[DIY] - reactor de CO2 caseiro - simples/barato .


Governa

Recommended Posts

O meu sistema de CO2 está a bombar bem, mas com uma queda um pouco preocupante no pH de 7,5 para 6,5 na primeira noite, agora apenas vou o ter de dia com "luz" e vou esperar pelos resultados do pH.

Estou com dívidas, se ligo ao filtro interno ou deixa-lo com a pedra difusora!?

Para 54 litros aprox. a receita original é demasiado potente?

O pH altera assim tanto?

 

obrigado pela dicas que tenho lido aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boas a todos. Estiver a ler este tópico de fio-a-pavio bang e duvidas não me restam. Mas perguntaria: em relação ao sistema caseiro em garrafa de plástico, cortando o fluxo durante a noite (com torneira ou mesmo com sistema de soro ou outro) não seria possível colocar uma válvula de escape na garrafa? Assim quando a pressão fosse elevada e o sistema estivesse interrompido a válvula deixaria escapar para o exterior o CO2. Atenção que esta é uma pergunta de rookie mesmo, de quem nunca fez coisa parecida.

Se por acaso se interessarem por investigação satélite passem por aqui: www.g6-team.com

 

logokr3.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Lido de fio a pavio... tenho apenas uma questão a fazer, se durante a noite tirar a pedra difusora do aquário e a deixar dentro de um copo de água, será que fica algum cheiro no ar? é que aqui em casa não gostam de "cheiros" (princialmente do dos microvermes) e de facto não poderei usar o CO2 se ficar mau cheiro... se alguém puder ajudar agradeço porque as minhas plantas estão horriveis!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

lcfonseca, cheiro não fica, pode é o copo cair.

Podes perfeitamente deixar a pedra difusora fora do copo, até faz menos barulho e tudo.

 

Não esperes, porém, é milagres. Só o CO2 não te vai fazer as plantas melhorarem, tens que adubar com os fertilizantes que estiverem em falta.

O efeito de CO2 é o de permitir às plantas metabolizar os elementos químicos dos fertilizantes.

Se eles não estiverem presentes as carências podem vir a tornar-se mais visíveis.

 

Imagina o CO2 como um catalisador que te acelera o crescimento das plantas.

Se não tiverem alimento e luz suficiente vão crescer com deficiências.

 

Pelo menos foi o que percebi até agora do uso do CO2, as minhas plantas são todas de baixa dificuldade (anubias, fetos de Java, valisnérias e tal) por isso pesquisa melhor acerca de fertilizações com micros e macros.

Há por aí muita informação válida.

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok! Obrigada babykhan,

já comprei tudo para montar o dispensador de CO2. Mas primeiro vou pesquizar tudo acerca das plantas, essas três são as mais resistentes, também tenho musgo de Java mas parece-me muito frágil.

Calculei que seria necessário fertilizar, mas isto é apenas o início, nem devo ter luz suficiente, a lâmpada é própria para plantas, mas a voltagem não deve chegar, vou pesquizar tudo primeiro... desde que não cheire mal está tudo bem!

Obrigada pela ajuda, assim posso seguir para a parte das plantas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Acabei de fazer a mistela. Fiz dentro de uma embabem de CO2 da nutrifin mas em vez das "escadinha" pus uma difusora.... Como aquilo não deitava nada em vez de uma embalgem de fermitan pus 2 teri feito mal aquilo nunca mais deita nada. Coloquei a difusora junto á flauta do filtro ( eihen 2207) mas coloquei no fundo schsm bm???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Pessoal já constui o reactor, fiz a receito mas nada de bolhas...

 

Estou a usar este fermento... que a minha mae usa para fazer pão e compra como fermento de padeiro... será do fermento?

 

3790263_lar.jpg

 

Quanto ao vedar já coloquei cola de pistola e pelo menos àgua não sai...

 

Já fiz duas vezes o reactor e nada... por favor ajudem-me...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal já constui o reactor, fiz a receito mas nada de bolhas...

 

Estou a usar este fermento... que a minha mae usa para fazer pão e compra como fermento de padeiro... será do fermento?

 

3790263_lar.jpg

 

Quanto ao vedar já coloquei cola de pistola e pelo menos àgua não sai...

 

Já fiz duas vezes o reactor e nada... por favor ajudem-me...

 

 

á uns tempos fix e demorou uns dias ate começar a produzir abana de vez em quando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Se deitaste todos os ingredientes da receita eu diria que é mesmo por estar a falhar pelo isolamento. A temperatura pode influenciar...mas não acredito que dentro de casa esteja frio suficiente para impedir a reacção. Para veres se a mistura está a funcionar é só abanares a garrafa e vais ver que a mistura liberta bolhas tal como aconteceria se fizesses o mesmo a coca cola. Depois de abanares e começar a libertar gás, olha para o tubo e vê se o nível de água dentro do tubo está a descer. Normalmente o que acontece quando o isolamento não está estanque, é que logo a seguir a se abanar a garrafa, existe um aumento de pressão, mas passado pouco tempo o gás começa a sair pelas fugas e o que se vê é a linha de água dentro do tubo a voltar a subir. Se sobe é mesmo porque existe uma fuga. O melhor para evita-la é fazer o furo na tampa bem redondinho e de forma a que o tubo passe, mas que seja preciso força-lo um pouco. Depois aplicar supercola que fica bem preso, isolado e duradouro.

 

E já agora, duas dicas:

- não convém meter co2 sem areação porque assim a subida de co2 é demasiado rápida e a água pode atingir valores de ph muitíssimo baixos e aí os peixes mais sensíveis morrem. A areação é porreira para controlar os níveis de co2 e para oxigenar a água ao mesmo tempo (claro).

 

- em vez da clássica pedra difusora sugiro que experimentem daquelas peças de madeira que serem de junta nos tabuleiros de estantes de madeira. Exige que a garrafa atinja mais pressão mas as bolhas são mais e mais fininhas. É baratíssimo e faz bem a vez de um difusor de co2. (se estiver a demorar a fazer bolhas... vale aí o "velho" truque de abanar a garrafa eh he)

 

 

Espero ter sido claro.

 

Cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

boas a todos...

tenho lido o topico e fiquei com uma duvida

sera que aquelas "bilhas" aromaticas que se colocam no carro serve de difusor ???

supostamente elas devem deixar passar o co2 pois sao porosas de modo a quando sao usadas com os respetivos "aromas" deixar sair o perfume...

se resultar as bolhas seram ou deveram ser mais pequenas digo eu...

alem de que esteticamente deve ficar melhor do k a pedra azul tao usada por muitos

abraços a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
boas a todos...

tenho lido o topico e fiquei com uma duvida

sera que aquelas "bilhas" aromaticas que se colocam no carro serve de difusor ???

supostamente elas devem deixar passar o co2 pois sao porosas de modo a quando sao usadas com os respetivos "aromas" deixar sair o perfume...

se resultar as bolhas seram ou deveram ser mais pequenas digo eu...

alem de que esteticamente deve ficar melhor do k a pedra azul tao usada por muitos

abraços a todos

 

Bem cá vou (não desenterrar), mas reavivar um post de 2004 porque acho que merece, as minhas plantas estavam muito em "baixo", por falta de nutrientes e CO2, pesquisei e encontrei este post e pus mãos à "obra", comprei o material necessário e fiz passo por passo o descrito, e passados uns dias, com este CO2 caseiro e uns nutrientes as plantas voltaram a ganhar VIDA. No espaço de 2/3 dias foi vê-las a ganhar novos rebentos e ficarem muito mais viçosas.É de louvar estas partilhas de experiência. Obrigado a todos os que o fazem de pura simpatia.

FreDDieCarD não sou minimamente experiente para responder à questão, mas apesar de não saber exactamente do que falas, presumo que um recipiente desses contenha muitos químicos, por isso sendo bom ou não para a função, muito cuidado antes de meter isso dentro do aqua, aqui pelo fórum encontram-se difusores de CO2 por cerca de 5 €, penso, será que vale a pena arriscar?

Abraços

Num aquário, um peixinho pergunta a outro:

- Acreditas em Deus?

- Mas é claro que acredito! Quem é que achas que muda a água?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um pena duvida uma bomba de ar com pedra difusora nao fax o mesmo efeito? Desculpa la ignorancia :P

 

estamos a falar de Dióxido de Carbono não de Oxigénio :happy:

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas..

 

Parece me que é desta vez que opto por fazer o Co2 caseiro ... ;) , mas tenho uma duvida..

Relativamente ao tamanho aqui descrito como uma chavena de chã... Qual será a medida certa? Penso que por aqui não tenho chavenas de chã.. lol... são todas iguas.

 

Alguem terá o peso certo?.. para ter uma ideia do q terei que utilizar?

 

Agradecia bastante..

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas,a minha experiencia nao tem dado resultado sera do fermento ou do bicarbonato? fermento utilizei o da royal e outro do lidl acho eu,e bicarbonato usei da margao e outro da condimar,em varias experiencias perdeu sempre a força,tenho mesmo de usar fermento de padeiro?

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
boas,a minha experiencia nao tem dado resultado sera do fermento ou do bicarbonato? fermento utilizei o da royal e outro do lidl acho eu,e bicarbonato usei da margao e outro da condimar,em varias experiencias perdeu sempre a força,tenho mesmo de usar fermento de padeiro?

 

cumprimentos

 

Fermento da royal é sintetico , se passar numa padaria pede ( geralmente é a vulso) umas 50 g de fermento tipo fermipan (biologico) que vem num blocos e tem de o desfaser- custa 50 c , qualquer bicarbonato funciona desde que só seja bicarbonato de sodio , se puser as quantidades descritas neste topico e se tiver atenção em vedar a ligação do tubo com a tampa garanto-le que no dia a seguir ja vai observar as bolhinhas a sair do difusor...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 3 semanas depois...

Boas seguindo este projecto e fazendo talvez um offtopiczinhos, espero que o autor nao se importe..

Eu queria utilizar este projecto, acrescentado algumas coisas e modificando outras, pedindo a receita para outra litragem...

 

Então é o seguinte, eu já tenho aqui 2 garrafas só que sao de 50cl logo meio litro..

E é mesmo destas que eu quero fazer..

 

-Gostaria que algum de vós pudesse me dizer que percentagens de condimentos devo colocar em meio litro de garrafa?

-A garrfa esta na mesma mesa do água, será preciso valvula anti retorno?

-O tubo deve ficar a quantos centimetros da solução?

-Para além da garrafa com CO2 eu vou fazer outra ao lado só com água que serve para filtrar.. Mas até onde devo colocar água? O tubo que vai po difusor pode estar dentro de água certo?

 

 

Principalmete gostaria de saber as quantidades para esta litragem, sei que deve durar menos porque é menos litragem, mas mesmo assim queria fazer nem que seja para ver que tempo demora...

 

Quando puderem responder agrdecia.. QUanto mais rapido melhor, as minhas plantas aguardam.. :alberteinstein:

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
  • 3 meses depois...