Drama com algas


pmesquita

Recommended Posts

Desde que mudei de casa ainda não consegui resolver este problema de algas (e j´alá vão 4 meses) Na casa antiga corria tudo às mil maravilhas, e a única

coisa que mudou foi a água ( Antes -Algés. Agora Sintra) e foi eu ter desistido do filtro UV JBL 18W, pois este nã fazia lá nada. Ligado ou desligado era igual.

Agora tenho esta praga que podem ver nas fotos. Atenção já fiz uma tpa de 40% (140lts) e já lavei com lixivia todas as rochas ( que originalmente são vermelhas - vulcânicas e outras)

Tenho substrato ADA no solo, 4 lampadas JBL de 30wt durante 9 horas por dia, co2 durante 9 horas por dia Nutriente líquido aquacare e nutriente por capsulas no solo. Os peixes estão

todos optimos (escalares, discus, heros severum, coridoras).

 

 

Echinodorus

58175293ni9.jpg

rocha vermelha

78496498ii9.jpg

Echinodorus

89890297sv8.jpg

rocha vulcânica

92212391za8.jpg

rocha vulcânica

25627917zs5.jpg

 

Testes-(feitos após um mês sem tpa por desmoralização... eu sei, eu sei. Costumo fazer 30% de 15 em 15 dias ou 21 no máximo):

PH 6

Kh 1

NO2- 0,5 (no limite)

NO3 30

Phosfatos -baixos (n encontro os apontamentos)

Fe - 0

amonia - 0

 

Numa das lojas onde sou cliente, e com estes resultados disseram-me para fazer:

-Mais tpa's (estou a fazer),

-lavar tudo com lixivia (já fiz)

-comprar já mais plantas

-alternar o aquacare com o aquacare com fosfatos ( e controlar o equilibrio entre NO3 e os fosfatos)

 

 

Algo de errado nisto, ou posso fazer mais? Ajuda dos entendidos por favor.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se nao me engano essa alga é a green beard.

tambem estou a sofrer um pouco com essas algas mas nao esta tao mau como o teu.

parece-me que falta aí o nutriente potassio e magnesio e os valores de ferro estao baixos.

Segundo o que tenho lido essas algas combatem-se com aumento de CO2 e luz e tpas mais frequentes na ordem das duas por semana.

parece-me haver aí um grande desiquilibrio de nutrientes.

Ainda assim nao sou pro nem nada que se pareça por isso eles que se cheguem á frente

Preparem-se para a grande e ultima modificaçao do discus resort

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tiveres o UV instala-o.

 

Entretanto continua a fazer TPA's e podes cortar as folhas mais 'infectadas', depois é controlares bem os níveis de nitratos e fosfatos, se algum deles for a zero é igualmente mal sinal.

 

Arranja plantas de crescimento rápido como as Salvinias, as Lemna, Ceratophilum, Cabomba para regulares bem o aqua!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Testes-(feitos após um mês sem tpa por desmoralização... eu sei, eu sei. Costumo fazer 30% de 15 em 15 dias ou 21 no máximo):

PH 6

Kh 1

NO2- 0,5 (no limite)

NO3 30

Phosfatos -baixos (n encontro os apontamentos)

Fe - 0

amonia - 0

 

Numa das lojas onde sou cliente, e com estes resultados disseram-me para fazer:

-Mais tpa's (estou a fazer),

-lavar tudo com lixivia (já fiz)

-comprar já mais plantas

-alternar o aquacare com o aquacare com fosfatos ( e controlar o equilibrio entre NO3 e os fosfatos)

 

 

Algo de errado nisto, ou posso fazer mais? Ajuda dos entendidos por favor.

 

Obrigado

 

Boas isso realmente está um pouco desiquilibrado..

 

O NO3 está elevado 30ppm recomenda-se entre 5 a 10ppm (Com TPAs mais frequentes possivelmente baixas os valores, isto pode ser derivado ao filtro estar a necessitar de limpeza, fauna em excesso e como referi atrás falta de TPA mais regulares)

 

Os Fosfátos PO4, devem ser nulos (este valor é criado através das comidas que introduzimos no aquario ricas em fosfátos, para acertares estes valores necessitas de fertilizar com Fertilizantes de fosfátos, convém ser uma fertilização precisa para evitar excesso e carençias recomenda-se de 0.5 a 1ppm, porém certos tipos de plantados aceitam 2ppm sem problemas)

 

Em relação aos outros nutrientes, micros e Ferro, normalmente as capsulas de fundo que metes são ricas nesses nutrientes, mas deves sempre adicionar uma fertilização liquida de micros e Ferro de forma a existir na coluna de água e as plantas também absorverem esses nutrientes de forma foliar..

 

O teu KH é muito baixo, dai esse PH ser muito baixo.. e possivelmente pode ser essa a principal razão desse surto de algas.

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se puderes mete uns comedores de algas siameses ou umas amecas splendens, sao os unicos peixes que comem dessas algas (e pelo menos os siameses adoram)

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se puderes mete uns comedores de algas siameses ou umas amecas splendens, sao os unicos peixes que comem dessas algas (e pelo menos os siameses adoram)

 

Já meti 3 SAE e eles estãoa começar a trabalhar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas isso realmente está um pouco desiquilibrado..

 

O NO3 está elevado 30ppm recomenda-se entre 5 a 10ppm (Com TPAs mais frequentes possivelmente baixas os valores, isto pode ser derivado ao filtro estar a necessitar de limpeza, fauna em excesso e como referi atrás falta de TPA mais regulares)

 

Os Fosfátos PO4, devem ser nulos (este valor é criado através das comidas que introduzimos no aquario ricas em fosfátos, para acertares estes valores necessitas de fertilizar com Fertilizantes de fosfátos, convém ser uma fertilização precisa para evitar excesso e carençias recomenda-se de 0.5 a 1ppm, porém certos tipos de plantados aceitam 2ppm sem problemas)

 

Em relação aos outros nutrientes, micros e Ferro, normalmente as capsulas de fundo que metes são ricas nesses nutrientes, mas deves sempre adicionar uma fertilização liquida de micros e Ferro de forma a existir na coluna de água e as plantas também absorverem esses nutrientes de forma foliar..

 

O teu KH é muito baixo, dai esse PH ser muito baixo.. e possivelmente pode ser essa a principal razão desse surto de algas.

 

 

O flitro está bom (eheim electronic) e já começeia a fazer 2 tpa's por semana (hoje faço a 2ª). Eu uso o nutriente liguido da tropica (sem fosfatos) e foi-me agora recomendado que usasse tb o que tem fosfatos...mas muito controlado (equilibrado com o NO3) Também me foi recomendado que colocasse mais plantas para ajudar e que cortasse o CO2 para não ajudar as algas. Já tive UV mas vendi pois nunca vi resultados praticos ( quando o mantinha desligado durante meses o aqua continuava lindíssimo). Agora vou cortar o CO2 e procurar plantas que tolerem PH baixo e KH de água mole.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

axo na minha opiniao que cortares com o CO2 sera um erro porque as plantas estao num momento critico e alem de precisarem de nutrientes equilibrados precisam tambem de + CO2 para aumentar o metabolismo e dai consumir nutrientes mais rapido :)

Preparem-se para a grande e ultima modificaçao do discus resort

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cortares o CO2 só vai ajudar as algas, tens de acertar é o NO3 com o PO4...

 

Os SAE ajudam a controlar, mas não são solução porque enquanto não equilibrares os valores as algas irão sempre aparecer!!

 

E senão estou em erro o KH baixo também promove o crescimento das algas em questão

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais