112L - Nova montagem


André Silvestre

Recommended Posts

Viva!

 

Luis, obrigado. Realmente, a máquina é um espectáculo. Estou muito contente com ela, apesar de ainda ser maçarico.

 

Ricardo, acho que ainda vai ficar melhor quando estiver mais compacta e se conseguir ver a planta, tirando fotos de frente, a extender-se para a areia e sobre as pedras.

 

ecavaco, obrigado.

 

krypticall, obrigado. Sim, são fetos de Java " Narrow leaf". Ainda não dão o efeito pretendido. Estão muito erectos e dispersos. Quando ficarem mais volumosos, as folhas ficam maiores, mais finas e mais horizontais. É isso que pretendo. Também concordo que vão contribuir para um maior impacto da R. nanjenshan. Ao elevar o meio plano, consigo elevar também a zona da poda na Rotala e fazer com que ela fique mais compacta perto da luz, evidenciando os vermelhos. Desta vez não tirei do marisco mas quem sabe na próxima actualização... :-D

 

Filipe, obrigado. A ideia inicial era que, aqueles espaços na base dos troncos fossem totalmente cobertos por Mini-Pellia, já que é uma " planta" que cresce muito bem em camadas mas, não estava a dar porque cheguei à conclusão que não se prende bem a este tipo de pedras. A superfície não é rugosa o suficiente para servir de ancoragem e então já tinha pedaços de Mini-Pellia espalhados pelo aquário. Quis trabalhar melhor a zona dos troncos, como já expliquei acima, e assim matar dois coelhos duma só cajadada. Gosto do efeito actual mas as próprias Anubias ainda vão precisar de levar uns cortes aqui e ali para que a folhagem fique mais uniforme. O aspecto dos fetos que tens no 350L é o aspecto que pretend alcançar nos meus. Devagar devagarinho, lá chegarei...

 

Nuno, obrigado. Com gosto e dedicação, tudo se alcança. É apenas uma questão de tempo...

 

pssfilho, o Tiago já te respondeu, embora possa completar mais um pouco. Macronutrientes, a tolerância é bastante alta, ao contrário daquilo que se pensa/pensava há bem pouco tempo. É apenas uma questão de se testar e chegar a essa conclusão. Pensava-se que Nitratos acima de 10 mg/L eram a causa de morte nos camarões, particularmente nos CRS. Hoje, algumas pessoas que fazem esse experiência e mantêm estes camarões em plantados, sabem que é preciso muito mais do que isso para matar os animais. Eu faço-o, o Filipe também. Ambos usamos os mesmos fertilizantes e, apesar das quantidades poderem diferenciar ligeiramente, temos consciência que estamos a fertilizar muito por cima. Da mesma maneira que se dizia, há alguns anos, que Nitratos acima de 20 mg/L e Fosfatos não zerados provocavam algas. É apenas uma questão de proporcionalidade em relação a outros nutrientes... Talvez o que ainda não se testou, com certezas, são os Micronutrientes, uma vez que quantificar estes elementos é mais complicado para o comum aquariofilista. Pode-se apenas ter uma ideia daquilo que se usa para fertilizar e das quantidades, estipulando depois um valor hipotético de tolerância. Neste caso, posso dizer que todos os dias fertilizo com Macro e Micronutrientes e " carrego" particularmente no Ferro, guiando-me pelo desenvolvimento das plantas. Não testo o valor de tolerância dos camarões ao Ferro. Testo, sim, o valor de tolerância mínimo que as plantas necessitam e o valor máximo que potencia o aparecimento das algas em relação a este elemento. Fertilizo o suficiente para ter um desenvolvimento saudável das plantas ( adiciono 0.5 ml diáriamente). Temos de saber aquilo que adicionamos à água, em que quantidades e de que forma será utilizado pelas plantas. É generalista demais dizer-se que usar fertilizante num plantado mata camarões. Tal frase tem muitos factores que podem e devem ser analisados de modo a nos fornecer um resultado conclusivo.

 

Tiago, obrigado. Não há nada a corrigir, tenho a mesma opinião que tu.

 

Pereirinha, obrigado.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 109
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

  • 2 semanas depois...

Olá André!

 

Perante esta última foto, que deve ser a mais actualizada, não posso deixar de te congratular pelo magnífico lay-out como, aliás, outra coisa não seria de esperar!

Gosto imenso da tua ilha, bem como da escolha da pouca fauna no que toca peixes. Pelo que vi, tens otos e iriatherinas e acho óptimo só assim!

 

Grande abraço!

JM

Editado por josé mendonça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Obrigado Miguel. Sim, já lá tenho alguns rizomas de Anubias também. Resta esperar que ganhem altura e se comecem a mostrar. Estão lá para promover alguma profundidade e tapar eventuais caules de R. nanjenshan que invadam aquele espaço.

 

Obrigado José. Exactamente, tenho apenas Iriatherinas e Otos e pretendo manter assim. Aumentei o número de Otos para 6. Acho que dão um efeito fantástico quando se juntam em cardume e nadam pelo aquário calmamente. Talvez aumente, futuramente, o cardume de Iritaherinas também para 15 ( nem pouco, nem demasiado). cheers

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Em primeiro lugar, parabéns André por mais um aqua 5 *'s.

 

Em segundo lugar, gostava de saber que madeira é essa e se não tens mais fotos ;)

 

Cumps,

J

Editado por jvidia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar, parabéns André por mais um aqua 5 *'s.

 

Em segundo lugar, gostava de saber que madeira é essa e se não tens mais fotos ;)

 

Dá uma vista de olhos no Blog dele que encontras mais fotos.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tinha tido oportunidade de ver este aquario anteriormente e não tinha feito qualquer comentário, aproveito agora para dizer que está fantástico com sempre e deixar umas perguntas.

 

Mantens camarões Caridina Cf. cantonensis " Crystal Red" e Caridina cf. cantonensis 'Bee', assim como Yellows e White Pearls estes camarões não cruzam entre si? Penso que sim dai perguntar se os mantens assim por sempre para "consumo" proprio ou por outra razão?

 

Penso ter lido algures aqui no forum que em alguns cruzamentos entre camarões não originaria hidridos mas sim uma percentagem de cada uma das especies, gostava de saber se isso é verdade e se é esse o caso entre Bee /CR ou White/Yellows.

 

Concretamente queria saber se a mistura dos Bee com os CR seria prejudicial para o apuramento da especie, ou se por outro lado até poderia originar por exemplo o "apuramento" dos Bee (caso o CR fossem de grade superior).

 

Obrigado, e desculpem lá as dúvidas.

Editado por esilverio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá,

 

Jorge, os troncos são Red Morwood.

Se fores à Naturline, eles têm Kgs deles.

 

esilverio, os White Pearl cruzam com os Heteropoda Yellow.

Já obtive crossbreading e, como tal, já separei ambas as espécies.

Em relação aos CRS e Bee, sugiro que releias o tópico e tomes nota dos posts mais extensos. Verás que essas dúvidas já foram focadas.

 

Gostaria apenas de deixar uma foto do plantado e do reef, no seu estado actual.

 

Picture110.jpg

 

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

e tu ai no meio não ficas com um torcicolo no pescoço :crazyeyes:? agora nem sabes para onde olhar.

excelente André.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

e tu ai no meio não ficas com um torcicolo no pescoço :crazyeyes:? agora nem sabes para onde olhar.

excelente André.

 

Confere.

 

Tanta qualidade junta... cinco estrelas, André!

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Nuno e Miguel, obrigado. Torcicolo? Nah, quase nem ligo... :coffee::laugh:

 

Jorge, usei apenas um vaso de Narrow.

 

 

Deixo mais umas fotos que tirei hoje:

 

Picture327.jpg

 

Picture206.jpg

 

Picture214.jpg

 

Picture274.jpg

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está a ficar muito bonito. A Rotala tá linda. :coffee:

 

Já agora aproveito ... sendo tu uma pessoa que já remontas-te várias vezes esse aquário ... tens alguma dica para a limpeza dos vidros e silicone entre montagens, i.e, quando não tens nada dentro ? Tenho algum receio de usar produtos/liquidos para a limpeza dos vidros por causa do silicone. Existe algum liquido próprio ?

 

Cumps,

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus parabéns...só hoje é que vi este aquário, se bem que o blog visito regularmente. Os aquários não muito povoados com espaço tb são os que prefiro, e estou a tentar fazer algo nesse estilo com o meu, e é sem duvida uma mais valia poder ver montagens assim...que espectáculo.

 

hasta :music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Andre !!!

Os unicos que não tiveram bem foram os peixes que não quiseram sair bem visiveis na foto .. Essa rotala quem vê os primeiros dias dela e a vê agora :rainbowafro: , quando o meu aqua tiver crescido tambem quero ter uma assim ahahah !! Ainda assim o que mais me impressiona são os pormenores no harscape realçados depois pelos musgos , pela Cuba ?? e pelo verde das algas dão um ar bastante natural. Só faltou mesmo os peixes aparecerem na foto ... Diz me uma coisa li uns posts atrás que a "naja" andava a fazer um certo creeping , mudas t algo para isso não acontecer ou acertas-te só com as podas ?

 

Ganda abraço

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.