algumas duvidas


Recommended Posts

Ora boas.

Estive para comecar um aqua de salgados mas a maria nao deixou pq era muito euro pra gastar e cenas dessas. Como ja tenho um aqua de agua doce decidi fazer algo diferente e decidi-me por um aqua de ciclideos. depois de pesquisar muito decidi-me pelo lago vitoria.

 

Ora bem vou começar por dizer o que tenho, depois da minha ideia e no fim com as duvidas.

 

Tenho um aqua de 100*30*50 ja com movel

filtro externo 500 l/h da sicce (vinha com o aqua)

vinte quilos de areao e agua a meio do aqua com a bomba a filtrar para ir criando as bacterias para ver se daqui a um mes coloco peixes.

 

falta ainda comprar um termostato e bomba de ar

 

o que pretendia colocar no aqua para layout era umas pedras do rio, um braço de videira (tenho duvidas quanto a isto).e o seguinte:

 

Plantas :

- vallisneria americana ( 3 para esconder os tubos do filtro)

- anubias barteri var.nana (2)

- anubias barteri var. barteri (1 no centro)

- anubias barteri coffeefolia (2 para a frente do layout)

- Egeria densa

- bacopa monnieri

 

Peixes:

- Casal Paralabidochromis (rock Kribensis)

- casal ptyochomis ou hemichromis bimaculatus

- casal Steatocranus casuarius

 

agora as duvidas:

- decidi estas plantas pq li no sitio dos ciclideos.com que eram as plantas recomendadas para que os peixes nao as comessem. nao sei se faço bem ou nao?

- a temperatura da agua deve estar entre os 24 e 26 devido aos peixes e com ph dos 6 aos 8. alguem sabe algum truque ou maneira de facilitar a ter um ph estavel?

- procurei umas quantas lojas e nao encontrei nenhuma que tivesse as plantas e os ciclideos que escolhi. alguem me pode indicar um spot onde possa encontrar? na zona da grande lisboa se possivel

- sera que com estes peixes é possivel misturar com coridoras ou botias palhaço?? limpa-vidros nao deve ser possivel pq me comem as plantas certo? (no meu outro aqua acontece isso sempre que tento ntroduzir plantas)

- qual a iluminaçao que devo usar (calha, lampadas)

 

 

 

agradeço a ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Ainda nunguem ajudou nestas duvidas... ::D:

 

Estou a pensar montar um aqua de ciclideos tambem e algumas das duvidas sao comuns pelo que gostava de ter a contribuicao dos mais experientes aqui do forum.

 

Abracos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola tudo bem ?

Eu posso ser recem-chegado mas sou apenas a este forum porque comigo ja veem 4 anos de experiencia e uma recente montagem de um aquario de ciclidios. E um projecto meu e da minha namorada lol mas esta tudo a correr bem.

 

Primeiro ponto para um aquario de 150 litros o filtro que tens e muito fraco, aconcelho-te um eheim que faça pelo menos 4 vezes o volume do teu aquario, pois como sabes o viras a sabers este especie de peixes adora remexer o areao o que levante muitos detritos. Precisas de defenir o algo que vais querer recriar pois como sao lagos distintos tambem tem peixes e caracteristicas diferentes. Se queres ter os teus peixes saudaveis e de contentes vais ter que fazer um estudo dos peixes que queres e ver as condiçoes de agua mais favoraveis para eles (por exemplo eu escolhi ciclideos em que o pH ronde os 8 e 8,5)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem prudutos denominados de tampôes que deixam o ph no ponto em que tu queres apenas o tens de escolher. Quando tiveres os peixes escolhidos consoante aquilo que te disse a bocado diz qual quer coisa pois assim nao te posso ajudar pois nao tens nada defenido um pH de 6 a 8 estamos a falar de uma GRANDE diferença 6 e um meio acido 8 ja e alcalino.

 

Define o queres recriar e depois podemos-te ajudar no aquario de ciclideos, pois como ja disse normalmente os ciclideos sao peixes de pH alto que exigem areao feito de coral moido, pedras de rio que nao sejam calcarias, se queres ter plantas vai ser dificil mante-las pois como eles remexem o aquario e provavel que se soltem convem dares fertilizantes liquidos pois se for substracto ira lançar mais porcaria para a agua. (mas nao e impossivel pois eu tenho lol)

 

O tronco normalmente usa-se para acidificar a agua mas na minha opinião as suas proprieadades sao minimas pois eu tenho um e tenho o pH mais que estavel. Botias sao de pH acido/Neutro normalmente, ja as corydoras eu tenho 3 a um pH de 8 e estao todas felizes, os limpa vidros por norma nao comem as plantas (nunca tive um que o fizesse).

 

Iluminação se quiseres que o aquario tenha plantas precisas de uma boa ilimunação se nao apenas o sufeciente para veres os peixes. Normalmente segue-se a norma de 0,5 a 1 W/L para a eluminação por isso aconcelho umas 3 T5 de 39 W Cada que da no total 0,78WL

 

Acho que esta tudo e é aquilo em que posso ajudar. Abraços e cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais