Ancistru


Recommended Posts

Boas tardes, tenho um aquario de 100 cm com 3 ancistrus, alem de kuhlis e otos, e o meu ancistru macho tem andado a escavar na akadama...

 

Ele esta acompanhado de duas femeas e primeiro começou a tirar a terra de dentro do coco para aprofundar mais a toca e agora ta a tirar a akadama de ao pe de um tronco...

 

 

Alguem me sabe dizer o que este comportamento significa?

 

Obrigado a todos

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol mas ele e o unico macho... e so hoje e que começou a escavar... antes nunca o tinha feito

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alias afinal noa e o unico... Agora tenho o macho a escavar no coco e uma femea no tronco...

 

Isto enquanto eu faço um TPA... Sera a mudança da temperatura? Como se fosse uma cheia...?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

são características próprias dos ancistrus ,arranja uns cocos para eles utilizarem e assim não vão escavar.

 

Eles tem! e estranho porque eu ja os tenho ha muito tempo e so hoje os vi com tal comportamento!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol era bom... agora ja ta mais calmo... vamos ver!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Continua energetico! Mas agora com 1 particularidade... Tanto o macho como uma femea... Têm umas manchinhas brancas na cabeça e dorso, a outra femea ja nao o tem e, estes 2 ancistrus que tem as manchas sao aqueles que tem escavado, estado juntos e limpo um dos cocos... Sera alguma marca relacionada com acasalamento? Alguem ja reparou nestas marcas?

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reparei agora numa coisa mais interessante! A femea com a marca esta com o ovipositor bastante visivel! Se nao for ovipositor, diria que o orgao genital da fema esta inchado ou maior... Nao sei se será postura.

 

Tenho os ancistrus num aquario de 100cm com kuhlis, otos e apistogrammas, devido a estes ultimos, havera problema com os ovos/alevins?

 

Obrigado e...

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal confirma se!! Ta gravido! :drinking: Ja vi os ovos! Os macho nao tem saido do coco para os "arejar" como costumam fazer! Ainda estao brancos nao sei se e bom se mau... Mas ja sei que fazem posturas!

 

Gostava de vos pedir a vossa opiniao/sujestao para fazer estes pequenotes nascerem! O aquario tem 100x30x50cm, esta densamente plantado, tem troncos e cocos mas... tem um casal de apistogrammas...

 

Gostava de ler as vossas sujestoes quanto ao seu nascimento e protecçao. Quem souber que me diga a manutençao e cuidados que devo ter durante o processo.

 

Fico a espera de qualquer coisa.

 

Um Obrigado a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Garantidamente os Apistos vão comer os alevins se os deixares aí.

 

Experimenta uma maternidade de rede.

Eu tenho uma e aquilo farta-se de ganhar algas.

 

Se os conseguires apanhar depois de nascerem, enfia-os lá.

 

O ideal era retirar os Apistos, mas como são muito sensíveis não to aconselho...

 

Para a próxima já sabes, retiras os papás antes da desova.

 

Quando puderes posta aí umas fotos.

Parabéns pela postura.

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ja estava achar estranho o ancistrus macho nao largar o coco e nao e que, hoje que fui fazer umas podes e mexer no substrato, resolvi mexer tambem no coco... Tenho cerca de 20 copias miniatura de ancistrus! Sao espectaculares! Tem cerca de 1cm e ainda nao saem do coco! Andam freneticamente a nadar e bater a cauda dentro do coco :? e estou ansioso de os ver ca fora!

 

Nao estava a espera desta surpresa! Ja ha muito que tentava que este trio fizesse uma postura e à primeira... TOMA! logo 20 pequenotes! :twisted: Vamos ver o que da! Depois dou noticias.

 

Obrigado a todos

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja estava achar estranho o ancistrus macho nao largar o coco e nao e que, hoje que fui fazer umas podes e mexer no substrato, resolvi mexer tambem no coco... Tenho cerca de 20 copias miniatura de ancistrus! Sao espectaculares! Tem cerca de 1cm e ainda nao saem do coco! Andam freneticamente a nadar e bater a cauda dentro do coco :? e estou ansioso de os ver ca fora!

 

Nao estava a espera desta surpresa! Ja ha muito que tentava que este trio fizesse uma postura e à primeira... TOMA! logo 20 pequenotes! :twisted: Vamos ver o que da! Depois dou noticias.

 

Obrigado a todos

 

Boas

 

isso é muito fixe :? ,eu tenho aqui a volta de 80 pequenos ancistrus num aquário com red's .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol TANTOS!!! Eu ate agora contei 16.

 

Eles estao agarrados ao vidro a superficie, e normal?

 

Que lhes das de comida? Eu tou a dar artemia desgongelada, flocos, e pastilhas de spirulina em po. Que aconselhas mais?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eles estao agarrados ao vidro a superficie, e normal?

os meus tem o mesmo tipo de comportamento :D

Que lhes das de comida? Eu tou a dar artemia desgongelada, flocos, e pastilhas de spirulina em po. Que aconselhas mais?

dou-lhes flocos e granulado made by severum

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol TANTOS!!! Eu ate agora contei 16.

Eles estao agarrados ao vidro a superficie, e normal?

Que lhes das de comida? Eu tou a dar artemia desgongelada, flocos, e pastilhas de spirulina em po. Que aconselhas mais?

 

Belo exemplo de criacao de Ancistrus num comunitario.

 

Apos alguns dias depois do nascimento comecam a nadar livremente e colam-se aos vidors, e a altura de os separar para um aqua de crescimento.

Esses sao de certeza vegetarianos desde o nascimento.

 

Os Ancistrus recem-nascidos na natureza nadam ate a superficie atraidos pela luz, altura em que sao comidos pelos predadores (nao aquaticos) em maiores quantidades. Isto inclui os juvenis.

So depois vao desenvolver habitos nocturnos, que se acentuam com a idade.

No meu aquario bem estabilizado os meus L180 ja comem com a luz acesa, mas sao muito mais activos a noite.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas. Ja entrei em contacto com o membro Severum.

 

Tenho lhes dado os flocos e granulados. Puz agora umas rodelas de pepino.

 

O aquario tem 100x30x50. Apistogrammas trifasciata, ancistrus, kuhlis, otos e um Sae. Depois logo faço um topico com fotografias.

 

 

PS- Jose tu tens quantos ancistrus a reproduzir?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PS- Jose tu tens quantos ancistrus a reproduzir?

 

um casal :D num aquário de 100cm ,ainda não experimentei colocar mais que um casal ,por isso não sei se por acaso reproduzem com mais que um casal por aquário ...como têm estado a reproduzir não mexo :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um casal :D num aquário de 100cm ,ainda não experimentei colocar mais que um casal ,por isso não sei se por acaso reproduzem com mais que um casal por aquário ...como têm estado a reproduzir não mexo :(

 

Os machos Ancistrus sao muito territoriais, mas os seus territorios sao geralmente pequenos. Quando da para o torto um dos machos mata todos os outros, mas com essa dimensao nao me parece. O problema e que ja ha um senhor instalado, os novos machos vao sofrer.

 

Em 100cm penso que 2-3 machos podem viver bem com esconderijos, mas provavelmente so o macho dominante vai reproduzir. As femeas em principio vao procurar apenas o macho dominante para desovar, mas tambem vai depender de outros factores, como o numero de femeas.

 

O que os pros da reproducao fazem e colocar um macho e duas-tres femeas no mesmo aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em 100cm penso que 2-3 machos podem viver bem com esconderijos, mas provavelmente so o macho dominante vai reproduzir. As femeas em principio vao procurar apenas o macho dominante para desovar, mas tambem vai depender de outros factores, como o numero de femeas.

Nao sei! Eu tambem so tenho um macho em 100cm e acho que se tivesse 2 havia porrada da grossa!

 

O que os pros da reproducao fazem e colocar um macho e duas-tres femeas no mesmo aqua.

Ñisto acredito mesmo! Porque ue acho que eles fazem reproduçao em conjunto! Eu tenho um trio (1M+2F) e acho que as femas poes os ovos no mesmo sitio para o macho os fertilizar! Nos dias antes da postura, eu tinhas as 2 femeas bem gordas e com o ovopositor saliente.

 

 

Agora andam todos contentes nos vidros e pepinos eheh :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja contei mais de 26 pequenotes! E muito interessante o desenvolvimento deles, eles passam da toca para os vidros perto da superficie, depois começam a investigar as algas das folhas das plantas e agora ja andam todos juntos a vasculhar a akadama! Entao quando ponho flocos, conto mais de 9 na parte central e frontal do meu aquario!

 

Deixo aqui 2 fotos dos meus pequenos ancistrus:

 

dsc05902qr3.jpg

 

dsc05901fj0.jpg

 

Espero que gostem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João

 

para meter "nojo" ontem no aquário onde estão os pequenos contei mais de 80 :) agarrados aos vidros ....nesta altura não sei quantos tenho ....mas são muitosssssssssss!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa isso mete mm nojo! Eu aqui todo contente com 26 ancistrus bebes e tu ja tens mais de 80! :-D.gif' class='bbc_emoticon' alt=':)' />

 

De certeza que tens mais nas plantas e substrato! Eu ja vejo poucos no vidros!

 

eheh :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa isso mete mm nojo! Eu aqui todo contente com 26 ancistrus bebes e tu ja tens mais de 80! :-D.gif' class='bbc_emoticon' alt=':)' />

 

De certeza que tens mais nas plantas e substrato! Eu ja vejo poucos no vidros!

 

eheh :)

 

Boas

 

:lol: nas plantas não me dei ao trabalho .

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais