Mortes repentinas...


Recommended Posts

Boas pessoal.

Este fim de semana perlongado fui passar uns dias a casa e quando cheguei a Lisboa encontrei vários camarões CRS e NEWBEE mortos :) e outros a morrer.Nos dias em que tive fora os camarões não foram alimentados, mas isso não é problema pois 3 dias sem comer não é nada para um camarão.

Como ainda não tenho testes cá em Lisboa(estão encomendados) não pude analisar os parametros da agua.Faço tpa's de 15 em 15 dias e por acaso na semana anterior não tinha feito tpa.Fiz logo uma tpa de 20 litros no dia em que cheguei e 10 litros no dia seguinte(ontem), para não haver uma mudança tão brusca nos parametros.

Coloquei o termostato no aquario, porque suspeitei que fosse da temperatura, e regulei a 25º para não haver oscilações durante o dia e a noite.Na quinta feira passada quando os deixei estavam todos bem e a comer bem, com várias femeas de newbee gravidas, nunca me tinha morrido nenhum camarão neste aquario.Uma coisa que observei é que as planarias desapareceram todas, não vejo nem uma, e eram às dezenas!!

Os camarões que estão a morrer ou para morrer ficam com o interior esbranquiçado, ficam muito tempo parados a mexer as patas como se estivessem a mordiscar mas não levam nada a boca e derrepente nadam sem sentido completamente descontrolados ficando por vezes de pernas para o ar e com as patas a tremer.

Suspeito que a iluminação possa ter alguma coisa a ver com as mortes, é que o temporizador que tenho é dos chineses e por vezes ele falha e a luz fica desligada, quando cheguei reparei que o tapete de utricularia graminifolia que ocupa a parte traseira do aqua estava num verde claro quase branco, (recuperando para o verde normal com 14horas de luz que lhe dei ontem...), não sei se pode ter alguma coisa a ver mas será que se o aquario tenha ficado no escuro durante 3 dias, a falta de luz não pode ter feito com que as plantas tenham consomido todo o oxigenio e a falta de oxigenio tenha morto a colônia de bactérias do substrato :lol: é que vi muitas bolhas de ar por baixo do substracto junto ao vidro...

Hoje os poucos que sobreviveram parecem estar bem...

Depois do que relatei o que acham que pode ter sido??

 

Abraço,

Fábio Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

;) Aconteceu o que eu mais temia...morreram-me os camarões Crystal Red todos!!Eram 20 crs grade A/B e 1 crs grade SS...Fiz as tpa's e lavei o filtro com essa agua e não valeu de nada, continuaram a morrer...

O aquario estava mais que estavel, é o antigo do Andre Silvestre.

PICT0058e.jpg

 

Lá se foi um investimento de 100€ ;) É por estas que me apetece desistir de ter crs, apesar de serem os meus camarões perferidos..

 

Hasta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

;) Aconteceu o que eu mais temia...morreram-me os camarões Crystal Red todos!!Eram 20 crs grade A/B e 1 crs grade SS...Fiz as tpa's e lavei o filtro com essa agua e não valeu de nada, continuaram a morrer...

O aquario estava mais que estavel, é o antigo do Andre Silvestre.

PICT0058e.jpg

 

Lá se foi um investimento de 100€ ;) É por estas que me apetece desistir de ter crs, apesar de serem os meus camarões perferidos..

 

Hasta

 

Força c isso, não desistas.

Aprende c o q erraste e tentar melhorar a seguir.

Boa sorte na próxima e tenta averiguar o q correu mal.

Abraço

 

 

Ricardo

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Temperatura a menos não foi de certeza…tenho CRS na rua e durante a noite a temperatura desce aos 16ºC e durante o dia vai aos 25-26ºC…

Quanto à falta de O2, se meteres a saída do filtro de modo a agitar a superfície da água não ias ter esse problema, mas pelo comportamento que descreveste ele foram “envenenados”, por acaso fizeste alguma fertilização, nos últimos tempos?, as bolhas que referiste estarem no substrato podem ser de metano e caso seja isso, a sua libertação é suficiente para envenenar os camarões e não só, mas não estou a ver como elas possam se ter formado se não destes comida a mais…por acaso tinhas alguma película a superfície da água? O pessoal chama disso de gordura, mas isso são bactérias aeróbias, que apesar de decomporem a matéria orgânica elas consomem muito oxigénio e ou formarem a película na superfície da água impedem as trocas gasosas entre a água e o ar…e isso é péssimo… seja como for, convém teres uma ideia do que pode ter causado essa mortandade, para que possas corrigir o erro para não voltar a acontecer…

Sei que não te serve de consolo, mas eu já matei centenas de CRS, por ter usado fertilizante no aqua deles…agora de fertilizante nem o cheiro passa perto e as plantas que se quiserem dar, tudo bem as outras viajaram para outros lados.

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Fábio.

 

É de lamentar o sucedido!

 

Realmente a explicação do Zé faz algum sentido no que toca à diminuição da concentração de O2 pela falta de trocas gasosas. Isso, aliado a um hipotético apagão de 3 dias em que não houve formação de O2 pelas plantas mas sim consumo, pode ter resultado nessa mortandade.

 

Em relação ao metano, não acredito muito, uma vez que o substracto é Akadama ( substractos argilosos promovem uma boa circulação de água devido à sua porosidade e forma dos grânulos) e nem sequer está em grande quantidade ( deve formar uma altura à volta de 5cm, uniformemente), pelo que não vejo como pode haver concentração de gases tóxicos nessas condições. Se estivéssemos a falar de areia em grande quantidade, era outra coisa... No entanto, também não descarto a possibilidade de envenenamento. Não é invulgar a água ficar contaminada por aeróssois de produtos químicos, principalmente em aquários abertos, como é o caso desse.

 

Sobre os fertilizantes, é preciso saber que quantidades fornecer de modo a que os constituintes sejam constantemente assimilados pelas plantas e não sejam tóxicos por se acumularem na coluna de água. É perfeitamente possível manter CRS saudáveis em aquários onde se faz fertilização líquida, desde que se respeite as quantidades. Também há que ter em atenção o tipo de fertilizantes que se coloca. Usar fertilizantes de marcas duvidosas ou que não são próprios para aquariofilia é pedir problemas... Não digo que foi isso que aconteceu em ambos os casos, estou apenas a fazer uma chamada de atenção.

 

De qualquer maneira, tenta recapitular os passos que foram dados, aquilo que viste quando presenciaste as mortes e como deixaste o aquário antes de te ausentares. Agora, desistir é que não! :oops:

 

Boa sorte!

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

os meus CRS que o Fabio me trouxe aconteceu a mesma coisa :oops: ....dos cinco 4 morreram e eu não fiz fertilizações e tive sempre luz no aquário .

 

Agora tenho lá dois CRS vamos ver como é que vão ficar .

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Força c isso, não desistas.

Aprende c o q erraste e tentar melhorar a seguir.

Boa sorte na próxima e tenta averiguar o q correu mal.

Abraço

 

Ricardo

 

Obrigado pela força Ricardo...vou tentar perceber o que se passou e corrigir..

 

 

Boas

Temperatura a menos não foi de certeza…tenho CRS na rua e durante a noite a temperatura desce aos 16ºC e durante o dia vai aos 25-26ºC…

Quanto à falta de O2, se meteres a saída do filtro de modo a agitar a superfície da água não ias ter esse problema, mas pelo comportamento que descreveste ele foram “envenenados”, por acaso fizeste alguma fertilização, nos últimos tempos?, as bolhas que referiste estarem no substrato podem ser de metano e caso seja isso, a sua libertação é suficiente para envenenar os camarões e não só, mas não estou a ver como elas possam se ter formado se não destes comida a mais…por acaso tinhas alguma película a superfície da água? O pessoal chama disso de gordura, mas isso são bactérias aeróbias, que apesar de decomporem a matéria orgânica elas consomem muito oxigénio e ou formarem a película na superfície da água impedem as trocas gasosas entre a água e o ar…e isso é péssimo… seja como for, convém teres uma ideia do que pode ter causado essa mortandade, para que possas corrigir o erro para não voltar a acontecer…

Sei que não te serve de consolo, mas eu já matei centenas de CRS, por ter usado fertilizante no aqua deles…agora de fertilizante nem o cheiro passa perto e as plantas que se quiserem dar, tudo bem as outras viajaram para outros lados.

Um abraço, até breve

 

Boas Bentes, obrigado.

Pois da temperatura eu tmb não desconfiei muito, mas perferi jogar pelo seguro.

O filtro é de cascata, um ehiem liberty mas não agita muito a água.

Não meto qualquer tipo de fertilizante no aquario, a comida basta para fertilizar, secalhar até foi esse o problema, estive a pensar bem e lembrei-me dos sitios onde dei comida pela ultima vez, foi exactamente nesses sitios onde surgiram as bolhas :) A comida é esta, é da marca da aquaristic

hafttabletten_gruen_z1.jpg Parei de os alimentar agora, porque acho que so ia piorar a situação.

Customava dar meio comprimido por dia, dividido em 3.Mas nunca sobravam muitos restos porque os caracois davam conta deles.

Quanto à tal pelicula, nunca me apareceu na superfície da água deste aquario.

 

 

 

Viva Fábio.

 

É de lamentar o sucedido!

 

Realmente a explicação do Zé faz algum sentido no que toca à diminuição da concentração de O2 pela falta de trocas gasosas. Isso, aliado a um hipotético apagão de 3 dias em que não houve formação de O2 pelas plantas mas sim consumo, pode ter resultado nessa mortandade.

 

Em relação ao metano, não acredito muito, uma vez que o substracto é Akadama ( substractos argilosos promovem uma boa circulação de água devido à sua porosidade e forma dos grânulos) e nem sequer está em grande quantidade ( deve formar uma altura à volta de 5cm, uniformemente), pelo que não vejo como pode haver concentração de gases tóxicos nessas condições. Se estivéssemos a falar de areia em grande quantidade, era outra coisa... No entanto, também não descarto a possibilidade de envenenamento. Não é invulgar a água ficar contaminada por aeróssois de produtos químicos, principalmente em aquários abertos, como é o caso desse.

 

Sobre os fertilizantes, é preciso saber que quantidades fornecer de modo a que os constituintes sejam constantemente assimilados pelas plantas e não sejam tóxicos por se acumularem na coluna de água. É perfeitamente possível manter CRS saudáveis em aquários onde se faz fertilização líquida, desde que se respeite as quantidades. Também há que ter em atenção o tipo de fertilizantes que se coloca. Usar fertilizantes de marcas duvidosas ou que não são próprios para aquariofilia é pedir problemas... Não digo que foi isso que aconteceu em ambos os casos, estou apenas a fazer uma chamada de atenção.

 

De qualquer maneira, tenta recapitular os passos que foram dados, aquilo que viste quando presenciaste as mortes e como deixaste o aquário antes de te ausentares. Agora, desistir é que não! ;)

 

Boa sorte!

 

 

Abraço,

André

 

Boas André, obrigado.

Eu desconfio que a falta de o2 possa ter ajudado a acelarar as coisas..Pela maneira como eles morriam a esticarem-se todos deve ter sido mesmo envenenamento.Nos ultimos dias não usei nada quimico no quarto, nem uso aerosois, mesmo o desodorizante é roll-on. :D

Vou recapitular tudo e ver se dou com o problema..

Os restantes newbee que ainda lá andam vou levar-los para Soure para ao menos manter a espécie, antes que me morram todos tambem.

Eu sei que não devo disistir, mas estou desiludido e em choque..não quero andar a "queimar" €€ em vão.É que ja é a 2ª vez que me morre uma colonia inteira de crs, a primeira vez foi à 3 anos, morreram com o calor do verão de Agosto, por isso custa-me tentar uma terceira vez..

 

Abraço a todos e obrigado mais mais vez.

Editado por flashsilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se os do José Garcia morreram também não poderiam já vir envenenados?

 

Acho que não porque nessa altura eles estavam todos bem e a comer bem..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que não porque nessa altura eles estavam todos bem e a comer bem..

 

sim! não tem haver um coisa com a outra ! quando chegaram a minha casa estavam impecs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Se os do José Garcia morreram também não poderiam já vir envenenados?

envenenados nao vinham...eu recebi ao mesmo tempo e do mesmo fornecedor alguns que o fabio otinha e tao td´s bem..... um abraço e força

encontrociclideos-com-v3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

isso em relação há pelicula ke mais parece gordura tenhu muita nu meu akuario, ainda bem k mencionaram isso, embora tenha o filtro mais um pouco a tona para mexer a agua vou por ainda mais para conseguir ter mais agua liberta destas malditas bacterias.

 

amigo nao desistas, uma pessoa aprende com os erros e eu que sou iniciado ainda no mundo dos aquarios e tambem começei com camaroes ha 1 mes + - muitos erros vou fazer de certeza. pá nunca desistas mas que um erro te sirva de inspiração e motivação para o proximo passo

 

fika bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Acho que foi isto que aconteceu ao meu aquario

redbee030004.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais