aquario da nossa costa


bruno30.09

Recommended Posts

Decidi começar a construçao de um nao muito grande aqua d agua salgada. Ja ha alguns meses que tenho estado a ler forum e algumas opinioes de como o começar mas as opinios que se ve na maior parte sao para a contruçao de aquarios de recifes.

Pedia portanto uma pequena ajuda.

O aqua que comprei, em promoçao no jumbo tem a medida de 100X30X50 e ja vem com movel e bomba. a bomba e pra dar no natal pq eu pretendo fazer um furo e uma coluna seca para a ligaçao a SUMP.

como a intençao e fazer um aquario da nossa costa as primeiras duvidas que tenho sao:

- posso usar areias das nossas praias ?!? ou precisa mesmo de ser areao?

- qual a melhor area para efectuar a recolha de agua e rochas?! (o meu cunhado e eu fazemos mergulho, as vezes e nao deve ser problema efectuar a recolha)

- como resido perto de lisboa (amadora) alguem me pode indicar os melhores spots para ver e comprar material para o aqua?

 

 

obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Bruno

 

Antes de mais, deixa-me dar-te os parabéns por este projecto, pois em qualquer projecto é necessário coragem.

Dizes que estiveste a pesquisar durante meses. Perante tal facto, acho estranho as medidas do aquário que escolheste, um aquário com muito pouca profundidade que te vai dificultar o layout...

 

Desaconselho as areias das nossas praias, pois podem estar contaminadas. Areão de coral é razoavelmente acessível.

Não te esqueças que tratando-se de um aquário da nossa costa, é essencial um chiller/refrigerador!

 

Para recolha de água tens sempre:

Cabo Raso, Portinho da Arrábida ( Podes ver aqui )

 

Para lojas físicas tens sempre:

RedFish

Aquaplante

 

Para lojas online tens sempre:

Underwater

ReefCenter

Seahorse

Bubbles shop

 

Abraço

Pedro Ferrer

Editado por Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu sei que nao foi uma boa escolha em relacao a profundidade mas o local onde irei colocar o aqua nao me deixa ter mais espaço. por isso tenho de me adaptar a esse pequeno contra.

a ideia da areia era tornar o mais parecido possivel com o que existe realmente

Editado por bruno30.09
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
eu sei que nao foi uma boa escolha em relacao a profundidade mas o local onde irei colocar o aqua nao me deixa ter mais espaço. por isso tenho de me adaptar a esse pequeno contra.

a ideia da areia era tornar o mais parecido possivel com o que existe realmente

 

 

se algum dia fores ao algarve passa pela praia de sao rafael

 

é o melhor sitio onde mergulhei em portugal e tem:

 

rochas lindas, ouriços entre outros peixes pequenos mesmo muito faceis de apanhar

 

eu apanhei um com a mão

 

quando consegui(logo ´s primeira) ri tanto que cuase me afogava!!

 

 

cumps

4125.png

homer-simpson-fan.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Bruno,

Se o tempo o permitir, estou a pensar ir no Sábado ao Cabo Raso com o Hugo Costa Coelho. Podes aparecer para tirares dúvidas e veres no " terreno " como actuamos. Lá, tens tudo para montar um sistema da nossa costa, inclusivé, rocha porosa, bastante diferente dos calhaus rolados que estamos habituados a ver em aquários. Se quiseres, liga-me 961682436, ou deixa o teu contacto.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

pelo que dizes moras na amadora

eu moro em são marcos mas durante muitos anos morei na parede.

para mim o melhor local para poderes apanhar bom exemplares é na praia das AVENCAS

é uma praia muito rochosa e é considerada reserva, por isso é preciso muito quidado

ainda este ano estive dezenas de vesses nessa praia e olha que vi quase de tudo.

só tens que ver quando é baixa mar e levar um balde, não precisas de fazer mergulho.

 

area para procurar

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

I ----------------------------------------------------------

pontão I zona de rochas

I

I

---------

bar

 

procura nas poças e levanta pequenas rochas.

 

espero ter ajudado

joão paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora ai está um aqua queeu gostava muito de fazer. Desculpa mas compras-te refrigerador??? e quanto a eurosmuitos não???

 

1000€ , mas sem, o refrigerador esquece , ou tens ou não tens sem isso não mantens nada só de inverno

Editado por nunomart

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais