Tanichthys albonubes - Neon Chinês


Recommended Posts

Boas amigos,

 

Queria pedir algumas dicas a criadores mais experientes desta especie, para tentar reproduzir estes bonitos peixinhos.

 

Tenho um aquario de reproduçao de 60l (com talvez 50l reias), a funcionar a 3 semanas. As esponjas estiveram um mês a estagiar no filtro externo, e a agua inicial veio tambem do do aqua de 500l.

 

O setup inclui um tronco, varias plantas artificias, e varias pedras arrendondadas.

 

A agua tem oscilado entre os 22 e os 25º.

 

Tenho feito tpa´s mais ou menos regulares desde o 2ºdia.

 

Incialmente coloquei 6 especimens, dos quais perdi um (desapareceu!), e posteriormente (á 4 dias) adicionei mais 3 - sendo 8 no total neste momento.

 

Posto isto, e segundo as minhas pesquisas, estes procedimentos supostamente estarao correctos, deviam estimular a reproduçao, e se calhar devia ter ja nesta altura alevins...

 

Perguntas:

- Alguma sugestão?

- Devo esperar e dar tempo ao tempo?

- Devo aumentar o volume de agua trocado nas tpa´s? (o maximo que troquei até agora foi de cerca de 1/3)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Na minha modesta opinião, e tendo em conta que é uma espécie fácil , basta um aquário, mesmo sem filtração....muitas plantas, tipo Musgo de Java ou ceratophyllum que encha o espaço do aquário, umas TPA´s e boa alimentação, se possivél viva.....

 

Depois é esperar....

 

não tem grande ciência......

 

podias tirar as plantas artificiais....

 

Os barbus funcionam no mesmo esquema....os cherrys também se reproduzem bem....

 

tens de ver se tens machos e femeas....é fácil....grandes barrigas femeas...magricelas machos.

 

diz depois coisas

 

 

grande abraço

sig.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de mais obrigado pela resposta. (Já estava a ver que ninguem pegava aqui no tópico...) :):shock:

 

Hummm... pode ser a variavel que esta a falhar a falta de plantas naturais....

 

Ontem, apos as milhentas pesquisas que tenho feito na net, encomendei musgo de java numa loja aqui da minha zona.

 

Sinceramente, e nao sou grande expert, mas verifico diferenças entre eles, pelo que calculo que tenha machos e femeas (tb sao 8, era dificil serem todos do mesmo genero).

 

Tenho alguns muito bonitinhos, que tem uma especie de flurescencia na ponta das barbatanas, e que suponho sejam machos...

 

Quanto á alimentaçao, tenho oferecido 3 tipos de flocos e BloodWorms (Leofilizadas)... mas nao tenho acesso a comida viva...

 

A minha estranheza é mesmo ler que sao muito faceis de reproduzir, e até ao momento nada... Mas vou esperar pelo musgo de java, refinar as variaveis, e continuar a tentar. :lol::?:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu consegui a reprodução apenas com um casal num pequeno aquario, sem filtração nem aquecimento, apenas com musgo de java e elodeas a flutuar...

O truque acho que foi a grande quantidade de comida viva que lhes dei (larvas de mosquito e dafnias).

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

acho que ja fizeste tudo o que podias... comida viva seria uma boa ajuda como ja foi referido.

 

se queres ver os pequenos retira os pais para outro aquario e deixa esse descansado.. ao fim de uns dias de certeza que ja tens pequenos pontos agarrados aos vidros do aquario.

 

Eu fazia num aquario so com uma camada fina de areao para facilitar posteriores limpezas quando eles crescessem

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...

Boas,

 

O tópico ja é antigo, mas o feedback vai só agora, porque finalmente tive sucesso!

 

Entre ontem e hoje contei 9 alevins, a ver se surgem mais eclosoes...

 

E a ver se sobrevivem todos!

 

Já retirei os pais.

 

;)

 

:P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.