ajuda muitas algas


Mc__boy

Recommended Posts

acho melhor colocares as lampadas com menos graus k atras e a 10000 á frente. outra coisa que reparo é que practicamente só tens plantas de crescimento lento e de pouca necessidade luminosa.

 

offtopic: se por ventura necessitares de algo que eu tenha avisa por MP.

Editado por Nuno M. Lopes

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Vou experimentar eu Just_me...

 

Como já te foi dito Mc__boy, tenta em primeiro lugar perceber de onde está a vir a causa do desenvolvimento das algas.

Pode ser alimentação em excesso, pode ser um foto período muito curto ou muito longo, pode ser uma 'côr' da luz muito alta, pode ser um ror de coisas...

 

Se introduzires um S.A.E. em menos de dois dias as algas vão ser comidas, mas e depois?

Se o problema lá ficar ou não for resolvido elas vão voltar e o que é pior é que as plantas podem não resistir e sucumbir.

 

Dentro do teu Aqua tem que existir um equilíbrio, se não houver as algas ganham sempre.

Esta é uma das certezas fundamentais em Aquariofilia.

 

Revê os passos desde o inicio da montagem e vê onde estás a falhar.

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para explicar:

 

1-esquece a mudança de lampadas... não a faças, não é isso que te está a fazer algas, e não percebo como é feita essa recomendação sem sequer saberem que lampadas tinhas antes.

 

Já tinha sido explicado que as lampadas são as que vinham quando da compra do aquário, se me indicarem onde se vendem aquários fornecidos já com lampadas próprias para plantas aquáticas agradeço pois será uma informação útil para muitos aquáriofilistas.

 

2- a diminuição para 6 horas é errada, é melhor reduzir a potência do que o tempo de iluminação

 

Como é que se reduz a potência sem mudar as lampadas? Só se desligar uma... Aliás, o melhor mesmo é fazer um black-out de um ou dois dias(em simultaneo com as TPAs), pois as plantas não se vão abaixo tão rápidamente e vai ajudar bastante que as algas parem de crescer.

 

3-Tens a certeza que os barbus conchonius vão comer esta alga? Porquê introduzir um animal que vai entrar em conflito com os outros no aquario? Não haverá métodos melhores?

 

Óbviamente que aumentar a "carga" no aquário quando já está desiquilibrado, é uma solução drástica, mas parece que ele precisa... pior é usar quimicos o que nunca fiz.

De resto, nunca vi SAEs comerem algas filamentosas como os Barbus conchonius. Se os aconselhei, foi porque resulta mesmo e alertei para o facto de quando as algas acabarem, os barbus provávelmente irão incomodar os peixes com barbatanas mais vistosas, como é o caso do guppy.

 

4-Em que é que cortar a alimentação vai ajudar alguma coisa? quando voltar a alimentar as algas não voltariam?

 

Cortar a alimentação serve simplesmente para estimular o apetite dos comedores de algas. Note-se que num aquário bem fornecido de comida, dificilmente se pode observar SAEs a comer algas, eles gostam mesmo é da comida que conseguirem apanhar e se quando se habituam á comidinha fornecida regularmente... Já os Barbus parecem ter um apetite voraz e mesmo que comam alguma comida, não vão deixar as algas em paz.

Reduzir bastante a dose de alimentos ou mesmo alterar o tipo, é uma boa opção (por exemplo, nunca vi nada pior que alimento excessivo em flocos para desencadear subida dos fosfatos e consequentemente o surgimento de algas filamentosas).

 

5-as algas aparecem quando há desiquilibrios, percebe qual é o teu.

 

Óbviamente que a solução de longo prazo é conseguir recuperar o equilibrio do aquário. Mas a propagação das algas filamentosas é como uma bola de neve as propostas que apresentei são a mais eficaz maneira que conheço de as eliminar.

 

Nota:

Já li muitos disparates, assim como informação útil neste forum, mas nunca questionei as afirmações dos outros membros, assumo sempre que existe uma base para as afirmações de cada um e respeito-as.

 

Espero ter ajudado.

CarlosN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado a todos mais uma vez, ja me disseram q pode ser do co2 estar mto fraco eu uso o kit da nutrifan com co2 caseiro tenho feito teste ao aqua e teem tado tudo bem só o de co2 é ta sempre em baixo vou tentar arranjar um difusor proprio para co2 em vidro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa responder com mais perguntas, mas:

 

1-esquece a mudança de lampadas... não a faças, não é isso que te está a fazer algas, e não percebo como é feita essa recomendação sem sequer saberem que lampadas tinhas antes.

 

Já tinha sido explicado que as lampadas são as que vinham quando da compra do aquário, se me indicarem onde se vendem aquários fornecidos já com lampadas próprias para plantas aquáticas agradeço pois será uma informação útil para muitos aquáriofilistas.

 

a recomendação tinha sido feita antes de saberem quais as lampadas... continuo sem perceber porque é que as lampadas indicadas são tão melhores que as que ja veem, que não são más de todo e servem perfeitamente para criar plantas sem problemas, quando as lampadas se tornarem no caso importante trocam-se, por agora não me parece que seja esse o problema.

 

 

2- a diminuição para 6 horas é errada, é melhor reduzir a potência do que o tempo de iluminação

 

Como é que se reduz a potência sem mudar as lampadas? Só se desligar uma... Aliás, o melhor mesmo é fazer um black-out de um ou dois dias(em simultaneo com as TPAs), pois as plantas não se vão abaixo tão rápidamente e vai ajudar bastante que as algas parem de crescer.

 

sim, pode-se desligar lampadas se a calha permitir, pode-se subir a calha, colocar algo no meio que corte a luz. Black out não me parece de todo a solução...afinal o problema que pareces indicar é excesso de nutrientes, achas que durante esse black out não se vão acumular ainda mais?

 

 

3-Tens a certeza que os barbus conchonius vão comer esta alga? Porquê introduzir um animal que vai entrar em conflito com os outros no aquario? Não haverá métodos melhores?

 

Óbviamente que aumentar a "carga" no aquário quando já está desiquilibrado, é uma solução drástica, mas parece que ele precisa... pior é usar quimicos o que nunca fiz.

De resto, nunca vi SAEs comerem algas filamentosas como os Barbus conchonius. Se os aconselhei, foi porque resulta mesmo e alertei para o facto de quando as algas acabarem, os barbus provávelmente irão incomodar os peixes com barbatanas mais vistosas, como é o caso do guppy.

 

 

eu nao disse para usar "quimicos", e ja agora o que são quimicos? fertilizantes são quimicos, algicidas são quimicos, comida são quimicos, agua da torneira é um quimico, quais não utlizaste?

Se aumentar a carga é mau....porque faze-lo? continuo a dizer será que nao existem outras maneiras? mais eficazes e que nao chateiem os outros peixes?

 

Reduzir bastante a dose de alimentos ou mesmo alterar o tipo, é uma boa opção (por exemplo, nunca vi nada pior que alimento excessivo em flocos para desencadear subida dos fosfatos e consequentemente o surgimento de algas filamentosas).

 

tentar perceber se a má alimentação contribui para as algas já me parece melhor solução, mas olha que se calhar fosfatos não são o problema neste caso, até porque não me parecem algas filamentosas, mas sim BBA.

 

 

5-as algas aparecem quando há desiquilibrios, percebe qual é o teu.

 

Óbviamente que a solução de longo prazo é conseguir recuperar o equilibrio do aquário. Mas a propagação das algas filamentosas é como uma bola de neve as propostas que apresentei são a mais eficaz maneira que conheço de as eliminar.

 

a mim parece-me ser o primeiro passo, perceber o que está a causar o desiquilibrio... a mais eficaz que tu conheces, será que há melhores?

 

Já li muitos disparates, assim como informação útil neste forum, mas nunca questionei as afirmações dos outros membros, assumo sempre que existe uma base para as afirmações de cada um e respeito-as.

 

se ninguem questionar ninguem...cada um diz o que pensa, por exemplo..."isso é um problema dos teus canos, devias mudar toda a tubagem de casa para PVC",

Achas que questionar é desrespeitar? eu não!

 

todas as teorias estão certas até alguem demonstrar que estão erradas.

 

Quanto ao CO2, é provavelmente uma boa aposta para a tratares disso, mas não é uma solução isolada.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho co2 caseiro com o kit da nutrifan mas acho q n ta a dar nada n vejo as plantas a faser bolhas n nada provavelmente vou ter de envestir numa coisa como deve de ser pq todos os teste q fis ta tudo bem só o teste permanente do co2 dis q tenho um nivel baixo de co2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais