Recomeço


Neyah

Recommended Posts

Boa Noite.

 

Eu há pouco mais de dois meses comprei um aquario de 100litros e é o meu primeiro projecto neste fantastico mundo. A questão é que esta primeira experiência não correu muito bem e decidi recomeçar tudo quando os poucos habitantes que tinha (um casal de mollys e um trio de guppys) morreram. Foram muitos os meus erros então decidi lavar todo o aquario novamento com agua fervida, fervi novo areao (que nao tinha feito no inicio) e recomecei.

 

Neste momento o meu aquario tem pouco mais de uma semana na sua nova forma, e para não cometer novos erros aqui vao algumas duvidas:

 

O meu filtro é interno e tem esponjas filtrantes e cerâmicas. Existe mais algum elemento de extrema importância para que tudo funcione correctamente? Ouvi falar em bioballs mas ainda não consegui perceber se são fundamentais ou não.

 

No primeiro dia coloquei sera aqutan e sera nitrivec, e tenho continuado com o tratamento. Falaram-me em colocar também sera toxivec, mas já li aqui no forúm que não é uma coisa necessária. Deverei por ou não? O pH está a 7, o GH a 3.4, o KH a 4, os nitritos a 0.5 e os nitratos a 0. Para já parece-me tudo bem, será que estou certa?

 

Gostava de ter corydoras pigmeu, colisas e ciclideos limao em comunitário. É possível ou existe incompatibilidade?

 

Obrigado a todos pela ajuda e desculpem tantas dúvidas.

Editado por Neyah
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu filtro é interno e tem esponjas filtrantes e cerâmicas. Existe mais algum elemento de extrema importância para que tudo funcione correctamente? Ouvi falar em bioballs mas ainda não consegui perceber se são fundamentais ou não.

 

No primeiro dia coloquei sera aqutan e sera nitrivec, e tenho continuado com o tratamento. Falaram-me em colocar também sera toxivec, mas já li aqui no forúm que não é uma coisa necessária. Deverei por ou não? O pH está a 7, o GH a 3.4, o KH a 4, os nitritos a 0.5 e os nitratos a 0. Para já parece-me tudo bem, será que estou certa?

 

Gostava de ter corydoras pigmeu, colisas e ciclideos limao em comunitário. É possível ou existe incompatibilidade?

 

Filtro: basta o que tens. Para maxima filtracao biologica num filtro interno eu usava ceramicas porosas da Sera. Num filtro grande os cilindros, num pequeno as pastilhas 'micro'.

As biobolas sao mais para filtros externos (tipo JBL ou Tetra).

 

Quimicos: nao servem para nada. Espera uma semana e coloca um par de peixes. A partir dai 2 TPA semana para cortar os picos toxicos, com mais 2 peixes por semana. Muito poucos peixes ate aos 21 dias. Apos 2 meses as TPA podem ser semanais. Nunca super-povoar.

 

Parametros base: estao bem. Mas com nitritos e sem nitratos o ciclo nao foi feito.

 

Fauna: nao sei o q sao ciclideos limao, mas se nao forem mto pacificos nao juntar a Colisas. Num tema Asiatico colocaria um unico labeo bicolor, Colisas e rasboras. Os Corys nao dao problema, mas o areao nao deve ter arestas. Tb nao esquecer os SAE, tb Asiaticos.

 

Boa aquariofila (um filtro externo de baixo debito em 100L ja se justificaria).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostava de ter corydoras pigmeu, colisas e ciclideos limao em comunitário. É possível ou existe incompatibilidade?

 

Obrigado a todos pela ajuda e desculpem tantas dúvidas.

Em relação ao resto já te responderam. O ciclideo limão como se vê nas lojas pode ser um de dois:

-Labidochromis caeruleus - Originário do lago malawi

-Lamprologus Leleupi - Originário do lago Tanganika.

 

Nenhum deles é peixe de comunitário no sentido normal de comunitário, dada a sua agressividade. Podes ter ambos em comunidade mas só com outros peixes com igual nivel de agressividade, ou seja com peixes do lago malawi no caso dos caeruleus e com peixes do tanganika para o leleupi.

Há quem os tenha com outros peixes, mas é sempre um risco, alem que os pH's para estes bichos são normalmente superiores a 8.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Em relação ao resto já te responderam. O ciclideo limão como se vê nas lojas pode ser um de dois:

-Labidochromis caeruleus - Originário do lago malawi

-Lamprologus Leleupi - Originário do lago Tanganika.

 

Pois o que eu vi e o que queria comprar era mesmo o originário do lago malawi, mas depois tambem pesquisei mais aqui pelo forum e percebi que o espaço de 100l que tenho para eles não seria suficiente, por isso prefiro não ter o peixe a te-lo em más condições. :snipersmile:

 

Acabei o tratamento do sera nitrivec, e tenho um par de tetras vidro (que comprei-os como sendo com esse nome, embora não consiga encontrar nada sobre eles na net, nem no fórum) que estão felizes da vida. Disseram-me que são peixes pacíficos e que se dão bem em comunitários. Os parametros da agua estão iguais. Daí a minha dúvida. O facto de os nitratos ainda não terem tido o seu pico, quer dizer que o aquário ainda não ciclou, correcto? A minha água Está bastante translúcida, mas com uma ton alidade um pouco esbranquiçada. Pelo que procurei no fórum deve-se ao facto de o aqua ainda não ter ciclado. Será só isso ou poderá ser mais alguma coisa?

 

Fauna: nao sei o q sao ciclideos limao, mas se nao forem mto pacificos nao juntar a Colisas. Num tema Asiatico colocaria um unico labeo bicolor, Colisas e rasboras. Os Corys nao dao problema, mas o areao nao deve ter arestas. Tb nao esquecer os SAE, tb Asiaticos.

 

Os labeo bicolor não são agressivos também? Gosto imenso deles mas fiquei com a sensação que seriam agressivos e dificeis de manter em comunitarios.

 

Obrigado mais uma vez pelos esclarecimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Pessoalmente nunca tive nenhum mas deixo-te aqui a opinião de algumas pessoas.

 

Espero ter sido útil.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os labeo bicolor não são agressivos também? Gosto imenso deles mas fiquei com a sensação que seriam agressivos e dificeis de manter em comunitarios.

 

Sao muito agressivos para outros da mesma especie.

Em principio ter 1 em 100L nao vai dar problemas e pode ser o centro de atencoes do aqua. Mas cada peixe e um peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok. Obrigado pela ajuda.

 

Mas e quanto ao facto de a agua estar translucida mas um pouco esbranquiçada terá mesmo a ver com o facto de o aqua ainda não ter ciclado?Os nitritos continuam a 0.5 e os nitratos a 0.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas e quanto ao facto de a agua estar translucida mas um pouco esbranquiçada terá mesmo a ver com o facto de o aqua ainda não ter ciclado?Os nitritos continuam a 0.5 e os nitratos a 0.

 

Li aqui no fórum mais alguns tópicos sobre água esbranquiçada e encontrei que também poderia ser de as bactérias nitrificadoras estarem a morrer. Existe alguma forma de perceber qual dos dois problemas será?

 

Obrigado a todos pelas respostas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola tens de dar mais uma ou duas semanas para a agua fazer o seu ciclo deita na agua um bocadinho de comida para peixes e ao fim de uma semana mede os parametos

 

continua

 

boa tarde

VITOR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que eu me lembre...

 

So tive isso no meu primeiro aqua, primeira montagem.

 

Agua leitosa e normal durante o ciclo e deriva de excesso da materia organica a ser degradada por bacterias.

A causa mais provavel e areao mal lavado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, eu da primeira vez que montei o aquario não lavei o areao, mas nesta segunda tentativa fervi tudo com bastante cuidado. Vou continuar com o que tenho feito até agora, TPA's e paciência. Vamos ver no que dá. Obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, eu da primeira vez que montei o aquario não lavei o areao, mas nesta segunda tentativa fervi tudo com bastante cuidado. Vou continuar com o que tenho feito até agora, TPA's e paciência. Vamos ver no que dá. Obrigada.

 

Nao e necessario ferver. Tem e de ser lavado tudo em varias aguas.

Em condicoes normais deve estar tudo cristalino numa semana.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao e necessario ferver. Tem e de ser lavado tudo em varias aguas.

Em condicoes normais deve estar tudo cristalino numa semana.

 

E esteve tudo cristalino durante a primeira semana. Depois é que começou a ganhar uma cor assim esbranquiçada. Eu continuo a ver o aquário na sua largura e no seu comprimento, mas a água não está tão cristalina como estava. Já li que era do ciclo estar a dar-se, mas também já li que era das bactérias estarem a morrer´. Estou a continuar com as TPA's duas vezes por semana de 20% (20L).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.