Ciclideos Africanos


AE

Recommended Posts

Viva,

Quanto às espécies que indicaste:

 

Caeruleus - é possível mas podes optar antes pelos Pseudotropheus saulosi (ficavas com mais diversidade de cor)

iodotropheus Sprengerae - É possível

Labeotropheus Trewavasae - Esquece todos os Labetropheus. Crescem muito e tornam-se hiper dominantes num aqua desse tamanho

Pseudotropheus acei msuli e black tânzania - É possível

 

Muito Obrigado pela ajuda, excelente a informação.

FF

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Para tanganica podes optar:

1 colónia de conchiculas num lado do aquário, como os Neolamprologus similis

1 casal de peixes de rochas no outro canto do aquário, como os Julidochromis transcriptus ou Neolamprologus leleupi

1 trio de de peixes de meia água, como os Cyprichromis leptosoma.

 

Em princípio poderás manter três destas espécies, mas tenho mais dúdidas em relação aos Cyprichromis. Espera por mais opiniões.

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Para tanganica podes optar:

1 colónia de conchiculas num lado do aquário, como os Neolamprologus similis

1 casal de peixes de rochas no outro canto do aquário, como os Julidochromis transcriptus ou Neolamprologus leleupi

1 trio de de peixes de meia água, como os Cyprichromis leptosoma.

 

Em princípio poderás manter três destas espécies, mas tenho mais dúdidas em relação aos Cyprichromis. Espera por mais opiniões.

 

Ok

Mais uma vez obrigado

 

Na tua opinião qual a melhor escolha Tanganyika ou Malawi em relação ao meu aquário.

FF

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já comecei a minha saga e o aquário já está cheio de água.

Fui buscar areia à praia da Figueirinha e digo que fica um espectáculo depois de ter a luz com os tons de azul acesa parece até que a areia fica branquinha, muito bonita, coloquei umas pedras que já tinha trazido da praia à 2 anos, mais 2 pedras calcárias com alguns buracos e 3 pedras vulcânicas, com as rochas é que tenho pena de não ter arranjado umas pretas a meu gosto para fazer o contraste maior isto mais ou menos num lado do aquário até meio no outro lado tenho areão só com Valsnérias gigantes o que vem dar mais côr ao aquário, voltarei a dar noticias.

FF

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola boa noite.

AE eu tambem estou com o mesmo dilema que tu tiveste.

Tenho um aquario com 100X45X40 e estou indeciso do que eide escolher.

Tem de ser ciclideos ja tive experiencias com kribensis e nigrusfasciatos em aquarios mais pequenos e fiquei apaixonado pelos ciclideos.

Afinal por quais optaste??

Posta ai umas fotos para a malta ver.

 

 

 

Abracos

 

 

Fernando Xavier

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já comecei a minha saga e o aquário já está cheio de água.

Fui buscar areia à praia da Figueirinha e digo que fica um espectáculo depois de ter a luz com os tons de azul acesa parece até que a areia fica branquinha, muito bonita, coloquei umas pedras que já tinha trazido da praia à 2 anos, mais 2 pedras calcárias com alguns buracos e 3 pedras vulcânicas, com as rochas é que tenho pena de não ter arranjado umas pretas a meu gosto para fazer o contraste maior isto mais ou menos num lado do aquário até meio no outro lado tenho areão só com Valsnérias gigantes o que vem dar mais côr ao aquário, voltarei a dar noticias.

Fizeste bem! Eu tenho olhado para a areia da Figueirinha e constato que não é muito diferente da minha, só que a da Figueirinha é melhor, pois o custo é bem menor!

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola boa noite.

AE eu tambem estou com o mesmo dilema que tu tiveste.

Tenho um aquario com 100X45X40 e estou indeciso do que eide escolher.

Tem de ser ciclideos ja tive experiencias com kribensis e nigrusfasciatos em aquarios mais pequenos e fiquei apaixonado pelos ciclideos.

Afinal por quais optaste??

Posta ai umas fotos para a malta ver.

 

 

 

Abracos

 

 

Fernando Xavier

 

Boa noite caro amigo em principio vou optar pelos mawlay seguindo alguns conselhos por espécies que ocupem partes distintas do aquário para evitar o choque entre elas e o ph está nos 8 e em principio não deve subir muito mais o que se tornaria pouco para os Tanganika e assim como a água da torneira a 7,8 de ph não preciso me preocupar muito em preparar a água para as tpa´s.

dá-me algum tempo para colocar as fotos já estão tiradas mas o tempo não tem sido muito.

 

Mais uma vez obrigado pela ajuda de todos para com este projecto.

Muito Obrigado

FF

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Fizeste bem assim nao ha stresses entre eles.

Já agora quais as especies que colocaste ???

 

 

Abraços

 

Fernando Xavier

 

Ainda não coloquei nenhuma ainda estou na fase da escolha, vou começar com os Labidochromis caeruleus para ver como ficam depois vou adicionando outros.

 

cumps

FF

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conforme prometido aqui vão as fotos do meu Mawlai com a vossa ajuda.

 

PH- 8

KH- 11

 

Substrato- Areia da praia

 

Decoração- Rochas

 

Flora- Valsnérias

 

Fauna:

5 Labidochromis caeruleus com cerca de 2/3 cm

5 Pseudotropheus sp. Acei "Black Tanzania” com cerca de 2/3 cm

1 casal de Pseudotropheus socolofi

1 casal de Pseudotropheus sp. Acei "Msuli"

1 casal de Astatotilapia calliptera

5 Caracois

 

O inicio da montagem:

 

Pic_16306_2.jpg

 

Cheio de água mas ainda sem peixes:

 

Pic_16306_1.jpg

 

Pic_16306_3.jpg

 

Pic_16306_4.jpg

 

Agora e finalmente com os bichinhos para os quais tudo foi preparado:

 

Pic_16306_5.jpg

 

Pic_16306_6.jpg

 

Pic_16306_7.jpg

 

Pic_16306_8.jpg

 

Pic_16306_9.jpg

 

Pic_16306_10.jpg

 

 

Depois vou tentar apanhar os casais juntos para colocar aqui as fotos.

FF

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Está agradável, agora é vê-los crescer!

 

Mal se conseguem ver os mais pequenos, depois tira umas fotos mais perto.

 

Abraço

 

Aníbal Alves

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Pelos vistos, decidiste fazer "ouvidos de mercador" aos conselhos que te deram...

Ainda por cima, colocaste 16 peixes de uma vez...

Desejo-te sorte

 

Tens razão Paulo, fiz uma loucura mas vamos esperar que tenha sorte.

 

Não foram colocados de uma vez só, foram colocados durante 2 dias, os pequenos primeiro em duas vezes de manhã e à tarde e os outro maiores no Domingo à tarde.

Os mais pequenos é com o objectivo de mais tarde seleccionar os casais para reduzir o número de peixes e quem sabe um aquário maior entretanto aparecendo um bom negócio. Eu pergunto um filtro externo Sera 900 será suficiente?

FF

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesta fase, se tiveres os devidos cuidados não há problema, isto porque a maioria dos peixes são muito pequenos (bem viste a quantidade de peixes que eu tenho no aquário de 60 litros e até à data nem um morreu - nem mesmo os alevins acabados de nascer - é claro que eu faço TPA´s de volumes elevados numa base quase diária).

 

Mesmo assim acho que deves fazer uma ou outra TPA extra, para acautelar picos de amónia nesta fase inicial, se bem que me pareça que tens o filtro maturado.

 

Depois, à medida que eles forem crescendo, fazes a tal selecção... isto se entretanto não comprares um aquário maior...

 

Cuida bem deles!

 

Abraço.

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi boa noite.

 

AE o teu aqua esta muito fixe! Mas tambem acho que colocaste peixes a mais.

Tenta meter fotos maiores.

 

 

 

 

Abacos

 

 

 

Fernando Xavier

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conforme prometido aqui vão as fotos do meu Mawlai com a vossa ajuda.

Olá AE,

 

O Aquário está muito bonito.

 

Podias era colocar mais um pouco de areia, eles adoram escavar buracos na areia.

 

Outra sugestão, devias colocar um fundo no vidro do aquário, podes optar por um autocolante preto ou azul, conforme o gosto, o truque para colares é agua e sabão no vidro e colares por cima o autocolante (tiras melhor as bolhas e, como escorrega, ajustas mais facilmente), comigo funcionou na perfeição. A diferença é que fiz isso com o aquário sem água, tu para fazeres isso tens que ter muito cuidado para não cair sabão para o aquário.

 

Boa sorte, que corra tudo bem, e algumas duvidas que tenhas dispõe.

 

Um abraço,

Valter Cardoso

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado pelas vossas opiniões.

 

Amigo Valter a tua opinião não podia ter sido mais opurtuna pois na segunda-feira já tinha colocado o fundo azul foi pena a dica de colocar sabão para facilitar a colocação do papel não ter vindo mais cedo pois ia facilitar muito o trabalho.

 

Aqui vou colocar mais umas fotos actualizadas pois eles crescem de dia para dia e cada vez mais bonitos, os pequenos que fui buscar a casa do nosso amigo Anibal estão bem grandinhos e muito mexidos e quanto ao casal não te enganaste o macho está cada vez mais colorido.

 

Aqui estão os pequenos Caeruleus:

Pic_16306_11.jpg

 

Aqui está o macho Pseudotropheus Socoloffi:

Pic_16306_12.jpg

 

Aqui está a femea Pseudotropheus Socoloffi:

Pic_16306_13.jpg

 

 

Obrigado a todos

FF

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

As fotos não estão muito nítidas, mas continuo a achar que tens aí um macho e uma fêmea de P.socolofi, agora uma maneira de minimizar a pressão do macho sobre a fêmea é meteres mais umas rochas para criar mais refúgios para ela, e não só pois em breve o problema que estás a ter com os Socolofi também vai acontecer com os Caeruleus e com os calliptera, também pode acontecer apesar de os machos não serem tão …”perseguidores”.

Quanto às espécie que tens aí, penso que não vais ter problemas de agressividade entre elas, mas os Calliptera, gostam/precisam de aquas maiores, mas depois logo vês se dá ou não…quanto a meter mais peixes aí…não é nada aconselhável…

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais