direção do fluxo de corrente de agua


Recommended Posts

gostaria de saber se é relevante a direção da corrente de agua num aqua de m´bunas, ou seja a entrada de agua proveniente dos filtros serem colocados num extremo do aqua, estou a pensar usar "bicos de pato" ao invés de colocar as flautas ( estou a falar de dois filtros externos :1 ehiem 2229 wet/dry e 1 eheim professional II 2026 e uma powerhead 900l / h, o aqua tem 1.20 x 0.50 x0.50m) penso colocar uma bombar circuladora (5 000 l/h SunSun)em que o fluxo de agua seria o oposto á corrente de água proveniente dos filtros.

 

assim sendo haverá inconveniente em haver fluxos de agua cruzados dentro do aqua?

pergunto isto porque pelos videos que já pude observar os peixes nadam sempre contra a corrente

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gostaria de saber se é relevante a direção da corrente de agua num aqua de m´bunas, ou seja a entrada de agua proveniente dos filtros serem colocados num extremo do aqua, estou a pensar usar "bicos de pato" ao invés de colocar as flautas ( estou a falar de dois filtros externos :1 ehiem 2229 wet/dry e 1 eheim professional II 2026 e uma powerhead 900l / h, o aqua tem 1.20 x 0.50 x0.50m) penso colocar uma bombar circuladora (5 000 l/h SunSun)em que o fluxo de agua seria o oposto á corrente de água proveniente dos filtros.

 

assim sendo haverá inconveniente em haver fluxos de agua cruzados dentro do aqua?

pergunto isto porque pelos videos que já pude observar os peixes nadam sempre contra a corrente

 

obrigado

 

Eu tenho um aquário Malawi com 120x50x40 e uso um eheim 2217 (1000 L/h) e uma powerhead de 1300 L/h e parece-me a mim que é mais ou menos a conta certa, porque já noto alguma movimentação excessiva da água, o que leva a algum arrastamento da areia do fundo.

Tinha inicialmente uma bomba de 2000 L/h em vez da de 1300 L/h que tive que retirar porque me tirava a areia toda de um dos lados do aquário em 2 dias.

 

A meu ver as entradas de água no aquário devem estar todas viradas no mesmo sentido, para que os detritos do fundo sejam arrastados também eles todos para o mesmo lado de forma a serem sugados pelas saídas de água. Se colocas correntes cruzadas, a possibilidade de se criarem remoinhos e haver acumulação no centro do aquário aumenta um pouco.

A meu ver a flauta é melhor porque cria um movimento mais uniforme da superfície e reduz a força dos jactos de água.

 

abraço

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.