletter/aba...principal_1.jpg

 

nesta da para ver bem os ''picos''

 

http://blufiles.storage.msn.com/y1pvEsnCY1...TER4Tw4kO-GGz1A

 

a cor é igual, verde de fora e vermelho/rosa por dentro... e parece que tem assim uns espinhos minuscilos nas folhas de lado, como tem na foto se vires bem.... pergunto-me se nao fara mal aos bichos ???

 

 

outra pergunta que te queria fazer....

 

tu poes as plantas com vaso ou sem vaso, eu na primeira vez coloquei com vaso, e desta era para voltar a colocar sem vaso, mas lembrei-me e vi por ai...

 

com vaso se precisar de trocar e muito mais facil... e se tiver fugas de agua, as raizes nao estao tao em contacto com a agua...e depois nao ha aquele problema de ''ha vou plantar e pode nao se dar no novo substrato'', assim mantenho o substrato do vaso e ponhos uma camadinha por cima apenas.... mas por um lado tem a desvantagem de as raizes nunca se irem desenvolver como se estivessem bem ''soltas''

 

aguardo ajuda

Editado por Luis Alves
gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Guzmanias e um género de bromélias, tal como os criptantos, tillandsia, etc.

 

Eu planto tudo em vasos para ser mais fácil desmontar. Convém desmonstar o terrário 1 vez por mês para lavar os inertes e substituir o solo, evitando a acumulação de detritos, bactérias, fungos, etc. Por isso com vasos torna-se mais fácil

 

Com não tenho problemas com o excesso de humidade no solo, já que as plantas até agradecem, planto em vasos furados por baixo, e as raízes podem desenvolver-se por aí.

 

Se usares apenas plantas adequadas a ambientes humidos, não deves ter problemas com excesso de humidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

podem ser usadas bromelias, musgos, fetos, orquidias, heras etc........tambem podes ter plantas carnivoras se vais ter um anfibio corres o risco de ele se tornar uma refeiçao.

 

ja agora o plaudario vai ser para que animal ?????????

 

 

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

SÓCIO APK 291

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

podem ser usadas bromelias, musgos, fetos, orquidias, heras etc........tambem podes ter plantas carnivoras se vais ter um anfibio corres o risco de ele se tornar uma refeiçao.

 

ja agora o plaudario vai ser para que animal ?????????

 

 

 

cumps

 

 

bombinas

 

as carnivoras nao passam pelas ideias... :)

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muitas plantas aquáticas,desde que ambientadas à forma emersa,dão-se muito bem num paludário. Glossostigma, Hemianhtus C.''Cuba'', Cyperus Helferi, Eleocharis,Hydrocotyle Verticcilata,etc.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.