Os meus Baenschi F0


Sofia Mira

Recommended Posts

Criei este tópico para apresentar-vos os meus baenschi e aproveitar para tirar algumas dúvidas.

 

Disseram-me que tinham entre 4 a 5 meses e realmente o macho parece corresponder já que é ainda jovem. A femea por sua vez parece-me já bem madura sendo maior que o macho e com as barbatanas completamente coloridas. Parece-me bem de saude e está bem gordinha. Mal chegou ao aqua apoderou-se logo do coco e tratou de dar umas bicadas na cory sempre que esta se aproximava. Hoje já largou o coco embora se mantenha essencialmente atraz de um tronco. O macho parece-me um bocaqdinho tímido e menos confortavel no novo aqua. Anda agitado junto ao vidro para cima e para baixo. Espero que se adapte bem.

 

Quanto às dúvidas: eles foram-me vendidos como selvagens. Se assim for, são F0?

Tinha pensado em desparasita-los com flagil pois li que os peixes selvagens costumam ter parasitas mas na loja asseguraram-me que eles já tinham estado em quarentena e que não seria necessario qualquer tratamento adicional. Acham que não val a pena?

Queria também saber qual a melhor forma de os alimentar. Tentei dar-lhes granulado mas a femea nem ligou e o macho deu uma bicada mas mandou logo fora. Hoje tentei dar-lhes comida congelada mas tamém não me parece estar a resultar. Não sei se é por serem selvagens, se por não gostarem da comida ou se por ainda se estarem a ambientar. Alguem tem experiencia com selvagens que me possa dizer qual a melhor forma de os alimentar? Tenciono segunda feira comprar artemia viva para lhes dar, espero que resulte, mas gostava que aos poucos se habituassem ao granulado e à comida congelada.

 

Se alguem tiver dicas mesmo noutros aspectos quanto a selvagens serão muito bem vindas. Confesso que estou um bocado receosa que não se adaptem bem.

 

Para já deixo aqui umas fotos da femea quando chegou. Está um bocado cinznta mas acredito que com o tempo comece a ganhar mais cor. Quanto ao macho como anda agitado as fotos ficam desfocadas mas assim que o apanhar coloco mais fotos.

 

gallery_20223_524_609250.jpg

 

gallery_20223_524_120759.jpg

Editado por Sofia Mira

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas... felizmente os meus macmasteri selvagens não tiveram grandes problemas de adaptação. Em 3 dias comiam comida seca - flocos - mas no granulado não tocaram durante 1 mês. Iniciei a adaptação com artemia congelada, larva de mosquito preta congelada e naupilos de artemia recém eclodidos. Ao segundo dia misturei na artémia congelada flocos ao 3º dia não não diziam que não aos flocos... granulado é que não pegavam.

 

Sim... selvagens são F0!

 

Trocas de água bastante frequntes no inicio são a melhor solução... poderás, também, introduzir alguns tetras "quarentenados" para que os Apistos se sintam mais confiantes. Luz pouco intensa é, também, uma boa forma de se ambientarem...

 

... boa sorte com eles!

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luz pouco intensa é, também, uma boa forma de se ambientarem...

 

Reduzir as horas de luz um pouco tambem era capaz de ajudar. Quanto a cor é natural, vai la com o tempo passados uns 5 dias (se tanto) ja estao na maior.

 

Fazes bem em optar pela artemia duvido que rejeitem comida viva. Quanto ao flagyl nao faz mal nenhum, eu faria por via das duvidas. Se realmente forem selvagens resta-me dizer: Que sorte, e..... BOA SORTE :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reduzir as horas de luz um pouco tambem era capaz de ajudar. Quanto a cor é natural, vai la com o tempo passados uns 5 dias (se tanto) ja estao na maior.

 

Fazes bem em optar pela artemia duvido que rejeitem comida viva. Quanto ao flagyl nao faz mal nenhum, eu faria por via das duvidas. Se realmente forem selvagens resta-me dizer: Que sorte, e..... BOA SORTE ::D:

 

Quanto à ambientação parece-me que já se começam a sentir em casa. O macho no sabado parou de andar para cima e para baixo e começou a nadar pelo aqua a bicar todas as plantas, troncos etc. Tentei dar-lhe granulado e comida congeladas mas não ligou, e quando bicava um bocadinho cuspia logo para fora.

Entretanto a femea continuava muito escondida mas ontem (domingo), parece que mudou de atitude e já nada na frente do aqua também a bicar as plantas todas. Entretanto tinha um granulado da JBL que tinha desfeito em pó e tentei dar-lhes e o macho parece-me que comeu. Pelo menos vi-o bicar as pequenas particulas. Entretanto à noite voltei a dar-lhes comida congelada e fiquei com ideia que o macho comeu. Já começo a ficar mais confiante pois parece-me que estão no bom caminho. A pior parte é mesmo a femea ser significativamente maior que o macho e estar constantemente a afasta-lo da frente do aqua. Parece-me mesmo bastante territorial.

 

De qualquer forma vou comprar artemia para ajudar na ambientação.

 

Quanto ao flagyl estou um bocado traumatizada pois a ultima vez que o apliquei morreram os dois peixes que tinha no aqua. Como fiquei com o aqua vazio puz la uns reds que também morreram numa noite (julgo que no musgo deveria haver restos do po do flagyl e tiveram uma overdose). Portanto se pudesse evitar preferia. ;)

 

Como o macho já anda mais calmo, embora ainda nade muito rapido, já consegui tirar umas fotos. Não estão totalmente focadas mas já dá para ter uma ideia do potencial dele.

 

gallery_20223_524_469528.jpg

 

gallery_20223_524_1441806.jpg

 

gallery_20223_524_1058772.jpg

 

gallery_20223_524_1417322.jpg

 

gallery_20223_524_1161196.jpg

 

gallery_20223_524_849329.jpg

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belos apistogrammas realmente ;) que sorte! ja estao a mostrar as cores ital. A dorsal do macho pareceu-me fantástica apesar de ainda nao ter toda a sua cor.

 

Desde que comam vai tudo pelo melhor.

Quanto ao flagyl, sem medo, desde que apliques as dosagens certas :tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belos apistogrammas realmente :D que sorte! ja estao a mostrar as cores ital. A dorsal do macho pareceu-me fantástica apesar de ainda nao ter toda a sua cor.

 

Desde que comam vai tudo pelo melhor.

Quanto ao flagyl, sem medo, desde que apliques as dosagens certas :-D

 

Sim realmente acho que tive muita sorte.

 

Como era de esperar eles não recusaram a artemia. É incrivel... ponho comida congelada eles vêm a cair e nem tocam mal ponho aremias ate podem estar de costas que as topam logo. Agora não sei como fazer a transição. Não queria que comessem só artemias até porque eu acabava por ir a falencia :dry: Mas a verdade é que parece que a artemia fez milagres pois o macho mal a começou a comer ganhou logo outras cores.

 

Ficam aqui duas fotos do macho depois de comer:

 

gallery_20223_524_479517.jpg

 

gallery_20223_524_1297225.jpg

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom... isso agora é ir indo aos poucos.

 

Obviamente que só artémia viva a "malta" não se governa, portanto o que sugiro é que vás fazendo algumas misturas.

 

Com os náupilos de artémia poderás introduzir aos poucos cyclops liofilizados, em pequenas quantidades, para ver se se vão habituando a comida seca... no meio da confusão poderão ir debicando um ou outros e descobrir que gostam. Outra hipótese é ir dando pequenas quantidades de artémia congelada misturada com a viva e ir indo, aos poucos, introduzindo novos alimentos misturados com aqueles que já foram aceites! :dry:

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais