TPA para discus


Diogo Paulo

Recommended Posts

eu faço tpas uma vez por semana mas gostava de saber como é que voces fazem as vossas tpas.

falem sobre os seguintes criterios.

 

-tipo de agua (garrafao ou torneira)

-usam acondicionador para a água

-que quantidade é mudada

-qual o ph da nova água

- que materias filtrantes é que usam no filtro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Bom eu sou novo nisto, mas faço tpa de cerca de 30% semanalmente e utilizo água da torneira (ás vezes utilizo aquasafe), até agora não tive problemas.

Quando introduzi os discus tinha o ph a 7.2, fiz um tpa com agua de garrafão e baixou para 6.8 e tenho conseguindo manter até há coisa de uma semana.

Actualmente apareceu outro problema que ainda não consegui resolver e pior não sei porque aconteceu.

A dureza da água (KH) desceu para 0 e em consequencia o PH também desceu para 6.1, mas nos bichos não se nota nada.

 

 

Cumps.

Vitor Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu faço tpas uma vez por semana mas gostava de saber como é que voces fazem as vossas tpas.

falem sobre os seguintes criterios.

 

-tipo de agua (garrafao ou torneira)

-usam acondicionador para a água

-que quantidade é mudada

-qual o ph da nova água

- que materias filtrantes é que usam no filtro

 

Eu por experiência própria utilizo água directamente da torneira pra TPA´s e faço mudas de 30% quinzenais.

É claro q isto é num aquário com muitos litros d água e as restantes hipóteses são muito caras.

Uso turfa no filtro para envelhecer um pouco a água a qual mudo de 1/2 meses, dependendo da quantidade.

O pH da água da torneira aqui da zona anda à volta de 7 e no aquário desce aos 6 - 6,5.

Tenho dois filtros um com esponjas e susbrato para as bactérias desnitrificantes e outro só com esponjas e lãs - isto deve-se tb à litragem do aqua (2 filtros de grande capacidade).

Como disse antes após ciclagem não usei nem uso nenhum acondicionador.

Se tiveres um aqua pequeno pode deixar a água da torneira em repouso em garrafões de 5 litros p eliminares o cloro durante 24/48h e fazes a reposição das TPA´s daí.

Espero ter ajudado um pouco.

Cump

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bolas esqueci-me de metade das questões!!!

 

 

O meu filtro é eu Eheim 2213, utilizo effimech (ceramicas), o substract pro e a esponja tudo eheim

o ph da agua da torneira é 7,0 a 7,2

 

 

 

Cumps.

Vitor Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu faço tpas uma vez por semana mas gostava de saber como é que voces fazem as vossas tpas.

falem sobre os seguintes criterios.

 

-tipo de agua (garrafao ou torneira)

-usam acondicionador para a água

-que quantidade é mudada

-qual o ph da nova água

- que materias filtrantes é que usam no filtro

 

Boas

 

-Água de mina

-Quando uso agua da torneira uso um vendido pelo duarte36 http://www.discusmaster.com/produtos_diversos.html sai a cada 150 litros 0,22€ :D

-50% dia mas com intenções de 100% assim que melhorar os depósitos e facilidade de tpas...

-Depende da bateria.A agua da mina sai a 5.5, depois de repousar fica a 6,5...Estabilizo com buffer caseiro consoante a necessidade...

-Lá de vidro, esponja, cerâmicas, bio-balls, leca.Uso sumps....

Editado por varez

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu faço tpas uma vez por semana mas gostava de saber como é que voces fazem as vossas tpas.

falem sobre os seguintes criterios.

 

-tipo de agua (garrafao ou torneira)

-usam acondicionador para a água

-que quantidade é mudada

-qual o ph da nova água

- que materias filtrantes é que usam no filtro

 

- torneira

- fica em repouso com pedra difusora e resistencia de um dia para o outro

- 30 litros todos os dias (em todos os aquarios dá 120 litros)

- igual à dos aquarios

- o normal em todos os filtros

Editado por lopes_v.real

Pedro Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reforçando o que disse o varez, as mudas de agua são fundamentais no sucesso com discus. Se tiveres disponibilidade de fazer as TPAs com mais frequencia força nisso.. diariamente se possivel e quanto maior a % melhor... 20 a 30 % por dia é bom, 50% excelente, acima de 50 o aquario começa a ficar um paraiso para os discus :D O melhor exemplo disso vem de criadores profissionais que chegam a mudar 200% da agua diariamente, e apontam isso como um dos grandes factores q os conduz ao sucesso. ;) . Isto logicamente ultrapassa a disponibilidade da grande maioria das pessoas, mas de qq forma quantas mais trocas conseguires fazer melhor.

 

Contudo essas mudanças de agua devem ser sempre acompanhadas da manutenção da estabilidade dos parametros da agua para não sujeitar os peixes a "choques" constantes.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu faço tpas uma vez por semana mas gostava de saber como é que voces fazem as vossas tpas.

falem sobre os seguintes criterios.

 

-tipo de agua (garrafao ou torneira)

-usam acondicionador para a água

-que quantidade é mudada

-qual o ph da nova água

- que materias filtrantes é que usam no filtro

 

 

eu ainda nao tenho discos, mas como estou a contar adquiri-los ainda este mês,

e como estou a fazer tudo como os tivesse, aqui vai:

 

 

-agua da torneira

-nao

-30% semanal/4 em 4 dias

-7.0, estabilizando dentro do aquario para 6.5

- ceramicas, substrato, lã, esponja azul (tudo eheim)

 

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
eu faço tpas uma vez por semana mas gostava de saber como é que voces fazem as vossas tpas.

falem sobre os seguintes criterios.

 

-tipo de agua (garrafao ou torneira)

-usam acondicionador para a água

-que quantidade é mudada

-qual o ph da nova água

- que materias filtrantes é que usam no filtro

 

Boas.

No meu caso, uso agua da torneira que sai a 7.2, adiciono aquasafe e deixo repousar 48 horas.

Mudo 50%(150 litros) de 2 em 2 dias...antes so mudava uma vez por semana.

Na altura de fazer a TPA, verifico o Ph do aquario, que esta sempre a 6.7/6.8 e ajusto a agua da TPA com acidificante PH-, por forma a ser igual à agua do aqua, assim como a temperatura deve estar igual.

Uso um filtro externo fluval 305 com dois tipos de cerâmicas, poros finos e grossos, esponjas, fibra sintética, uma outra fibra tipo algodão e, por vezes, carvão super activado.

Tenho, igualmente, mais dois filtros internos, um deles com UV e so com esponjas. O outro tem esponja, fibra sintética e cerãmicas de poros finos.

Os filtros são de 1000l/h (fluval) e os outros 2 de 750l/h, cada um.

Acho que não me esqueci de nada ;)

 

Abraço

Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em aquarios superiores a 200LT com discus podes fazer TPAs de 30% diárias com água directa da torneira.... mais que 30% e os valores de cloro podem ser consideráveis para o bem estar dos discus... 1 vez por mês adiciono um pouco seachem prime (acondicionador) para eliminar os metais pesados e toxicos que acompanham a água da rede e que se vão acomulando...

 

atenção aos choques térmicos... eu no inverno até uso água proveniente do esquentador para evitar choques térmicos, e nunca tive problemas até a data!

 

Mas cada zona tem a sua água, nada melhor que testar primeira a água da nossa rede antes de estabelecer um procedimento adequado!

 

abraço

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- Água da torneira, ph 7.5.

- Depósito de 120l em repouso 1 semana.

- Sem qualquer acondicionadores.

- Mudança de água de 120l, todas as semanas, sem aquecimento.

- Aquário 600l - ph 6.6 a 7.0 (injecção de CO2)

- 7 Discus adultos.

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, tenho um aquario de 45L totalmente artificial com 5 colisas 1 betta femea e 1 ramirezi (pretendo tirar 2 ou 3 colisas, estou pensando em comprar 2 discus pequenos, eles vivem bem em aqua com plantas artificiais ?

Ph gira em torno de 6.8 / 7.0

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 anos depois...