[DIY] - reactor de CO2 caseiro - simples/barato .


Governa

Recommended Posts

Olá de novo.

 

o cloro tem assim tanta influencia na mistura? é que de facto não tiro o cloro da água mas provavelmente o ivanpantz tem razão... poderá também ser disto? -> quando as luzes se apagam eu retiro o difusor da água e passa a noite toda cá fora... poderá ser devido ao facto de a pressão ca fora ser menor que a pressão no interior do aqua?

Pois... assim não há mistura que resista :shock: Isso é um livre escape. Não dura nada. Mas se não gostas de ter o CO2 dentro do aquário à noite, para não gastares tanto, enche uma garrafa de água até ao cimo, e coloca lá dentro a pedra difusora, o mais baixo possível.

 

Eu já tive um reactor desses a bombar dentro dum copo de água, e durou-me uns boms 8-10 dias.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi! :shock:

 

Pois... tambem me pareceu estupido mas depois de ler algures aqui no forum que não deveria ter o co2 a bombar de noite porque poderia correr o risco de afogar os peixinhos tirei-o para fora de água... é que em 80L, plantas a produzir CO2 + injecção caseira e peixinhos a consumirem o oxigenio... pensei... não deve ser bom! :cry: voces deixam o difusor o tempo todo debaixo de água? ou também o tiram de noite?

 

Abraço

Gonçalo

 

Foto geral do Aqua ->

http://ftp.netvisao.pt/goncalomg/Aqua1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

]o cloro tem assim tanta influencia na mistura?

 

sim tem... já fiz o teste... 2 garrafas iguais, tudo igual a dierença é que a agua sem cloro durou mais de 20 dias, com cloro durou 2...

 

Quantidades de tudo igualinho, a unica diferença era ser agua do luso ou dos SMAS locais...

 

 

:shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu para não estar a tirar o difusor puz uma pedra difusora a deitar ar quando as luzes se apagam.

Tenho dois temporizadores a trabalhar desencontrados, um para a luz e outro para a bomba.

Não sei ate que ponto isso ajuda mas em principio...

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi

este metudo é muito bom, mas aconselho a por uma garrafa para filtrar o dioxido de carbono, pois com alguma ineiperiencia pode haver alguma mistura que pode entrar no aqua, por isso deve-se ligar ao sistema uma garrafa com agualimpa para que as imppuresas fiquem retidas. :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha, eu tenho sempre o co2 dentro do aqua, e a bomba de ar ligada, a um maior nivel de co2, não obsta a um maior nivel de o2, excepção feita a que, a agitação á superficie é benefica para o o2, mas prejudicial para o co2.... eu optei por deixar ambos a bombar no meu aqua (460 lts), acho que fica o sistema mais estável, e tantos os pêxes, como as verdosos não se têm queixado.... só mais uma coisa, tenho na ponta do tubo de co2 uma pedra difusora, e experimentei colocá-la em vários locais do aqua, socorri-me de um "copo", que retivesse a subida do co2, mas o metodo que acho mais eficaz, no meu caso, e colocar a saida junto à 'aspiração' do filtro, assim o co2, quando volta a entrar no aqua, já vem completamente dissolvido

cumps,

fvicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A meu ver estas a dar uma no cravo e outra na ferradura mas tu la sabes...

 

eu so não corto o Co2 durante a noite porque não da... senão deixava só a bomba de ar.

 

Agora as duas coisas ao mesmo tempo, dia e noite... se estas satisfeito com os resultados, ta bem.

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A meu ver estas a dar uma no cravo e outra na ferradura mas tu la sabes...

essa não percebi, ze

 

quando a não poderes cortar, não é bem assim, basta dispores a mangueira de modo a ser facil a sua remoção para fora de agua :D

 

de qualquer maneira, e como muito bem dissete, não há regras fixas, e cada caso é um caso...no meu, a melhor maneira de, por exemplo, ter o pH o mais estabilizado possivel, é com a inserção de co2, pois as aguas cá da zona são alcalinas, e o co2 dá uma ajuda a baixá-lo, mantendo-o ligeiramente acido...há muito tempo que me deixei de correctores quimicos adicionados á tpa, que por muito cuidado que se tivesse, causavam sempre algum stress nos peixes, e como te disse, os peixes têm agradecido e as verdosas têm-se dado bem. com as duas a bombar...

um grande abraço para o amigo zé

fvicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

Sou um principiante, no mundo da aquariofilia. Gostaria de enviar os meus sinceros parabéns pelo excelente fórum. É sem dúvida um local rico em informação, que tenho vindo de forma gradual a perquisar.

 

Tenho um aquário Light-Glo fechado 80x35x45 - 125litros;

Filtro externo Fluval 104;

Iluminação: 1 luz Sun-Glo 20W + 1 luz Aqua-Glo 20W - 8horas de luz diária;

Substracto de areia sílica 2/3 + areão de riso claro/grosso;

Flora: Feto de java + Anúbia Barterie + 2 plantas artificiais;

3 rochas vulcânicas + 2 rochas quénia + 1 rocha saturno;

Fauna: 2platy (1 macho + 1femea) + 2 guppy (1 macho + 1femea) + 11 Tetra neon + 10 Tetra neon preto + 1 escalar + 1otocinclus.

 

Depois desta pequena introdução, eis algumas das dúvidas que pretendia ver esclarecidas:

 

1) Gosto muito dos aquarios plantados, tenho alguma vantagem em associar ao meu aqua injecção de Co2 caseira,com a flora que tenho neste momento? De outra forma, mantendo a flora actual que efeitos poderam acontcer se associar o Co2 caseiro ao meu aqua?

 

2) Que especies de flora são mais propicias ao crescimento com CO2, e que sejam de facil manutenção?

 

3) Por último aceito todas sugestões que me queriram enviar, de maneira a rentabilizar o meu aqua, tendo em conta as sua caractetristicas apresentadas inicialmente.

 

Grato pelas vossa atenção, espero respostas em breve.

Cumprimentos cordiais.

Embolo

Embolo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

eu montei ontem um reactor como aqui descreveram. Correu tudo bem e passado menos duma hora já via resultados. Outra coisa é a quantidade de CO2 que sai por segundo. Em vez de sairem duas ou três bolhas de cada vez, saem dezenas delas, minusculas, tipo o gas da 7up ou coca-cola... É normal?...

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O grande problema dos rectores de fermentação é mesmo esse não se consegue um fluxo de CO2 constante, ao inicio é maior e depois vai baixando com o tempo.

 

Para regular a quantidade de CO2 a diluir na agua só mesmo colocando a pedra difusora mais abaixo para maior absorção ou mais para cima para reduzir...

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em vez de sairem duas ou três bolhas de cada vez, saem dezenas delas, minusculas, tipo o gas da 7up ou coca-cola... É normal?...

 

sim, é normal, tens é de arranjar um metodo qualquer de fazer com que essas bolhas sejam o mais dissolvidas possivel, porque aquelas que vês irem directamente parav a superficie, nada ou pouco fazem.

No meu caso, como já disse acima, optei por por uma pedra difusora, e colocála junto á saida de agua, de modo a ir ao filto e voltar complatamente dissovilda

lembra-te sempre de verificar os niveis de pH da agua, quando começas a usar o co2, e ainda tentas encontrar a quantidade ideal desse mesmo co2...., é que ele vai-te baixar o pH

 

Por último aceito todas sugestões que me queriram enviar, de maneira a rentabilizar o meu aqua, tendo em conta as sua caractetristicas apresentadas inicialmente

procura pelo forum ,vais ter muitas respostas, usa o motor de pesquisa

fica ainda o meu conselho: equilibrio e mais equilibrio... de nada vale o co2, se não tiveres os nutrientes nas quantidades correctas, e estes nada vale, se não tiveres a luz adequeda, e a luz tem se ser adequada ás plantas, que por sua vez têm de ter um bom suporte a nivel de substrato... estás a ver a bola de neve, não é? :lol:

cumps

fvicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, é normal, tens é de arranjar um metodo qualquer de fazer com que essas bolhas sejam o mais dissolvidas possivel, porque aquelas que vês irem directamente parav a superficie, nada ou pouco fazem.

 

Para isso tirei a pedra difusora, e fiz um buraco numa caixita dos rolos fotográficos, para as bolhas ficarem o máximo tempo em contacto com a água. O problema é que a caixa começa a boiar... Posso prende-la com fita-cola?

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso prende-la com fita-cola?

:lol:

não amigo, na me parece nada que dê resultado....

experimenta, com fio de pesca (ou outro que seja resistente), atar o porta-rolos a uma ventosa que ponhas por dentro do aqua, no local que desejes? é só uma ideia...

cumps

fvicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é que a caixa começa a boiar... Posso prende-la com fita-cola?

Não sei se a cola da fita-cola altera os parametros da agua, mas podes tentar amarrala a uma ventosa com fio de pesca ou a um termostato....

A verdadeira beleza anseia por ser tocada...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Usei um fio qualquer que encontrei aqui em casa, fino e resistente e prendi-o a uma ventosa, agora está mesmo tudo bem, obrigado =D

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Usei um fio qualquer que encontrei aqui em casa, fino e resistente e prendi-o a uma ventosa, agora está mesmo tudo bem, obrigado =D

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Usei um fio qualquer que encontrei aqui em casa, fino e resistente e prendi-a ( a cxixa ) a uma ventosa, agora está mesmo tudo bem, obrigado =D

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá a todos!

 

Já que eu também sou da opinião de que este topico deveria ser inamovivel, coloco aqui mais uma questão que me parece ser pertinente e que pode ajudar muitas pessoas a decidir que quantidades por do elemento "x"... a duvida é a seguinte:

 

Qual a função de cada um dos elementos na mistura?

 

Para responder a esta questão era bom que os entendidos em quimica se chegassem a frente :evil: :D :D :D (ja estou a abrir caminho ao ivanpantz) :D :D :D mas se mais alguém me souber responder façam favor :D :D :D

 

é que a meu ver, assim torna-se mais facil avaliar o que é que está mal na nossa mistura e ajustar este ou aquele elemento por forma a conseguir obter a mistura ideal para o nosso caso! :D não concordam? :D

 

Um grande abraço a todos e os meus agradecimentos as possiveis respostas! :D

Gonçalo

 

Foto geral do Aqua ->

http://ftp.netvisao.pt/goncalomg/Aqua1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal.

 

]Qual a função de cada um dos elementos na mistura?

 

Para responder a esta questão era bom que os entendidos em quimica se chegassem a frente Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy (ja estou a abrir caminho ao ivanpantz) Very Happy Very Happy Very Happy mas se mais alguém me souber responder façam favor Very Happy Very Happy Very Happy

Bem... já que pedes, quem sou eu para fazer o contrário :wink:

 

Não que seja muito difícil, acho que uma boa procura aqui pelo Fórum é capaz de dar todas as respostas a isso.

 

Água - Esta é fácil. A água só serve como meio para as bactérias, e para todos os ingredientes se dissolverem. Ter em atenção, que quanto maior o volume de água usado (para a mesma quantidade dos outros ingredientes) mais tempo os fungos vivem, pois é necessário mais álcool para matar os fungos.

 

Fermento - O fermento é pura e simplesmente, fungos que podem produzir CO2 por fermentação alcoólica. Ou seja, fornecendo-lhes Energia sobre a forma de Sacarose (açúcar), o fermento em condições Anaeróbias (ausência de oxigénio) vão fermentar, produzindo como produtos finais desta reacção, CO2 (o que nos interessa) e Álcool Etílico (C2H6O).

 

Açúcar - O Açúcar, tal como já expliquei em cima, serve como "alimento" para os fungos. É a partir dele que os fungos vão obter energia e produzir CO2.

 

Bicarbonato de Sódio - Este, ao contrário do que muita gente pensa, não serve para "catalizar" a reação. O Bicarbonato de Sódio (NaHCO3) tem duas funções: evitar que o pH baixe muito (CO2 em água origina Ácido Carbónico), fazendo com que os fungos percam eficiência, por começarem a morrer, sem contar que um pH neutro é o ideal para ocorrer esta reacção. A outra, é evitar que o CO2 se consiga dissolver na água onde se encontram os fungos. Ou seja, se a água em que se encontram os fungos estiver já saturada (ou perto da saturação) de bicarbonatos, mais difícil será para o CO2 reagir com a água e formar Ácido Carbónico, fazendo com que o CO2 se escape mais facilmente sobre a forma gasosa.

 

Conselhos e Recomendações:

 

Nem sempre duplicar as quantidades de açúcar, significa prolongar o tempo da mistura pelo dobro. A razão é que, a certa altura, por a água se encontrar já muito saturada de álcool etílico, os fungos começam a perder a sua eficiência, pois o álcool começa a matá-los.

Se ao mesmo tempo que se dobra a quantidade de açucar, se dobra o volume de água, aí sim se pode admitir que os tempos de duração da mistura também dobram.

 

Ter atenção que quanto mais fermento se coloca, mais depressa acaba a mistura, pois quantos mais fungos, maior a produção de CO2 e ter também atenção que se vai estar a injectar mais CO2 para dentro do aquário. Ou seja, o pH pode diminuir mais, e os peixes ficarem mais ofegantes.

 

Quanto maior a temperatura (desde que não se abuse), maior a produção de CO2 por parte dos fungos, pois o metabolismo destes, é também regido pela temperatura. De modo análogo, entende-se que quanto menor a temperatura, mais difícil é para os fungos produzirem CO2.

 

Não usar fermento Royal. O fermento Royal é constituído na sua maior parte por Bicarbonato de Sódio e Pirofosfato de Sódio. Ou seja, serve apenas para criar um burst de CO2, e não uma produção contínua.

É necessário usar um fermento biológico.

 

E já agora explicar porque e que aparece uma nhanha transparente, na saida do tubo... =b

Bem... como já te tinha dito no Domingo em Oeiras, eu acho que essa nhanha que se forma, ou é qualquer tipo de bicharocos, que só se formam em ambientes Anaeróbios, ou então são quaisquer sais de carbonato.

 

Essa nhaca só aparece em difusores em que haja pouca movimentação de água por perto certo? E em que a saída de CO2 seja de certo método contínua, não é?

É que em difusores em que haja uma boa corrente de água, evitam que haja quaisquer zonas anaeróbias, ou que se possam formar processos de difusão de CO2.

A meu entender é isso que se passa... Nunca me dei ao trabalho de recolher aquilo e tentar analisar :idea:

 

Bem... espero que não tenham adormecido.

Cumprimentos a todos.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... como já te tinha dito no Domingo em Oeiras, eu acho que essa nhanha que se forma, ou é qualquer tipo de bicharocos, que só se formam em ambientes Anaeróbios, ou então são quaisquer sais de carbonato.

 

Essa nhaca só aparece em difusores em que haja pouca movimentação de água por perto certo? E em que a saída de CO2 seja de certo método contínua, não é?

É que em difusores em que haja uma boa corrente de água, evitam que haja quaisquer zonas anaeróbias, ou que se possam formar processos de difusão de CO2.

 

Isso aparecia-me quando tinha o CO2 "caseiro", quando passei para CO2 "á pressão" deixou de aparecer...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente.

 

Isso aparecia-me quando tinha o CO2 "caseiro", quando passei para CO2 "á pressão" deixou de aparecer...

Pois... Já agora, diz-me uma coisa, esse difusor que tens agora, como funciona?

Tipo injecta CO2, x bolhas por segundo? Ou está a uma dada pressão?

E se não for chataer muito, qual o método de difusão que tens?

 

É que geralmente, esse fenómeno só se observa em pedras difusoras, que como devem saber têm uma grande área superficial por volume. Ou seja, são ideais para a fixação de bicharocos, e até para formação de cristais (isto já é mais química, mas o fenómeno é idêntico)

E apenas naquelas em que deve haver muito pouca circulação de água, para criar uma zona anaeróbia.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... Já agora, diz-me uma coisa, esse difusor que tens agora, como funciona?

Tipo injecta CO2, x bolhas por segundo? Ou está a uma dada pressão?

E se não for chataer muito, qual o método de difusão que tens?

 

É igual ao que tinha, pa dizer a verdade, é a mesma pedra porosa...

 

Controlo a quantidade com uma cena daquelas do soro nos hospitais, de pernas po ar... em vez de contar as gotas que caem, conta as bolhas que sobem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais