Combinação de lampadas (K) T5 para aquário plantado


Recommended Posts

Boas pessoal!

Tenho uma calha de 4x39W T5 que comprei em 2ª mão, mas que vinha com lampadas de 1400K..

Já a tenho há mais de meio ano e as plantas têm crescido +/-.. Agora estou a pensar fazer uma alteração, mas tenciono manter duas das lampadas originais e comprar duas novas..

Por isso as hipoteses são:

Comprar duas de 6500K e ficar com 2x 1400 + 2x6500

Comprar duas de 4200K e ficar com 2x1400 + 2x6500

Comprar uma de cada e ficar com 2x 1400 + 1x6500 + 1x4200

 

Qual a melhor opção para um plantado?

Vou querer manter plantas de caule e de tapete.

Se precisarem de mais alguma informação digam..

 

Obrigado!

Cumps.

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1400K? Não me parece... deve ser 14000K.

 

De resto: 14000K (alta temp de cor) favorece crescimento rasteiro, é bom para plantas de tapete (porque T alto penetra mais, vai mais até ao fundo, as plantas não têm necessidade de crescer para vir à procura da luz, é a luz que penetra até lá abaixo onde elas estão).

4200K favorece crescimento em altura, porque não penetra muito, então as plantas têm tendência a crescer para vir à procura da luz.

6500K é mais ou menos neutro no que diz respeito a isto.

 

Portanto, 14000K deve ficar na frente do aqua, que em geral é onde não se desejam plantas muito altas a tapar a visão.

4200K deve ficar na parte de trás, aí as plantas crescem onde é para crescer.

 

Ou seja, se queres um plantado com tapete à frente, mete 4200K atrás; 6500 a seguir; e 2x14000K à frente. Ou em alternatica, 2x6500K no meio e só uma 14000K à frente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela ajuda!

Lógicamente enganei-me, as lampadas que tenho são de 14000K :)

 

Vou então optar pela primeira combinação que falas-te.

 

Cumps.

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Dário, por acaso não abriste já um tópico com este tema? :D

 

Eu até andei pra lá a mandar umas postas de bacalhau.

 

Aqui está uma opinião de relevância dada pelo just_me.

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!

Tenho uma calha de 4x39W T5 que comprei em 2ª mão, mas que vinha com lampadas de 1400K..

Já a tenho há mais de meio ano e as plantas têm crescido +/-.. Agora estou a pensar fazer uma alteração, mas tenciono manter duas das lampadas originais e comprar duas novas..

Por isso as hipoteses são:

Comprar duas de 6500K e ficar com 2x 1400 + 2x6500

Comprar duas de 4200K e ficar com 2x1400 + 2x6500

Comprar uma de cada e ficar com 2x 1400 + 1x6500 + 1x4200

 

Qual a melhor opção para um plantado?

Vou querer manter plantas de caule e de tapete.

Se precisarem de mais alguma informação digam..

 

Obrigado!

Cumps.

 

Boas Dário, olha as lampadas de 14000k não servem para plantados, porém podes obter bons resultados.. mas pelo que sempre li, não são ideiais para plantas, são usadas em Reefs,

 

Mas de qq forma eu optava por um mistura de temperaturas diferentes,

 

Se for um layout com plantas vermelhas opta por temperaturas baixas tipo 1x4200k+2x6500k+1x5400k, as temperaturas baixas promovem bons vermelhos

 

Se for para um aquario tipo Iwagumi 2x6500k+1x8000+1x10000k.. estas temperaturas penetram melhor na coluna de água, logo mais intensidade de luz vai chegar ao tapete..

 

Se for mistura de ambos os tipos de layout opta por 1x6500k+1x4200k+1x10000k.

 

Se pretenderes comprar as lampadas fala com membro Sergio Caneca que ele arranja a preços fixes!!

 

abraço

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Dário, por acaso não abriste já um tópico com este tema? bang

 

Eu até andei pra lá a mandar umas postas de bacalhau.

 

Aqui está uma opinião de relevância dada pelo just_me.

 

Abraço!

 

 

Por acaso já, e até estive a lê-lo antes de abrir este, mas não fiquei completamente esclarecido :)

Pois como naquela altura acabei por não substituir as lampadas e agora o que vou fazer é trocar apenas duas delas não estava esclarecido qual a melhor solução.

 

Boas Dário, olha as lampadas de 14000k não servem para plantados, porém podes obter bons resultados.. mas pelo que sempre li, não são ideiais para plantas, são usadas em Reefs,

 

Mas de qq forma eu optava por um mistura de temperaturas diferentes,

 

Se for um layout com plantas vermelhas opta por temperaturas baixas tipo 1x4200k+2x6500k+1x5400k, as temperaturas baixas promovem bons vermelhos

 

Se for para um aquario tipo Iwagumi 2x6500k+1x8000+1x10000k.. estas temperaturas penetram melhor na coluna de água, logo mais intensidade de luz vai chegar ao tapete..

 

Se for mistura de ambos os tipos de layout opta por 1x6500k+1x4200k+1x10000k.

 

Se pretenderes comprar as lampadas fala com membro Sergio Caneca que ele arranja a preços fixes!!

 

abraço

 

Sei que as lampadas são mais adequadas para um reef, mas não tive hipotese de escolha na altura da compra..

Obrigado pelos conselhos, mas como já tinha dito só vou comprar agora 2 lampadas as outras duas ficam para mais tarde, pois tenho também de comprar um balastro e outra lampada PLL para outra calha, e o t€mpo não é muito..

 

Relendo todos os conselhos, vou mesmo optar por comprar uma de 4200k pois uma das plantas que vai estar no layout é rotalla wallichi, e gosto dela bem vermelha, e uma de 6500K que também ajuda ao crescimento da rotalla e das outras plantas de caule. De resto vou ficar com as duas lampadas originais e mais tarde substituo por talves mais uma de 6500 e outra de 10000k por causa das plantas baixas..

 

Ah, e vou comprar ao Sergio Caneca sim senhor! Só me falta combinar a entrega!

 

Mais uma vez obrigado a todos os que ajudaram neste e no outro tópico :)

Editado por dfilp

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.