112L - Nova montagem


André Silvestre

Recommended Posts

Olá!

 

Já há algum tempo que não postava nada dos meus aquários, por várias razões, mas gostaria de partilhar convosco a mais recente montagem do plantado. Normalmente gosto de enriquecer os tópicos com alguma informação para além das fotos mas desta vez, não vou dar essa seca. Se se quiserem aborrecer com texto, sugiro que visitem o Blog ( link na assinatura) onde falo um pouco do aquário... ::D:

 

Setup:

 

Aquário: 70*40*40cm ( 112L)

Iluminação: 4 x 18W T8 ( 2 x Osram Skywhite + 2 x Phillips TLD Graphica Pro)

Filtragem: Eheim 2213

CO2: Sistema pressurizado com garrafa de 10kg, redutores de pressão, difusor ELOS ATO10, ELOS Conta e ELOS Visual

Substracto: ELOS Bottom Mineral; ELOS Terra small

Fertilizantes: ELOS Fase 1; ELOS Fase 2; ELOS K40; ELOS Extra1

 

Decoração: Raízes, Seiryu-Stone, ADA Brighty Sand

 

Flora: Rotala nanjenshan; Anubias nana " Petit"; Riccardia sp. ( Mini-Pellia); Fissidens fontanus

 

Peixes: Iriatherina werneri; Boraras maculatus; Otocinclus sp.

Invertebrados:Caridina Cf. cantonensis " Crystal Red"; Caridina cf. cantonensis 'Bee'; Neocaridina cf. zhangjiajiensis var. white; Neocaridina heteropoda var. Yellow

 

 

IMG_6761.jpg

 

Primeiro esboço de como o hardscape " encaixa"

IMG_6777.jpg

 

Colocação da areia

IMG_6785.jpg

 

Remoção das raízes para introduzir o Bottom Mineral e o ELOS Terra

IMG_6787.jpg

 

Reintrodução das raízes com mais alguns pormenores

IMG_6805.jpg

 

IMG_6815.jpg

 

 

Espero que esteja ao vosso gosto. Qualquer comentário é bem-vindo, como sempre.

 

 

Abraço,

André

Editado por Andre Silvestre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 109
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Andre, sou novo no fórum mas já posso dizer que sou fascinado pelos seus handscapes, nas últimas semanas venho estudando muito eles junto com outros aqui do fórum, realmente fantástico. O que me falta para tentar por em prática são os materiais, muito difícil conseguir belas pedras ou raízes por aqui. Estarei de olho nesse desde o começo hein! Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André,

 

Mais uma montagem muito bem conseguida. Tenho estado a acompanhar no teu Blog

 

No entanto, com os invertebrados que vais colocar não deverias utilizar mais substrato escuro para realçar as cores? Parece que quase 2/3 do aquário é areia clara.

 

Já agora que areia é que utilizaste?

 

Um abraço,

Francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

grande montagem bom layout andre, quanto ao substracto que usaste gosto tb imenso e um bom substracto para plantados e da ELOS e uma rande marca com produtos de grande qualidade, acho que ate e patrocinador do forum...:

Andre quero ver isso ja com plantinhas ::D: e fauna

 

Cumps

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

belissimo layout :D

 

gostei bastante da conjugaçao dos materiais usados, mais uma montagem a que estamos habituados de ver com qualidade vindo de ti e ainda nem sequer está plantado lol :D

 

este tipo de aquario já é uma marca tua. ;)

 

escusado será dizer que essa raiz é fabulastica e uma chave importante para sair dai um magnifico aquario. :D

 

um dia destes ainda me convences a deixar o mundo das cores ;)

 

abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

nem vale a pena dizer mais nada coloca fotos quando plantares ;)

Editado por Nuno M. Lopes

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André! O primeiro esboço parece estar excelente, como sempre!!

Agora umas perguntinhas:

 

Flora: Rotala nanjenshan; Anubias nana " Petit"; Riccardia sp. ( Mini-Pellia); Fissidens fontanus

 

Com esta flora não irá o aquario ficar excessivamente verde na zona plantada? Inclusivamente as os verdes de todas estas plantas não diferem muito...

Será que a adição de uma solitária planta vermelha não ajudaria a dar mais promenor no interior dos troncos e a defenir mais fortemente um ponto focal?

 

Iluminação: 4 x 18W T8 ( 2 x Osram Skywhite + 2 x Phillips TLD Graphica Pro)

 

Por outro lado estás apenas com cerca de 0,65 W/L, o que impede à partida a manutenção da maioria das plantas mais exigentes... é por isso que estás a optar por esta selecção de flora?

 

Invertebrados:Caridina Cf. cantonensis " Crystal Red"; Caridina cf. cantonensis 'Bee'; Neocaridina cf. zhangjiajiensis var. white

 

E podes misturar Caridina Cf. cantonensis " Crystal Red" com Caridina cf. cantonensis 'Bee'? Pelo pouco que sei de invertebrados não são ambos da mesma especie e logo ao cruzarem-se irão misturar os padrões vermelho dos Crystal Red com o castanho dos Bee? Ou está aqui algum objectivo escondido? nyah

 

Continua a presentear-nos com essas belas imagens ;)

Cumps

Editado por Diogo HC Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito fixe o layout André, fizeste mais uma maravilha.

 

 

Pelo que tenho lido apenas interessa a altura do aquário na luz. Quanto mais baixo o aquário é a luz vai penetrando melhor na coluna de água, não precisando de ter mais muitos w/l.

 

Atenção que é apenas uma opinião.

Cumprimentos,

Rodrigo Guimarães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

Agradeço os vossos comentários!

 

Tentando responder às dúvidas...

 

Williambess, de facto, arranjar material com alguma qualidade é difícil senão se tiver uma boa loja junto de nós. Eu tenho sorte de ter a Naturline perto de mim, onde arranjo material com muito boa qualidade apesar de, no caso das pedras, ter de as encomendar de uma loja online porque deste tipo eles não têm. No entanto, vocês aí no Brasil têm a Aquabase que me parece ser uma loja que fornece um serviço com muita qualidade também. Tenho visto fotos da mesma e surpreendeu-me bastante. Tenta falar com eles...

 

Francisco, tens toda a razão. A areia está longe de ser um substracto ideal para um aquário de camarões mas este não é um aquário de camarões. É um aquário com camarões. Coloquei os Crystal Red neste aquário mais por necessidade, pelo que não é um aquário a pensar neles mas antes um aquário a pensar em mim. nyah No entanto, tenho a dizer que eles se encontram muito bem, estão activos, comem com apetite e apresentam boas cores. A areia é Brighty Sand, da ADA. Esqueci-me de referir no Setup mas já está corrigido.

 

surf3r, PacChild e Nuno M. Lopes, não vos quero deixar no suspense. Aqui estão elas! ;)

 

krypticall, na verdade, são duas raízes principais e mais uns elementos individuais, adicionados para complementar e dar algum detalhe às grandes. Em relação " ao mundo das cores", eu também já gostei de encher o aquário com plantas. Penso que é um bom treino experimentarmos várias conjugações de plantas com necessidades, formas/cores diferentes para mais tarde iniciarmos algo mais complexo e evoluirmos na criação de cenários mais simples ( o paradoxo é uma necessidade na evolução). Acho que todos os que gostam e mantêm plantados passaram/passam por isso. ;)

 

Diogo, realmente os verdes das plantas de crescimento mais lento não diferem muito entre si. Já a forma da folha difere em absoluto e cada espécie tem o seu nicho no aquário. Podes reparar nas fotos em baixo que cada uma foi colocada em zonas específicas e é nessas zonas que cada espécie vai crescer, sem haver grandes misturas. Já a R. nanjenshan não tem nem forma nem coloração iguais às restantes e, de futuro, a sua coloração vai mudar para tons avermelhados, evidenciando assim o ponto focal, tal como sugeres. É uma questão de tempo... :P

 

Sobre a iluminação, não te fies no ratio. Apesar da calha ter apenas 4 x 18W, as lâmpadas são de boa qualidade e têm reflectores individuais, alimentadas por balastros electrónicos. Isto para dizer que a calha tem capacidade para manter as plantas mais exigentes mas não foi por isso que optei por esta Flora ( foi precisamente o oposto). Optei por plantas de baixa manutenção para poder manter o aquário durante mais tempo, ver a sua lenta evolução, mostrar que se pode fazer algo engraçado apenas com musgos e Anubias, porque estava farto de podas e fertilizações, porque gosto cada vez mais deste tipo de plantas, etc. Mantenho a calha a 15cm da superfície da água e mesmo assim foi suficiente para fazer crescer as plantas da montagem anterior: " ELOS Project". ;)

 

Sim, posso misturar os Bee com os Crystal Red porque não pretendo nem tenho condições para fazer apuramentos de cada " espécie". Eles são, supostamente, a mesma espécie. Os Crystal Red foram apurados ou, melhor dizendo, isolados genéticamente dos Bee. No entanto, o facto de haver um distanciamento genético deu azo a uma nova nomenclatura para os Crystal Red. Do cruzamento de ambos, só pode acontecer uma coisa: nascerem Crystal Reds e Bees. O ratio de cada é que depende das anteriores gerações presentes nos cromossomas dos progenitores. Como já disse, a introdução destes camarões neste aquário e no mesmo aquário foi por necessidade mas não há qualquer problema em juntar ambos, se o objectivo não for o apuramento a 100% de cada um.

 

Rodrigo, de facto tens razão no que afirmas. Mas, como já expliquei ao Diogo, a iluminação, neste caso, não é limitante para o crescimento saudável da Flora, apesar dos 40cm de altura do aquário mais os 15cm a que estão as lâmpadas da água. :)

 

 

Bom, deixo-vos então as fotos actualizadas. Finalmente consegui retirar as pedras que serviam de âncora às raízes. Daí não ter actualizado mais cedo com umas fotos do aquário já com água. Só se ia ver um monte de pedras em cima das raízes. :D

 

Geral

IMG_7779.jpg

 

 

Finalmente mudei de máquina também. Passei da Minolta Dimage Z1 para a Canon 400D e WOW. É um mundo! Ainda tenho muito que penar para conseguir tirar fotos ao nível desta máquina mas com muito disparo e muita paciência ( e quem sabe, uma lente macro no futuro :D), pode ser que chegue lá.

 

Entretanto, ficam as que consegui durante estes dias.

 

IMG_7196.jpg

 

IMG_7373.jpg

 

IMG_7395.jpg

 

IMG_7722.jpg

 

IMG_7507.jpg

 

IMG_7752.jpg

 

Este tirou o brevet há uns dias :D

IMG_76991.jpg

 

 

Mais fotos e texto, no Blog, como sempre.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

o que é que estás a espera que o pessoal diga :)

 

da minha parte só posso dizer que está excelente e que aprecio bastante este tipo de trabalho.

 

mesmo sem as plantas que supostamente ainda estao por crescer o aquario representa uma tranquilidade suberba.

 

parabens pelo aquario e pelas fotos magnificas :P

 

 

agora baixinho qual foi o iso abertura e velocidade que tiraste as fotos ??? nyah

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos esclarecimentos. :P

Ora realmente agora depois de ver as plantas no seu local deixei de achar que não haveria destaque entre as plantas. Tal como dissestes o formato das folhas diferencia as plantas :)

 

Quanto aos camarões...

 

IMG_7373.jpg

 

Cá está André, era destes casos que eu estava a falar. Um bonito exemplar "bee", mas com alguns traços de CRS. Apesar de não pretenderes o apuramento, talvez daqui a algum tempo fiques com toda uma população de exemplares mistos de bee com CRS, o que não se torna esteticamente muito agradavel. Comigo aconteceu com cruzamento entre Red cherry e heteropoda brown (mesma especie, diferentes apuramentos) em que os red's começaram gradualmente a perder cor e a misturar o vermelho com os castanhos. Agora tenho de voltar a apurar os red's...

Se não tiveres onde deixar os bee podes manda-los pra minha casa que gostava muito de os manter nyah

Porque não optas por trocar os "bee" por "new bee"?

 

Cumprimentos

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belo trabalho, mais uma vez, André.

 

Vou seguir com interesse este teu rabalho, pois é mais um menos uma montagem deste tipo que planeio para o meu aquário tem exactamente a mesma medida.

 

Crescimento lento, e muito espaço para a fauna.

 

Gosto imenso dos teus invertebrados!

 

Continua a mostrar as bonitas fotos, e vai treinado com a tua 400D. Eu tenho uma D50 da Nikon, e são máquinas muito semelhantes!

 

Bom trabalho!

sig_forum.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem tudo para se tornar mais uma bela montagem, como já seria de esperar claro.

Apenas uma atençao em relaçao ao outflow da ADA; parece-me que poderias descer ligeiramente para nao ter tanta movimentaçao na linha de água e aproveitares assim melhor o Co2.

 

Mantem-nos actualizados!

Abraço

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Williambess, de facto, arranjar material com alguma qualidade é difícil senão se tiver uma boa loja junto de nós. Eu tenho sorte de ter a Naturline perto de mim, onde arranjo material com muito boa qualidade apesar de, no caso das pedras, ter de as encomendar de uma loja online porque deste tipo eles não têm. No entanto, vocês aí no Brasil têm a Aquabase que me parece ser uma loja que fornece um serviço com muita qualidade também. Tenho visto fotos da mesma e surpreendeu-me bastante. Tenta falar com eles...

 

Aquabase sem sombra de dúvida é uma grande referência em aquários aqui no Brasil, o grande problema é que 1.012 km me separam dela, o jeito é procurar me virar por aqui mesmo. #musica

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André

 

o que se pode dizer deste teu aquário ?? esta um espanto muito bom gosto bastante da disposição dos troncos/pedras .....das fotos então não sei bem o que dizer.

 

Parabéns por este novo projecto .

 

Cpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas pedras e esse tronco fazem-me pensar... pergunto-me a mim próprio porque razão não vou a Monsanto e em vez de trazer basaltos não consigo trazer essas maravilhas da estética.Seria lindo.Uma improbabilidade da geologia.Mas lindo.

 

O tronco não fica atrás.Ele e essas pedras fazem um casamento por conveniência perfeito. Parabéns.Lindo e simples!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há certos aquários, que fazem a diferença de todos os outros.

 

Passo dias aqui a ver aquários, e só não comento porque acho que não trago nada de novo com os comentários que possa fazer.

 

André, passou bastante tempo desde a tua última participação aqui para as fotos, apesar de seguir os teus tópicos no sub-forum dos invertebrados e o teu blog, sentia saudades de te ver por aqui.

No meu ponto de vista (e só para mim) és um exemplo a seguir. Muitos parabéns pela montagem que acho que está como as tuas anteriores. Brutal.

 

Não me perguntes porquê, pois não sei, nem tenho, infelizmente para mim, opiniões/sugestões para te dar.

Talvez dada a "corrente" que segues ser do meu agrado. Tal como tenho pintores que gosto e não sei bem porquê, talvez pela técnica da espatula, ou da pincelada saturada de óleo, ou da estilização quase total. Na aquariofilia gosto bastante das tuas montagens e de mais algumas mas não sei bem porquê, não querendo desfazer no trabalho de ninguém como é lógico. Acho que o fazer o observador gostar mesmo sem perceber nada de, é o objectivo de quase tudo.

 

Só te quero dar os parabéns.

És dos poucos membros do forum que conheço pessoalmente e foste o 1º, e talvez por a quando do meu registo no forum, me teres arranjado os Rams, que considero o meu ponto de viragem, em termos de empênho para a aquáriofilia. A partir dai tenho seguido as tuas montagens/evoluções de perto.

E acho extraordinária a capacidade que tens em antever como vai ficar o Layout no seu final. E saberes como deves montar as coisas, sempre com um objectivo a longo prazo. É essa a minha fascinação.

Espero um dia conseguir fazer algo que chegue aos calcanhares dos teus trabalhos.

 

Bem já me estiquei com a prosa e já não estamos nos tempos em que o que contava nas cartas, era a quantidade de texto que se escrevia.

 

Muitos parabéns e até breve.

Abraço

Editado por MeMySelfAndI

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá meus amigos!

 

Mais uma vez, muito obrigado pelas vossas palavras! É sempre bom ler tamanha consideração.

 

krypticall, o ISO tento manter sempre nos 200. A abertura é consoante o tipo de foto; se for para tirar macros uso F5.6, se for para tirar fotos gerais ao aquário, também depende um pouco mas normalmente uso F4.5 ou F4. A velocidade em fotos estáticas ou quase, é de 1/30 enquanto as de movimento ( peixes, camarões voadores, etc) é de 1/100 mas aí já tenho de aumentar o ISO para 400, não há hipótese. A lente é a standard que vem com a máquina: EF 18-55mm. Já pensei em baixar a calha para ter mais luz para as fotos mas depois fico com pouca área aberta para fazer a manutenção do aquário à vontade. Depois de olhar para as fotos, achei que não compensava. ;)

 

Diogo, comprendo o que queres dizer mas pergunto-te: já viste um Bee selvagem? As cores são exactamente essas. A diferença de um selvagem para este é que neste a coloração é mais compacta, não há tantas transparências e tem maior percentagem de brancos. Os tons alaranjados não são fruto de cruzamento entre Crystal Red e Bee mas sim originários da variante selvagem. Os Bee mais apurados que este têm a cor ainda mais compacta, pelo que os tons laranja não se notam tanto, mas estão lá. Como os grades muito altos são extremamente apurados, com cores muito sólidas, os laranja/acastanhados passam por preto ou quase, mas não são. ;) O caso dos Red cherry é diferente; a variabilidade genética destes é muito maior do que os Bee ou Crystal Red e como tal, há um maior leque de colorações e padrões possíveis. Nos Bee/CRS, há apenas duas combinações: castanho/alaranjado e branco Vs vermelho e branco, respectivamente. É por isso que não há problema em juntá-los porque do seu cruzamento so sai vermelho e branco ou castanho/alaranjado ( ou preto, para facilitar) e branco.

 

André, tens razão sim sr mas a ideia é ter sempre a Lily Pipe a fazer alguma movimentação da água para esta não " estagnar" e criar a conhecida e indesejável película. Agora ao início, é muito propício o seu aparecimento. O CO2 encontra-se em bons níveis na água. O ph está a 6.5 e as plantas estão a fotossintetizar bem mas não duvido que algum gás se perca por causa da movimentação da água. É um mal necessário. Ah, apenas um reparo: não são da ADA, são da PM. ;)

 

Vasco, realmente seria excelente podermos apanhar este tipo de decoração por cá mas também não são raros. Com algum dinheiro e muita paciência de pedreiro, é possível arranjar pedras ao nosso gosto. Posso dizer que encomendei estas da Aquaristic.net, caso alguém esteja interessado em saber.

 

Ilídio, quem fala assim não é gago! É impossível ficar indiferente às tuas ( e de todos os que participam nete tópico) palavras por isso, o meu mais sincero: muito obrigado! Realmente conseguiste resumir o mesmo que eu sinto, neste momento, quando monto um aquário. As peças do puzzle juntam-se e começam a fazer sentido quando aplicamos algo que vimos por essa Natureza fora. Os quadros não são perfeitos, ao contrário da Natureza, mas são tributos vivos com que procuro aprender o máximo possível e voltar a aplicar no futuro, mostrando que o bichinho não está morto, apenas adormecido. ;) Quando vieres novamente para estes lados, a porta está aberta, como sempre.

 

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente... Foste desmontar o outro áqua para isto?! ;)

 

Com essas fotos tremidas... sem qualidade e desinteressantes... enfim!!! ;)

 

 

 

 

 

Obviamante estou-me a meter contigo... é sempre de louvar montagens de qualidade e de pessoas que planeiam as montagens dos seus aquários. Pouco ou nada há para dizer, porque o layout ainda é uma criança e toda a gente sabe que desde a montagem até á maturação, ainda muita coisa pode ser alterada. Não por serem mal planeadas, mas sim para melhorar alguns aspectos visuais.

 

Já o afirmei, mas nunca é de mais frisar que pessoas como tu e o Rui Alves apenas pecam por ter 1 ou 2 áquas para mostrar!

É sempre um regalo para a vista ver aquários com qualidade e que me desculpem os restantes; mas ainda têm muito que pedalar para chegar a este nível, mas não é nada que não se consiga com dedicação!!!

O Rui Alves ainda está em divida aqui com o pessoal, já lhe pediram fotos de uma montagem desde o inicio até ao fim, mas ele não cede! Por um lado até o entendo... Como é Rui, quando é que mostras ao pessoal algo com cabeça, tronco e membros?

 

Força com isso e vê lá se dás uso á máquina nova... Não te peço fotos todos os dias, porque ainda alguém dirá que estás a meter fotos a mais... mas pelo menos 2x por semana não era mau!!! ;)

 

 

Ps. Alguém trás uma babete para este artista?! ehehheeh

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há alguns autores/artistas, cujos posts corro a ver... a qualidade de montagem dos aquários é tremenda e vale bem a pena lavar as vistas.

 

Não sou um aquascaper por natureza, sou mais centrado nos peixes que nos aquários, embora tente sempre dar um aspecto agradável aos setups que crio em função dos peixes que lá vou meter dentro... e para isso recorro à minha memória visual e aos ensinamentos que estão presentes em algumas montagens a que assisto.

 

Os meus parabéns André... os teus aquários são sempre um regalo!

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

krypticall, o ISO tento manter sempre nos 200. A abertura é consoante o tipo de foto; se for para tirar macros uso F5.6, se for para tirar fotos gerais ao aquário, também depende um pouco mas normalmente uso F4.5 ou F4. A velocidade em fotos estáticas ou quase, é de 1/30 enquanto as de movimento ( peixes, camarões voadores, etc) é de 1/100 mas aí já tenho de aumentar o ISO para 400, não há hipótese. A lente é a standard que vem com a máquina: EF 18-55mm. Já pensei em baixar a calha para ter mais luz para as fotos mas depois fico com pouca área aberta para fazer a manutenção do aquário à vontade. Depois de olhar para as fotos, achei que não compensava. ;)

 

 

obrigado pelo exclarecimento Andre ;)

 

sao mais ó menos as configuraçoes que uso mas havia algumas coisas que afinal andava a fazer mal e já tenho entretimento para ir treinar ;)

 

a minha lente é a standard tambem 18-55mm mas o teu canhao é um bocadinho superior ;) a minha é uma D40 da Nikon.

 

abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Claro que ainda vai ter de desenvolver para ter o aspecto desejado mas já está á vista que vai sair dai mais uma maravilha.

Já estava com saudades das tuas montagens André.

Ainda bem que estao a voltar os grandes entusiastas deste forum ,é sempre bom :-D

 

Cumprimentos

 

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.