Limpa vidros


gabrielis

Recommended Posts

Tenho um aquário de 30l, no qual habitam dois neons (eram cinco, mas três deles morreram), um peixe-gato transparente e um limpa vidros (não sei qual é a espécie), alem de duas plantas aquáticas. Já me disseram que o aquário é pequeno, e eu próprio sou da mesma opinião, mas não tenho dinheiro para um maior e a minha mãe diz que me compra um quando os peixes forem maiores.A minha primeira duvida é a seguinte:

 

Há algum problema em ter os peixes enquanto são pequenos, (os neons devem ter à volta de 3 cm e o peixe gato e o limpa vidros de 6) neste aquário, ou é imperativo que eu os mude já para um maior?

 

A segunda é: se o limpa vidros eventualmente ''limpar'' completamente as paredes do aquário e outros sítios onde se acumulem algas, de que é que ele se alimenta depois?

 

A ultima é, os cocós do peixes acumulam-se sobre o substrato, o que devo fazer para os eliminar? Ou ele svão-se decomponde por iniciativa própria?

 

 

Uma foto do aquário para ficarem com uma ideia (o aquario agora já está com a água atyé cima, e as algas estão maiores):

 

IMG_1220.jpg

Imagem na Assinatura com tamanho superior ao permitido. Ass. HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Gabrielis! Benvindo ao forum. :)

O peixe gato transparente é um peixe que aconselhado a pessoas com alguma experiência. ("Peixes para Principiantes: os bons e os maus") Além disso, em adulto pode atingir 15 cm o que demonstra que ficará grande demais para esse aquário. Podes tentar manté-lo enquanto ele não crescer muito e entretanto arranjas alguém que fique com ele ou arranjas um aquário maior para ele.

Parecendo pequeno, um aquário de 30 litros já dá para ganhar bastante experiência em aquariofilia. Além disso, é um desafio pois em alguns pormenores é mais complicado gerir o equilíbrio de um aquário de 30 litros do que num bem maior.

 

O teu limpa-vidros será igual a este?

 

A areia que tens no aquário não é muito aconselhável. Fica muito compacta e não permite um bom desenvolvimento das raízes. O ideal é areão de rio. Podes encontrá-lo em qualquer loja de animais que tenha material para peixes. Em algumas é um pouco caro mas noutras encontras por poucos euros a quantidade necessária para esse aquário. Também há quem use areia branca fininha como a tua (principalmente em aquários de ciclideos). Este tópico discute a limpeza desse tipo de areia

Quanto à questão dos resíduos a solução é aspirar o fundo com um sifão. Este é outro problema do fundo de areia que tens. Notam-se mais os residuos e se o tentares aspirar com um sifão, vais também aspirar a areia. ;) Podes encontrar alguns topicos sobre limpeza do fundo em alguns tópicos deste forum: como por exemplo aqui.

 

Não seria pior preencheres o teu perfil (Painel de Controle > editar perfil). Sempre ficavamos a saber a tua idade e de onde és. Pode ser que ainda encontres por aqui alguém de perto de ti que te possa dar uma ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre o aquário, faço intenção de comprar um maior assim que puder, mas enquanto os peixes ainda não forem muito grandes posso manter este sem problemas, não posso?

 

Quanto à areia, não fazia ideia que ela compacta-se assim, à alguma forma de resolver o problema, ou o melhor é mesmo comprar areão de rio?

 

O peixe-gato, quando o comprei sabia muito pouco de aquariofilia, mas ele está a dar-se bem, pois é o peixe que tenho à mais tempos (dos neons, como me morreram 3, não sei se o que tenho foi o primeiro que comprei ou outro).

 

O limpa vidros é este aqui:

 

IMG_1261.jpg

 

A qualidade não é muito boa porque o flash reflectiu-se na água, alem de que o peixe mais acima também é um reflexo, ele habitualmente está agarrado a um vidro, nas hoje fez pose para a fotografia.

 

Os neons (dois dele são também reflexo):

 

IMG_1257.jpg

 

 

O peixe-vidro, esta foi a melhor foto que consegui dele:

 

IMG_1256.jpg

 

 

AS algas do aquário são estas, se me pudessem ajudar a identificar a espécie, era um favor que me faziam:

 

IMG_1259.jpg

 

IMG_1260.jpg

 

 

E finalmente, o aquário:

 

IMG_1265_1.jpg

Imagem na Assinatura com tamanho superior ao permitido. Ass. HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não tenho experiência com uso de areia como substracto por isso não sei como as tuas plantas podem reagir. Já li em alguns sitios que as plantas (nem todas terão este problema) podem ter dificulade em desenvolver as suas raízes. Um dos inconvenientes da areia é notarem-se mais os excrementos do que nos aquários de areão.

Em relação a trocares (ou não) a areia por areão podes sempre esperar e ver como as plantas reagem. Há quem use areia e há livros que sugerem a areia como uma possível substracto.

Lembro-te que a areia não é fértil (o areã de rio, por si só, também não) e podes precisar de adicionar à água fertilizante líquido para plantas de aquário. Colocaste algum substracto fértil debaixo da areia?

 

A segunda é: se o limpa vidros eventualmente ''limpar'' completamente as paredes do aquário e outros sítios onde se acumulem algas, de que é que ele se alimenta depois?

Existem pastilhas específicas para alimentarção de peixes herbívoros.

 

O teu limpa vidros parece ser um Pleco (Hypostomus plecostomus). Crescem bastante. Em aquário pode chegar a ter mais de 30 cm.... Há outros comedores de algas que seriam mais adequados para aquários do tamanho do teu. É uma pena que sejam uma minoria as lojas que perguntam aos clientes informações sobre o aquário que as pessoas têm em casa, para desta forma as aconselharem sobre os peixes que querem comprar e sobre os peixes que melhor convinham aos clientes.

 

 

Quanto às algas, pela foto não se percebe muito bem. Estás a referir-te às algas que se vêem nos vidros? Parecem-te ser deste tipo ("green dust algae") ou deste tipo ("green spot")?

 

Tens algum tipo de iluminação no aquário? Numa das fotos vê-se uma janela com muita luz. O aquário recebe luz directa do sol? Não é conveniente que receba luz directa, pois é muito propício a que se desenviolvam algas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos exclarecimentos, mas tenho mais algumas duvidas:

 

Um dos inconvenientes da areia é notarem-se mais os excrementos do que nos aquários de areão.

 

Já tinha reparado, mas por agora não é um problema que me incomode muito, se bem que, os filamentos pretos sobre a areia branca não fiquem muito bem. Há algum tipo de peixe/molusco que ajude a tratar esse problema, assim como o das filhas de alga mortas que também acabam por ir parar ao fundo do aquário?

 

Em relação a trocares (ou não) a areia por areão podes sempre esperar e ver como as plantas reagem. Há quem use areia e há livros que sugerem a areia como uma possível substracto.

Lembro-te que a areia não é fértil (o areã de rio, por si só, também não) e podes precisar de adicionar à água fertilizante líquido para plantas de aquário. Colocaste algum substracto fértil debaixo da areia?

 

As plantas, por enquanto deixei-as naqueles vasos com esponjas onde elas vinham, por isso não sei muito bem como é que é da adaptação delas, e fertilizante, não coloquei nenhum, recomendas alguma marca?

 

Sobe o Pleco, como tenciono entretanto comprar um aquário maior, (100l), o tamanho não deve ser um problema.

 

A iluminação é realmente um janela virada a sul, por isso o aquário apanha luz directa todo o dia, mas como isso ainda não me causou problemas e não tenho outro sitio para por, por enquanto vou deixa-lo lá.

Imagem na Assinatura com tamanho superior ao permitido. Ass. HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luz Directa do sol = Algas

 

e não sei o efeito nos peixes pois pensso que a agua e o vidro poderam fazer enventualmente o efeito d uma lupa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luz Directa do sol = Algas

 

e não sei o efeito nos peixes pois pensso que a agua e o vidro poderam fazer enventualmente o efeito d uma lupa

 

 

Pois, mas realmente não tenho outro sitio onde por o aquário, e como as algas não têm sido um problema, em principio vou deixa-lo no mesmo sitio, mas agradeço desde já pelo aviso.

 

Enquanto estava a navegar no fórum, surgiu-me outra duvida: li por ai que se deve limpar o filtro com a água do aquário, mas se eu fizer isso as impurezas não vão voltar para a água?

Imagem na Assinatura com tamanho superior ao permitido. Ass. HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

li por ai que se deve limpar o filtro com a água do aquário, mas se eu fizer isso as impurezas não vão voltar para a água?

 

Quando se diz que se deve lavar com aágua do aquário é para não matar a colónia de bactérias que estão nas matérias filtrantes (esponjas, cerâmicas,...). Mas não se trata de fazer esta lavagem no aquário! Já deves ter ouvido falar nas Trocas Parciais de Água (TPA). Há quem faça TPAs de cerca de 10-20% do volume do aquário semanalmente, outros de quinze em quinze dias ou até mais. Depende de cada aquário e da vontade de cada um. Aproveitas uma TPA (não é preciso lavares os filtros em todas as TPAs) e com lavas as matérias na água que tiraste.

 

Quanto ao fertilizante podes experimentar usar Sera Florena. Dizem que não tem fosfatos e nitratos. Pode ser que o teu aquário não precise de fosfatos e nitratos (pode ser que a degradação dos excrementos e de restos de comida te forneça nitratos e fosfatos). Se entretanto quiseres podes investir em comprar testes de nitratos e fosfatos (são um pouco caros). Mas se não tencionas ter um aquário com muitas plantas, pode ser que consigas ter sorte e as plantas desenvolverem-se sem algas... Isto é da aquariofilia pode ser uma bola de neve. O que não falta é coisas em que se gastar dinheiro.

 

Quanto ao peixe que coma as algas, sem saber que algas são é dificil sugerir o peixe mais adequado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então já percebi, era que a história de lavar o filtro com a água do aquário estava a fazer-me confusão.

 

As algas que eu fale, o que queria dizer era: As folhas das plantas que vão caindo, porque à pouco tempo tive um problema com as plantas (estive fora, por isso as plantas não apanharam sol luz suficiente) e ficaram amarelas e a caírem-lhes as folhas, como resultado, o fundo ficou cheio de folhas mortas amarelas, eu fui conseguindo tirar a maioria, mas ainda à algumas, por isso queria saber se há algum tipo de peixe que pude-se lidar com o problema, assim como o dos restos de comida.

 

Quanto aos testes, entretanto vou comprar um pack que vi que tinha teste para pH, nitratos, nitritos, amonia, e ferro, ou algo do género.

Imagem na Assinatura com tamanho superior ao permitido. Ass. HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para comer a comida que cai no fundo penso que as coridoras servem.

Para comer os restos das plantas não sei mesmo porque também pouco percebo ainda. Mas eu nem sei se há algum que faça isso...

 

É esperares que alguém mais experiente responda.

Diário do meu Aquário

 

Cidade dos Animais: http://cidadedosanimais.com/

 

Adopte um amigo: APCA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois e mais umas voltas pelo site, fiquei com a ideia que as ampulárias podiam servir para o que eu quero, elas comem os restos das plantas e comida não é?

 

Porque eu com as coridoras, alem de não gostar muito do aspecto delas (ou então era a loja que não vendia coridoras bonitas :mrgreen: ) tive uma má experiência com elas, pois cheguei a comprar duas, mas ambas morreram, uma no primeiro e outra no segundo dia, por isso se pudesse usar outra espécie era bom.

Imagem na Assinatura com tamanho superior ao permitido. Ass. HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois e mais umas voltas pelo site, fiquei com a ideia que as ampulárias podiam servir para o que eu quero, elas comem os restos das plantas e comida não é?

 

Porque eu com as coridoras, alem de não gostar muito do aspecto delas (ou então era a loja que não vendia coridoras bonitas :D ) tive uma má experiência com elas, pois cheguei a comprar duas, mas ambas morreram, uma no primeiro e outra no segundo dia, por isso se pudesse usar outra espécie era bom.

 

 

 

a muitas axo eu, mas isso é colocaste as coridoras no mesmo dia que montaste o aquario?? as coridoras ate sao bem resistente eu gosto delas e ate limpa muito bem o aquario. e sao bonitas mas cada um tem o seu gosto...

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não, as coridoras coloquei bastante tempo depois d ejá ter o aquario com peixes, de qualquer forma, elas se calhar morreram devido à viagem de carro, que foi um bocado mais longa do que devia. Quanto a coridoras bonitas, se calhar tive azar e ainda não vi nenhuma

Imagem na Assinatura com tamanho superior ao permitido. Ass. HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não, as coridoras coloquei bastante tempo depois d ejá ter o aquario com peixes, de qualquer forma, elas se calhar morreram devido à viagem de carro, que foi um bocado mais longa do que devia. Quanto a coridoras bonitas, se calhar tive azar e ainda não vi nenhuma

 

 

quanto a isso ja nao sei. eu axo umas bonitas como as minhas axo muito bonitas mas tenho uma que gosto muito mas que nunca axei a venda....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OI

Para limpar restos de comida e de peixes mortos nada como ampulárias, há outras especies de caracois "neritinas", que acho que fazem o mesmo.

Não tens iluminação no aquário, pois não?Daí a janela????

Podes sempre colocar um fundo no aqua pois se o sol incidir sobre o aqua já se sabe, algas e muitas.

As corydoras mais bonitas para mim são as "aeneus" albinas,

 

http://www.scotcat.com/factsheets/aeneus.html

mas claro, gostos são gostos.

O teu pleco pode nem limpar nada, há muitas algas que ele não limpa, e depois só isso ´não o alimenta é fundamental comprar-lhe comida, pastilhas para peixes de fundo.

Quanto aos peixes que tens não crescem muito;exceptuando o pleco,,claro.

Boa sorte.

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Das corydoras eu gosto da de pintas pretas, e da leopardo, no entanto nenhuma está à venda na loja onde me ''abasteço''.

Se alguém souber uma loja em Leiria onde se vendam ampularias, ou alguma corydora das acima referidas, agradecia desde já.

 

O pleco, por acaso, mesmo com a iluminação que tenho, os únicos problemas que tive de algas foi (e ainda é) com as ''green spot'' se não me engano, que aparecem nos vidros e no filtro, mas se dizes que isso não alimenta, vou ver se lhe arranjo alguma coisa que ele goste. Acho que já li por ai que se podia dar cenoura e crogette, pode-se mesmo? E crua ou cozida?

 

Se tapar o incidência de luz directa, não vou ter que providenciar iluminação artificial para as plantas?

 

E finalmente, o meu peixe gato transparente assim como um dos neons, ás vezes os dois, ficam parados (quer dizes, a nadar sem sair do lugar) por baixo do filtro, isto acontece muitas vezes e por longos períodos de tempo, alguém me pode dar um ideia de porque é que isto acontece?

Imagem na Assinatura com tamanho superior ao permitido. Ass. HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tapar o incidência de luz directa, não vou ter que providenciar iluminação artificial para as plantas?

A planta que tens do lado direito do aquário (Egeria densa) tem (de acordo com o site da tropica uma exigência de luz média a muito alta. Isso significa que se tapares o fundo do aquário a planta terá muito pouca luz e não deverá sobreviver sem iluminação adequada em cima do aquário (luz artificial).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Ampulárias não é facil encontr e nessa zona nao sei mesmo informar-te.

Quanto à questão da luz, sim terias de colocar luz artificial.

Quanto às algas Green spot são aquelas no vidro não é?Eu acho que essas se devem precisamente à demasiada luz natural....

Se calhar o teu filtro agita demasiado a água e os peixes gostam de calmaria.

Os meus barbos fazem o mesmo.

Fica Bem

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O peixe na foto que chamas limpa vidros é um pleco tens ai um animal para 30cm

SE tiveres plantas o gajo desenterra tudo.Podes esquecer o plantado.

E te-lo num aqua de 100L com muitos mais peixes começa a ser apertado.

 

Quanto a ampulárias podes falar com o Toyota que ele envia por correio

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showuser=13032

 

 

Cumps,

 

MS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já, obrigado pelas informações,com o plecotenho tido sorte, porque ainda não me tocou nas plantas, no entanto tem estado incansável agarrado aos vidros e ao filtro.

 

O filtro, se este agita muito a água, (tenho filtro interno), para aquários de 30l há algum que agite menos?

Editado por gabrielis

Imagem na Assinatura com tamanho superior ao permitido. Ass. HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 anos depois...

Olá,

 

Atenção à areia compacta e eventual acumulação de gases tóxicos.

Convém de vez em quando, por exemplo com a ajuda de um pequeno ramo ou palito, mexer a areia para libertar esses gases.

É melhor libertar um pouco de vez em quando do que de repente sair uma grande quantidade.

Quando o fizeres, obviamente não vais mexer a areia toda, senão libertas muito gás.

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.