Molly com um buraco na zona das guelras


Isabel Sousa

Recommended Posts

Olá!

 

Tenho o meu aqua montado desde Janeiro deste ano, e tenho lá actualmente guppys (muitos!) e um casal de mollys.

 

Reparei antes de ontem que o meu molly macho tem um buraco imediatamente atrás do olho direito. Ele está lá desde Março e nunca me deu problemas. A zona à volta do buraco está branca e parece-me que também tem as escamas um pouco levantadas nessa zona.

 

Ele demonstra interesse pela comida (se bem que um menor interesse do que o costume), mas não come. ou se come, é apenas um graozinho. Chega mesmo a rejeitar o que apanha, na maior parte das vezes.

 

 

Não consegui juntar uma foto porque ele foge para trás das plantas, mas se acharem que é necessário, eu tento outra vez tirar...

 

 

 

A molly fêmea age normalmente, mas tenho vindo a notar uma menor movimentação dela no aqua e em relação à alimentação, também se mostra um pouco relutante em aceitar o granulado que lhe deito.

 

Não sei se é relevante ou não, mas a comida que eu lhes costumava dar acabou e eu não consegui comprar igual antes de ir para férias, de modo que esta é diferente. Será que preferem da outra e é por isso que se mostram estranhos em relaçao a esta? E qual poderá ser a doença do macho?

 

Ajudem-me plz...

 

 

..............................................

 

Estou no 6º Dia e o buraco continua lá. Ainda hoje vi o macho a comer e a comida a sair por esse buraco :S

 

Ambos rejeitam o que apanham, e receio que afinal o flagyl não esteja a fazer efeito... mais sugestoes??

Editado por Isabel Sousa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas consegues ver esses sintomas no peixe?

 

È que um buraco na cabeça pode ser sintoma de uma doença mt comum entre os ciclideos.....HEXAMITA......mas sendo um Molly seria mais cauteloso verificar os sintomas antes de iniciar a medicamentação...

 

Lê isto e vê se encontras alguma logica que te permita fazer um diagnostico ao peixe....

 

http://www.aquaticcommunity.com/disease/hexamita.php

 

 

Caso encontres varios pontos em comum com a sintomatologia desta doença...podes usar um medicamento comprado em farmacias "Flagyl" numa proporçao de 1 comprimido para cada 30 litros de agua...dissovidos em agua quente antes de meter dentro do aquario...

 

 

Boa Sorte...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas consegues ver esses sintomas no peixe?

 

È que um buraco na cabeça pode ser sintoma de uma doença mt comum entre os ciclideos.....HEXAMITA......mas sendo um Molly seria mais cauteloso verificar os sintomas antes de iniciar a medicamentação...

 

Lê isto e vê se encontras alguma logica que te permita fazer um diagnostico ao peixe....

 

http://www.aquaticcommunity.com/disease/hexamita.php

 

 

Caso encontres varios pontos em comum com a sintomatologia desta doença...podes usar um medicamento comprado em farmacias "Flagyl" numa proporçao de 1 comprimido para cada 30 litros de agua...dissovidos em agua quente antes de meter dentro do aquario...

 

 

Boa Sorte...

Deve ser hexamita... já me morreram dois colisas também com parasitas intestinais... aquilo ja estava avançado e o flagyl nao resultou. Vou experimentar... e tem mesmo que ser dissolvido, já que ele não come.

 

Mais duas questões:

 

- Devo colocar a fêmea com ele? Ela também anda um pouco esquisita nos parâmetros que já mencionei, pode ser início. Faz mal desparasita-los mesmo que não tenham os sintomas mais óbvios?

 

- Deverei começar a alimentá-los com comida viva? É mais nutritiva, não? Estava a pensar há muito tempo em criar artemia mas tenho vindo sempre a adiar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cara Isabel,

 

As opiniões acerca do melhor modo de tratamento são diversas...eu vou dizer-te o que fazia e depois logo verificas se achas bem...OK?

 

Tendo em conta que quando um peixe infestado com parasitas internos morre, esses mesmos parasitas têm tendencia de abandonar o seu hospedeiro e procurar outro no meio aquatico onde estão, penso que seja mais seguro fazeres o tratamento com flagyl ao aquario todo e aproveitando juntando os peixes que co-habitaram no momento da infestação.

 

Se comprares o Flagy 250 penso que a quantidade aconselhavel seja de 1 comprimido por cada 30 litros, eu usei essa proporçao e não tive qq tipo de problemas mas se tiveres receio e tendo em conta que já estamos perante um processo de prevenção e não de cura...podes meter um comprimido a menos do que os calculos te dão para o teu aquario.

 

Aconselho que faças mudanças parciais de agua de pelos menos 2 em 2 dias e que repitas o tratamento....

 

O Flagyl é inofensivo para as bacterias noçivas dos filtros, não te ataca as plantas e não terá grandes efeitos secundários a não ser que possuas invertebrados...nesse caso aconselho alguma precaução.

 

Quanto á Artemia....mal não faz...mas tambem não vejo grande mais valia neste momento....é uma questão de gosto teu....!!!

 

Espero ter ajudado....Boa Sorte para os teus peixes...!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há novidades acerca do estado dos peixes?

Olá

 

Antes de mais, agradeço a ajuda! :P

 

Como os guppys estão bem, decidi não fazer para já o tratamento no aqua principal.

 

Tenho um aqua de 7 litros para servir de "hospital", por isso meti os dois mollys lá. Acho vai resultar, eles não estão pior, e acho que o buraco está a sarar.

 

A ver vamos. Se houver mais algum problema, comunico ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais