nano vs akadama vs algas


dfelix

Recommended Posts

Olá a todos.

 

Há algum tempo que tenho tentado manter um suposto "nano".

 

É uma tartarugueira de 17 litros da aquapor.

Como iluminação tenho duas power compact da Osram de 18W.

(Uma de 10.000k e uma mais amarelada que penso ser cor 840.)

 

Não tem peixes.

Não tem filtro. Apenas uma bomba minuscula para criar circulação, com uma meia de vidro a reter particulas.

 

Durante algum tempo mantive apenas Lilaeopsis (julgo ser a brasilensis) usando como substrato argila+terra no fundo e uma fina camada de areia de praia.

Tudo funcionou bem.

As plantas propagaram rápido, e como a tartarugueira é baixa, estavam "gordas" e rasteiras.

Chegou a estar semanas sem mudanças parciais de agua... e sempre ok!

 

Como o aquario era estéticamente desinteressante reformulei o conjunto.

Decidi fazer a coisa "bem feita" e colocar um areão menos "improvisado". Como li bastantes referências á akadama e resolvi experimentar.

 

Plantei as mesmas Lilaeopsis.

Mas o resultado não foi o melhor. Em poucos dias tive um ataque de algas.

 

Ao longo de meses foram trocas de água frequentes, experiencias com iluminação, cheguei inclusivé a desmontar o aquario para lavar as plantas!

(As algas são daquelas filamentosas que formam uma camada! Chegam mesmo a reter o oxigenio das plantas por baixo!)

 

Com tanta luta já matei essas plantas.

Depois disso ja testei me aventurei com outras e o problema continua!

 

Será da akadama? Já alguém teve este problema?

 

 

obrigado por qualquer dica ou sugestão!

:D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

de momento no meu nano só com akadama estou a brigar com essas algas tambem, não sei se será da akadama.

a unica diferença é que as minhas plantas estão com saude e faço fertilização em pequenas quantidades com K e ferro devido as camarões.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me parece que seja da akadama, pois esta não altera os parâmetros da água.

 

Estás a usar fertilizante?

Já fizeste testes à água?

Seria convebiente saber pelo menos os Nitratos e Fosfatos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me parece que seja da akadama, pois esta não altera os parâmetros da água.

 

O akadama é inerte?

Não é suposto o akadama ter nutrientes?

 

Estás a usar fertilizante?

Já fizeste testes à água?

Seria convebiente saber pelo menos os Nitratos e Fosfatos.

 

Não adicionei fertilizantes.

Montei apenas com akadama, plantas e água da torneira.

 

Nitratos não tem.

 

O meu teste de fosfatos deve ter passado do prazo prai em.. 1998!

Vou comprar um e testar de novo!

 

 

Mas... se estes existirem em quantidade considerável, a unica origem que possivel só pode ser do substrato!

 

A ver vamos..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

eu axo que é da akadama, ou qualquer outro substrato de agila....

 

antes de usar pela primeira ve akadama sempre usei areão de rio(sem substrato fertil), e até então numca tinha tido algas nem sequer no inicio de uma montagem...assim que fiz uma montagen com akadama tive um surto de algas...

 

o que eu axo é que a akadama deve ser lavada antes de meter no aqua, porque o que dizem de ser inerte, não me parece....lavar antes de utilizar e muitas mudas de agua no inicio....

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, eu estou c o mesmo problema e tenho solo de akadama.

Algas verdes no solo e formam um tapete, até s vêm as bolhas d O2 por baixo,...

 

A ver...

 

Ricardo

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Volto com mais uma crónica da minha desgraça!

 

No passado dia 12, depois de ter iniciado este tópico reinstalei o aquario...

Lavei a akadama!

Replantei as glosso's que ainda estavam saudáveis.

Coloquei mais uma anubia e um pouco de musgo que tinha num outro cubo.

 

Com mudanças de 50% diárias, levou 3 dias para começar a aparecer as primeiras algas sobre a akadama.

 

Uma semana depois... já tenho tapetes (cianobacterias) a cobrir a glosso, e uma leve camada "peluda" de filamentosas no vidro e rochas.

 

Fazendo os testes... tudo aparenta estar normal.

Apenas tenho a dureza um pouco acima do habitual, mas que penso ser devido a uma nova rocha que introduzi na remodelação.

(vou retirar em breve)

 

Reparei também que tenho maior incidência de algas na zona da lampada de 10k...

 

Será que tenho luz a mais?

(1 lamp 18W 10.000k + 1 lamp 18W cor 860 em cerca de 17 litros)

 

 

Já alguém referiu a idade das lampadas...

Elas têm cerca de 6 meses de utilização. Podem não ser novas, mas tudo estava ok antes da remodelação com a akadama.

 

 

obrigado por qualquer dica!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas amigo!! tenho um amigo com o mesmo problema!! e tenho um plantado com akadama a cerca de um ano e algas e mentira!! nem um me aparece!! e tenho muita luz, por isso duvido ke seja da luz!! deve ser mais da agua ou da filtragen ke e o caso do meu amigo!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já alguém referiu a idade das lampadas...

Elas têm cerca de 6 meses de utilização. Podem não ser novas, mas tudo estava ok antes da remodelação com a akadama.

 

 

foi eu ;) como falaste em largos meses pensei que fosse mais tempo, sendo assim 6 meses nem é por ai alem , claro dependendo se sao de qualidade ou nao.

 

mas mais mes menos mes recomedava depois umas novas.

 

tudo depende tambem do periodo de iluminaçao a que estao ligadas.

 

se tiveres um fotoperiodo longo a duraçao de vida é mais curta.

 

muitas veses ve-sse muitos aquarios repletos de algas e nao sabem porquê , mas nao se lembrao das lampedas com mais de 8 meses por exemplo, aonde a luz se torna deficiente.

 

abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas,

 

A akadama é inerte e não contém nutrientes! Se julgam que essas algas aparecem devido á argila... esqueçam!

36w de luz para 17lt brutos... é muita luz, muito mais se não usarem qualquer tipo de fertilização ou Co2.

Obviamente que se usarem plantas de crescimento lento e de requisitos minimos, menos luz têm de fornecer...

Quanto ao lavar ou não a akadama, é indiferente... a única vantagem é remover o pó existente. Eu nunca lavei, nem nunca irei lavar...

 

Abraço,

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Concordo com o Filipe.

Isso é sem duvida luz a mais, mesmo só com uma das lampadas ligadas é luz a mais para quem não tem filtro e CO2 pressurizado.

Das duas uma, ou mudas definitivamente para um aquário High-Teck com CO2 pressurizado, um bom filtro, fertilizações e TPA´s certinhas ou então esquece.

 

Se queres outra opção, mete uma luz fraquinha, tipo 7W ou então mete o aquário ao pé de uma janela, sem luz directa e apenas com iluminação natural.

 

A alga a que te referes, não deve ser Cianobactérias, mas sim Green Beard Algae.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mário,

 

Pode até ser cianos... uma vez que ele não tem filtro, não existe qualquer circulação de água no áqua.

Logo as cianos têm mais possibilidades em aparecer em zonas onde não existe circulação.

As pessoas ás vezes esquecem-se que a luz não é tudo, pois é necessário compensar essa luz com nutrição e CO2, caso contrário é um problema em equilibrar um áqua; muito mais de pequena litragem!!! Quanto mais pequeno for, mais difícil é de manter... e isto para não referir que 90% das algas aparecem por deficiência ou oscilação de CO2.

Se querem um plantado livre de algas não exagerem na iluminação e façam as manutenções periódicas. Quanto mais luz... maior o desequilíbrio

 

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não sendo um expert, deixo a minha opinião pela pouca experiência que tenho, mas o pus akadama e não tive problemas de algas, até deixar de utilizar o co2, quando deixei de usar numa questão de dias o meu aqua foi invadido por green beard algae, o meu tapete de Eleocharis ficou com um "tapete" de algas por cima, assim como uma folha de anubia que tinha incidência directa da luz (10000k).

Luís Gândara

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mário,

 

Pode até ser cianos... uma vez que ele não tem filtro, não existe qualquer circulação de água no áqua.

Logo as cianos têm mais possibilidades em aparecer em zonas onde não existe circulação.

As pessoas ás vezes esquecem-se que a luz não é tudo, pois é necessário compensar essa luz com nutrição e CO2, caso contrário é um problema em equilibrar um áqua; muito mais de pequena litragem!!! Quanto mais pequeno for, mais difícil é de manter... e isto para não referir que 90% das algas aparecem por deficiência ou oscilação de CO2.

Se querem um plantado livre de algas não exagerem na iluminação e façam as manutenções periódicas. Quanto mais luz... maior o desequilíbrio

 

 

Olá Filipe

 

Eu sei que as cianobactérias aparecem normalmente devido a má circulação da água, mas como o Dfelix referiu no primeiro post que tem uma bomba para circulação,acho que é o suficiente para evitar a estagnação em 17L.

O outra hipotese que poderia levar a cianos, seria a má manutenção do aquário, desleixo nas TPA´s, excesso de carga orgânica, etc...,mas ao que percebi o aquário ainda não tem peixes e tem TPA´s frequentes.

Dai ter dito que provavelmente não seriam cianos, mas sim green beard.

 

Em minha opinião, esse setup é uma autêntica sopa de algas,estamos a falar de mais de 2W/L sem CO2 e filtro e apenas 17L de água(brutos) que se calhar pouco mais são que 10 reais. ;) E se continuar assim vai apanhar provavelmente todos os tipos de algas que existem, Green Beard, Green Dust, Staghorn, Green Spot, etc... Até que vai ser impossivel de manter.

 

1 Abraço

Editado por Mário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.