[DIY] - reactor de CO2 caseiro - simples/barato .


Governa

Recommended Posts

Boas pessoal, sou novo cá iniciei-me hoje.

andei uns dias ai a pesquisar receitas de CO2, e fiz algumas, mas nenhuma deu certo.

 

fiz a receita que está neste tópico pareceu-me das mais completas e nada, experimentei esta - http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=78586 tambem nao consegui..

fi

não sei que faça mais..

ja fiz receitas com gelatina tutti-futi e receitas que não usavam gelatina, bicarbonato de sódio, e já experimentei com fermento biológico e fermento em pó normal..

nenhuma receita deu.. alguém saberá o que se passa??? o que estou a fazer de errado??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas.

 

Será que alguém me dá uma ajuda?

 

Eu segui esta receita à risca em relação as quantidades, mas nao encontrei o tal fermento da Fermipan, usei Vahiné (http://2.bp.blogspot.com/_ftLAcWN1TGI/SzkzyAHuDqI/AAAAAAAABTc/crrd6hiOCBg/s400/pao+com+chourica+079+%5B800x600%5D.jpg) e a garrafa não é de 1.5L, mas sim de dois(o que a meu ver é muito grande).

 

Até agora ainda não vi resultados, será que algum destas alterações prejudica a receita?

 

Desede já obrigado e cumps,

J.Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
  • 1 mês depois...
  • 4 meses depois...

Boas.

 

Como as minhas plantas andam sempre pelas ruas da amargura, decidi experimentar

a fazer este reactor de CO2, mas não saem bolhas.

 

Fiz tudo tal como manda na receita, apenas não pus fermipan, comprei umas saquetas de fermento de padeiro da marca Vahine e nada.

Alguém me ajuda ??

Posso colocar daquele fermento de padeiro à antiga ?

Se sim, qual a quantidade ?

Obrigado.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal. Ja consegui por dois reatores de co2 em funcionamento com a receita do tópico. Um deles está com pedra difusora e o outro tentei com um difusor de vidro da Boyo e nada, meto a mangueira dentro de água e saiem bolhas, com o difusor n sai nada, será por nao ter pressão suficiente? A solução que arranjei foi furar uma daquelas medidas de 10ml que vêm nos produtos para o aqua e usá-la como difusor, assim ficou a trabalhar mas não me parece o ideal.

Queria mesmo por o difusor, será que adicionando o dobro do fermento já terá pressão suficiente? Oi será defeito do difusor?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal. Ja consegui por dois reatores de co2 em funcionamento com a receita do tópico. Um deles está com pedra difusora e o outro tentei com um difusor de vidro da Boyo e nada, meto a mangueira dentro de água e saiem bolhas, com o difusor n sai nada, será por nao ter pressão suficiente? A solução que arranjei foi furar uma daquelas medidas de 10ml que vêm nos produtos para o aqua e usá-la como difusor, assim ficou a trabalhar mas não me parece o ideal.

Queria mesmo por o difusor, será que adicionando o dobro do fermento já terá pressão suficiente? Oi será defeito do difusor?

Tenta:

 

200g de acucar

1 pacote de fermipan

1 colher de bicarbonato de sodio

 

em 1,5L onde 0,5L são de agua fervida e 1 litro de agua da torneira, tudo numa garrafa de 2L de coca-cola.

 

A água deve estar morna.

Não deves tirar o difusor a noite de dentro do aquário, perde a pressão toda a garrafa.

Esquece o conta bolhas diy (não sei se fizeste), é só mais uma etapa para um possível problema de fugas.

 

Finalmente, garantir que tens basicamente um tubo ligado ao difusor de cerâmica do chinês (ebay por +\- 3€ ) e o outro extremo está dentro da garrafa sem estar em contacto com a mistura.

Deves colocar cola-tudo, 2 ou 3 vezes entre a tampa da garrafa e o tubo, para garantir que não há fuga.

 

A solução que fizeste, também ja tentei mas desperdiças o CO2 todo porque ficas com uma bolha gigante e não ha movimento da agua lá suficiente para o dissolver.

 

Espero ter ajudado.

 

PS: a receita usei num aqua de 54L.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fiz para 1L de água, uma chávena de açúcar, uma saqueta de fermento vahiné e uma colher de chá rasa de bicabornato de sódio e está a resultar muito bem já há 4 dias. No nano está a ser aplicada com uma pedra difusora no 100L tem o tal difusor artesanal que está a libertar uma bolha a cada por segundo às vezes 2s e ainda ficam algum tempo a flutuar à superficie. Para a próxima vou experimentar a dobrar a dose do fermento para ver se já consigo usar o difusor próprio.

Isto será provisório pois estou à procura de um extintor de co2 usado para montar um sistema melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

 

Boas ! Fiz exatamente como explicaram mesmo o difusor 5 ***** mas só acertei a 2 ! Tudo a funcionar !!!! 👍👍👍

Muito bom

 

Cumprs[/quot

 

Boas !

Durou 4 dias , hoje recebi o difusor e abanei novamente a garrafa vou esperar até amanhã para ver se resulta ou terei k fazer nova fornalha 😉!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais