Qual o melhor filtro biológico para discus


WavePhase

Recommended Posts

Pois é,queria saber a opinião do pessoal em relação á filtragem biológica para aquarios de discus,qual o mais aconselhavel??

Cerâmicas e afins vantagens e desvantagens.

Força ppl digam de sua justiça :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas antes de mais que tipo de filtro é que tens olha eu tenho o 2217 da EHEIM montado num aquario de 1.20 o material que tenho la dentro é biobolas salvo erro da jbl ( são pretas e pequenas), 1 cx ceramica da eheim ehfi mech e 1 cx jbl micromec

se tiveres um filtro exterior metes as biobolas, logo a seguir a ceramica da jbl ,uma esponja das azuis caso o filtro seija da EHEIM, a seguir as materias da jbl micromec e por cima disso um bocado bocado de fibra sintectica filterwate da Prodac os meus discus não se queixaram pelo contrario cada vez estão melhores um abraço.

José Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas antes de mais que tipo de filtro é que tens olha eu tenho o 2217 da EHEIM montado num aquario de 1.20 o material que tenho la dentro é biobolas salvo erro da jbl ( são pretas e pequenas), 1 cx ceramica da eheim ehfi mech e 1 cx jbl micromec

se tiveres um filtro exterior metes as biobolas, logo a seguir a ceramica da jbl ,uma esponja das azuis caso o filtro seija da EHEIM, a seguir as materias da jbl micromec e por cima disso um bocado bocado de fibra sintectica filterwate da Prodac os meus discus não se queixaram pelo contrario cada vez estão melhores um abraço.

 

Concordo com os materiais a por dentro , mas para mim filtros são os Fluval!!!!

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas antes de mais que tipo de filtro é que tens olha eu tenho o 2217 da EHEIM montado num aquario de 1.20 o material que tenho la dentro é biobolas salvo erro da jbl ( são pretas e pequenas), 1 cx ceramica da eheim ehfi mech e 1 cx jbl micromec

se tiveres um filtro exterior metes as biobolas, logo a seguir a ceramica da jbl ,uma esponja das azuis caso o filtro seija da EHEIM, a seguir as materias da jbl micromec e por cima disso um bocado bocado de fibra sintectica filterwate da Prodac os meus discus não se queixaram pelo contrario cada vez estão melhores um abraço.

 

Porreiro,mas não pões nenhumas esponjas antes da filtragem biológica??

Tenho um filto rena XP 1 e não sei se será possivel pôr assim tanto material filtrante sem retirar as esponjas de filtragem mecânica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porreiro,mas não pões nenhumas esponjas antes da filtragem biológica??

Tenho um filto rena XP 1 e não sei se será possivel pôr assim tanto material filtrante sem retirar as esponjas de filtragem mecânica.

 

 

Boas! Num xp1 é complicado teres um filtro biologico e mecanico! Eu tenho o xp2 e uso uma gaveta para biologico e outro para mecanico! Eu uso ceramicas da rena e bio bolas da jbl!

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porreiro,mas não pões nenhumas esponjas antes da filtragem biológica??

Tenho um filto rena XP 1 e não sei se será possivel pôr assim tanto material filtrante sem retirar as esponjas de filtragem mecânica.

boas não ponho mais nenhuma esponja só aquela que te disse alias é como a eheim diz para fazer. um abraco

José Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou responder apenas à questão que colocas: "qual o melhor filtro biológico", sem pensar nas questões relacionadas com as plantas e dimensões do aquário.

 

O melhor filtro biológico é um seco-húmido da eheim, o 2229. Também há em versão termofiltro, será o 2329.

 

Há um modelo mais pequeno, mas acho que não compensa, pois a diferença de preço é pequena, quando comparada com a diferença de eficiência.

 

Quanto às cerâmicas, utiliza o esquema recomendado pelo fabricante, eles é que optimizaram o filtro (eu disse esquema, não necessariamente as massas deles, mas pelo menos similares).

 

Lê um pouco sobre os filtros que mencionei, vais perceber porque são os melhores ao nvel biológoco, a questão que colocaste.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas não ponho mais nenhuma esponja só aquela que te disse alias é como a eheim diz para fazer. um abraco

Não conheço este tipo de filtros fui ver a net pelo que me parece e dividido em 3 cestos pela imagem que vi se assim for podes por no cesto que fica no fundo as biobolase as ceramicas no segundo cesto uma esponja e o micromec da jbl no terceiro cesto mais micromec jbl e um bocado de fibra se é assim como estou a ver na imagem e capaz de dar para fazer isto desta maneira agora as quantidades tens de ver e mediante o tamanho dos cestos. Um abraço depois diz qualquer coisa

José Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não conheço este tipo de filtros fui ver a net pelo que me parece e dividido em 3 cestos pela imagem que vi se assim for podes por no cesto que fica no fundo as biobolase as ceramicas no segundo cesto uma esponja e o micromec da jbl no terceiro cesto mais micromec jbl e um bocado de fibra se é assim como estou a ver na imagem e capaz de dar para fazer isto desta maneira agora as quantidades tens de ver e mediante o tamanho dos cestos. Um abraço depois diz qualquer coisa

Nada disso... percebe-se que não conheces o filtro :shock:

 

O filtro só leva cerâmicas biológicas, a Eheim diz expressamente para não colocar esponjas, que iriam afectar o efeito seco-húmido. Normalmente as massas filtrantes já vêm incluídas no kit do filtro (mas é necessário acautelar isso, pois são 6 litros de substract pro... é só fazer as contas)

 

Só nas primeiras 6 semanas é que se deve colocar uma esponja no crivo de entrada do filtro (esponja incluída no kit) pois nessas primeiras 6 semanas o filtro tem uma capacidade de filtragem mecânica muitíssimo reduzida.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o 2229 produz nitratos em enormes quantidades, o que é ideal plantas mas desaconselhável para discus.

 

o melhor filtro que existe é o 2260 da eheim, dado o caudal e matéria filtrante que leva. Depois tem 2280 a anos luz do 2260 em resultados, (quanto a este é bom lhe alterem a porcaria do media set e colocar uma das prateleiras com esponjas porque senão em termos de filtragem mecânica aquilo não vale nada), depois tens o 2250, para mim o mais equilibrado pois faz o mesmo caudal de um 2217, mas tem um balde de 12 litros para matéria filtrante, com um consumo de 25 w.

 

a vantagem do 2280 é o consumo em relação ao 2260.

 

fluval, já tive e é mais ao menso, no que toca a discus desaconselho porque levam pouca matéria de filtragem mecânica que nos discos é o MAIS importante, muita esponja e pouca cerâmica.

 

JBL é para esquecer perdem caudal que é iuyma coisa parva.

 

Quanto ao resto não conheço, mas sem dúvia a eheim é uma marca acima das outras, dado que já as experimnetei todas e vários tipos de filtros.

 

Abraço

 

RMM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o 2229 produz nitratos em enormes quantidades, o que é ideal plantas mas desaconselhável para discus.

 

o melhor filtro que existe é o 2260 da eheim, dado o caudal e matéria filtrante que leva. Depois tem 2280 a anos luz do 2260 em resultados, (quanto a este é bom lhe alterem a porcaria do media set e colocar uma das prateleiras com esponjas porque senão em termos de filtragem mecânica aquilo não vale nada), depois tens o 2250, para mim o mais equilibrado pois faz o mesmo caudal de um 2217, mas tem um balde de 12 litros para matéria filtrante, com um consumo de 25 w.

 

a vantagem do 2280 é o consumo em relação ao 2260.

 

fluval, já tive e é mais ao menso, no que toca a discus desaconselho porque levam pouca matéria de filtragem mecânica que nos discos é o MAIS importante, muita esponja e pouca cerâmica.

 

JBL é para esquecer perdem caudal que é iuyma coisa parva.

 

Quanto ao resto não conheço, mas sem dúvia a eheim é uma marca acima das outras, dado que já as experimnetei todas e vários tipos de filtros.

 

Abraço

 

RMM

Tens a certeza do que escreves? Importas-te de fundamentar? (explicar porquê?)

 

É que eu não percebo como estás a tirar algumas conclusões, se calhar estou a ver mal...

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens a certeza do que escreves? Importas-te de fundamentar? (explicar porquê?)

 

É que eu não percebo como estás a tirar algumas conclusões, se calhar estou a ver mal...

 

Cumps

 

 

Se tenho certeza do que escrevo...???? Claro que sim, dado que tive ou tenho todos os filtros de que falei e consegui apurar os resultados de cada um.

Para evitar estar a escrever tudo outra vez, importas-te de especificar as tuas dúvidas...

Já agora quando refiro no post anterior 2280, quero dizer 2080.

 

Cumprimentos

 

RMM

Editado por rodrigogpmm
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tenho certeza do que escrevo...???? Claro que sim, dado que tive ou tenho todos os filtros de que falei e consegui apurar os resultados de cada um.

Para evitar estar a escrever tudo outra vez, importas-te de especificar as tuas dúvidas...

Já agora quando refiro no post anterior 2280, quero dizer 2080.

 

Cumprimentos

 

RMM

Então vamos por partes, uma coisa de cada vez para eu perceber.

 

Quando dizes que o 2229 produz nitratos em enormes quantidades... Como é que ele produz esses nitratos? Vêm de onde? Como é que ele produz mais que os outros?

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o 2229 produz nitratos em enormes quantidades, o que é ideal plantas mas desaconselhável para discus.

 

Isto que dizes não está correcto!!

 

Os filtros são criam nitratos consoante a concentração de amonia/nitritos na coluna de água!!

 

Num aquario de discus se existe nitratos é porque os nossos filtros estão a fazer um excelente trabalho, ou seja, todas as matérias que gerem amonia/nitritos (fezes dos peixes, comida em decomposição) serão consumidas/transformadas pelas bactérias gerando nitratos.

 

Se tiveres um aquario com discus e se fizeres teste ao NO3 e tiveres valores tipo 5ppm experimenta fazer aos nitritos e amonia e vês que a filtragem não está boa!!

 

Os filtros wet/dry são excelentes para discus pois com este sistema as bactérias entram constantemente em contacto com O2 e consegues ter uma colónia muito superior comparando com os filtros de sistema convencional.

Porém estes filtros wet/dry têm uma desvantagem em aquarios plantados, pois este sistema retira praticamente todo o CO2 que injectamos na coluna de água, prejudicando todas as plantas.

 

Este conceito é igual no uso de sumps, pois as sumps normalmente fazem a circulação de água de forma igual, a água quando retorna a sump "normalmente" é devolvida em queda de água retirando todo o CO2 da água e aumenta o O2 existente na mesma.

 

Os filtros wet/dry ou o uso de sump são os melhores tipos de filtragem para discus, mas como referi acima este 2 tipos de filtragem não servem quando queremos manter um plantado.

 

Gostava que me explicassem o porque do uso de bioballs invés das ceramicas ou substrat pro???

Senão estou em erro as bioballs foram desenvolvidas para uso em sump, muita gente segue concelhos de por bioballs no filtro e depois não sabem o porque do filtro fazer muito barulho, em especial, nos primeiros dias de montagem do filtro, isto deve-se ao formato das bioballs que conseguem reter facilmente bolhas de ar na sua superficie e estas mesmo acabam por também se alojar facilmente na turbina.

 

WhavePhase em primeiro ponto:

Qual a litragem do aquario em questão??

Estás a pensar em que quantidade de discus (esta questão é importante na selecção)??

Queres conciliar os discus com um layout plantado??

 

CUMPS

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quando digo que produzem nitratos em maior quantidade deve-se natrualmente ao sistema wet/dry, que realiza um fenómeno quinico que potencia a produção de nitratos em maior quantidade derivado também à maior eliminação de amónia e nitritos.

 

Ora, este filtro é ideal para plantas, até pela forma que o nitratos são transformados e não tão bom para peixes, só se houver massa vegetal que absorva esses nitratos, daí se dizerem aconselhados para palnatados.

 

Quanto a serem ideais para discus, não concordo, o disco é um peixe que faz grandes quantidades de porcaria e só há, na minha opinião e vale o que vale, um sistema que funcione minimamente bem, filtros com bastante caudal e com muita capacidade para levar matéria para filtragem mecânica, para assim potenciar a limpeza da água. Aliás nos meus aquas a presença de massas como substracto e cerâmicas é diminuta.

 

Se formos ver os criadores na maioria dos casos utilizam unica e exclisivamente matérias de filtração mecânica e abdicam de cerâmicas, pois as bactérias estão em todo o lado nas paredes, nas esponjas no fundo.

 

Contudo, as marcas precisam de vender essa biobolas e matérias biológicas, pois daí advêm a maior parte das suas receitas.

 

Por isso repito, e sempre em minha opinião e com os resultados obtidos nos meus aquas, os melhores filtros para discus são os que têm capacidade para levar muita matéria filtrante mecânica e com caudais razoáveis.

 

Aliás, tal já foi confirmado por outros membros com aquários de alguma dimensão que experimentaram um 2260 a funcionar e é uma máquina, tem um custo de electricidade um pouco elevado.

 

RMM

 

RMM

Editado por rodrigogpmm
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quando digo que produzem nitratos em maior quantidade deve-se natrualmente ao sistema wet/dry, que realiza um fenómeno quinico que potencia a produção de nitratos em maior quantidade derivado também à maior eliminação de amónia e nitritos.

A amonia e nitritos não se eliminam, apenas sofrem transformações na sua composição

Ora, este filtro é ideal para plantas, até pela forma que o nitratos são transformados e não tão bom para peixes, só se houver massa vegetal que absorva esses nitratos, daí se dizerem aconselhados para palnatados.

Os nitratos também não são bons para os peixes é verdade, mas atenção somente quando os seus valores são elevados (NO3:+50ppm). Uma coisa te garanto, não existe praticamente aquario plantado nenhum que consiga consumir todos os nitrados gerados pelos discus (ex: manteres 5/6 discus adultos num aquario de 200LT)

Quanto a serem ideais para discus, não concordo, o disco é um peixe que faz grandes quantidades de porcaria e só há, na minha opinião e vale o que vale, um sistema que funcione minimamente bem, filtros com bastante caudal e com muita capacidade para levar matéria para filtragem mecânica, para assim potenciar a limpeza da água. Aliás nos meus aquas a presença de massas como substracto e cerâmicas é diminuta.

Eu digo que estes tipos de filtros são o melhor para discus (sistema wet/dry ou sump) porque estes têm uma capacidade superior de alojar bactérias e proceder desnitrificação em comparação aos filtros convencionáis. Garanto-te que é muito mais prejudicial ter concentrações de amonia/nitritos do que nitratos.

Se formos ver os criadores na maioria dos casos utilizam unica e exclisivamente matérias de filtração mecânica e abdicam de cerâmicas, pois as bactérias estão em todo o lado nas paredes, nas esponjas no fundo.

Os criadores usam Sumps, porque como referi as sumps são excelentes pois conseguem ter grandes capacidades para matérias filtrantes (dai o uso de bioballs pq senão não ganhavam para as matérias). Este método garante bons resultados nas actuações das bactérias, e claro que as sumps permitem grandes quantidades de lã filtrante ou esponjas mecanicas.

 

É verdade que existe bactérias em praticamente todo os materias porosos, mas estas bactérias não têm as condições necessárias para filtrar a água a 100%.

Contudo, as marcas precisam de vender essa biobolas e matérias biológicas, pois daí advêm a maior parte das suas receitas.

 

Por isso repito, e sempre em minha opinião e com os resultados obtidos nos meus aquas, os melhores filtros para discus são os que têm capacidade para levar muita matéria filtrante mecânica e com caudais razoáveis.

 

Aliás, tal já foi confirmado por outros membros com aquários de alguma dimensão que experimentaram um 2260 a funcionar e é uma máquina, tem um custo de electricidade um pouco elevado.

 

RMM

 

Respeito a tua opinião ;), e com estas trocas de ideias não pretendo gerar qualquer discussão mas sim melhorar o meu conhecimento e de todos os que tenham as devidas duvidas

 

abraço

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A amonia e nitritos não se eliminam, apenas sofrem transformações na sua composição

 

Os nitratos também não são bons para os peixes é verdade, mas atenção somente quando os seus valores são elevados (NO3:+50ppm). Uma coisa te garanto, não existe praticamente aquario plantado nenhum que consiga consumir todos os nitrados gerados pelos discus (ex: manteres 5/6 discus adultos num aquario de 200LT)

 

Eu digo que estes tipos de filtros são o melhor para discus (sistema wet/dry ou sump) porque estes têm uma capacidade superior de alojar bactérias e proceder desnitrificação em comparação aos filtros convencionáis. Garanto-te que é muito mais prejudicial ter concentrações de amonia/nitritos do que nitratos.

 

Os criadores usam Sumps, porque como referi as sumps são excelentes pois conseguem ter grandes capacidades para matérias filtrantes (dai o uso de bioballs pq senão não ganhavam para as matérias). Este método garante bons resultados nas actuações das bactérias, e claro que as sumps permitem grandes quantidades de lã filtrante ou esponjas mecanicas.

 

É verdade que existe bactérias em praticamente todo os materias porosos, mas estas bactérias não têm as condições necessárias para filtrar a água a 100%.

 

 

Respeito a tua opinião :twisted:, e com estas trocas de ideias não pretendo gerar qualquer discussão mas sim melhorar o meu conhecimento e de todos os que tenham as devidas duvidas

 

abraço

 

Claro que o conhecimento se aumenta com a troca de ideias e é nessa educação e coordialidade que a discussão deve ser travada.

 

Antes de mais, se são transformados (amónia e nitritos) ou eliminados, são preciosismos técnicos, que a minha formação académica não me permite ter, acreditando desde já que estejas inteiramente correcto quanto ao termo utilizado.

 

Tenho dúvidas de que as sump e os wet/dry sejam as melhores soluções para discos pelas razões acima elencadas, continuo a entender que uma boa filtragem mecânica é o melhor que se pode dar a um disco, pois precisam da água com grande qualidade, sendo que a filtragem biológicfa acaba por se fazer na massa filtrante que está dentro do filtro. A desvantagem é que os filtros assim compostos exigem uma muito mais regular manutenção.

 

Mas penso que esta discussão é um pouco como aquele item que se discutia sobre as bactérias de pacote...sim ou não às bactérias de pacote.. em que ambas as partes teriam razões para defender a sua posição. In casu, penso que são uma bela treta...

 

 

 

Abraço a todos

 

RMM

Editado por rodrigogpmm
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que o conhecimento se aumenta com a troca de ideias e é nessa educação e coordialidade que a discussão deve ser travada.

 

Antes de mais, se são transformados (amónia e nitritos) ou eliminados, são preciosismos técnicos, que a minha formação académica não me permite ter, acreditando desde já que estejas inteiramente correcto quanto ao termo utilizado.

 

Tenho dúvidas de que as sump e os wet/dry sejam as melhores soluções para discos pelas razões acima elencadas, continuo a entender que uma boa filtragem mecânica é o melhor que se pode dar a um disco, pois precisam da água com grande qualidade, sendo que a filtragem biológicfa acaba por se fazer na massa filtrante que está dentro do filtro. A desvantagem é que os filtros assim compostos exigem uma muito mais regular manutenção.

 

Mas penso que esta discussão é um pouco como aquele item que se discutia sobre as bactérias de pacote...sim ou não às bactérias de pacote.. em que ambas as partes teriam razões para defender a sua posição. In casu, penso que são uma bela treta...

 

 

 

Abraço a todos

 

RMM

 

Na minha opinião, entendes mal! (apesar de teres essas certezas eu arrisco dizer isto... :P )

 

O que os filtros wet/dry fazem é converter a amónia em nitratos mais rapidamente, ou seja, mantêm níveis de amónia mais baixos/ têm capacidade para degradar mais amónia.

Pensa que tens 1000 tijolos (amónia) e eu e o Tiago (Godlike) também temos 1000 tijolos. Vamos fazer uma parede... Eu e o Tiago (filtro wet/dry) fazemos a parede mais rapidamente do que tu (filtro convencional), mas no fundo fazemos o mesmo nº de paredes, pois dependemos do nº de tijolos!

 

Ou seja, os filtros (todos) produzem os nitratos correspondentes à amónia que for produzida no aquário, a vantagem dos wet/dry é que o fazem mais rapidamente, logo têm capacidade para degradar mais.

 

Quanto à tua relação com as massas filtrantes e o facto de defenderes que se retirem a favor das esponjas... no meu entender, outro erro. Certamente que os fabricantes optimizaram os filtros para uma performance elevada (eles estão interessados em vender massas filtrantes, mas também não têm a certeza que vão comprar da marca deles... no entanto, se o filtro tiver uma boa performance, pode ser que o fabricante seja reconhecido e assim possa vender mais filtros).

 

A grande vantagem das massas é que podem alojar uma quantidade de bactérias significativamente maior que qualquer esponja, já que a área de superfície de 1 litro destas chega a ser de mais de 400 m2!

 

Num filtro, o (mais) importante é a capacidade deste de degradar amónia e nitritos, o resto é estética! (isto é exagerado, mas é só para marcar uma posição).

 

O que mata os peixes (ou os enfraquece de forma a ficarem mais susceptíveis a doenças) é essencialmente a amónia (menos os nitritos e muito menos os nitratos).

 

Ora, algumas pessoas partem do princípio que se os detritos forem para dentro do filtro a água está limpa... nada mais errado, pois do ponto de vista da amónia, estar dentro do filtro é quase igual a estar dentro do aquário, já que os detritos vão-se decompor na mesma e libertar amónia para a coluna de água!

 

Formas mecânicas de eliminar detritos sem esse problema são a sifonagem, aspiração e, no caso dos salgados, os escumadores, pois os detritos saem mesmo da coluna de água.

 

Logo, importante mesmo será sempre a filtragem biológica, ficando a mecânica com a (importante também mas menos) tarefa de reter as partículas maiores antes de entrarem para as massas biológicas e de não deixar as pequenas partículas voltar ao aquário (lã branca), factor importante (especialmente para nós) pois ninguém gosta de ver um aquário com partículas em suspensão.

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto que dizes não está correcto!!

 

Os filtros são criam nitratos consoante a concentração de amonia/nitritos na coluna de água!!

 

Num aquario de discus se existe nitratos é porque os nossos filtros estão a fazer um excelente trabalho, ou seja, todas as matérias que gerem amonia/nitritos (fezes dos peixes, comida em decomposição) serão consumidas/transformadas pelas bactérias gerando nitratos.

 

Se tiveres um aquario com discus e se fizeres teste ao NO3 e tiveres valores tipo 5ppm experimenta fazer aos nitritos e amonia e vês que a filtragem não está boa!!

 

Os filtros wet/dry são excelentes para discus pois com este sistema as bactérias entram constantemente em contacto com O2 e consegues ter uma colónia muito superior comparando com os filtros de sistema convencional.

Porém estes filtros wet/dry têm uma desvantagem em aquarios plantados, pois este sistema retira praticamente todo o CO2 que injectamos na coluna de água, prejudicando todas as plantas.

 

Este conceito é igual no uso de sumps, pois as sumps normalmente fazem a circulação de água de forma igual, a água quando retorna a sump "normalmente" é devolvida em queda de água retirando todo o CO2 da água e aumenta o O2 existente na mesma.

 

Os filtros wet/dry ou o uso de sump são os melhores tipos de filtragem para discus, mas como referi acima este 2 tipos de filtragem não servem quando queremos manter um plantado.

 

Gostava que me explicassem o porque do uso de bioballs invés das ceramicas ou substrat pro???

Senão estou em erro as bioballs foram desenvolvidas para uso em sump, muita gente segue concelhos de por bioballs no filtro e depois não sabem o porque do filtro fazer muito barulho, em especial, nos primeiros dias de montagem do filtro, isto deve-se ao formato das bioballs que conseguem reter facilmente bolhas de ar na sua superficie e estas mesmo acabam por também se alojar facilmente na turbina.

 

WhavePhase em primeiro ponto:

Qual a litragem do aquario em questão??

Estás a pensar em que quantidade de discus (esta questão é importante na selecção)??

Queres conciliar os discus com um layout plantado??

 

CUMPS

 

 

Boas,o aqua tem 130 ltrs e 4 discus,é plantado mas nada por ai além,tenho coisa pouca em plantas,é só para dar um pouco de verde á coisa,a origem desde post foi que de um momento para o outro tive uma subida enorme de amónia,quando antes nunca tinha tido problema algum com isso,o que me ocorre e o que tb já me disseram foi que talvez tenha sido a morte da colónia de bácterias,felizmente os bicharocos estão a se aguentar,pois tenho feito tpa´s e já consegui reduzir bastante a amónia,mais umas quantas tpa´s e espero ficar pertp do 0,que me recorde não fiz nada fora da rotina para perturbar as báctérias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 anos depois...

boas sei que ja passou muito tempo desde o ultimo post, mas deixo aqui tambem a minha opiniao e experiencia em relaçao ao que aqui ja foi dito

um filtro bom para mim tem de ter espaço para por filtragem mecanica para detritos maiores e logo a seguir esponjas mais finas e la branca para as mais pequenas particulas, e logo a seguir uma boa materia biologica para decompor de forma eficiente toda a amonia/nitritos, muitas vezes por excesso de peixes/comida ou pouca manutençao a amonia/nitritos sobem um pouco.....e é ai que o facto de ter uma excelente materia biologica faz a diferença, se so tiver esponjas.....tambem la tem bacterias mas vai demorar muito para baixar os valores da amonia/nitritos.

 

o resultado de um filtro com pouca materia biologica ou de um filtro cheio de materia biologica e so na eficacia com que o fenomeno da transformaçao da amonia/nitritos se faz, pois o resultado do valor dos nitratos (resultado final desse processo) vai ser igual para os dois. e é ai que se ve consuante o aquario/filtros/numero de peixes que vamos ver com que frequencia fazemos as nossas TPA.

 

em relaçao a filtros....para mim para a maioria dos casos o eheim 2217 é excelente, mas nao como vem de origem....basta dividir, retira-se metade das esponjas e enche-se com uma boa materia biologica......o chato é que nao é um filtro pratico, mas em compensaçao mesmo cheio de detritos tem sempre bastante força, tenho tambem um eheim 2075 e é bem pior do que o 2217(alterado), em pouco tempo fica o caldal fraco e la tenho de ir lavar o pre filtro, mas depois é bastante pratico de manusear.

 

mas sem duvida uma dica muito importante para discus..............filtros com caldal superior, filtragem mecanica e biologica com fartura, mas os jactos que saem das flautas muitas vezes temos de lhe fazer alteraçoes pois sao demasiado fortes e os discus nao gostam disso, eu nos meus 2217 tenho 2 flautas em vez de uma, espalho mais a agua, o caudal é o mesmo e os meus discus gostam mais assim pois nao estao sempre a levar com os jactos fortes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais