Disco recem saído do Aqua Hospital!!


Recommended Posts

Pessoal,

 

Peço a ajuda de vocês, pois tenho um Disco que estava no aquário hospital tratando de Íctio, e já está bom, após 5 dias de tratamento com o remédio da Azoo. Agora, eu tentei transferir o peixe, que tem cerca de 6 cm para um aquário de quarentena com mais 3 discos que estão super bem de saúde, os quais têm o mesmo tamanho do Disco que estava doente, mas os outros Discos começaram a bater e a perseguir sem parar o pobre.

 

A minha dúvida é que este Disco já não se alimenta a mais de uma semana, e já tentei de tudo, Artêmia, Color Bits da Tetra, Blood Worms, Enquitréia, Patê, e nada de comer. Estou colocando VitaChem (vitamina) e Cichild Vital da Tetra para dar uma levantada no peixe, desta forma, o que eu tenho que fazer? Esperar somente?

 

O meu medo é que ele não resista ao jejum e venha a morrer, ou será que esta abstinência pode se estender por mais dias.

 

Desde já parabenizo a todos pelo Fórum que realmente é muito bom, sem contar nos belos Discos que tenho visto no índice de Fotos.

 

Valeu!

 

Alexandre George

Viver é melhor do que sofrer!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem-vindo!

 

Apenas deves juntar o discu aos restantes quando ele estiver totalmente recuperado, e isso inclui o facto de ele se estar a alimentar em condições.

 

Neste momento ele está ainda fragilizado e o confronto com os restantes discus não vai de forma alguma ajudá-lo a recuperar! Tenta isolá-lo o mais rápidamente possível!

 

Além disso houve uma coisa que me parece não ter sido a solução ideal... Disseste que o problema que te levou a separar o discu foi o íctio e que foi tratado com um remédio... ora, para tratar um peixe que esteja com íctio, basta aumentar a temperatura do aquário para os 32 a 34 graus durante uma a duas semanas (depende do estado avançado ou não da doença). Apenas quando a doença já está numa fase muito avançada é que se deve recorrer a medicamentos. Pelo menos, tenho actuado sempre desta forma e apenas tive problemas de íctio quando por causa de uma avaria do termóstato a água baixou para os 24 graus!!! :twisted:

 

Recomendo-te que isoles o discu em causa, que coloques a temperatura perto dos 30º (água mais quente => metabolismo mais rápido) e que continues a colocar vitaminas. Se ele não comer, então tenta colocar as vitaminas na água, de forma a que caiam junto da boca dele. Já safei discus à pala deste método com o Protovit (vitaminas para crianças). Convém não abusar nas vitaminas que se colocam na água... eu diria que umas 20 a 30 gotas por dia deve ser suficiente. Já um amigo meu ia tendo uma surpresa desagradável por excesso de vitaminas...

 

À medida que ele for reagindo é provável que recomece a comer aos poucos, mas só o tempo dirá.

 

Mas atenção!!! Se ele não comer a comida que colocares, a mesma vai-se depositar no fundo e apodrecer, e isto não pode acontecer! A água tem que estar em condições excelentes, com uma boa oxigenação!

 

Espero ter ajudado.

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

o João, a quem aproveito para enviar um abraço, disse tudo o que devias fazer, mas acho que faltou uma coisa, ou seja ao adicionares qualquer complexo vitaminico na água ela vai rápidamente ficar "poluída" pelo que deves fazer umas trocas de água parciais todos os dias em cerca de 10% da percentagem do aquário onde vais fazer o tratamento. Outra coisa, eu tive discus que ficaram meses sem se alimentarem, ao contrário do que muitos dizem os Discus são mais resistentes que a maioria dos peixes.

 

Para recolheres mais informação visita www.clubediscus.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só acrescentar mais uma coisa, quando o juntares no aquario principal fá-lo de noite, quando as luzes se apagarem!

Se continuares a ter problemas, de aceitação dos outros discus, tenta mudar a disposição do aquario!

 

Fiquem bem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a quem aproveito para enviar um abraço

Outro!

 

ao adicionares qualquer complexo vitaminico na água ela vai rápidamente ficar "poluída" pelo que deves fazer umas trocas de água parciais todos os dias em cerca de 10% da percentagem do aquário onde vais fazer o tratamento

Precisamente! Disse que a água devia ter excelentes condições mas não referi como o fazer... obrigado Nuno.

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal !

 

Muito obrigado pelas respostas, e desculpem pela demora em dar um posicionamento, mas sabe como é tenho dois filhos pequenos e a eles e a minha esposa que dedico o meu maior tempo.

 

Em relação ao tratamento, acredito ter sido algo mais grave que o Ictio, ou melhor, em conjuntto se é que pode ser possível, visto que, perdi três peixes em menos de 72 horas, todos com os mesmos sintomas e desde o início separei-os no aqua hospital, elevei a temperatura a 33º C, fazia troca de 60% da água, e olha que eu usava água deionizada (muitto mole), o que os Discos adoram, mas infelizmente perdi um Red Spotted Green, Red Stripe Dragon e um Red Malboro. :lol:

 

Apenas consegui salvar este, eu espero. :lol:

 

Vou seguir os seus conselhos, mas acredito que a fonte dos males fora um defeito que pode ter ocorrido num equipamento que controla os termostatos e o termômetro digital, fazendo com que a água do aqua baixasse à temperatura para menos de 26º graus, todavia foi uma baixa muito grande e rápida para o Íctio, não acham?

 

Um forte abraço para todo mundo, e quando as coisas estiverem calmas postarei umas fotos do meu aqua.

 

Alexandre George

Viver é melhor do que sofrer!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meus amigos,

 

Resolvi suspender a medicação e deixar o Disco apenas no hospital com água limpa, logo troquei 100% da água, que está em 33º C, PH 6,8, e também fazendo a aeração via uma pedra porosa. Não liguei o filtro.

 

Estou colocando 30 gotas de Protovit, e agora enchi o aquário apenas com 30 litros de água (cabem 57 litros).

 

Contudo notei que na parte da tarde de hoje voltaram a desprender do peixe uns filamentos esbranquecidos, como se fosse um véu, e observei que a cauda traseira do mesmo está um pouco corroída. cheers

 

O que eu faço? O peixe está bem pálido, visto que, não se alimenta. Ele tem apenas 5 a 6 cm, dá a maior pena ver o bichinho tão caído, e ter a sensação de estar fazendo algo errado. :P

 

Peço a ajuda de vocês para tentar resolver este problema, onde o peixe está a uma semana nesta agonia.

 

Obrigado,

 

Alexandre George.

Viver é melhor do que sofrer!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

diz-me uma coisa, tiraste 100% da água ondeo peixe estava, e acrescentaste 100%de água nova sem ligar o sistema de filtragem?

De onde veio essa água nova?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno,

 

Primeiramente obrigado pela ajuda.

 

Coloquei água do Aqua principal. Eu não liguei o filtro porque, deixando somente a aeração porque pretendo fazer trocas de 50% todos os dias usando sempre a água do aqua principal.

 

Mai você tem uma idéia melhor?, pergunto porque não sou experiente no trato com os Discos, e tudo que faço é baseado em livros e nos fóruns.

 

Um forte abraço,

 

Alexandre George

Viver é melhor do que sofrer!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

realmente acho que as trocas do aquário principal é uma optima ideia, foi assim que criei os meu primeiros discus, já vou em 2000L, mas acho que o filtro deveria continuar ligado, mal não faz nenhum e sempre filtra a água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno !,

 

Valeu pelas respostas, mas ainda restam as seguintes dúvidas:

 

O que eu faço? O peixe está bem pálido, visto que, não se alimenta. Ele tem apenas 5 a 6 cm, dá a maior pena ver o bichinho tão caído, e ter a sensação de estar fazendo algo errado.

 

Peço a ajuda de vocês para tentar resolver este problema, onde o peixe está a uma semana nesta agonia.

 

Se puderem peço o conselho de vocês.

 

E MAIS UMA VEZ BRASIL CAMPEÃO NO FUTEBOL, E O MELHOR ARGENTINA VICE. ELES SÃO PATINHOS MESMO.

 

Um abraço,

 

Alexandre George

Viver é melhor do que sofrer!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

Eis a minha opinião :

- faz um tratamento com Metronidazol durante 5 dias ( cá existe o Flagyl para pessoas na farmácia ),porque sempre que há situações de stress os flagelados intestinais multiplicam-se

- se as barbatanas estão ratadas faz simultaneamente um tratamento com Nifurpinol ( tens o Bactopur direct da Sera )

- faz os tratamentos diáriamente ( não há problema de os fazer m simultaneo ), mudando a água entre tratamentos

- tenta ao fim do 2º dia oferecer larva de mosquito preta ou vermelha porque às vezes pega e tem muita gordura e proteina .

 

Eu, pessoalmente não acredito que a colocação de vitaminas na água tenha algum interesse para a aquariofilia, excepto na promoção do crescimento de algas no aquário , por 2 razões : os peixes de água doce não bebem e a concentração aplicada para que possa haver alguma absorção percutânea significativa não é atingida com as concentrações geralmente recomendadas . No entanto ,acredito que a suplementação com vitaminas funcione através da impregnação da comida numa solução vitaminica ,seja com comida congelada seja com flocos ou granulado . O ideal será embeber artémia ou misís descongelada uma hora com umas gotas vitaminicas antes de as dar aos peixes ,ou melhor ainda deixar no frigorifico uma noite .

 

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Beleza Rui !

 

Vou começar o tratamento que você recomenda amanhã mesmo.

 

Em relação ao Flagyl, eu o tenho na forma de comprimidos de 2550 mg, desta forma como vou administrá-lo para uma quantidade de água de 40 litros? Coloco um comprimido diluído?

 

Não tenho o Bactopur direct da Sera, mas vou ministrar o Anti-Endoparazitas da AZOO, que é para vermes, parazitas, ... especificamente para Discos.

 

Amanhã vou tentar colocar uma foto do Disco doente.

 

Um abraço e obrigado,

 

Alexandre George.

Viver é melhor do que sofrer!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Alexandre

 

Tem a certeza que é 2550 mg ou 250 mg ? De qualquer modo a dose é 250 mg para 40 litros de água todos os dias durante 5 dias mudando pelo menos 30 % da água uma vez por dia antes de cada nova dosagem.

Tente encontar um bactericida para peixes à base de nifurpinol ( tem também o aquafuran ; da Azoo naõ sei qual é .O endopasaticida não tem interesse neste caso, já que vai dar o Flagyl.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui,

 

Relativamente à questão das vitaminas, como se explica então a reacção dos Discus quando as vitaminas em suspensão na água entram dentro da boca deles?

 

Já efectuaste alguma vez este tipo de adição de vitaminas na água? Notaste alguns efeitos?

 

Da minha, pouca, experiência, as vitaminas têm-se revelado uma ajuda preciosa na recuperação de peixes na situação acima descrita. É claro que contribuem para o aumento de algas e para deteriorar a qualidade da água, daí a importância das mudas de água. Mas entre conseguir recuperar os meus discus de morte certa e algumas algas, venham elas! :wink:

 

Gostava sinceramente de saber o porquê da tua afirmação pois deixaste-me bastante intrigado com a mesma. Como poderei de outra forma explicar a reacção dos discus e a apetência desenvolvida pelos mesmos para retomar a alimentação após alguns dias deste "tratamento"? Pura coincidência?

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João Branquinho

vc falou q você usa vitamina de criança, me deh o nome certinho desse remedio e como utilizar, pois estou com quase o mesmo problema com o meu disco, está sem comer ja faiz uma semana e ainda por cima ele estava em uma faze avançada de ictio e ele está em um hospital tentando se recuperar com mais 2 discos na fase inicial de ictio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva João

 

Se calhar é essa a razão - pura coincidencia . Será que se não tivesse feito TPA's ,aumentado a temperatura, isolado o peixe para evitar agressões e se calhar usado medicamentos ( não sei se usaste Flagyl por exemplo ) o peixe recuperava apesar das vitaminas ?Será que naõ usando as vitaminas e fazendo apenas o resto o peixe também recuperava ?

Qual era o diagnóstico ?

Isto faz-me lembrar uma historia quado começei a fazer clínica pouco tempo depois de me formar . Fui a um cogresso de Dermatologia com um dos maiores barras em dermatologia do mundo. No final da palestra perguntei-lhe todo convencido o que achava de um tratamento que eu tinha feito com um medicamento novo que me tinha dado excelente resultados. Ele respondeu - parabéns, mas...qual era o diagnóstico ? confirmou com analise ou biopsia ? usou shampoos dermatologicos como adjuvantes da terapeutica ? Eu respondi - não fiz biopsia e usei shampoos . Ele disse - então já pensou que se não tivesse dado o medicamento milagroso o cão poderia ter melhorado na mesma ; é que ...sabe , o tempo muitas vezes é um bom terapeuta!

 

Um abraço

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

É impressão minha ou estavas a tratar-me por você... :):)

 

Os sintomas era que estava a ser agredido pelos outros discus, não comia, estava muito magro, apático, etc...

 

Fiz-lhe o tratamento com Flagyl, mas aparentemente (ou pelo menos totalmente) não foi o suficiente para o ter levado a alimentar-se. Não querendo perder mais um discu por problemas desta natureza (já ia em mais de 2 semanas sem ingerir qualquer alimento), decidi arriscar nas vitaminas e a reacção dele foi excelente! Primeiro estranhou quando as vitaminas entraram para a boca, mas depois começou a procurar as zonas onde as mesmas iam caindo. Experimentei ir colocando artémia no final desse mesmo dia e ele já se fazia à comida (mesmo assim não comia tudo o que lhe desse). Depois de ter observado esta reacção, tenho recorrido às vitaminas noutras situações com bons resultados.

 

Na volta as vitaminas até provocam algum mau estar nos discus que eles a única coisa que querem é pôr alguma coisa na boca para fazer passar aquela sensação... :cry: mas a verdade é que felizmente que me tenho dado bem (os discus, entenda-se) com as vitaminas, e isso é que é importante. :)

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João Branquinho

vc falou q você usa vitamina de criança, me deh o nome certinho desse remedio e como utilizar, pois estou com quase o mesmo problema com o meu disco, está sem comer ja faiz uma semana e ainda por cima ele estava em uma faze avançada de ictio e ele está em um hospital tentando se recuperar com mais  2 discos na fase inicial de ictio.

 

Para o problema do ictio aumenta a temperatura que em princípio deve resolver o problema. 3 discus com ictío em recuperação? A que temperatura tens o teu aquário principal?

 

Quanto às vitaminas, e se já leste a mensagem do Rui, não é garante de que salve a vida dos teus discus... pode muito bem ser uma coincidência tal como o Rui referiu. Atenção que as mudanças de água e a temperatura elevada são muito importantes para a sua recuperação! Se não tens estas condições, então não há vitaminas que ajudem os teus discus...

 

As vitaminas chamam-se Protovit. Eu tento com que as vitaminas caiam perto do local onde os discus se encontram (de forma a que entrem para as suas bocas). Tento nunca colocar mais do que 30 gotas num aquário de 30 litros (que é o meu aquário hospital, que felizmente não é usado há pelo menos um ano) pois podes ter problemas por excesso de vitaminas colocadas desta forma no aquário... As 30 gotas não são nenhuma medida certa, até porque não está provado o impacto das vitaminas na recuperação dos discus... Quando tenho recorrido a esta medida, tenho notado alguns resultados positivos, mas tal como o Rui diz, não quer dizer nada...

 

Passa pelo teu bom senso se vires que os discus não estão a reagir às vitaminas não colocares mais e tentares outras soluções, ou simplesmente dares tempo ao tempo.

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva João

 

Desculpa mas foi mesmo um erro de escrita ,porque eu trato toda a gente no Forúm por tu ( excepto os Brasileiros, porque penso que eles não têm esse costume ).

Achei curiosa a tua descrição do efeito do Protovit que parece resultar quase como um engodo que atrai os peixes . Isso é interessante até porque pelos vistos passadas 2 ou 3 admnistrações eles são atraídos pela comida se calhar até condicionados pelo Protovit. Assim já me custa menos a acreditar neste efeito de engodo ( um pouco como acontece na pesca )que pode de facto funcionar como um atractivo para a comida e não como suplemento alimentar .

Um abraço

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grandes Amigos !

 

Agradeço a imensa disponibilidade e a verdadeira vontade de ajudar que vocês vêm demonstrando.

 

Estou seguindo os vossos conselhos e espero que o meu Disco resista, mas estou meio incrédulo porque o mesmo não se alimenta e parece estar muito magro.

 

Já tentei de tudo, artêmia, blood worms, enquitréia e até tubiflex eu arrumei para dar, mas o coitadinho não come.

 

Obrigado a todos.

 

Alexandre George.

Viver é melhor do que sofrer!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva João

 

Desculpa mas foi mesmo um erro de escrita ,porque eu trato toda a gente no Forúm por tu ( excepto os Brasileiros, porque penso que eles não têm esse costume ).

Estás desculpado mas que não se volte a repetir... :oops:

 

(...) efeito do Protovit que parece resultar quase como um engodo que atrai os peixes. (...)

Exacto mas geralmente eles apenas "acham piada" à primeira ou segunda vez que levam com as gotas... depois disso torna-se complicado fazê-los interessarem-se pelas mesmas, e só mesmo fazendo cair as gotas perto deles é que reagem novamente.

 

Também já me aconteceu com um dos discus em que apliquei este método, ele não ter qualquer reacção e nem mesmo se fazer à comida... No entanto tratou-se de um caso em que me ausentei para férias e quando regressei deparei com ele neste estado. Infelizmente não consegui apurar há quanto tempo ele estava sem comer mas lá que estava muito fragilizado, estava... e acabou por não resistir. :lol:

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais