VETERAS 1 e 2


Nuno_Santos

Recommended Posts

Após um 1º topico para ajuda de montagem e tirar duvidas, aqui fica então o resultado.O objectivo sera um comunitario de viviparos com criação de guppys e um para red´s e alevins.

 

 

 

VETERAS 1

 

Setup:

60x30x35 - 54Lts.

Filtro TETRAtec ex600(600 LPH)

Termostato ELITE 100W

Calha HSD600, de 3x24W T5 (72W)

Substracto SERA Flroredepot

Areão

 

FLORA:

Cabomba, Limnophila sessiflora, feto de java, Egeria densa,Blyxa, anubias nana, Ceratophyllum Demersum, Riccia fluitans.

 

Fauna:

1x corydora elegans

3x corydora panda

1x ancistrus(Ancistrus dolichopterus)

5x Guppy(2M/5F) (Poecilia reticulata)

 

 

gallery_24769_695_1018528.jpg

 

gallery_24769_695_1743340.jpg

 

gallery_24769_695_388596.jpg

 

 

 

VETERAS 2

 

Setup:

 

30x?x?(25 Litros)

Filtro A-130 Elite Mini Filter 220 LPH

Termostato Elite 50W

Lampada 18W PLL

Areão

 

FLORA:

Vários pés que vou tirando do outro aqua e musgo de java.

 

FAUNA:

1x Pomacea bridgesii

14x Alevins de guppy

1x Corydora aeneus

10x Red´s

 

gallery_24769_695_1705141.jpg

 

 

Espero comentários e principalmente criticas, positivas ou negativas não interessa desde que sejam construtivas.

Editado por myst79
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao tapete...talvez daqui por uns tempos, ganhar mais experiencia e principalmente que venha a calha de 55W.

Montei hoje a criadeira de 25 Lts. e passei o resto do dia a pensar se uns red´s não ficariam lá a matar...só tenho medo é que haja problemas com os alevins....

Neste aqua estou com receio por causa da restante fauna, para estarem sempre escondidos prefiro não os ter.

Tambem ando a pensar em investir mais nas corys, mas os red´s estão-me no goto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Está a compor-se ;)

Eu aconselhava aumentares o numero de corys pigmeu, elas gostam de cardumes grandes e são um espetaculo de se verem a correr de um lado pro outro do aquario em cardume :-D

No entanto se queres fazer criação de viviparos (por agora julgo eu :twisted:) os neons estão um bocado a mais. No caso de teres nascimentos no aquario principal, os neons vão imediatamente tentar comer todos os alevins que conseguirem, não é por acaso que são primos afastados das piranhas :tongue:

Além da velha questão dos pHs diferentes, blá blá blá blá ...

 

Força com o aquario, e se precisares de alguma coisa, dá um toque ;)

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sairam 4 neons e as 2 colisas para entrarem 3 corys panda.este cheira-me qua vai ser o reino dos guppys hhehe.Para o de 25 Lts. chegam para a semana 10 red´s (tinha mesmo que ser lol).A Sessiflora esta-se a compor pois vinha enrugada da viagem e as Blyxas acho que encontraram o paraiso.Mais uma semaninha e ja actualizo as fotos.

Obrigado pelas dicas e comentários ate agora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, actualizei o post com fotos novas, visto que ja tenho o nano a funcionar e chegou finalmente a calha(era para ser 55W PLL, acabou por ser 3x24W T5=72W).O nano herdou a 18W PLL que estava no outro, e ainda esta fraquinho de hardscape e plantas...

 

VETERAS 1

 

- Quero trocar a egeria por uma de coloração vermelha para contraste, venham dai essas opiniões e ideias!!!

 

- Amanha chega a riccia para fazer tapete(falta comprar a rede...Qual a melhor e como fixa-la no areão????)

 

- Ando a procura de um bom tronco/raiz de videira para trocar pelos que lá estão daqui por uns tempos...

 

VETERAS 2

 

- Falta o fundo...azul escuro ou preto.

 

- Ideias para hardscape e plantas são bem vindas!!! ;)

 

Não se acanhem, digam de vossa justiça lol.

 

 

Nuno Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Quero trocar a egeria por uma de coloração vermelha para contraste, venham dai essas opiniões e ideias!!!

 

Eu fiz isso no meu aqua e já estou arrependido... gostava muito mais da egeria que do que estou a gostar agora de rotala rotundofila. As vezes mais vale bem verdinha que querer uma vermelha que no fim fica amarela :D umas crypts ai faziam um contraste mesmo bom ;)

 

Amanha chega a riccia para fazer tapete(falta comprar a rede...Qual a melhor e como fixa-la no areão????)

 

Qualquer rede serve. Já vi usarem de todos os tipos de rede, desde rede de saca de batatas até aquelas bonitas caixinhas de aluminio!

 

Ando a procura de um bom tronco/raiz de videira para trocar pelos que lá estão daqui por uns tempos...

 

Em torres não arranjas, são todos iguais aos que ja tens. Se queres um belo tronco, ou vais à "caça" às vinhas a procura de cepas que tenham sido arrancadas e fazes o tratamento, ou então para comprar tens de ir às compras a lx (a naturline tem ca uma coleção! excelente mesmo!). Mas por agora ate parcem-me bem enquadrados os que ja tens ai!

 

Fundo preto é sempre o melhor... O que é que usastes para o fundo do primeiro?

Já pensastes em imitar o FAAO e fazer uma bonsai no nano? Ficava muito fixe :D

 

Abraço

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o VETERAS 1 já esta com co2 caseiro(vamos lá ver se fiz bem a receita lol), tapete de riccia colocado e levou uma poda nalgumas plantas, quem quiser pés e só dizer...ando agora na fase de estudo das fertilizações, tenho posto apenas o SERA FLORENA.Trabalho com adubos ha vários anos (jardins e campos de golfe) e pensava que iria ser fácil adaptar as adubações ao meio aquático...pensei mal lol!!!Falta o fundo para o VETERAS 2 e estará para breve uma visita a NATURLINE para ver de um tronco e pedras para o VETERAS 1, como está agora dificulta muito a manutenção devido a falta de tempo vou ter que alterar o hardscape mantendo a intenção de criação de guppyes e plantado.

 

gallery_24769_695_1491543.jpg

 

Cumprimentos,

 

Nuno Santos

Editado por myst79
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A receita ficou boa demais....demasiado fermento lol, o que vale e que ficou á experiencia no lava loiças da cozinha hehehe, era gelatina por todo o lado.Já esta a caminho um difusor de co2 da pet4you e amanha ja faço nova receita com menos fermento...

Entretanto ja nasceram mais uns alevins de guppy.Para a semana adivinha-se uma visita a naturline e deve haver novidades...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Egeria densa saiu (não estava nada a gostar do efeito...)para aquele canto deve passar a Sessiflora, ficando assim um espaço no meio para preencher. Vallisneria americana ''mini twister'', Ceratophyllum demersum 'Foxtail' poderão ser uma hipotese...ha para ai sugestões????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Não ponhas nenhuma Vallisneria a não ser que seja a 'nana', as outras ficam muito grandes para esse aquario. Experiencia propria! Porque não deixas o meio vazio por agora? O efeito de parede de plantas nem sempre é a melhor opção... uns espaços vazios são sempre mais valias e um optimo local para tirar fotos aos peixes :)

Editado por Diogo HC Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

VETERAS 1

 

Mudança da disposição das plantas de modo a facilitar a manutenção que estava bastante dificultada(erros de principiante...).

 

 

 

gallery_24769_695_673203.jpg

 

gallery_24769_695_2413571.jpg

 

gallery_24769_695_1543745.jpg

 

gallery_24769_695_1582721.jpg

 

VETERAS 2

 

Já se ve bem os alevins mais velhos, estão a crescer a olhos vistos. :angel:

 

gallery_24769_695_1417245.jpg

Editado por myst79
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é...como ha vários anos que trabalho no ramo da jardinagem (construção e manutenção de jardins publicos e privados e desde a 4 anos manutenção de campos de golf) era impossivel não fazer uma tentativa de criar um jardim aquatico.Apos uma fase de aprendizagem, e com a ajuda de alguns membros em especial o Diogo Matias, sinto-me agora preparado para subir um degrau na aquariofilia e tentar um layout de plantado natural.Agradeço desde já ao pessoal da Naturline a ajuda preciosa que deram na escolha dos materiais e a paciencia que tiveram hehehe.As minhas referencias serão os aquas do Andre Silvestre e do FAAO ( não será imitações, apenas tento beber a vossa sabedoria) principalmente, mas tambem ideias tiradas de sites de aquascaping e de concorrentes AGA dos ultimos anos, não sendo minha intenção fazer um layout para concursos e sim para minha realização pessoal.

 

Chega de conversa e seguem duas fotos do layout, falta escolher o substracto (ADA malaya é o mais provavel neste momento).As plantas serão algumas que ja tenho no aqua e as restantes ainda estão em estudo...

 

 

gallery_24769_695_6743.jpg

 

gallery_24769_695_29070.jpg

 

Cumps,

 

Nuno Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela referencia especial Nuno! Temos de ser uns para os outros não é verdade? Na realidade ainda sou muito inexperiente na manutenção de aquarios plantados... ainda muita coisa me escapa, mas gosto de um bom "scaping". E como começamos a falar na altura que eu também estou a renovar o meu layout, veio mesmo a calhar esta troca de ideias :D

 

Quanto ao layout... eu sinceramente acho que está quase perfeito... bang

 

Já sei que vais fazer o tapete de cuba, que acho excelente, acho que devias era evitar carregar nas plantas de caule. Umas anubias e fetos no tronco, umas rotalas por tras, algumas rochas pequenas com musgo à volta das que ja tens ou uns bocadinhos de riccia, as blyxas também numa posição perto do tronco... é questão de pensares nisso e depois também vais alterando a teu gosto ;)

 

Um abraço

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

DESASTRE TOTAL :) fui a casa a hora de almoço e vejo o chão cheio de água...aquario vazio, peixes mortos, termostato rebentado...

Apanhei a água do chão e voltei agora para o trabalho, nem sei o que faça....pus o aqua na varanda, deixei tudo em corrente de ar para secar melhor o chão....e coragem para começar tudo de novo????e perceber o que aconteceu?????

Ou o aqua rachou ( não vi racha nenhuma...)ou saiu pelo filtro ( 1 metro abaixo da linha de água).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

DESASTRE TOTAL :) fui a casa a hora de almoço e vejo o chão cheio de água...aquario vazio, peixes mortos, termostato rebentado...

Apanhei a água do chão e voltei agora para o trabalho, nem sei o que faça....pus o aqua na varanda, deixei tudo em corrente de ar para secar melhor o chão....e coragem para começar tudo de novo????e perceber o que aconteceu?????

Ou o aqua rachou ( não vi racha nenhuma...)ou saiu pelo filtro ( 1 metro abaixo da linha de água).

 

 

É precisso ter azar, mas desistir nunca!! Está fora de questão.

 

Cumps

Nuno Rodrigues

sfsfsfs.jpg

Cumps
Nuno Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

DESASTRE TOTAL ;) fui a casa a hora de almoço e vejo o chão cheio de água...aquario vazio, peixes mortos, termostato rebentado...

Apanhei a água do chão e voltei agora para o trabalho, nem sei o que faça....pus o aqua na varanda, deixei tudo em corrente de ar para secar melhor o chão....e coragem para começar tudo de novo????e perceber o que aconteceu?????

Ou o aqua rachou ( não vi racha nenhuma...)ou saiu pelo filtro ( 1 metro abaixo da linha de água).

 

 

Grande AZAR!!! :)

 

Mas não desistas!!! Qualquer coisa que precises... é só dizeres!

 

Abraço

 

João Rodrigues

Cumprimentos

 

João Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desistir não desisto!!!!!!Só queria era perceber o que é que aconteceu...queria mudar o layout e a fauna, mas nunca desta maneira pá.Amanha com a cabeça fria ja vou analisar o que e que aconteceu...limpar o aqua todo e enchelo na varanda a ver se tem fugas, senão foi qualquer coisa no filtro externo.

Editado por myst79
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ,

antes de mais, força ai Myst! Essas coisas acontecem, é claro que pensamos que nunca a nós.

Mas a minha opiniao(que agora nao vale de nada)sobre o que aconteu é:

Filtrou ficou marado, deixou sair agua, o nivel da agua baixou ,o termoestato ficou mais de metade de fora ..aqueceu...rebentou ...

Mas pronto, agora é esquecer isso, tentar ver se esse filtro esta realmente bom. Se fosse a ti , comprava outro. Porque se o aquario nao esta partido, entao como é que a agua saiu?pelo filtro, so pode.

 

mas vá força ai,

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se for do filtro ( agora ja mais calminho lol, penso que tenha mesmo sido o filtro )esta na garantia, vou por o gajo a funcionar na varanda a ver como se porta...só depois e que o vou abrir a ver se algo de mal se passa la dentro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.