Será dos nitratos?


Recommended Posts

Ola

Tenho um aquario de 60l de agua doce onde tenho um limpa vidros e platys e recentemente voltei a comprar coridoras mas por alguma razão que desconheço estas morrem sempre passado poucos dias de as comprar.

Tenho o aquario com o ph a 6.9 +- e a temp a 24 graus, apesar de agora com o verão acusar mais no termometro.

Tenho que comprar uma controlador de nitratos... será disso que as coridoras andam a morrer?

Se alguem souber diga... é k preciso de peixes de fundo para a limpeza e saude do aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

Tenho um aquario de 60l de agua doce onde tenho um limpa vidros e platys e recentemente voltei a comprar coridoras mas por alguma razão que desconheço estas morrem sempre passado poucos dias de as comprar.

Tenho o aquario com o ph a 6.9 +- e a temp a 24 graus, apesar de agora com o verão acusar mais no termometro.

Tenho que comprar uma controlador de nitratos... será disso que as coridoras andam a morrer?

Se alguem souber diga... é k preciso de peixes de fundo para a limpeza e saude do aquario.

 

 

Boas,

 

o aquario é novo? fizeste o ciclo?

 

sem o resultado dos testes é dificil dizer mais alguma coisa.

 

vai fazendo TPA´s semanalmente para evitares as mortes.

 

abc

JJ

O meu Malawi - 450 lts

 

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja fiz o ciclio ja. Os outros peixes ja os tenho la a uns 3 meses.

Vou comprar um novo controlador de nitratos... mas n sei que mais possa ser... é que a coridoras nunca duram mais de uma semana.

 

Elas morrem com os 2 bigodes?

 

Tens areão duro e aguçado?

 

Elas podem ferir-se e se perderem os bigodes podem morrer.

 

São mais sensíveis à qualidade da água do que a maioria dos vivíparos.

 

Quando eu tinha corys, sempre que as via a saltar muito depressa de baixo para cima no aquário era sinal que tinha que fazer uma tpa rapidamente...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja fiz o teste de Ph e de Nitritos e tão os 2 normais. As novas corys k comprei ainda estão vivas mas uma delas parece-me que ja n deve durar mt. Ontem andava de barriga para cima, embora hoje de manha ja tivesse normal... ambas têm os 2 bigodes intactos mas essa qu eta mais afectada parece-me que ta mt lijeiramente ratada das barbatanas.... n sei o que se passa na agua... o que mais posso fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquario tem 60cm x 30cm x 35cm, tem a temp. a 24 graus +- e no fundo tem pedras de cascalho médio e medio-fino. Tenho la duas anublias e outras duas plantas semelhantes de folha mas com pé alto (que eu n sei o nome) e uma outra planta que parece uma couve e é rocha do lado de baixo das folhas (que tambem nao sei o nome). Tenho la 3 platys femea adultos e um girino (na maternidade), um pleocostomu e 2 corys. O filtro é externo e da Ehelm e filtra 150litros/hora.

Os amónicos é que como não tenho o controlador nao sei os valores.

Depois disto... alguem me diz porque é que as corys se vão á vida... é que preciso de peixes de fundo para a limpeza do aquario... só se meter bótias... ja tive e são mt mais resistentes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquario tem 60cm x 30cm x 35cm, tem a temp. a 24 graus +- e no fundo tem pedras de cascalho médio e medio-fino. Tenho la duas anublias e outras duas plantas semelhantes de folha mas com pé alto (que eu n sei o nome) e uma outra planta que parece uma couve e é rocha do lado de baixo das folhas (que tambem nao sei o nome). Tenho la 3 platys femea adultos e um girino (na maternidade), um pleocostomu e 2 corys. O filtro é externo e da Ehelm e filtra 300litros/hora.

Os amónicos é que como não tenho o controlador nao sei os valores.

Depois disto... alguem me diz porque é que as corys se vão á vida... é que preciso de peixes de fundo para a limpeza do aquario... só se meter bótias... ja tive e são mt mais resistentes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas exprimenta umas ampularias são optimas a limpar e são muito resistentes

quanto ás corys tenho 2 albinas uma delas á quase 1 ano e nunca tive problemas vê se não tens comida a mais no fundo e elas comam demasiado .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fizeres tpas frequentes, nao tens que te preocupar com a quantidade de amonia, nitritos ou muito menos nitratos.

 

Tens o aquario bem oxigenado?! os teus outros peixes têm tendencia de andar a superficie?! elas fazem uma ida acelerada a superficie buscar uma bolha de agua (caracterisitico delas)?

Eu nao tenho tido problemas com as minhas, mas a temperatura que uso é de cerca de 26/27 graus.

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Por vezes há doenças parasitárias específicas de certas espécies. Se estiveres a comprar as corys sempre no mesmo sítio é possível que seja disso.

 

Apesar de na loja elas estarem bem, o stress da viagem até casa diminui-lhes o sistema imunitário para que a doença se manifeste e contagie as corys.

Se fores sempre ao mesmo sítio, experimenta outro.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tive um problema muito semelhante... com Guppys.

Tenho um aquário com as mesmas medidas do teu, temperatura 25c, valores PH 7.5, Nitratos dentro do normal e os 5 Guppys que tive morreram todos, um por um de dia para dia. Nunca percebi o que realmente se passou, mas quando o segundo morreu, adicionei à água um desparasitante que não evitou que moressem todos. Os restantes peixes, neons e o tubarão bala, permanecem de boa saúde. Acredito que foi algo específico da espécie e aprendi que é dificíl diagnosticar o que afecta os peixes e que muito dificilmente se conseguem salvar peixes doentes...

 

Cumprimentos,

Bruno C.

EOS 40D / 24-105 L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tens que saber qual é o valor do pH do teu aquário, os corydoras são muito sensíveis a alterações de pH, se possível tenta-te informar na loja onde adquires os teus peixes qual o valor do pH que eles têm na água das corydoras. E nunca te esqueças das TPA's

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

Depois de ler todas as respostas dadas à questão coloco eu uma, será que das de comer às corys?

Ou pensas que elas só serve, para limpar o aquário?

Corydoras são peixes como outros quaisqueres e também precisam de ser alimentadas com pastilhas de fundo.Será isso que falta?

Se não for, uma das respostas anteriores poderá ser a correcta.

Boa sorte.

ISa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas respostas e sim dou de comer ás corys... claro!

Mas não sei qual é a resposta. A minha cory continua a ir à superfície assim parece que em espasmos repentinos e depois deixa-se ficar a descansar em posições um pouco estranhas, entre as plantas ou junto ao tubo. Mas pronto

Ja corri os testes todos e ta tudo bem. Não sei do que será mas a cory pelo menos ainda ta viva.... vamos la ver.

De kk forma obrigado a todos.

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas vindas estranhas à superficie, são uma prática comum da espécie.

Quanto a comportamentos mais resguardados de cantos, penso que também são normais em fase de adaptação aos aquários.

 

Vai fazendo bastantes tpa, e aguarda para ver se finalmente tens sucesso com as corydoras.

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fizeres tpas frequentes, nao tens que te preocupar com a quantidade de amonia, nitritos ou muito menos nitratos.

 

 

cabecadura

 

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.