Betta Macho


sem rasto

Recommended Posts

Boas!!! Tenho um aquario plantado com alguns guppys, neons, coridoras, espadas, platys e um caracol maça e tentei introduzir um betta macho... mas para grande pena minha so durou tres dias no aqua.... ontem ainda andava bem, apresentava ate bastante actividade tentando-se impor no novo terreno ameaçando os outros habitantes do aquario abrindo as suas barbatanas mostrando toda a sua beleza... e hoje quando cheguei a casa no fim do dia tava morto... sera o ph? tenho ph neutro... todos os outros peixes estao de boa saude e bastante activos, tenho ate um berçário com guppys... agradço a atençao... cumprimentos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Realmente é estranho. Mas é preciso ver como fizeste a aclimatação do betta.

Qual o pH de origem desse betta?

Foste misturando as águas (do saco de transporte e do aquário)? Os bettas costumam estar em "aquários" minúsculos de águas paradas, não filtradas e cujo KH e pH têm tendência a descer mais depressa, sobretudo se as TPAs forem pouco frequentes.

 

Pode ter havido um choque de pH.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uhmmm.

 

Um Betta ornamental e um peixe lento, com essa composicao de aqua teria dificuldade em se alimentar convenientemente.

Mas em 3 dias nao acredito que tenha morrido de fome. Ate podia ja vir doente.

 

Outra hipotese e ter ficado preso nalgum lado. Eles sao imensamente curiosos - nao conheco outro peixe pequeno assim - e introduzem-se nos locais mais improvaveis.

 

Betta + companhia sao coisas dificeis de conciliar, e sempre um equilibrio um pouco precario.

O meu tem 3,5 meses, esta sozinho num aqua de 9-10L uteis. Gostaria de juntar um Oto para controlar as algas castanhas, mas este bichinho ja atacou dois Ancistros pequeninos (num de 20L) e um Cory (mto raro atacarem Corys) que acabaram por morrer. Nas primeiras semanas tudo corria bem, ate um dia.

 

Os Bettas aguantam mto bem nano-aquas, 6-12L, especialmente se forem suficientemente grandes para terem um filtro: preferencialmente de tampa ou exterior de mochila, com baixo debito. Com um minimo de cuidado e TPA geralmente ultrapassam os dois anos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Pela quantidade de espécies que descreves presumo que o teu aquário tem no mínimo 80cm.

 

A colocação de um Betta num aquário com essa população é possível visto teres referido que o aquário é plantando e o Betta embora percorra todo o aquário iria localizar o seu território perto de uma das zonas plantadas.

 

Em relação ao facto de ele ter morrido em tão pouco tempo poderia dizer que era de estranhar mas infelizmente não é de estranhar. Alguns dos peixes que se encontram um pouco por todo o lado procedem de importadores que tem na sua principal arma de concorrência o preço e não a qualidade o que muitas vezes também é sinonimo de peixes com pouca resistência ou que transportam doenças do seu criador de origem á que ter algum cuidado a quando da introdução de um peixe novo em aquário eu posso-te dizer que actualmente raramente arisco a introdução de um peixe directamente em um aquário sem primeiro passar por um período de quarentena em um aquário preparado para o efeito evitando assim percas nas minhas populações se houver algum problema com os recém-chegados.

 

A cerca de um mês e também com um Betta consegui salva-lo por pura sorte pois em uns espaço de quatros horas passou de um peixe activo e que começava a fazer o ninho para um peixe moribundo com as barbatanas fechadas e incapaz de manter a sua horizontalidade assim como a capacidade de subir a superfície para fazer a respiração.

 

Hoje em dia está completamente recuperado e preste a ser colocado em um aquário de reprodução.

 

O concelho que te posso dar é este mantém sempre um aquário de quarentena para colocares espécies que adquiras espera entre três a cinco semanas antes de passares esses peixes para o teu aquário comunitário caso apareça alguma doença nesse espaço de tempo trata o peixe e alargas o tempo de espera até ter a certeza que está de perfeita saúde é só ai o juntas a restante população.

 

Cump.

 

Paulo Vedor

 

P.S. - Completa o teu perfil

Editado por Paulo Vedor
assinaturasoficial.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais