[DIY] - reactor de CO2 caseiro - simples/barato .


Governa

Recommended Posts

upus tinha-me esquesido da segunda garafa,a da limpesa!!

nesta segunda garafa so com agua o tubo que vem da garafa do co2 entra dentro de agua??

 

Sim, serve tb de conta-bolhas. A de entrada fica dentro da água, pode ser junto ao fundo. O da saída fica fora.

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola pessoal. gostava de saber quanto tempo em média dura "uma dose" do cO2 caseiro, ou seja a quantidade feita para essa tal garrafa de 1,5L quantos dias dura?? isso nao perde a "efervescência" com o passar dos dias?? entao e se durante a noite se costuma desligar (excepto os caseiro), nao dá para se por uma torneira nos caseiros de forma a podê-los fechar??

 

e num garrafao de 5L dá para se fazer tb, multiplicando cuidadosamente os valores de 1,5L para 5L??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal..

À cerca de uma semana montei o CO2 caseiro num aparelho da nutrafin com a receita dada no principio do tópico e aquilo passado 1 hora começou a bulir.. Mas hoje fui olhar mais de perto para a saída do tubo que liga a garrafa ao aparelho para diluir o CO2 no aquário e aquilo tem uma névoa branca, que até as bolhas de CO2 no primeiro "corredor" do zig-zag quase não andam. Que acham que pode ser ?

 

 

Ricardo Sombreireiro

Imagem na Assinatura com tamanho superior ao permitido. Ass. HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal..

À cerca de uma semana montei o CO2 caseiro num aparelho da nutrafin com a receita dada no principio do tópico e aquilo passado 1 hora começou a bulir.. Mas hoje fui olhar mais de perto para a saída do tubo que liga a garrafa ao aparelho para diluir o CO2 no aquário e aquilo tem uma névoa branca, que até as bolhas de CO2 no primeiro "corredor" do zig-zag quase não andam. Que acham que pode ser ?

Ricardo Sombreireiro

eu so novo nisto mas devido a uns problemas num tronco.. que me apareceu essa tal nevoa!!

acho que deves ler este topico e ver se tem algo a ver com o que esta lá nas fotos!!

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;#entry458571

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei hoje de fazer a minha receita de Co2 caseiro, vamos la ver se faz bolhas e se amanha quando acordar não tenho uma semea no frasco de Co2 :silly:

 

Recipiente para fermentação ( 1/2 Litro ):

pict0005.jpg?imgmax=512

 

Recipiente para armazenamento e difusão do Co2 :

pict0006.jpg?imgmax=512

 

Se isto não funcionar, amanha chamo um padeiro aqui a casa para uma intervenção técnica :sad2:

Editado por PauloSilva
assinatura.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Fiz ontem à noite tudo como está descrito aqui no forum e não consigo obter qualquer reacção:( , pois esta manhã ainda nem uma bolha tinha saido.

 

Só quando agito é que faz inumeras bolhas, mas depois não acontece nada.

 

Ja confirmei e não tenho nenhuma fuga.

 

Podem me ajudar?

 

P.S: apenas esto ua utilizar uma garrafa.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Afinal saem uma bolhinhas tão pequenas que quase não se vêm...

 

É normal?

 

Se não for como posso aumentar o fluxo?

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu caseiro garrafa de litro e meio, dura quase 4 semanas. Tudo depende da quantidade de açucar que adiciones e o tipo de fermento. Eu uso em barra, compro no modelo. Se adiccionares mais açucar dura mais, se adicionares mais fermento dura menos, mas faz mais bolhas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas comprei este fermento http://images.google.com/imgres?imgurl=htt...ficial%26sa%3DN

 

e nao esta a dar nada , agradecia que me dissessem se é o correcto ou se tenho de comprar o farmipan :S obrigado

 

o que comprei é o royal baking power...

Editado por samus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Inicie.me a pouco neste mundo da aquarofilia e quando descobri este fórum mais apaixonado fiquei.

Qd cmprei as minhas plantas e ve este sistema barato pensei logo em produzir, e assim o fiz cm um amigo meu cada um fez um para si. Agora e dp de tudo construido surge.nos uma questao que quantidade deve ser libertada?se fore mt a quantidade pode prejudicar os peixes?

 

abr

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Inicie.me a pouco neste mundo da aquarofilia e quando descobri este fórum mais apaixonado fiquei.

Qd cmprei as minhas plantas e ve este sistema barato pensei logo em produzir, e assim o fiz cm um amigo meu cada um fez um para si. Agora e dp de tudo construido surge.nos uma questao que quantidade deve ser libertada?se fore mt a quantidade pode prejudicar os peixes?

 

abr

 

Se por acaso entrar no aquário a "mistela" pode matar os peixes por asfixia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas comprei este fermento http://images.google.com/imgres?imgurl=htt...ficial%26sa%3DN

 

e nao esta a dar nada , agradecia que me dissessem se é o correcto ou se tenho de comprar o farmipan :S obrigado

 

o que comprei é o royal baking power...

Esse não dá mesmo,tem de ser fermento/levedura para fazer pão.Se pedires numa padaria eles dão-te,ou então o 'Fermipan'.

No fermento/levedura existem uns fungos,criaturas unicelulares que comem o açucar,o C02 é basicamente os 'traques' destas criaturas,é o que andamos a produzir...traques para enfiar no aquário.O bicabornato é para pôr a água mais alcalina,pois assim produzem mais gases...

 

E é preciso muito cuidado para a garrafa não cair ao chão,o liquido pode entrar dentro do aqua e é um problema,estraguei um aqua recentemente assim.Prendam a garrafa a qualquer coisa.

O C02 em sim não tem qualquer problema,era preciso para um aqua de 100L, estarem umas 5 ou 6 garrafas de 1,5L a trabalhar para o C02 começar a ser tóxico.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ontem quando cheguei a casa, o difusor do Co2 estava envolvido numa membrana gelatinosa, transparente quase.

 

Alguem sabe do que se trate?

 

Tenho a certeza que não entrou nada vindo do reactor CO2.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ontem quando cheguei a casa, o difusor do Co2 estava envolvido numa membrana gelatinosa, transparente quase.

 

Alguem sabe do que se trate?

 

Tenho a certeza que não entrou nada vindo do reactor CO2.

 

Abraços

 

Isso é falta de corrente no local onde está o difusor.

Tenta metê-lo num sítio onde haja alguma corrente que isso não aparece.

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Liguei o gajo ao respiradouro do filtro interno HEHEHE;)

 

Isso é falta de corrente no local onde está o difusor.

Tenta metê-lo num sítio onde haja alguma corrente que isso não aparece.

 

abx

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Liguei o gajo ao respiradouro do filtro interno HEHEHE;)

 

O gajo, qual gajo? Estás a falar do difusor de CO2?

É que se tens um filtro interno com respiradouro em cima, semelhante p.ex. aos filtros internos Aquapor, podes ligar directamente o tudo de CO2 a esse respiradouro! E o filtro serve-te de difusor de CO2 :twisted: Eu próprio já meti um desses filtros dentro do aqua apenas com esse propósito e funciona impecável, aquilo gera umas bolhinhas muito pequeninas e que acompanham a corrente do filtro, não vão logo para cima. Depois tirei por motivos estéticos e pq arranjei um reactor externo.

Tu até podes fazer a experiência de qual é melhor através do pH, deixas uns dias com o difusor que tens agora e vais medindo o pH. Depois ligas o tubo ao respiradouro e fazes a mesma coisa. De certeza que o pH vai baixar ligeiramente com a segunda montagem, pq penso que a dissolução de CO2 é melhor com o tubo ligado ao respiradouro.

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pessoa, nas garrafas PET, como é que vedam a tampa? tou com dificuldades em veda-la, 1o optei por fazer ofuro á medida do tubo e colocar uma especie de plasticina para vedras mas, nao funciona, agora fiz um furo bem mais estreito que o tubo e parece estar a vedras bem....

 

 

Digam como vedam as tampas das garrafas PET ( coca cola , sumol) quando fazem CO2 caseiro...

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vedei com silicone de colar os vidros dos carros, pois sei que esse nao descola, nem deixa passar nada.

 

P.S. So meti esse silicone da parte de dentro da tampa.

 

 

 

pessoa, nas garrafas PET, como é que vedam a tampa? tou com dificuldades em veda-la, 1o optei por fazer ofuro á medida do tubo e colocar uma especie de plasticina para vedras mas, nao funciona, agora fiz um furo bem mais estreito que o tubo e parece estar a vedras bem....

Digam como vedam as tampas das garrafas PET ( coca cola , sumol) quando fazem CO2 caseiro...

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim neste momento tenho o "Gajo" CO2 ligado ao respiradouro do filtro interno e o PH baixou realemente;)

Aconselho profundamente a ligar ao mesmo em vez da pedra difusora.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

Desde já os parabens do teu "how to"!

eu uso o kit da nutrafin e esse difusor pareçe e xelente! as bolhas saem do tubo grandes e quando xegam ao topo do difusor mal se vem!

logo presumo que haja uma grande diluição de CO2 na agua

Pedro

PS: a recarga que vou usar no nutrafin qd esta acabar vai ser DIY 8)

 

 

Olà a todos.

Segui a receita ao promenor e funciona muito bem.A unica alteração que fiz foi usar invés de uma pedra difusora usei uma das que se usa no aquario de água salgada (em Madeira) , o que fáz com que as bolhas de carbono sejam ainda mais pequenas e se misturem com mais facilidade na água. omg

Podem testar a vontade que não se vão arrepender.

Alferes :)

"A mente que se abre a uma idéia jamais volta ao seu tamanho original" (Albert Einstein)

Akua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais