Discus tombados no fundo do aqua há quase 24 horas


Ricardo Monteiro

Recommended Posts

Recebi ontem uns discus de 5 e 6 cm que passaram aí umas 10 horas em viagem dentro de uma caixa.

 

 

A ambientação foi feita com toda a calma - oxigenar os sacos imediatamente após a sua abertura e verter àgua para dentro dos sacos de transporte gota-a-agota nos primeiros 15 minutos -, tendo demorado mais de duas horas e meia desde o momento em que comecei a adicionar àgua do aqua para os sacos até libertar os peixes no aqua. Os peixes pareciam-me bem logo após terem sido libertos no aqua, pois nadaram por ali com toda a calma. Hoje de manhã quando chego ao compartimento onde tenho o aqua reparo que 7 deles estão deitados no fundo e com um ritmo de abertura dos opérculos de mais ou menos um movimento por segundo.

 

Tirei os peixes para um recipiente baixo onde coloquei uma pedra difusora e adicionei vitaminas à àgua. Poderá o problema estar na falta de oxigénio?

Note-se que durante a noite deixei uma pedra difusora a oxigenar a àgua, a acomodação correu na normalidade e parece-me que todos os parâmetros da àgua estão bons.

 

Os valores da àgua são: PH - 6,5

GH - 4

KH - 3

NH4 - 0

NO2 - 0

NO3 - próximo de 0

 

Até há meia hora atrás os peixes encontravam-se no mesmo estado, mexendo-se esporadicamente e mantendo o mesmo ritmo de respiração anteriormente descrito.

 

Espero que me possam ajudar com isto porque sinceramente já não sei o que lhes posso fazer.

 

Muito obrigado !

Editado por Ricardo Monteiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não sou entendi, mas enquanto os experts não chegam, não terás variações de pH?

 

 

Olá

 

O valor de PH manteve-se igual desde o momento em que os introduzi até hà 15 minutos atrás...

 

Pela descrição somos levados a pensar que terá ocorrido uma variação de PH né?

 

Muito obrigado pela atenção !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

O valor de PH manteve-se igual desde o momento em que os introduzi até hà 15 minutos atrás...

 

Pela descrição somos levados a pensar que terá ocorrido uma variação de PH né?

 

Muito obrigado pela atenção !

 

 

Pois é uma possibilidade, nas vezes que aconteceu algo parecido aos meus, era o pH que variava, por causa de CO2, dia/noite...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é uma possibilidade, nas vezes que aconteceu algo parecido aos meus, era o pH que variava, por causa de CO2, dia/noite...

 

 

Os meus estão num aqua «bare bottom», sem CO2. De momento estão com duas pedras difusoras, uma de cada lado do aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso ser relativamente normal, é o stress da viagem.

Pra ja valia a pena continuar a oxigenar a agua e esperar, tenta manter o aquario sem luz e talvez daqui a um tempo começar algum tratamento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

O valor de PH manteve-se igual desde o momento em que os introduzi até hà 15 minutos atrás...

 

Pela descrição somos levados a pensar que terá ocorrido uma variação de PH né?

 

Muito obrigado pela atenção !

Quantos litros tem o aquario? quantos peixes lá tens? qual o tamanho dos peixes? aonde ou a quem os compras-te?

 

Responde a essas perguntas mas antes adiciona-lhe sal, uma ou duas mãos cheias.

Pedro Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso ser relativamente normal, é o stress da viagem.

Pra ja valia a pena continuar a oxigenar a agua e esperar, tenta manter o aquario sem luz e talvez daqui a um tempo começar algum tratamento

 

 

Olá

 

Neste momento estão sem qq luz. Dos 10 peixes que me chegaram 3 estão bem e os restantes 7 nestas condições.

 

 

Obrigado pela atenção !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quantos litros tem o aquario? quantos peixes lá tens? qual o tamanho dos peixes? aonde ou a quem os compras-te?

 

Responde a essas perguntas mas antes adiciona-lhe sal, uma ou duas mãos cheias.

 

 

Viva Pedro

 

 

Os peixes têm 6 e 5 cm. Tenho 10 deles em noventa litros de àgua.

 

Já me aconselharam a adicionar sal, na proporção de uma colher de chá para 100 litros.

 

Obrigado pela atenção !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Pedro

 

 

Os peixes têm 6 e 5 cm. Tenho 10 deles em noventa litros de àgua.

 

Já me aconselharam a adicionar sal, na proporção de uma colher de chá para 100 litros.

 

Obrigado pela atenção !

olha, faz o que o mecre disse e amanha vês como estão, depois adicionas sal ou vais á quinta do Seixo e compras tremazol para os desparazitares, eis a razão pela qual te perguntei a quem os compras-te, podes correr o risco de estarem doentes, faz como entenderes mas eu adicionava sal amanha, pois se for em pouca quantidade não afecta os peixes, mas eles são teus e tu é que sabes, informa-te com os criadores ou com alguem mais experiente. Segunda informo-te do que deves fazer para não os perderes.

 

 

 

PS: "manda-me uma mp a dizer aonde os compras-tes."

 

 

Um abraço

Pedro Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus estão num aqua «bare bottom», sem CO2. De momento estão com duas pedras difusoras, uma de cada lado do aqua.

 

 

Viva

 

Duas perguntas, tens uma circulação de água muito forte? Por vezes a circulação é demasiado forte para os Discus, principalmente pequenos, e nem nos apercebemos.

 

E já agora uma que normalmente não nos lembramos, verificaste a temperatura?

 

 

Abraço

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Duas perguntas, tens uma circulação de água muito forte? Por vezes a circulação é demasiado forte para os Discus, principalmente pequenos, e nem nos apercebemos.

 

E já agora uma que normalmente não nos lembramos, verificaste a temperatura?

 

 

Abraço

 

 

Viva Manuel, desde já agradeço a atenção

 

Temperatura a 29 graus celsius. A única circulação de água é gerada por duas pedras difusoras em lados opostos do aqua. Tirei a tampa da extremidade da flauta de saída para que a agitação da àgua não fosse muito forte... e é só.

 

Cumprimentos

Editado por Ricardo Monteiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Manuel ,desde já agradeço a atenção

 

Temperatura a 29 graus celsius. A única circulação de água é gerada por duas pedras difusoras em lados opostos do aqua. Tirei a tampa da extremidade da flauta de saída para que a agitação da àgua não fosse muito forte... e é só.

 

Cumprimentos

 

 

Poderá de facto ser um problema de ambientação, também, convinha de facto saberes se os peixes foram desparasitados, quando e com que medicamento.

Fala com quem te os vedeu.

 

Boa Sorte

 

Um Abraço

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros amigos

 

E o que acham de fazer uma TPA de 40% amanhã, subir a temperatura para 30 graus e adicionar uma colher de sal para 100 litros de àgua?

 

 

Não perdes nada com isso, antes pelo contrário.

 

Naturalmente eles não estão a comer, certo?

As fezes játiveste oportunidade de verificar como são?

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não perdes nada com isso, antes pelo contrário.

 

Naturalmente eles não estão a comer, certo?

As fezes játiveste oportunidade de verificar como são?

 

 

Pois, comida nada.

 

As fezes saem pretas e gorduchas, parecem me normais - nada de tripas brancas ao pendurão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, comida nada.

 

As fezes saem pretas e gorduchas, parecem me normais - nada de tripas brancas ao pendurão.

 

 

Sendo assim, possivelmente, ou é um problema de ambientação, ou serão parasitas externos, para a primeira hipótese, acho que já foi mencionado, ambiente pouco iluminado, e pouca agitação junto ao áqua, para a segunda hipótese, a TPA e o sal ajudam.

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo assim, possivelmente, ou é um problema de ambientação, ou serão parasitas externos, para a primeira hipótese, acho que já foi mencionado, ambiente pouco iluminado, e pouca agitação junto ao áqua, para a segunda hipótese, a TPA e o sal ajudam.

 

 

Vai ser um pouco de tudo isso que eles vão ter então. Será que uma TPA tão grande quanto 40% não os irá debilitar ainda mais?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai ser um pouco de tudo isso que eles vão ter então. Será que uma TPA tão grande quanto 40% não os irá debilitar ainda mais?

 

 

Não desde que os parâmetros da água nova sejam idênticos aos da água do áqua, e que a temperatura não sofra grande oscilação (não deva baixar mais de 2 graus).

 

Se conseguires estas condições não vais ter problemas. Atenção ao cloro, deixa a água repousar arejando-a, ou usa um anti-cloro.

 

Depois dá noticias.

 

Abraço

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não desde que os parâmetros da água nova sejam idênticos aos da água do áqua, e que a temperatura não sofra grande oscilação (não deva baixar mais de 2 graus).

 

Se conseguires estas condições não vais ter problemas. Atenção ao cloro, deixa a água repousar arejando-a, ou usa um anti-cloro.

 

Depois dá noticias.

 

Abraço

 

 

Manuel

 

Estou a usar àgua de osmose, pelo que não há grande oscilação nos parâmetros e a clorina é eliminada.

 

Vou continuar a dar notícias, espero que amanhã já tenha algo melhor para contar.

 

Um abraço e obrigado !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te esqueças de oxigenar bem a agua, é muito importante!

Quanto ao sal faz uma pesquisa aqui no forum, pois não sei quem de aconselhou uma colher de chá por cada 100 litros, acho que isso não vai fazer nada, eu coloco uma colher de sopa por cada 50 litros.

 

Abraço

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pela minha experiência quando existe um problema claro que a principal razão está na água.

 

Logo maior mudança de água possivel

 

Nova água com sal 200 gramas para cada 100 litros e colocar 1 antibiótico tipo JBL furanol e oxigenar bem a água.

 

Consoante os sintomas nos próximos dias logo se vê se necessitam de novo tratamento ou é apaenas uma questão de ambientação.

 

Muitas mudas de água.

 

Como estão os peixes.

 

Já agora uma questão que tenho dúvida.

 

Quando os peixes chegam depois de várias horas de transporte a água do saco está em péssimas condições;

 

acho melhor tirar logo os peixes para outro recipiente para se aclimatizarem em vez

 

de os deixar mais horas nessa péssima água indo colocando nova água que pelas proporções especificadas demoraria uma eternidade a colocar a água do saco em condições.

 

Acho que se deveria logo tirar os peixes do saco!!

 

Viriam todos no mesmo saco!!?? pior ainda

 

Pedro Soromenho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais