plantado "cuba"


fjabrantes

Recommended Posts

boas

 

tenho um aqua de 40 cm 18 litros, e arrisquei a fazer um plantado da planta "cuba".

 

tenho uma calha da sen sen PLL de 24 watts, aquele co2 de cupula e garrafa,

substrato, uns plasticos proprios para tapar o substrato para este nao vir a superficie,

coloquei uma arvore de bonsai que estava morta e ja esteve de molho, e coloquei um bocado de musgo de java

para fazer tipo bonsai de musgo.

coloquei o equivalente ao aquatam para retirar quimicos e coloquei bacterias, pois o filtro de mochila que tenho

tem uma placa de bacterias.

Pergunto quanto tempo de ciclagem ate começar a poder transferir os camaroes do aqua grande ?

3 semanas ? 1 mês ?

quantas horas de luz por dia ?

comprei fertilizante da seachem e disseram-me 10 gotas por semana ??

Tem uma coisa que eu sei que ficou mal foi ficar a ver-se a placa branca, eu sei disso

 

 

fase da montagem

foto1la7.jpg

 

 

 

 

 

com a agua acabada de ser colocada

foto2qm5.jpg

 

 

 

 

Pormenor da planta

foto3lu0.jpg

 

 

 

Pormenor da planta

foto4uz4.jpg

Editado por fjabrantes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

bota mas é fotos! ;)

eu apostava em um mês com camarões não facilites.

quanto a luz eu apostava em 9 horas.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para a cuba é mesmo isso, molhinhos pequenos, para ela depois de ir espalhando no crescimento...

 

Boa iluminação, co2 a bombar, pela minha experiência com cuba, ela gosta bastante de potássio, por isso acho que alem de micros, se puderes fertiliza também com macros de potassio e ferro...

 

Quanto ao tempo de iluminação, 10h no maximo e 8h no minimo a meu ver...

 

Abraço

[color="#000000"][b][font="Verdana"][size=2][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=96521&st=0#entry585608"] [/url][/size][/font][/b][/color][size=3][color="#8b0000"][font="Comic Sans MS"][color="#000000"][font="Verdana"][size=2][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=96521&st=0"][img]http://i285.photobucket.com/albums/ll65/pmfigueira/Tanganiyka/OceanLogo.png[/img][/url]
[/size][/font][/color][/font][/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O que eu faria era tirar o papel de fundo que tens nesse aqua e colocar por exemplo um preto (nem que fosse um pedaço de cartolina), esses fundos com plantas dão um aspecto um bocadinho artificial aos aquários.

 

Não precisavas de ter colocado a "arvorezinha" tao encostada ali ao canto, mas já que o fizeste podes aproveitar aquela zona para colocar o termostato lá atrás, sempre fica mais escondido ;)

 

Parece que cuba não te falta aí ;) poderias a ter separado em quantidades mais pequeninas mas ela assim crese na mesma. Quando tiveres um tapete já compacto e um fundo diferente aquário até vai parecer outro :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois só que aquilo leva aquela placa por cima do substrato e coloquei a arvore por cima

do sitio onde nao apanhava a placa senao ficava mais alto e depois saía fora do aqua.

Pessoalmente quanto aos fundos,nao gosto de fundos pretos,a mim dá-me sempre a sensaçao que tem mais plantas.

Esta planta quando a recebi nao pensava ser muito pequena, nao imaginas o trabalho que deu ir retirando do molho

compacto com que eles vinham,teve de ser com uma pinça de electronica,tem bocados com 1 so planta que nao sei se se vem nas fotos

mas o resto teve que ser por molhos, que quando chegou ao fim do dia tava com uma dor de pescoço que era obra.

O termostato depois mudo.

Este filtro da avipeixe chinês hbl-601 é mesmo silencioso, ja leva uma placa de bacterias, e 1 de filtraçao dum lado com lã,do outro com carvão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois só que aquilo leva aquela placa por cima do substrato e coloquei a arvore por cima

do sitio onde nao apanhava a placa senao ficava mais alto e depois saía fora do aqua.

Pessoalmente quanto aos fundos,nao gosto de fundos pretos,a mim dá-me sempre a sensaçao que tem mais plantas.

Esta planta quando a recebi nao pensava ser muito pequena, nao imaginas o trabalho que deu ir retirando do molho

compacto com que eles vinham,teve de ser com uma pinça de electronica,tem bocados com 1 so planta que nao sei se se vem nas fotos

mas o resto teve que ser por molhos, que quando chegou ao fim do dia tava com uma dor de pescoço que era obra.

O termostato depois mudo.

Este filtro da avipeixe chinês hbl-601 é mesmo silencioso, ja leva uma placa de bacterias, e 1 de filtraçao dum lado com lã,do outro com carvão

 

São gostos. Mais importante do que os outros gostarem dos nossos aquário é que nós gostemos deles :wink:

 

Acho é que aquela placa de plástico é desnecessária. Independentemente do que tens lá debaixo, com aquela quantidade de areão, o que tens não iria subir à superfície. Aliás, nunca tinha ouvido falar nessas placas.

Editado por Marta Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

se nao estou em erro essas placas sao as que se usao nos filtros de fundo.

 

a intençao com elas usadas talvez fosse nao misturar os substractos para servir para outras montagens , mas com uma rede metalica com a malha fina fazia o mesmo efeito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

se nao estou em erro essas placas sao as que se usao nos filtros de fundo.

 

a intençao com elas usadas talvez fosse nao misturar os substractos para servir para outras montagens , mas com uma rede metalica com a malha fina fazia o mesmo efeito.

 

Pois, realmente quando vi a placa lembrei-me logo desses filtros de fundo que há uns anos se usavam muito...

 

 

nao e bem placas de fundo pareçe assim montado ,porque sao unidas por placas uma as outras com 10 cm por 5/6 cm.

A funçao é mesmo para evitar que o substrato venha a superficie

 

Mas o substrato não vem à supeficie mesmo sem essa placa porque tem o peso do areão por cima (que também é um substrato, apesar de inerte). Mas agora que já está montado, a placa também não faz comichão a ninguém, mas para uma próxima montagem já ficas a saber nyah

Editado por Marta Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, por favor alguem consegue arranjar essa planta 'cuba' é que ja ando a messes atraz dela e ainda nao consegui nada, eu sou dos açores mais percisamente da terceira, e ca nas nossas lojas nao custuman ter muita variedade, por favor alguem me arranja, obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, por favor alguem consegue arranjar essa planta 'cuba' é que ja ando a messes atraz dela e ainda nao consegui nada, eu sou dos açores mais percisamente da terceira, e ca nas nossas lojas nao custuman ter muita variedade, por favor alguem me arranja, obrigado

 

Off-topic (desculpem):Abre um tópico no sub-fórum "procura" e talvez alguém tenha uma dose para te vender e possa mandar para aí por correio. Ou então compras a uma loja cá no continente e pedes que te enviem para aí (fica é mais caro)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois nao foi o que me disseram e aconselharam na Avipeixe, se eu pussesse o substrato

e com aquele areao a tendencia era o substrato vir ao de cima.

Repito nao sao placas de filtro de fundo, sao placas com 10 por 5 cm encaixadas umas nas outras

próprias para este feito de reter o substrato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois nao foi o que me disseram e aconselharam na Avipeixe, se eu pussesse o substrato

e com aquele areao a tendencia era o substrato vir ao de cima.

Repito nao sao placas de filtro de fundo, sao placas com 10 por 5 cm encaixadas umas nas outras

próprias para este feito de reter o substrato

 

 

e foi as explicaçoes que lá te derao ?? :D

 

bom mas isso é minino e era só para tirar a duvida á marta.

 

olha uma dica para a cuba, micros e potassio e coisa que ela mais adora. bang

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estou a fertilizar com um produto da seachem : flourish excel

As explicaçoes foram essas,eu nao era para comprar as placas

,ele é que aconselhou por causa disso, foi na Avipeixe (Fernao Ferro )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estou a fertilizar com um produto da seachem : flourish excel

As explicaçoes foram essas,eu nao era para comprar as placas

,ele é que aconselhou por causa disso, foi na Avipeixe (Fernao Ferro )

 

esquece isso das placas, agora já está, mas numa proxima vez nao as uses que é escusado :crazyeyes:

 

o excell pode ser usado como um complemento de co2 no aquario mas a funçao dele penso ser mais um algicida.

 

se conseguires tenta arranjar um fertelizante á base de micros e um que contenha potassio.

 

eu gostei da experiencia com a nutrafin , o Plant Grow ( micros ) e o N.P.K ( macros ) sao muito faceis de usar e quase completos.

 

uma opiniao pessoal , era umas pedras para compor um pouco mais o aquario, e depois da cuba crescer e umas podas na arvore é capaz de ficar bem engrassado. cabecadura

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Eu penso que o ideal seria teres mais uns 5 ou 6 Watts de luz,o que não quer dizer que com essa iluminação não possas manter a H.C.''Cuba'' saudável.

 

Tenta manter o CO2 a bom ritmo,e arranja testes de Nitrato e Fosfato. A H.C.''Cuba'' gostaria se adicionasses umas gotinhas de Nitrogénio e Fósforo,em dias intervalados.

 

Terás de dar-lhe também um bom fertilizante de Micro-nutrientes,e outro de Potassio.Aplica os fertilizantes diariamente,dividindo a dose semanal.

 

Esse Flourish Excel que estás a aplicar não substitui as fertilizações,nem é fertilizante. Basicamente é carbono liquido e é usado tanto para substituir um sistema de CO2 em aquas pequenos,como para servir de algicida.

 

Podes continuar a aplicar o Flourish Excel,mas não te esqueças das fertilizações.E trocas de água semanais são muito importantes num aqua dessa litragem.

 

Agora terás é quanto a mim um problema...o areão de rio não é o mais indicado para plantar H.C.''Cuba''.Vais ver as plantas a soltarem-se e se quiseres fazer o tapete terás de ter a paciência de voltar a plantar os pés que se soltem. Para esta planta um substrato fértil por baixo e por cima uma camada de Akadama é o ideal,de modo a que as raizes se possam agarrar melhor.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

realmente é verdade tem-se soltado algumas e eu tenho reenplantado,

mas com akadama que é mais grosso, as plantas nao vao soltar-se tb ?

tou é com um problema, a arvore que veio dum bonsai cá de fora que morreu

e eu deixei de molho bastante tempo, as astes estao a ficar com bolor ?

nao sei porquê

Vou colocar um tronco normal que ja tinha ficado de molho e retirar a arvore.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com a Akadama é diferente. A textura da Akadama é rugosa e as raizes encontram maior aderência para se agarrar,enquanto que a textura do areão é mais lisa e a dificuldade para as raizes se fixarem é muito maior.

 

Eu já consegui completar um tapete de H.C.''Cuba'' com areia branca,o que não é o mais correcto,pois a granulametria do substrato é uma das suas maiores virtudes.Porém na areia a H.C''Cuba'' vingou e no areão de rio já tentei e desisti.Neste meu último aqua,o ''Fluviatis'' tive de trocá-la por Glossostigma.

 

Mas tenta,quanto maior o desafio melhor,não te qiero desanimar de maneira nenhuma,por eu não ter conseguido não quer dizer que seja impossivel.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se procurares no fórum irás encontrar vários tópicos sobre ciclagem.

Isso do tempo é um bocado errado... para saberes com alguma precisão quando terminou o ciclo terás que fazer testes aos níveis de amónia e nitratos.Qualquer outra opção é pura especulação... até porque existem vários factores que podem apressar o ciclo ou mesmo retarda-lo...

 

O ciclo chega ao fim quando a amónia e nitritos vão a zero depois de terem atingido um pico. Os nitratos nessa altura devem ter um valor considerável visto serem o resultado final do ciclo. (amónia -> nitritos -> nitratos)

 

Os testes de Nitritos podes comprar mas não é fundamental e com a dureza só tens que te preocupar depois do ciclo concluído, para controlares a necessidade de sais com as tpa's.

Rodolfo Valentim

assinaturajpeg.JPG

:.:Beta Green Project :.: ---------------> :.:Malawi Rift Paradise:.:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.