Dúvidas de Iniciante


AMateus

Recommended Posts

Boas,

 

"Herdei" um aquário na mudança para uma casa nova e resolvi retomar este hobby de que tanto gosto. Como já não estou ligado a isto há muito tempo, estou bastante desactualizado. Entreti-me durante alguns dias a ler tudo o que encontrei e surgiram algumas dúvidas.

 

Vou então usar este thread para por as minhas dúvidas, para não dispersar mensagens e até pode ser uma ajuda a iniciantes como eu!

 

Antes de mais as informações da praxe:

Objectivo: Aquário comunitário de água doce com plantas naturais

Dimensões: 76x47x30 (cerca de 107Lt, arredonda-se para 110Lt)

Luminosidade Natural: baixa e indirecta

 

Gostava que me esclarecessem umas dúvidas para iniciar:

 

Iniciar o Ciclo

===========

-Quando encher o aquário pela primeira vez, que cuidados tenho de ter com a água, ie ponho água normal da torneira sem nenhum tratamento ou deverei por alguns produtos? E nas TPA's, que cuidados a ter com a água?

- Ponho logo plantas para iniciar o ciclo? Se não, quanto tempo depois posso por as plantas?

- A partir de quando deverei iniciar a introdução de um peixe para ajudar o ciclo?

- A partir de quando deverei iniciar a introdução de peixes para popular o aquário?

 

Gostava também de saber a vossa opinião sobre o equipamento a comprar (neste momento só tenho o aquário mesmo)!

 

- Aquecedor c/ termostato de 150w (regra de 1W/Lt), para manter a água a 27º sensivelmente.

- Filtro biológico (placa no fundo)

- Filtro Externo com débito de 390Lt/Hora (regra de Lts*3)

- Lampada de 65W (regra de 0,5W/Lt), 5800K e IRC de 100

- Termómetro

- Maternidade

- Rede

- Aspirador de Areão

- Limpador Magnético

 

Em relação ao areão, deverei usar apenas areão normal ou acrescentar algum substrato para ajudar as plantas?

 

Obrigado desde já pelos esclarecimentos!

 

AMateus

Editado por AMateus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)

Dimensões: 76x47x30 (cerca de 128Lt, arredonda-se para 130Lt)

 

(..)

 

Boas,

Atenção que se as medidas que deste do aquario estão certas, o volume de água nunca será 130l.

 

76 x 47 x 30 = 107160 / 1000 = 107 litros, aproximadamente.

 

Penso eu de que! ;)

 

Para o teu aqua penso que um termostato de 100w chegará.

 

Quanto ao filtro externo, segundo me disseram aqui no fórum, a regra x3 será sempre pelo mínimo, sendo o ideal x5!

 

Cumps!

Editado por JaCk7

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, BEM VINDO!

 

-Quando encher o aquário pela primeira vez, que cuidados tenho de ter com a água, ie ponho água normal da torneira sem nenhum tratamento ou deverei por alguns produtos? E nas TPA's, que cuidados a ter com a água?

Pelo sim pelo não eu usaria um produto para tratar a agua, o facto de ficar uns dias a ciclar faz com que o cloro evapore, mas convinha tratar dos metais pesados na mesma. Espere a ver, mas eu usaria.

 

- Ponho logo plantas para iniciar o ciclo? Se não, quanto tempo depois posso por as plantas?

Pode pôr logo as plantas, alias é aconselhável, elas também ajudam a acelerar o ciclo. Também existem uns produtos à venda para acrescentar bacterias nitrificantes e acelerar o ciclo. Mesmo com pouca luz é possível ter plantas saudáveis e que dão mais vida ao aqua tipo : feto de java, anúbias, musgo de java entre outras.

 

- A partir de quando deverei iniciar a introdução de um peixe para ajudar o ciclo?

Com agua tratada, plantas, deitando dia sim dia não alguma comida de peixes, eu esperava uns 15 dias até acrescentar uns peixes resistentes (tipo corydoras, limpa-vidros et....) Também convém comprar testes para controlar a evoluição do ciclo, no mínimo para começar Ph, nitritos, nitratos amónia.

 

- A partir de quando deverei iniciar a introdução de peixes para popular o aquário?

Quando os parâmetros da agua estabilizarem, e consuante o Ph do aqua, poderá ir acrescentando 2/3 peixes de cada vez, deixando uma semana de intervalo até a próxima compra.

 

Gostava também de saber a vossa opinião sobre o equipamento a comprar (neste momento só tenho o aquário mesmo)!

 

- Aquecedor c/ termostato de 150w (regra de 1W/Lt), para manter a água a 27º sensivelmente.

- Filtro biológico (placa no fundo)

- Filtro Externo com débito de 390Lt/Hora (regra de Lts*3)

- Lampada de 65W (regra de 0,5W/Lt), 5800K e IRC de 100

- Termómetro

- Maternidade

- Rede

- Aspirador de Areão

- Limpador Magnético

Essa parte não domino tão bem, apenas posso dizer que me parece que os filtros de fundo já não se usam, espere até alguém mais entendido responder.

 

filtro externo é sempre bom, sempre me aconselharam os da Enheim para si um 2213 acho que deve chegar, ou o 2215, mais uma vez é melhor aguardar por mais respostas.

 

Se for possível mais luz tipo 1W/lt seria bom, mas com as plantas de que lhe falei isso chega.

 

maternidade : não é aconselhável pois muitas femeas entram em stress avortam e as vezes até morrem. Com troncos, pedras e plantas será tão eficiente quanto as maternidades e mais natural.

 

Em relação ao areão, se puder ter algum substrato fertíl é sembre bom, mais as plantas de que lhe falei aguentam sem isso. E depois existem fertilçizantes líquidos.

 

Espero ter ajudado um pouco, tal como já disse espere por mais respostas, e boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ZABOU!

 

Obrigado pelos excelentes esclarecimento. Relativamente ao filtro, apenas acrescentei porque no site que aconselham no fórum (http://faq.thekrib.com/pt/) - que por acaso está em baixo há alguns dias e não tive oportunidade de reler, por isso se alguém tiver que me envie - diz que se deve usar independentemente de ter outro filtro!

 

Fico à espera então de mais comentários para iniciar as compras!

 

Já agora, alguém me aconselha lojas de confiança (pode ser por mensagem privada) na zona de Almada/Seixal.

 

Obrigado pelos excelentes conselhos.

 

Abraços,

AMateus

Editado por AMateus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

como já foi dito, o filtro e fundo está em desuso, um externo chega perfeitamente e pode ser mais forte do que referiu, poder ter 500 ou 600 litros/hora

 

em relação a iluminação como também ja foi dito, acho que uns 100w seriam o ideal...se der para fazer esse investimento inicial seria óptimo.

 

em relação ao substracto, digo o mesmo, se der para fazer esse investimento inicial seria bom porque até podemos começar com plantas que não requerem esse tipo de substrato mas assim ja temos mais escolha de plantas e evitamos alterações nas montagens...quanto ao tipo de substracto vai depender bastante do que pode gastar...

 

para concluir devo e dizer que vale a pena investir nestes 3 aspectos pois para mim são os mais importantes...

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao filtro tudo depende da fauna que vai entrar, mas digamos que o 2213 serve, tal como ja foi sugerido.

O filtro de fundo está hoje em desuso porque em aquarios plantados é uma complicação limpar o filtro: tens de arrancar as plantas todas para tirar a placa de fundo e durante o processo o aquario fica todo cag#@%do.

Uma chamada de atenção para a necessidade de uma calha de iluminação!

Poucas plantas sobrevivem sem uma ajudinha da luz artificial... no entanto a quantidade de luz depende do tipo de plantas. Digamos que nesse aquario, com 50W (0,5W/L) podes manter anubias, fetos, valisernias, elodeas, com 75W ja podes alargar o leque para algumas blyxas, echinodorus, algumas plantas de tapete, plantas de caule menos exigentes e ja consegues puxar um bocadinho de vermelho nas plantas e com uns 100W (1W/L) consegues ai sim manter quase todos os tipos de plantas desde que acompanhados de alguma fertelização.

Podes começar com uma calha mais fraca, mas com o passar do tempo vais certamente querer chegar ao 1W/L! :)

 

Ah, e bem vindo de volta ao fantastico mundo da aquariofilia!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.